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Mantras  

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:: Acid ::

Introdu√ß√£o do autor: Deixo claro que o que escrevo √© fruto das minhas experi√™ncias e estudos. N√£o √© a verdade absoluta. √Č o que julgo compreender. Peguem o que for legal. Joguem fora o que n√£o servir.
Por Enki

Muitos devem conhecer o mantra OM MANI PADME HUM. A maioria dos ocidentais associam esse mantra à compaixão e o traduzem como Salve a jóia no lótus.

Mas o interessante √© que essa tradu√ß√£o meio que literal n√£o tem muito a ver com o contexto original do mantra. Pra quem n√£o sabe, o mantra √© budista, mais precisamente da escola tibetana, que √© t√Ęntrica. Como a grande maioria do conhecimento t√Ęntrico, o mantra √© um aforismo, ou seja, cont√©m em si uma grande quantidade de informa√ß√£o que se desdobra e se apresenta para aqueles que conhecem o conceito original. Isso n√£o √© ser t√©cnico, complicado ou coisa assim. No contexto budista original, todos os budistas sabiam desses conceitos. Ent√£o, era algo natural...

De forma bem simplista, segue o modelo tradicional do que o mantra representa para os budistas tibetanos, de acordo com o que foi passado por grandes s√°bios:

OM = é o princípio da Universalidade, da abrangência.
MANI = √© a mente, que deve se transformar de algo impuro em algo puro, transl√ļcida e firme, atrav√©s do discernimento e discrimina√ß√£o (viveka e vijnana).
PADME = √© o fruto da transforma√ß√£o da mente no diamante (vajra). √Č a expans√£o da percep√ß√£o da Consci√™ncia.
HUM = é o fruto dessa expansão de percepção: a integração.

Agora, cada um desses significados que coloquei surgem de acordo com uma disciplina específica. Cada um dos Dhyanis Buddhas estão associados a esse mantra e suas respectivas prajnas (sabedorias) também.

Pergunto: OM MANI PADME HUM significa ‚ÄúSalve a j√≥ia no l√≥tus‚ÄĚ? N√£o. Essa √© uma tradu√ß√£o ou sentido que foi dado por espiritualistas ocidentais ao mantra, baseando-se na est√≥ria de que ele foi passado √† humanidade por um boddhisattwa (Cherenzing, Kanon, Kuawn Yin), num ato de compaix√£o. O mantra pode at√© gerar em mim a compaix√£o, se eu aprender que ele √© um mantra para a compaix√£o. √Č placebo mesmo. Mas se eu souber do que REALMENTE o mantra √© constitu√≠do, do que ele √© feito, com certeza o foco vai ser outro. Pode at√© ter a compaix√£o, mas √© algo muito mais profundo.
Os mantras s√£o uma das maneiras que os s√°bios encontraram para tentar reproduzir estados conscienciais que eles atingiam e vivenciavam durante suas experi√™ncias de Expans√£o da Consci√™ncia. Mas se a Consci√™ncia √Č o Todo, o Absoluto, como ela pode se expandir? Assim, o que se expande √© a percep√ß√£o dela, visto que ela √© SEMPRE a mesma.', VAUTO, WIDTH, 350, HAUTO) ONMOUSEOUT=nd();>Samadhi. S√£o como um aglutinado de informa√ß√Ķes. Mas essas informa√ß√Ķes n√£o s√£o mentais. Est√£o al√©m da mente, pois lidam direto com a Realidade √öltima, com Brahman, O Todo, como queiram chamar. E l√° (Brahman), a mente n√£o alcan√ßa... Atribuir a mantras e yantras rela√ß√Ķes mentais (ou estados de consci√™ncia mentais) √© um erro, at√© onde pude compreender. Assim, os mantras em nada t√™m a ver com inconsciente, consciente ou subconsciente, e sim com a CONSCI√äNCIA MAIOR, ou seja, Brahman.

A palavra mantra √© a jun√ß√£o de duas outras em s√Ęnscrito. Apesar da tradu√ß√£o corriqueira ser instrumento da mente, onde MAN √© mente e TRA √© instrumento, digo a voc√™s que essa √© a tradu√ß√£o errada...

