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A √öltima Ceia de Leonardo da Vinci


:: Graziella Marraccini ::

Você sabia que os doze apóstolos correspondem aos doze signos do zodíaco?

Leonardo, nasceu na cidade de Vinci, na It√°lia (perto de Floren√ßa) em 14 de abril de 1452. Sua forma√ß√£o liter√°ria e cient√≠fica √© menos conhecida do que seu talento art√≠stico que o imortalizou para o grande p√ļblico atrav√©s de quadros famosos como a Mona Lisa. Mas Leonardo n√£o foi s√≥ um pintor, ele tinha um temperamento de cientista, era ecl√©tico e como tal um grande observador e, sobretudo, experimentador. Leonardo da Vinci foi um g√™nio no sentido mais amplo da palavra, tendo procurado ampliar seus conhecimentos em todas as √°reas: na pintura, escultura, na m√ļsica e na poesia, nas artes b√©licas. Foi tamb√©m um grande estudioso de astronomia e astrologia. N√£o existiam mist√©rios que ele n√£o quisesse desvendar!

Por volta de 1495 Leonardo foi chamado a decorar com afrescos o Convento de Santa Maria delle Grazie (Santa Maria das Gra√ßas) em Mil√£o, onde deveria pintar uma √öltima Ceia no refeit√≥rio do convento. Ele buscou no conhecimento dos antigos astr√īnomos, como Ptolomeu, a inspira√ß√£o para seu trabalho. Na Ceia, Leonardo procurou interpretar a comunh√£o entre o divino e o humano, entre o c√©u e a terra, representando o Sol e os 12 signos do zod√≠aco.

Leonardo estava convencido de que o homem era composto dos quatro elementos b√°sicos (ou seja: Fogo, Ar, √Āgua e Terra) e poderia ser analisado tamb√©m a partir dos quatro temperamentos b√°sicos (bilioso, sang√ľ√≠neo, linf√°tico e nervoso respectivamente), que iriam caracterizar sua personalidade. Assim, ele dividiu os 12 ap√≥stolos da mesma maneira que s√£o divididos os doze signos do zod√≠aco: primeiramente em quatro grupos, subdividindo cada um deles em tr√™s. Assim, o grupo de 12 pertenceria aos quatro elementos, cada elemento de um grupo b√°sico, subdividido em 3 partes menores, da mesma forma que n√≥s fazemos com o ano solar na mandala do zod√≠aco, onde dividimos o ano nas quatro esta√ß√Ķes, cada uma delas com tr√™s meses, representando in√≠cio, meio e fim de cada esta√ß√£o. Dessa forma podemos considerar os ap√≥stolos em quatro grupos de tr√™s, ou mesmo individualmente, com suas caracter√≠sticas pessoais. Notemos ainda que, observando o afresco da direita para a esquerda temos o Sol no posto central sendo representado pelo pr√≥prio Jesus Cristo, sentado no centro ma mesa e tendo ao lado, 6 ap√≥stolos √† direita e 6 ap√≥stolos √† esquerda.


A esquerda temos:

Bartolomeu = Peixes
Thiago Maior = Aquário - os três meses de inverno no Hemisfério Norte
André = Capricórnio

Pedro = Sagit√°rio
Judas = Escorpião - os três meses de outono
Jo√£o = Libra

O SOL ‚Äď Cristo

Tomé = Virgem
Thiago Menor = Leão - os três meses de verão
Felipe = C√Ęncer

Mateus = Gêmeos
Tadeu = Touro - os três meses da primavera
Sim√£o = √Āries

Em astrologia, consideramos que os signos opostos se completam entre si, pois possuem o mesmo eixo vibrat√≥rio manifestado em dois extremos. Assim, o eixo Peixes/Virgem √© a express√£o de uma energia oposta mas reconcili√°vel (vejam Os Princ√≠pios Herm√©ticos), como √Āries/Libra, etc. etc.

Então podemos analisar os apóstolos dessa forma:

Sim√£o = √Āries / Jo√£o = Libra
Sim√£o tem o perfil bem destacado, simbolizando a cabe√ßa ou o esp√≠rito de iniciativa, e a m√£o se destaca tamb√©m, numa atitude impulsiva e en√©rgica causada pela a√ß√£o, mostrando ser ele sempre pronto a pegar a espada e brigar pelos seus princ√≠pios. Por outro lado, Jo√£o, seu oposto, aparece inclinado, disposto a ouvir a todos, √© manso, ponderado e procura conciliar os pareceres opostos, suavizando a a√ß√£o belicosa de Sim√£o. √Āries precisa aprender com Libra a controlar seus impulsos, buscando a harmonia, e Libra deve procurar a energia da a√ß√£o ariana para n√£o cair na ina√ß√£o e na falta de decis√£o. Esse √© o eixo do relacionamento do EU/TU.

Judas Tadeu = Touro / Judas Escariotes = Escorpi√£o
Tadeu representa o signo de Touro que em astrologia tem como √≥rg√£o representativo a garganta. Esta aparece claramente no afresco. Com suas m√£os ele procura ‚Äėrecolher‚Äô e conservar aquilo que foi gerado por √Āries/Sim√£o. Touro √© a Terra que conserva a semente para que ela d√™ seus frutos. Escorpi√£o governa os √≥rg√£os genitais que ‚Äėest√£o escondidos pelo vestu√°rio‚Äô. Assim Judas aparece mais obscuro, mas em atitude rebelde, quase que se afastando em atitude de defesa. Touro √© o signo do dinheiro e Leonardo pintou Tadeu fazendo o gesto de ‚Äėreceber dinheiro‚Äô, enquanto que o signo oposto transforma seu dinheiro administrando-o, assim Judas segura o saquinho de moedas na m√£o.
Touro precisa aprender de Escorpi√£o n√£o somente a acumular valores, mas a fugir da mesquinharia e procurar novas solu√ß√Ķes para resolver as coisas j√° superadas. Escorpi√£o precisa aprender com Touro a valorizar as coisas materiais, aproveitando o ‚Äėaqui agora‚Äô e n√£o o que vir√° depois. Esse √© o eixo do EU VALORIZO/EU TRANSFORMO.

Mateus = Gêmeos/ Pedro = Sagitário
Mateus é o terceiro da direita para a esquerda, e Leonardo o representou gesticulando, se comunicando com as mãos e braços, bem típico do falador geminiano! Gêmeos é o signo da comunicação e tem capacidade de explicar e ensinar. O nono é Pedro = Sagitário, que se inclina sobre os companheiros para falar ao ouvido de João. Sagitário é o político, que confabula e escolhe candidatos, organiza as sociedades tanto fisicamente quanto filosoficamente, faz as leis, e apresenta conceitos religiosos. Sua natureza é de compreender o ser humano e se identificar com a sua cultura.
Gêmeos precisa aprender com Sagitário a manter uma meta determinada para não passar superficialmente sobre o que aprende. Sagitário se entusiasma defendendo leis e valores morais, religiosos, filosóficos ou científicos, mas precisa estar sempre se atualizando para acompanhar a evolução da humanidade. Esse é o eixo do EU PENSO/EU FILOSOFO.

Felipe = C√Ęncer/Andr√© = Capric√≥rnio
Leonardo pintou Felipe com as m√£os sobre o peito, numa atitude tipicamente canceriana. √Č a representa√ß√£o pr√≥pria do signo de C√Ęncer, sentimental, maternal, acolhedor e sempre pronto a abrir seu peito para acolher a todos. C√Ęncer abriga as lembran√ßas do passado, enquanto Capric√≥rnio pensa no seu dever material. Andr√© coloca as m√£os √† sua frente, num sinal de decis√£o, mostrando sua capacidade de administrar e concretizar as coisas de forma dur√°vel e est√°vel. Ele √© um administrador frio, mas precisa aprender com o C√Ęncer a ser mais emocional para n√£o esquecer o lado humano e sentimental da vida. Afinal as pessoas n√£o s√£o n√ļmeros e as boas coisas da vida podem ser encontradas tamb√©m nos pequenos sentimentos. Mas C√Ęncer, por outro lado, precisa aprender a objetividade e firmeza do Capric√≥rnio, para n√£o ficar se lamentando das coisas do passado sem poder agir no futuro. O excesso de sentimentalismo e a instabilidade podem tolher a a√ß√£o e a conquista.
Esse é o eixo do EU SINTO/EU UTILIZO.

