O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

√Č de cravo, √© de rosa, √© de manjeric√£o...  

√Č de cravo, √© de rosa, √© de manjeric√£o...


:: Bel Cesar ::

‚ÄúO Manjeric√£o nunca fica doente e floresce at√© morrer‚ÄĚ, explicou Pete enquanto observ√°vamos esta erva que alimenta e cura nosso f√≠sico e emocional.

Este ano, Peter Webb e eu, Bel Cesar, introduzimos no Projeto Vida de Clara Luz uma s√©rie de aulas sobre como reconhecer os cinco elementos - espa√ßo, ar, terra, √°gua e fogo - nas ervas para saber aproveitar suas propriedades medicinais na cura do corpo f√≠sico e emocional, assim como para us√°-las com mais sabedoria na culin√°ria. Intitulamos essas aulas de ‚ÄúErvas e Autoconhecimento‚ÄĚ, pois a autopercep√ß√£o √© o modo pelo qual nos sintonizamos com as qualidades vibrat√≥rias das plantas.

Pete √© australiano, formado em Horticultural Science e agricultura biodin√Ęmica. Desde 1984 tem desenvolvido, no Brasil, projetos de agrofloresta, agricultura auto-sustent√°vel, consultoria ambiental, paisagismo e reflorestamento. J√° eu, desde 1991, trabalho com as Ess√™ncias florais e pratico a psicoterapia a partir da perspectiva do budismo tibetano e dedico-me, tamb√©m, ao atendimento de pacientes que enfrentam a morte. Juntos, somos respons√°veis pelo Projeto Vida de Clara Luz, que est√° sendo implantado no S√≠tio Vida de Clara Luz, em Itapevi, a 46km de S√£o Paulo.

A cada curso, no Mandala de Ervas do S√≠tio, encontramos formas criativas para aprender a investigar a natureza curativa da planta, assim como sua intera√ß√£o com as plantas e animais √† sua volta. Nosso m√©todo de an√°lise √© dedutivo, pois partimos da parte para o todo. Inicialmente, analisamos fotografias de partes da erva ampliadas in√ļmeras vezes. A vis√£o microc√≥smica da erva revela qualidades impercept√≠veis a olho nu. Por exemplo, voc√™ sabia que as pontas dos ramos de erva-doce s√£o pontiagudas como lan√ßas afiadas? Quem diria, a erva-doce mostra-se t√£o suave quando vista em seu tamanho natural.

Dia 19 de julho, com a colaboração de Cíntia Barros, Fernanda Waeny e um grupo de doze participantes, fomos um pouco mais adiante: fizemos a primeira extração da Essência Floral de uma erva de nosso sítio, o manjericão.

Logo cedo, nos reunimos em torno de um majestoso arbusto de manjeric√£o. Fizemos a pr√°tica de medita√ß√£o AutoCura T√Ęntrica, elaborada por Lama Gangchen Rimpoche, respons√°vel pela orienta√ß√£o espiritual de nosso projeto. Nesta pr√°tica, purificamos nossos elementos internos e nos focamos na inten√ß√£o de cura de nossa colheita. Depois, em sil√™ncio, colhemos as flores com tesouras cir√ļrgicas, de modo que nossa m√£o n√£o tocasse a planta.

Certa vez, Lama Gangchen nos disse: ‚ÄúO sil√™ncio faz tudo crescer‚ÄĚ. Neste dia, o sil√™ncio presente enquanto colh√≠amos as flores aumentava a for√ßa de nossa concentra√ß√£o e a motiva√ß√£o de colh√™-las para compartilhar o seu poder de cura com outras pessoas.

A vasilha, repleta de flores de manjericão mergulhadas na água pura de uma nascente do sítio, foi deixada em seu hábitat até as 16h quando retornamos para colher a água, então, já energizada e pronta para ser dinamizada.

Cada participante do grupo recebeu um frasco para ser dinamizado. Ao som das badaladas de um sino, agitamos os frascos no sentido vertical 144 vezes. Desta forma, preparamos a tintura mãe, da qual foi preparada a solução estoque com a qual fizemos o floral de uso. Por fim, cada participante retirou-se para tomar o seu floral de uso e observar seu mundo interior. Mais uma vez, o silêncio nos ajudou a sentir e a ouvir melhor.

O manjeric√£o, cujo nome cient√≠fico √© