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O poder da energia espiritual  

O poder da energia espiritual


:: Bel Cesar ::

Segundo o budismo, temos corpos e mentes grosseiros, sutis e muito sutis.

No n√≠vel grosseiro experimentamos as sensa√ß√Ķes f√≠sicas e os estados mentais baseados na percep√ß√£o dual da realidade, isto √©, quando nossa mente consciente avalia, nomeia e julga.

O nível sutil de nosso corpo encontra-se em seu campo energético: a aura.
Já a mente sutil manifesta-se durante os sonhos, na meditação, quando ocorre a telepatia, e nos estados mentais positivos que surgem como resultado de uma mente aberta e relaxada como o amor, a compaixão e a sabedoria intuitiva.

Os padr√Ķes mentais podem ser grosseiros e sutis. Os grosseiros s√£o os padr√Ķes emocionais criados nesta vida: todas as nossas ‚Äúmanhas e manias‚ÄĚ. J√° os sutis s√£o nossas ‚Äúmanhas e manias‚ÄĚ de outras vidas.

O n√≠vel muito sutil manifesta-se durante o sono profundo e no √ļltimo est√°gio do processo da morte.

Todos nós podemos reconhecer facilmente estes diferentes níveis de consciência. No entanto, não estamos acostumados a nomeá-los. Por exemplo: como chamaríamos o estado mental que faz uma mãe acordar segundos antes do seu bebê começar a chorar?

Certa vez, ao pedir a Lama Gangchen Rinpoche que me explicasse algo sobre a natureza de nossa energia sutil, ele simplesmente me respondeu: ‚Äúo mundo interno √© tal como o mundo externo‚ÄĚ. Senti como se Ele tivesse me revelado um segredo contido numa caixa fechada: ‚Äúdentro dela √© tal e qual como fora‚ÄĚ.

Lembro-me, ent√£o, de ter fixado o olhar no movimento dos galhos das √°rvores que eu podia ver pela janela e escutar Lama Gangchen me dizer docemente: ‚ÄúO mesmo movimento que voc√™ percebe agora l√° fora, est√° acontecendo agora dentro de voc√™. O tempo todo √© assim. Por exemplo, antes de chover, quando o c√©u escurece e o ar fica mais pesado, tamb√©m o seu corpo e a sua mente ficam mais tensos. No entanto, o contr√°rio tamb√©m ocorre: o que se passa em seu interior tem uma influ√™ncia direta sobre o mundo externo‚ÄĚ.

Reconhecer a realidade externa como um reflexo de uma rede interdependente que contém a mente de cada um de nós me fez sentir momentaneamente desperta. Quando a nossa mente abre-se para uma nova percepção da realidade, tudo parece muito claro e óbvio. Mas logo perdemos esta percepção energética da realidade quando voltamos a perceber o mundo da forma como estamos normalmente habituados.

A natureza da mente muito sutil √© pura, luminosa e sabedora de tudo. No entanto, n√£o podemos acess√°-la porque ela est√° encoberta pelos padr√Ķes mentais grosseiros e sutis negativos. Eles impedem que a mente muito sutil e a sutil positiva possam se manifestar. Por exemplo, quando estamos irritados, somos incapazes de sentir amor!

Em geral, pensamos que a energia grosseira tem mais poder do que a sutil. Por exemplo, em nossa cultura ocidental, a medicina alopática é mais aceita que a homeopatia. Mas, na realidade, a mente sutil tem muito mais poder de transformação do que a grosseira, pois a matéria é uma expressão condensada da energia sutil. Por exemplo, a vitalidade de nosso corpo físico é mantida pela qualidade energética de nossa aura.

Assim como nosso corpo físico torna-se fraco e opaco quando a energia sutil de seu campo áurico está fraca, nossa mente grosseira torna-se depressiva e negativa quando não consegue acessar a sua força sutil.

Apesar de não sabermos definir muito bem o que é energia espiritual, sabemos que necessitamos dela para nos sentirmos confiantes, com disposição para enfrentar os desafios da vida.

Os m√©todos de Medita√ß√£o T√Ęntrica visam atenuar e eliminar os efeitos colaterais da mente grosseira. Permitem assim a manifesta√ß√£o das qualidades energ√©ticas positivas de nossa mente sutil e da muito sutil.

Na medida em que a for√ßa opressora da mente grosseira diminui, come√ßamos a sentir a qualidade energ√©tica do elemento espa√ßo mover-se em nossa mente: nos sentimos regenerados e em paz porque estamos mais livres das press√Ķes internas.

Quando nossa mente sutil positiva pode mover-se livremente, nossa sabedoria e intuição inatas se manifestam.

Quando estamos perto de pessoas evolu√≠das espiritualmente, religiosas ou n√£o, somos tocados pela for√ßa de seu campo energ√©tico sutil. Naturalmente, passamos a nos sentir felizes e relaxados. No entanto, este efeito n√£o √© uma via de m√£o √ļnica. Ele ser√° maior ou menor de acordo com o n√≠vel grosseiro de intoxica√ß√£o interna em que nos encontramos naquele momento e principalmente de nossa conex√£o k√°rmica com a pessoa com quem estamos em contato.

Por exemplo, algumas pessoas sentem um alívio imediato e um profundo bem-estar quando se encontram com mestres sagrados, entram em templos e igrejas ou até mesmo quando escutam rezas e cantos sagrados. Outras simplesmente não sentem nada. Para estas experiências ocorrerem, não há nada que seja certo ou errado com nenhum dos lados.

As experiências positivas ou negativas serão sempre resultado de nossa experiência kármica. Cabe a cada um de nós encontrarmos as pessoas, os lugares e as palavras que irão despertar o que temos de mais belo em nosso interior: nossa natureza pura e sutil, livre de qualquer negatividade.




 
 
Bel Cesar √© psic√≥loga, pratica a psicoterapia sob a perspectiva do Budismo Tibetano desde 1990. Dedica-se ao tratamento do estresse traum√°tico com os m√©todos de S.E.¬ģ - Somatic Experiencing (Experi√™ncia Som√°tica) e de EMDR (Dessensibiliza√ß√£o e Reprocessamento atrav√©s de Movimentos Oculares). Desde 1991, dedica-se ao acompanhamento daqueles que enfrentam a morte. Autora dos livros Viagem Interior ao Tibete, Morrer n√£o se improvisa, O livro das Emo√ß√Ķes, Mania de sofrer e recentemente O sutil desequil√≠brio do estresse, todos pela editora Gaia.
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