Autoconhecimento Almas Gêmeas AutoAjuda Astrologia Bem-Estar Corpo e Mente Espiritualidade Oráculos Psicologia Vidas Passadas

A Última Ceia de Leonardo da Vinci


:: Graziella Marraccini ::

Você sabia que os doze apóstolos correspondem aos doze signos do zodíaco?

Leonardo, nasceu na cidade de Vinci, na Itália (perto de Florença) em 14 de abril de 1452. Sua formação literária e científica é menos conhecida do que seu talento artístico que o imortalizou para o grande público através de quadros famosos como a Mona Lisa. Mas Leonardo não foi só um pintor, ele tinha um temperamento de cientista, era eclético e como tal um grande observador e, sobretudo, experimentador. Leonardo da Vinci foi um gênio no sentido mais amplo da palavra, tendo procurado ampliar seus conhecimentos em todas as áreas: na pintura, escultura, na música e na poesia, nas artes bélicas. Foi também um grande estudioso de astronomia e astrologia. Não existiam mistérios que ele não quisesse desvendar!

Por volta de 1495 Leonardo foi chamado a decorar com afrescos o Convento de Santa Maria delle Grazie (Santa Maria das Graças) em Milão, onde deveria pintar uma Última Ceia no refeitório do convento. Ele buscou no conhecimento dos antigos astrônomos, como Ptolomeu, a inspiração para seu trabalho. Na Ceia, Leonardo procurou interpretar a comunhão entre o divino e o humano, entre o céu e a terra, representando o Sol e os 12 signos do zodíaco.

Leonardo estava convencido de que o homem era composto dos quatro elementos básicos (ou seja: Fogo, Ar, Água e Terra) e poderia ser analisado também a partir dos quatro temperamentos básicos (bilioso, sangüíneo, linfático e nervoso respectivamente), que iriam caracterizar sua personalidade. Assim, ele dividiu os 12 apóstolos da mesma maneira que são divididos os doze signos do zodíaco: primeiramente em quatro grupos, subdividindo cada um deles em três. Assim, o grupo de 12 pertenceria aos quatro elementos, cada elemento de um grupo básico, subdividido em 3 partes menores, da mesma forma que nós fazemos com o ano solar na mandala do zodíaco, onde dividimos o ano nas quatro estações, cada uma delas com três meses, representando início, meio e fim de cada estação. Dessa forma podemos considerar os apóstolos em quatro grupos de três, ou mesmo individualmente, com suas características pessoais. Notemos ainda que, observando o afresco da direita para a esquerda temos o Sol no posto central sendo representado pelo próprio Jesus Cristo, sentado no centro ma mesa e tendo ao lado, 6 apóstolos à direita e 6 apóstolos à esquerda.


A esquerda temos:

Bartolomeu = Peixes
Thiago Maior = Aquário - os três meses de inverno no Hemisfério Norte
André = Capricórnio

Pedro = Sagitário
Judas = Escorpião - os três meses de outono
João = Libra

O SOL – Cristo

Tomé = Virgem
Thiago Menor = Leão - os três meses de verão
Felipe = Câncer

Mateus = Gêmeos
Tadeu = Touro - os três meses da primavera
Simão = Áries

Em astrologia, consideramos que os signos opostos se completam entre si, pois possuem o mesmo eixo vibratório manifestado em dois extremos. Assim, o eixo Peixes/Virgem é a expressão de uma energia oposta mas reconciliável (vejam Os Princípios Herméticos), como Áries/Libra, etc. etc.

Então podemos analisar os apóstolos dessa forma:

Simão = Áries / João = Libra
Simão tem o perfil bem destacado, simbolizando a cabeça ou o espírito de iniciativa, e a mão se destaca também, numa atitude impulsiva e enérgica causada pela ação, mostrando ser ele sempre pronto a pegar a espada e brigar pelos seus princípios. Por outro lado, João, seu oposto, aparece inclinado, disposto a ouvir a todos, é manso, ponderado e procura conciliar os pareceres opostos, suavizando a ação belicosa de Simão. Áries precisa aprender com Libra a controlar seus impulsos, buscando a harmonia, e Libra deve procurar a energia da ação ariana para não cair na inação e na falta de decisão. Esse é o eixo do relacionamento do EU/TU.