Tiago Menor = Le√£o / Tiago Maior = Aqu√°rio
Tiago Menor √© o quinto da direita para a esquerda: ele abre seus bra√ßos, mostrando seu peito e seu cora√ß√£o. Esse gesto mostra a analogia com o cora√ß√£o, √≥rg√£o ligado ao signo de Le√£o. √Č a pr√≥pria demonstra√ß√£o do poder central que rege e sustenta os √≥rg√£os do corpo e a pr√≥pria vida, da mesma forma que o Le√£o √© um l√≠der natural, intuitivo e dominador, demonstrando autoconfian√ßa. Tiago Menor, seu complemento oposto, estende o bra√ßo sobre Andr√© e sobre Pedro num sinal de amizade. √Č um gesto t√≠pico do aquariano, sempre pronto a atos de fraternidade, sem preconceitos ou limita√ß√Ķes. A originalidade de atos e pensamentos e a capacidade de doa√ß√£o universalizam e distribuem os benesses gerados pelo Rei Le√£o.
Assim Leão precisa aprender a estender os braços aos amigos calorosamente, mas sem tentar dominá-los e sem cobranças, e Aquário precisa aprender a confiar mais em si mesmo, superando o pessimismo e a frieza gerada pelo antigo regente do signo, Saturno, sendo mais generoso e caloroso. Esse é o eixo do EU SOU/EU SEI.

Tomé = Virgem / Bartolomeu = Peixes
Tom√© est√° sentado ao lado esquerdo do Cristo, com o dedo em riste. Ele √© aquele que indica o erro e mostra a preocupa√ß√£o com os m√≠nimos detalhes (do assunto discutido). Virgem √© anal√≠tico, exigente e muitas vezes c√©ptico (como S√£o Tom√©!). Tudo passa pela an√°lise e pela raz√£o. Muito diferente de Peixes que, sem olhar os detalhes, mostra a sensibilidade ps√≠quica e a abnega√ß√£o. Bartolomeu est√° de p√© (e seus p√©s est√£o iluminados), e esse √© o s√≠mbolo ligado ao signo e seu ponto fr√°gil. Bartolomeu escuta e procura ouvir a todos, n√£o procura criticar, somente compreender com uma enorme compaix√£o. Ele n√£o indica, n√£o aponta, n√£o discrimina. O signo de Peixes √© relacionado com a cerim√īnia do ‚ÄėLava-p√©s‚Äô da Igreja Cat√≥lica, onde o perd√£o √†s faltas passadas √© simbolicamente lavado. Em Peixes temos o ‚Äúmacro‚ÄĚ em Virgem temos o ‚Äúmicro‚ÄĚ. Peixes precisa aprender com Virgem a ser mais detalhista e p√© no ch√£o em suas an√°lises, menos sonhador e rom√Ęntico. Virgem precisa aprender com Peixes a ‚Äėter compaix√£o‚Äô, para n√£o apontar os erros das outras pessoas de maneira cr√≠tica e insens√≠vel. Esse √© o eixo do EU ANALISO/EU CREIO.
Devemos salientar que em algumas reprodu√ß√Ķes (mal feitas) todos os ap√≥stolos, e at√© o Cristo, aparecem com os p√©s iluminados. Mas √© um erro. No afresco original, somente Bartolomeu tem seus p√©s iluminados.

Como voc√™s v√™em, mesmo o grande Leonardo n√£o deixou de fazer apelo √† astrologia para se inspirar na cria√ß√£o dessa obra prima. Essa an√°lise √© muito √ļtil para mostrar que os doze signos do zod√≠aco n√£o foram determinados por uma escolha aleat√≥ria ou insensata. Tudo √© relacionado entre si para gerar uma compreens√£o abrangente da natureza humana. Quanto mais estudamos as ci√™ncias ocultas tanto mais compreendemos sobre a natureza humana, manifestada ou n√£o.

 
 
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology.
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