MAN, de fato, é MENTE. TRA vem de Trayati, que significa LIBERAÇÃO. Assim, os mantras são ferramentas que nos ajudam a nos liberar/libertar da mente (e não liberar a mente, como uma tradução literal pode supor). Ou seja, os mantras são ferramentas para dissolver a mente.

Os mantras, repetidos a esmo mecanicamente, têm pouca ou nenhuma influência sobre a pessoa que a repete. Aí alguns podem estar pensando: ah, mas tem a egrégora, etc. Digo: Segundo o que aprendi fora (e dentro) do corpo com alguns Yogues, o mantra em si não tem egrégora. Agora, a intenção e compreensão afins que se gera DEPOIS da prática do mantra PODE gerar uma egrégora. E mesmo assim, essa egrégora é real para quem tem relação com ela... Assim, qualquer pessoa pode acessar aquilo que acha que o mantra ou a egrégora representa, e não o que ele é de verdade.

Repetir algo pela tradição somente não leva a nada. Aliás, a tradição, repetida sem lucidez, leva a manipulação da própria tradição, fazendo com que ela perca sua característica original. A tradição pode até se renovar. Desde que se apóie e não se desvie dos seus conceitos originais.
Como aprendi com Ramakrishna, se voc√™ est√° doente, repetir a palavra rem√©dio n√£o vai te curar. Voc√™ tem que ir e tomar o rem√©dio. Ou seja, voc√™ precisa ter a experi√™ncia do mantra. E essa experi√™ncia n√£o vem s√≥ com a pr√°tica e nem √© sin√īnimo de tempo de pr√°tica... Essa experi√™ncia da qual Ramakrishna fala √© a de perceber LUCIDAMENTE, com o apoio do DISCERNIMENTO e da DISCRIMINA√á√ÉO (viveka e vijnana), os mecanismos de funcionamento do mesmo. E isso requer um conhecimento m√≠nimo dos conceitos que v√£o ser praticados (nesse caso, OM, NAMAH e SHIVA).

Mas o que é OM? e Shiva?

O Mantra OM NAMAH SHIVAYA √© um mantra de evoca√ß√£o a Shiva. A tradu√ß√£o literal do mantra seria Eu Sa√ļdo o Senhor Shiva. Shiva √©, segundo a tradi√ß√£o hindu, o segundo aspecto da trindade. Ele possui v√°rios ep√≠tetos (atributos), sendo os mais conhecidos transformador, o de doce efulg√™ncia, o de tr√™s olhos (tryambake)... No entanto, a palavra Shiva √© literalmente o Benevolente. Shiva √© a Consci√™ncia Pura, o fundamento original do Ser. No yoga e nas correntes v√©dicas ele √© chamado de Brahman. Brahman e Shiva representam o mesmo princ√≠pio: O Todo, o Absoluto, o Fundamento Original do Ser. Sendo assim, Shiva √© normalmente retratado em postura yogue, com rosto sereno, pl√°cido e sempre em paz. Sendo O TODO, nada est√° fora dele e, portanto, ele √© sempre o mesmo, igual em todas as circunst√Ęncias.

Mas a maioria das pessoas associa Shiva a movimento, pois est√° associado √† transforma√ß√£o, mudan√ßa. E como acabamos de ver, ele √© pura quietude, visto que SEMPRE √Č O MESMO. Se √© assim, por que associar ele √† transforma√ß√£o, ou at√© mesmo √† destrui√ß√£o? Parece que temos um paradoxo a√≠, n√£o √© mesmo?

Mas isso é só aparente.

Sendo Shiva a Consci√™ncia Pura, o Fundamento do Ser, quando evocado ou "sintonizado", tende a iniciar o "movimento de ajuste de foco" em n√≥s mesmos. Assim, a "energia" de Shiva tem a propriedade de nos mostrar a Realidade √öltima, ou seja, a nossa pr√≥pria natureza essencial. Shiva √© o destruidor... das ilus√Ķes!

Quando isso ocorre, as dualidades da realidade aparente em que vivemos tendem "a se chocar", causando uma sensação aparente de desordem ou mudança.

Na verdade, as mudanças ou "viradas de cabeça" que a energia de Shiva provoca não é nada mais do que um "puxão para a Realidade". E quando falo realidade, não falo da realidade ordinária, do dia-a-dia. Falo da Realidade da Consciência como sendo uma e tudo. Falo de um puxão ou um fluxo de energia que se cria no sentido de "movimentar as dualidades em nossa cara" e fazer com que surja a possibilidade de perceber o REAL, o essencial de tudo e em tudo.

Como nossa realidade aparente está fundamentada no ego e na mente e seus mecanismos, nas carências emocionais, quando "chamamos" a Consciência/Realidade (Shiva), tudo parece "tremer", se desestabilizar. Mas, na verdade, o que ocorre é que iniciamos a busca pela quietude, ou, como Patanjali diz em seu Yoga Sutra, "se perceber na sua real natureza". Obviamente, nossa real natureza é conflitante com essa realidade aparente. Por tudo o que foi explicado, fica fácil entender o porquê de associar Shiva a transformação.

Mas vale sempre lembrar: Shiva n√£o faz nada! Ele √© sempre o mesmo, quieto, perene e sempre benevolente. Quem se movimenta, quem "treme" √© aquilo que chamamos de MENTE que, nas tradi√ß√Ķes do yoga, da vedanta e do tantra, √© composta pelo Ego, Buddhi (mente sutil), Chitta (mem√≥rias) e Manas (mente densa). Mas isso √© outra est√≥ria... :)

Concluindo: O mantra Om namah Shivaya é algo como um chamamento pela realidade:
OM é o princípio da universalidade, do vir a ser, ou seja, é um gatilho.
NAMAH √© sa√ļdo, felicito.
SHIVAYA é Consciência, Fundamento do Ser.
OM NAMAH SHIVAYA é como um grito de "EU QUERO VER/VIVER A REALIDADE!!!!!"

No entanto, essa Realidade a mente não alcança. OM NAMAH SHIVAYA é, pode-se dizer, o bija, ou a semente do Mahamrityunjaya Mantra:

Om Tryambakam Yajamahe
Sugandhim Pushtivardhanam
Urvarukamiva Bandhanan
Mrityor Mukshiya Maamritat


Eu medito no Senhor de Três Olhos
O possuidor da doce efulgência que nutre todo o universo
Que ele possa arrancar meu ego
Da mesma forma que um agricultor arranca o pepino de sua √°rvore


VISHNU x SHIVA

J√° Vishnu √© cheio de opul√™ncia, de j√≥ias, ligado aos sentidos, ao prazer... √Č o mantenedor, conservador, como queiram chamar. Agora pergunto: Pra conservar seu corpo voc√™ fica quieto? N√£o... Voc√™ come e pra ter comida voc√™ trabalha.

Vishnu é puro movimento, é energia! E é por isso que ele é associado ao Prana...

Enquanto a quietude do Shiva nos incita à visão do TODO de uma forma mais direta, "dolorosa" e rápida, o movimento de Vishnu nos incita à visão do TODO de uma maneira mais "leve", lenta... e não menos dolorosa... (risos)

Mas o que importa é que AMBOS nos levam ao TODO, a Brahman...

Guru Brahma
Gurur Vishnu
Guru Devo
Maheshwaraha
Guru Saakshat
Para Brahma
Tasmai Sree Gurave Namaha


O verdadeiro guru é Brahma.
O verdadeiro guru é Vishnu.
O verdadeiro guru é Shiva.
De todos estes,
o Real e Verdadeiro guru
é o Supremo Brahman, que habita o seu coração.
√Č a esse guru que deves adorar.





 
 
Acid é uma pessoa legal e escreve o Blog (Saindo da Matrix).
"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto.
N√£o acredite em nada do que eu escrever.
Acredite em você mesmo e no seu coração."
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