Judas Tadeu = Touro / Judas Escariotes = Escorpião
Tadeu representa o signo de Touro que em astrologia tem como órgão representativo a garganta. Esta aparece claramente no afresco. Com suas mãos ele procura ‘recolher’ e conservar aquilo que foi gerado por Áries/Simão. Touro é a Terra que conserva a semente para que ela dê seus frutos. Escorpião governa os órgãos genitais que ‘estão escondidos pelo vestuário’. Assim Judas aparece mais obscuro, mas em atitude rebelde, quase que se afastando em atitude de defesa. Touro é o signo do dinheiro e Leonardo pintou Tadeu fazendo o gesto de ‘receber dinheiro’, enquanto que o signo oposto transforma seu dinheiro administrando-o, assim Judas segura o saquinho de moedas na mão.
Touro precisa aprender de Escorpião não somente a acumular valores, mas a fugir da mesquinharia e procurar novas soluções para resolver as coisas já superadas. Escorpião precisa aprender com Touro a valorizar as coisas materiais, aproveitando o ‘aqui agora’ e não o que virá depois. Esse é o eixo do EU VALORIZO/EU TRANSFORMO.

Mateus = Gêmeos/ Pedro = Sagitário
Mateus é o terceiro da direita para a esquerda, e Leonardo o representou gesticulando, se comunicando com as mãos e braços, bem típico do falador geminiano! Gêmeos é o signo da comunicação e tem capacidade de explicar e ensinar. O nono é Pedro = Sagitário, que se inclina sobre os companheiros para falar ao ouvido de João. Sagitário é o político, que confabula e escolhe candidatos, organiza as sociedades tanto fisicamente quanto filosoficamente, faz as leis, e apresenta conceitos religiosos. Sua natureza é de compreender o ser humano e se identificar com a sua cultura.
Gêmeos precisa aprender com Sagitário a manter uma meta determinada para não passar superficialmente sobre o que aprende. Sagitário se entusiasma defendendo leis e valores morais, religiosos, filosóficos ou científicos, mas precisa estar sempre se atualizando para acompanhar a evolução da humanidade. Esse é o eixo do EU PENSO/EU FILOSOFO.

Felipe = Câncer/André = Capricórnio
Leonardo pintou Felipe com as mãos sobre o peito, numa atitude tipicamente canceriana. É a representação própria do signo de Câncer, sentimental, maternal, acolhedor e sempre pronto a abrir seu peito para acolher a todos. Câncer abriga as lembranças do passado, enquanto Capricórnio pensa no seu dever material. André coloca as mãos à sua frente, num sinal de decisão, mostrando sua capacidade de administrar e concretizar as coisas de forma durável e estável. Ele é um administrador frio, mas precisa aprender com o Câncer a ser mais emocional para não esquecer o lado humano e sentimental da vida. Afinal as pessoas não são números e as boas coisas da vida podem ser encontradas também nos pequenos sentimentos. Mas Câncer, por outro lado, precisa aprender a objetividade e firmeza do Capricórnio, para não ficar se lamentando das coisas do passado sem poder agir no futuro. O excesso de sentimentalismo e a instabilidade podem tolher a ação e a conquista.
Esse é o eixo do EU SINTO/EU UTILIZO.

Tiago Menor = Leão / Tiago Maior = Aquário
Tiago Menor é o quinto da direita para a esquerda: ele abre seus braços, mostrando seu peito e seu coração. Esse gesto mostra a analogia com o coração, órgão ligado ao signo de Leão. É a própria demonstração do poder central que rege e sustenta os órgãos do corpo e a própria vida, da mesma forma que o Leão é um líder natural, intuitivo e dominador, demonstrando autoconfiança. Tiago Menor, seu complemento oposto, estende o braço sobre André e sobre Pedro num sinal de amizade. É um gesto típico do aquariano, sempre pronto a atos de fraternidade, sem preconceitos ou limitações. A originalidade de atos e pensamentos e a capacidade de doação universalizam e distribuem os benesses gerados pelo Rei Leão.
Assim Leão precisa aprender a estender os braços aos amigos calorosamente, mas sem tentar dominá-los e sem cobranças, e Aquário precisa aprender a confiar mais em si mesmo, superando o pessimismo e a frieza gerada pelo antigo regente do signo, Saturno, sendo mais generoso e caloroso. Esse é o eixo do EU SOU/EU SEI.

Tomé = Virgem / Bartolomeu = Peixes
Tomé está sentado ao lado esquerdo do Cristo, com o dedo em riste. Ele é aquele que indica o erro e mostra a preocupação com os mínimos detalhes (do assunto discutido). Virgem é analítico, exigente e muitas vezes céptico (como São Tomé!). Tudo passa pela análise e pela razão. Muito diferente de Peixes que, sem olhar os detalhes, mostra a sensibilidade psíquica e a abnegação. Bartolomeu está de pé (e seus pés estão iluminados), e esse é o símbolo ligado ao signo e seu ponto frágil. Bartolomeu escuta e procura ouvir a todos, não procura criticar, somente compreender com uma enorme compaixão. Ele não indica, não aponta, não discrimina. O signo de Peixes é relacionado com a cerimônia do ‘Lava-pés’ da Igreja Católica, onde o perdão às faltas passadas é simbolicamente lavado. Em Peixes temos o “macro” em Virgem temos o “micro”. Peixes precisa aprender com Virgem a ser mais detalhista e pé no chão em suas análises, menos sonhador e romântico. Virgem precisa aprender com Peixes a ‘ter compaixão’, para não apontar os erros das outras pessoas de maneira crítica e insensível. Esse é o eixo do EU ANALISO/EU CREIO.
Devemos salientar que em algumas reproduções (mal feitas) todos os apóstolos, e até o Cristo, aparecem com os pés iluminados. Mas é um erro. No afresco original, somente Bartolomeu tem seus pés iluminados.

Como vocês vêem, mesmo o grande Leonardo não deixou de fazer apelo à astrologia para se inspirar na criação dessa obra prima. Essa análise é muito útil para mostrar que os doze signos do zodíaco não foram determinados por uma escolha aleatória ou insensata. Tudo é relacionado entre si para gerar uma compreensão abrangente da natureza humana. Quanto mais estudamos as ciências ocultas tanto mais compreendemos sobre a natureza humana, manifestada ou não.

 
 
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology.
Clique aqui e faça seu mapa astral on-line.
Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial.
Para atendimentos e consultas, visite o site pessoal da autora.
Email: info@astrosirius.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Astrologia

Os nódulos lunares
Como amar incondicionalmente?
A numerologia ajuda na escolha do nome de seu Bebê
Sobre Filhos Adotivos
Você é dependente da aprovação do outro?
 
 

Deixe sua opinião sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
 
 


Energias para Hoje
ernegia
I-Ching:
01- CH´IEN - O CRIATIVO
O sucesso estará garantido se você souber agir criativamente e com senso de justiça.


ernegia
Runas: Talismã contra a negatividade
Desenhe na agenda para proteção durante o mês.


1
Numerologia: Novos inícios e grandes decisões
Dia para tomar as rédeas da vida e determinar seu curso futuro, fixe metas e comece hoje mesmo a realizá-las. Promova suas idéias acredite em si e não aceite um não como resposta. São necessários força e autocontrole.


Louise Hay fala sobre problemas com Adenóide
Atritos em família, discussões. A criança não se sente bem vinda, acha que atrapalha. Clique e veja mais!






 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda

Autoconhecimento

Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritualidade
Oráculos
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E SERVIÇOS
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos publicados
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
RSS
Tablet
Widgets
Celular 3G
Mapa do Site
Edições anteriores
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Copyright 2000-2014 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS