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O homem e as regras sociais  

O homem e as regras sociais


:: Fl√°vio Gikovate ::

Ainda mais dif√≠cil do que aceitar o desamparo da condi√ß√£o humana, √© o de nos depararmos com a nossa insignific√Ęncia c√≥smica. Somos um modesto animal - apesar de dispormos de um c√©rebro de razo√°vel compet√™ncia, para alguns assuntos ele √© bastante inferior ao que supomos - que habita um modesto planeta de um dos bilh√Ķes de sistemas solares. E √© evidente que nossa vaidade fica bastante ofendida com estas constata√ß√Ķes; basta ver a rea√ß√£o de hostilidade desencadeada sobre criaturas como Galileu e Darwin, que nada mais fizeram sen√£o nos mostrar alguns aspectos da nossa insignific√Ęncia. Na verdade, n√£o gostamos nem mesmo de pensar em assuntos deste tipo; sabemos que √© verdade, mas tratamos de mudar nossa aten√ß√£o o mais r√°pido poss√≠vel para a realidade concreta que nos cerca e, com isto, nos distrairmos destas coisas dolorosas e geradoras de desespero e medo.

A insignific√Ęncia c√≥smica ofende a vaidade humana, de modo que acredito que isto se transforme em um refor√ßo ainda maior no sentido do indiv√≠duo tratar de obter o destaque social, de se sentir importante e significante ao menos por compara√ß√£o com outros homens. Acho tamb√©m que isto explica uma correla√ß√£o, para mim bem evidente, entre vaidade e intelig√™ncia: ou seja, quanto mais l√ļcido da condi√ß√£o humana (e isto √© derivado da intelig√™ncia), mais frustrado o indiv√≠duo fica e mais busca rem√©dio para sua dor no destaque social. Ao se sentir mais importante (e isto nem sempre tem a ver com mais √ļtil, mais construtivo) a pessoa se sente menos frustrada; e se sente importante porque √© reconhecida por outras pessoas, admirada e invejada por elas.

N√£o √© dif√≠cil perceber como esta peculiaridade da psicologia humana pode ser mais um importante fator para a determina√ß√£o dos grupos sociais como n√≥s o conhecemos. Alguns se destacam defendendo as regras do jogo estabelecido; s√£o os governantes, os que det√™m o poder; s√£o reverenciados, ter√£o est√°tuas depois de mortos, ser√£o nome de rua; n√£o s√£o t√£o insignificantes, ao menos √† primeira vista, quanto a grande massa da popula√ß√£o, que ser√° lembrada apenas pelos familiares (e ainda assim por muito pouco tempo). Sentir-se-√£o tanto mais significantes quanto mais tiverem adeptos, pessoas que pensam como eles, obede√ßam √†s suas falas e lhes sigam; inversamente se sentir√£o brutalmente ofendidos com as oposi√ß√Ķes que a eles se fa√ßam, pois estas s√£o criaturas que tamb√©m lidam mal com o desamparo (por isso escolheram o sucesso segundo as regras do jogo existente, sem tentar modific√°-las).

Outras buscam a signific√Ęncia de um modo mais sofisticado, isto √©, defendendo pontos de vista mais de acordo com seus sentidos de justi√ßa pessoal e social. S√£o pessoas que se op√Ķem √† ordem social mais igualit√°ria; agem, por√©m, de uma maneira meio ‚Äúmessi√Ęnica‚ÄĚ, se colocando como os salvadores dos oprimidos. Est√£o em busca, antes de tudo, de um sentido grandioso para suas vidas, coisa que s√≥ ser√° alcan√ßado se forem capazes de ‚Äúsalvar‚ÄĚ o seu povo. Comp√Ķem-se em grupos minorit√°rios e tamb√©m tendem para o autoritarismo, pois n√£o toleram diverg√™ncias de opini√£o - coisa que bem demonstra a prec√°ria constru√ß√£o psicol√≥gica destas pessoas.

Outros ainda buscam sa√≠das individuais, coisa bastante comum com os de temperamento art√≠stico. Poetas, pintores, fil√≥sofos de g√™nio, m√ļsicos, buscam tamb√©m o destaque social e a signific√Ęncia atrav√©s de obras que eles pretendem sejam eternas. Mas, como regra, t√™m vidas bastante extravagantes e costumam ser as criaturas mais coerentes entre o que pensam e o modo como agem (insisto que coer√™ncia n√£o implica em n√£o mudar de opini√£o; a conduta vai mudando junto com as novas id√©ias). Exercem, como regra, suas vaidades f√≠sicas de modo mais direto; vivem em permanente transgress√£o das regras sociais e chamam a aten√ß√£o por causa disto. Despertam a admira√ß√£o e a inveja das pessoas em geral, que adorariam viver desta maneira, mas n√£o o fazem porque n√£o tem coragem.

Estreou na R√°dio CBN (Brasil) o programa No Div√£ do Gikovate que ir√° ao ar todos os domingos das 21h √†s 22h, respondendo quest√Ķes formuladas pelo telefone e por e-mail (gikovate@cbn.com.br).




 
 
Flávio Gikovate é médico psicoterapeuta, pioneiro da terapia sexual no Brasil.
Conheça o Instituto de Psicoterapia de São Paulo.
Confira o programa "No Div√£ do Gikovate" que vai ao ar todos os domingos das 21h √†s 22h na R√°dio CBN (Brasil), respondendo quest√Ķes formuladas pelo telefone e por e-mail gikovate@cbn.com.br
Email: instituto@flaviogikovate.com.br
 
 

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