Autoconhecimento Almas Gêmeas AutoAjuda Astrologia Bem-Estar Corpo e Mente Espiritualidade Oráculos Psicologia Vidas Passadas

Assertividade  

Assertividade


:: Elisabeth Cavalcante ::

A assertividade consiste num comportamento auto-afirmativo, onde exprimimos com tranqüilidade nossas emoções e opiniões. É uma forma de agir em nosso próprio interesse, defender nosso ponto de vista sem ansiedade exagerada, exprimir com sinceridade e de forma serena nossos sentimentos e manifestar a defesa de nossos direitos sem negar o direito alheio.

Ao trabalhar com pacientes que têm dificuldades em ser assertivos, os terapeutas comportamentalistas utilizam técnicas de auto-afirmação baseadas no condicionamento e no descondicionamento.

Isto porque a dificuldade deve-se a uma reação condicionada de ansiedade diante de determinadas situações. Libertar-se desse condicionamento exige treino e enfrentamento do problema. Trata-se na verdade da velha fórmula de vencer o medo enfrentando as situações que nos causam ansiedade.

São muitos os comportamentos gerados pela falta de assertividade. Algumas pessoas não conseguem dizer não a solicitações invasivas, exploradoras ou egoístas de companheiros, parentes e amigos.

Inicialmente é preciso avaliar onde a falta de assertividade tem lhe causado mais problemas, se no plano sentimental, no profissional, ou nas relações sociais como um todo. Muitas pessoas sentem-se inibidas em pedir algo aos outros, exprimir suas emoções, tanto as positivas quanto as negativas, ou iniciar uma conversa com uma pessoa estranha.

Um bom treino para vencer a dificuldade de pedir é, por exemplo, solicitar informações às pessoas na rua, como se não conhecesse o destino ao qual quer chegar. Entrar numa loja, pedir para ver vários pares de sapato e não levar nenhum, alegando que nenhum modelo lhe agradou, também é um ótimo exercício de auto-afirmação, que para muitas pessoas é algo impensável de realizar.
Ao treinar para libertar-se dessa dificuldade, não se deve levar em conta a raiva do vendedor, pois estamos apenas exercendo nosso direito de experimentar algo e não gostar, sem nos sentirmos obrigados a comprá-lo.

Outra dificuldade comum às pessoas com baixa auto-estima é a de receber elogios. Na maioria das vezes elas recusam a qualidade que a outra pessoa destaca, por considerar falta de modéstia reconhecer aquilo que possuem de positivo.
O treino da auto-afirmação é simplesmente ouvir o elogio, sorrir e agradecer. Elogiar os outros, destacar suas atitudes positivas sempre que merecerem também é um ótimo treino para quem sente dificuldade em expressar sentimentos.

A assertividade inclui, ainda, exprimir tranqüila e abertamente aquilo que se pensa e sente, de forma diplomática, não agressiva, mas afirmativa de nosso direito a ter aquela opinião. Contradizer e contestar verbalmente outras pessoas pode parecer a alguns uma atitude antipática, mas é importante exprimir nosso desacordo, mesmo que a princípio isso custe muita ansiedade.

O importante é que cada um seja capaz de identificar onde e em quais situações tem mais dificuldades em ser assertivo, mas seja criativo, busque formas de treinar o condicionamento positivo e anular o condicionamento negativo que assimilou, não se limitando às sugestões aqui presentes.

Quanto mais esforço e treino para vencer a dificuldade, mais segurança obterá.
Claro que o bom senso deve sempre estar presente, pois, auto-afirmar-se não significa tornar-se uma pessoa egocêntrica e dominadora, sempre pronta a impor suas opiniões aos outros.

Trata-se tão somente de não deixarmos de expressar nosso eu ao mundo, de forma clara, objetiva e serena. Auto-afirmação é, na verdade, uma forma de não negarmos aquilo que somos, o que sentimos e pensamos. Reconhecer cada sentimento e emoção em todos os momentos da vida é parte essencial do processo de autoconhecimento.


 
 
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com
 
 

Veja também mais artigos em Espiritualidade

Alimente o corpo e também a alma!
Os 3 Passos Para a Grande Virada
Por que sofremos? - Parte 2
Sobre Filhos Adotivos
Cinco passos para despertar sua força interior
 
 

Deixe sua opinião sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
 
 


Energias para Hoje
ernegia
I-Ching:
02 – KUN - O RECEPTIVO
Aceite, aprecie e desfrute do que lhe for oferecido hoje. Seja flexível e saiba ouvir e tolerar as pessoas e situações.


ernegia
Runas: Mannaz
Compartilhe, mantenha-se receptivo


2
Numerologia: Diplomacia
É um dia para assimilar as experiências do passado dando tempo para que cresçam lentamente, Use a diplomacia, seja paciente, discreto e receptivo às idéias alheias.


Louise Hay fala sobre problemas com Alcoolismo
Sensação de futilidade, culpa, inadequação. Auto-rejeição. "de que adianta?". Clique e veja mais!






 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda

Autoconhecimento

Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritualidade
Oráculos
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E SERVIÇOS
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos publicados
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
RSS
Tablet
Widgets
Celular 3G
Mapa do Site
Edições anteriores
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Copyright 2000-2014 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS