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Assertividade  
Assertividade

:: Elisabeth Cavalcante ::

A assertividade consiste num comportamento auto-afirmativo, onde exprimimos com tranqüilidade nossas emoções e opiniões. É uma forma de agir em nosso próprio interesse, defender nosso ponto de vista sem ansiedade exagerada, exprimir com sinceridade e de forma serena nossos sentimentos e manifestar a defesa de nossos direitos sem negar o direito alheio.

Ao trabalhar com pacientes que têm dificuldades em ser assertivos, os terapeutas comportamentalistas utilizam técnicas de auto-afirmação baseadas no condicionamento e no descondicionamento.

Isto porque a dificuldade deve-se a uma reação condicionada de ansiedade diante de determinadas situações. Libertar-se desse condicionamento exige treino e enfrentamento do problema. Trata-se na verdade da velha fórmula de vencer o medo enfrentando as situações que nos causam ansiedade.

São muitos os comportamentos gerados pela falta de assertividade. Algumas pessoas não conseguem dizer não a solicitações invasivas, exploradoras ou egoístas de companheiros, parentes e amigos.

Inicialmente é preciso avaliar onde a falta de assertividade tem lhe causado mais problemas, se no plano sentimental, no profissional, ou nas relações sociais como um todo. Muitas pessoas sentem-se inibidas em pedir algo aos outros, exprimir suas emoções, tanto as positivas quanto as negativas, ou iniciar uma conversa com uma pessoa estranha.

Um bom treino para vencer a dificuldade de pedir é, por exemplo, solicitar informações às pessoas na rua, como se não conhecesse o destino ao qual quer chegar. Entrar numa loja, pedir para ver vários pares de sapato e não levar nenhum, alegando que nenhum modelo lhe agradou, também é um ótimo exercício de auto-afirmação, que para muitas pessoas é algo impensável de realizar.
Ao treinar para libertar-se dessa dificuldade, não se deve levar em conta a raiva do vendedor, pois estamos apenas exercendo nosso direito de experimentar algo e não gostar, sem nos sentirmos obrigados a comprá-lo.

Outra dificuldade comum às pessoas com baixa auto-estima é a de receber elogios. Na maioria das vezes elas recusam a qualidade que a outra pessoa destaca, por considerar falta de modéstia reconhecer aquilo que possuem de positivo.
O treino da auto-afirmação é simplesmente ouvir o elogio, sorrir e agradecer. Elogiar os outros, destacar suas atitudes positivas sempre que merecerem também é um ótimo treino para quem sente dificuldade em expressar sentimentos.

A assertividade inclui, ainda, exprimir tranqüila e abertamente aquilo que se pensa e sente, de forma diplomática, não agressiva, mas afirmativa de nosso direito a ter aquela opinião. Contradizer e contestar verbalmente outras pessoas pode parecer a alguns uma atitude antipática, mas é importante exprimir nosso desacordo, mesmo que a princípio isso custe muita ansiedade.

O importante é que cada um seja capaz de identificar onde e em quais situações tem mais dificuldades em ser assertivo, mas seja criativo, busque formas de treinar o condicionamento positivo e anular o condicionamento negativo que assimilou, não se limitando às sugestões aqui presentes.

Quanto mais esforço e treino para vencer a dificuldade, mais segurança obterá.
Claro que o bom senso deve sempre estar presente, pois, auto-afirmar-se não significa tornar-se uma pessoa egocêntrica e dominadora, sempre pronta a impor suas opiniões aos outros.

Trata-se tão somente de não deixarmos de expressar nosso eu ao mundo, de forma clara, objetiva e serena. Auto-afirmação é, na verdade, uma forma de não negarmos aquilo que somos, o que sentimos e pensamos. Reconhecer cada sentimento e emoção em todos os momentos da vida é parte essencial do processo de autoconhecimento.


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Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
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Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com

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