Autoconhecimento Almas Gêmeas AutoAjuda Astrologia Bem-Estar Corpo e Mente Espiritualidade Oráculos Psicologia Vidas Passadas

O que são os Decanatos zodiacais?  

O que são os Decanatos zodiacais?


:: Graziella Marraccini ::

Respondendo ao pedido de um internauta, leitor assíduo do nosso site, elaborei um artigo sobre os ‘famosos’ decanatos. O que são, para que servem, como são usados na astrologia? Mesmo se este é um assunto mais indicado para os estudantes de astrologia, creio que todos poderão ser beneficiados com a informação.

A RODA DO ZODÍACO possui 360º em sua totalidade e é dividida em doze partes iguais, cada uma com 30º. Essas doze partes são então divididas por 4, formando cada uma um conjunto de 3 partes de 30º cada. É assim que são constituídos os signos zodiacais que são em número de doze. Mesmo sabendo que na realidade os signos não possuem exatamente 30º cada, essa convenção é adotada na Astrologia desde a antiguidade. O Sol percorre um caminho aparente em volta da Terra, circulando pelos doze signos ao longo do ano solar.

Os signos são assim divididos:
- ARIES – de 1º a 29,59º
- TOURO – de 30º a 59,59º
- GÊMEOS – de 60º a 89,59º
- CÃNCER – de 90º a 119,59º
- LEÃO – de 120º a 149,59º
- VIRGEM – de 150º a 179,59º
- BALANÇA – de 180º a 209,50º
- ESCORPIÃO – de 210º a 239,59º
- SAGITÁRIO – de 240º a 269,59º
- CAPRICÓRNIO – de 270º a 299,59º
- AQUÁRIO – de 300º a 329,59º
- PEIXES – de 330º a 359,59º

As datas de ingresso do Sol em cada signo podem variar de ano para ano (especialmente nos anos bissextos) e também conforme a longitude e longitude do lugar. Isso é devido ao fato do movimento convencional do Sol não acontecer sempre com a mesma velocidade (passa de um mínimo de 0º 57’ 59’’ a um máximo de 1º 0’ 51’’), de forma que o ingresso do Sol num signo muda de ano para ano. Esta é a razão pela qual, para levantar o Mapa Natal é necessário conhecer, além do dia, a hora exata do nascimento, assim como o local (longitude e latitude). De qualquer forma, os nascimentos que acontecem entre um signo e outro, acabarão dando ao nato as características dos dois signos.
Os signos pertencem por Triplicidade aos elementos: Fogo, Terra, Ar e Água, e por quadrantes, às qualidades, Cardeal, Fixo e Mutável.

Vimos que os signos possuem 30º graus cada um, e conseqüentemente, cada decanato possui 10º (o prefixo deca designa a décima parte do todo considerado).

Existem dois sistemas tradicionais que indicam qual a regência de cada decanato, entendendo como regência o planeta que possui a maior força naqueles 10 graus do zodíaco. O Sistema Hindu considera que o 1o decanato é regido pelo próprio Governante do Signo; o 2º decanato pelo governante do signo seguinte da mesma triplicidade; e o 3º decanato pelo último signo da mesma triplicidade. Isso sempre à contar do próprio signo que estamos considerando.

Faremos um exemplo:

Para saber quais são os Regentes dos Decanatos do signo de Virgem, fazemos o seguinte raciocínio: À triplicidade do elemento Terra pertencem: Touro, Virgem e Capricórnio.

- Os primeiros 10º de Virgem são regidos pelo próprio Mercúrio, ou seja, pelo próprio regente do signo.
- De 10º a 20º - segundo decanato - encontraremos como regente o planeta Saturno, regente do signo seguinte da triplicidade, Capricórnio
- De 20º a 30º - terceiro decanato, encontraremos como regente o planeta Vênus, regente do signo seguinte da triplicidade, Touro

Assim, como se pode observar, conhecendo o domicílio e a triplicidade podemos facilmente encontrar os regentes dos decanatos, que somam sua atuação àquela do próprio planeta regente do signo.

Um segundo sistema, mais atual, é o Sistema Caldeu, ou Sistema Ocidental, mas este não apresenta uma lógica tão clara quanto o Sistema Hindu.
Resumindo:



Para melhor interpretar os graus da regência, lembramos que os primeiros 10º terminam na realidade em 9º59’, o segundo termina a 19º59’, e o terceiro em 29º59 já que depois já inicia o primeiro grau do signo seguinte.

As modernas pesquisas astrológicas colocam a Terra como co-regente do signo de Virgem (já que ainda não se descobriu outro planeta mais adequado para substituir ou co-reger juntamente com Mercúrio).

Para os signos regidos por dois planetas não devem ser considerados como regentes somente os planetas mais recentemente descobertos ou ’modernos’. De fato, a astrologia comprova que ainda existe uma co-regência de ambos os planetas. Assim, Peixes era regido por Júpiter (dividindo a regência com Sagitário) e agora tem como co-regente Netuno. É como se num país parlamentarista existisse um Presidente e um Primeiro Ministro: ambos governam em harmonia. Assim, Aquário continua com Saturno regente e co-regente Urano, Escorpião, com Marte e com Plutão, Virgem com Mercúrio e a Terra. Da mesma forma age o regente do signo e o regente do decanato, dividindo a influência que cada um possui sobre esse signo.

Se considerarmos essas regências ‘compartilhadas’, compreenderemos melhor porque muitas vezes pessoas do mesmo signo possuem características diferentes, expressando as qualidades de um ou de outro regente em sua personalidade. A complexidade da Astrologia faz com que ela não possa ser praticada por amadores. Confie sempre na interpretação de um bom astrólogo, com experiência comprovada. Ele pode orientar você em suas escolhas e planos de vida, dirimir dúvidas e ajudá-lo no caminho do autoconhecimento.

São Paulo, 6 de junho de 2004.


 
 
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology.
Clique aqui e faça seu mapa astral on-line.
Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial.
Para atendimentos e consultas, visite o site pessoal da autora.
Email: info@astrosirius.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Astrologia

Não faz a menor ideia do que seja amor?
Recebemos da vida aquilo que lhe damos
Quem é livre, faz acontecer. Júpiter está em Leão!
Em busca do desconhecido
Extraterrestres do Bem
 
 

Deixe sua opinião sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
 
 

Energias para Hoje
ernegia
I-Ching:
54 - KUEI MEI – A JOVEM QUE SE CASA
Evite qualquer decisão ditada pela paixão.


ernegia
Runas: Tiwaz
Remoção de obstáculos, vitória através de lutas.


24
Numerologia: Equilíbrio
Procure estabelecer um ritmo harmônico em sua vida, evite precipitações e correrias e arrume tempo para dedicar-se aos que ama dialogue, faça trocas pratique a compreensão.


Louise Hay fala sobre problemas com Sangue
Representa alegria fluindo livremente pelo corpo. Clique e veja mais!






 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda

Autoconhecimento

Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritualidade
Oráculos
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E SERVIÇOS
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos publicados
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
RSS
Tablet
Widgets
Celular 3G
Mapa do Site
Edições anteriores
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Copyright 2000-2014 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS