site stats
Categorias: Almas Gêmeas Astrologia Corpo e Mente Espiritualidade Oráculos Psicologia Vidas Passadas

Imprimir
Quando os gases se tornam um problema  
Quando os gases se tornam um problema

:: Conceição Trucom ::

Eructar = arrotar
Flatular = soltar gases intestinais


Arrotar é a liberação, em geral ruidosa, do ar contido no esôfago e estômago. Em geral ocorre logo após as refeições, quando o estômago está mais cheio e a transição do esôfago para o estômago mais relaxada.

A flatulência é a liberação, voluntária ou não, de ar contido na porção final do intestino.
O arroto é um reflexo natural da liberação de gases, quando a pressão no estômago é demasiada. As pessoas podem engolir ar em excesso durante as refeições, ao mascarem chicletes, fumarem, falarem com a boca seca ou em dinâmicas inadequadas de fala x respiração; ao terem o nariz entupido, dormirem com a boca aberta, ao sofrerem de azia, de dificuldade para respirar, de excessiva ansiedade e por muitas outras condições. A deglutição excessiva de ar resulta não só em eructação excessiva, como também em distensão e desconforto abdominais, além de flatulência.
Calcula-se que uma pessoa normal libere de 0,5 a 1,5 litro de gases por dia. Esse ar provém do que foi engolido e não eructado e, em menor proporção, da natural fermentação das bactérias da flora intestinal do intestino grosso.
Mas, falhas alimentares, como consumo excessivo de carnes, açúcares, frituras, alimentos muito industrializados e refinados, associadas ao baixo consumo de fibras, alimentos crus e água, irão aumentar vertiginosamente esta produção de gases no intestino grosso.

Esta alimentação intoxicante irá desencadear retenção prolongada das fezes, menor volume e fluidez fecal, portanto numa peristalse - os movimentos de mistura e propulsão dos alimentos e das fezes - cada vez mais difícil e lenta. Estudos recentes têm mostrado que alterações do peristaltismo levam a uma deficiente mistura intestinal dos sólidos, líquidos e gases e, assim, os gases separam-se e aparecem como flatulência.

Raramente o arroto e a flatulência, isoladamente, sinalizam alguma doença. Casos de eructação associada à dificuldade para engolir, azia, vômitos ou perda de peso devem ser investigados para procura de alterações no esôfago ou estômago. É difícil quantificar o gás eliminado por uma pessoa, portanto, é mais difícil ainda afirmar seu excesso.
Certos casos de flatulência excessiva, geralmente acompanhados de diarréia, ocorrem junto com intolerâncias alimentares, sendo a mais freqüente delas, a intolerância à lactose (do leite animal e seus derivados). Quando a flatulência parecer anormal, em particular quando associada a fezes persistentemente amolecidas ou líquidas, o médico poderá pesquisar e tratar alguma dificuldade de absorção, por exemplo, a do glúten (componente do trigo e alguns outros cereais), conhecida como Doença Celíaca.
Entretanto, pessoas com intestinos por demais presos, ou constipadas, também irão apresentar sérias dificuldades para eliminar este excesso de formação de gases. A dificuldade desta eliminação poderá desencadear inúmeras perturbações não só orgânicas, como também sistêmicas.

O QUE FAZER?
Inicialmente deve-se considerar a possibilidade de que os gases estejam sendo causados por ingestão excessiva de ar. Para tanto, deve-se evitar comer muito rápido ou conversando, mascar chiclete, tomar bebidas com gás, fumar e beber com canudo.
Por outro lado, a digestão de alguns alimentos pelas bactérias do intestino pode levar a uma maior produção de gás do que outros. A fermentação excessiva no intestino pode ser a partir da lactose (contida no leite e derivados), carnes, excesso de açúcar (mesmo o das frutas) e de feijões. Geralmente o gás derivado da fermentação de vegetais tende a ser inodoro, enquanto aquele resultante da digestão de carnes e laticínios é mal cheiroso.

COMO AJUDAR O CORPO A ELIMINAR SEUS GASES?
A Alimentação Desintoxicante cumpre exatamente o papel de passar novas diretrizes quanto aos hábitos saudáveis que reduzem não só os níveis de intoxicação diária, como também aqueles que elevam a capacidade do organismo para eliminar, com plenitude, todos os seus excretos.

Mas, falando especificamente de gases, podemos abrir um espaço de destaque para um alimento de propriedades fortemente carminativas e depurativas, que é o Dente de Leão.
Também conhecido como Amor-dos-homens, Taraxaco e Alface-de-cão, é uma planta originária da Europa, principalmente de Portugal, mas que se distribui hoje por quase todo o planeta. Dotada de grande rusticidade e vitalidade, é considerada no Brasil uma planta invasora de hortas e jardins, pois se adapta bem a vários climas e solos.

Suas propriedades terapêuticas são:
Carminativa – Eliminar gases
Depurativa – Laxativa, Desintoxicante
Antiinflamatória
Alcalinizante do sangue
Diurética
Hepática
Anti-hemorrágica

Usado desde a antiguidade nas doenças do fígado e dos rins, é um excelente depurativo do sangue e intestinos. Carminativa, combate eficientemente os gases intestinais e a prisão de ventre.

INDICAÇÕES FOLHAS E RAÍZES:
Gases, Prisão de Ventre, Hemorróidas, diabetes, afecções hepáticas, biliares, renais e vesicais e anemia.

Uso interno
1) Sob a forma de salada temperada com salsa, alho, cenoura, nabo e limão;
2) Sob a forma de um suco fresco, verde e desintoxicante, ingerindo 1 colher de sopa/dia em jejum, diluída em água, durante 4 semanas e;
3) Sob a forma de chá preparado por decocção e tomado logo após as refeições principais.

Para quem tem muitos problemas com gases e constipação pode-se pensar no consumo de 2-3 colheres de café do suco fresco, logo após as refeições principais.




Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.



Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email: mctrucom@docelimao.com.br

+ Artigos deste autor

Sucos de Luz do Sol
Sucos de Luz do Sol
Dengue sem asas + Receita repelente
Dengue sem asas + Receita repelente
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.

 

+ Lidos na Semana anterior
1. Vende-se grande amor. Peça já o seu!
2. Seu coração é burro?
3. Aprender a esperar
4. Existe a hora de plantar e existe a hora de colher
5. Chico Xavier e a França
6. Como aceitar as mudanças impostas pelo destino?
7. A Vida pode nos surpreender
8. Sonhos, uma versão de muitas realidades

Atendimentos On-Line
Mapa Astral Natal
Mapa Astral Natal
Mapa Numerológico Pessoal por e-mail
Mapa Numerológico Pessoal por e-mail
  Veja Mais

 
 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Corpo e Mente
Espiritualidade
Oráculos
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E SERVIÇOS
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos publicados
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
RSS
Tablet
Widgets
Celular 3G
Mapa do Site
Edições anteriores
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Copyright 2000-2014 SOMOS TODOS UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS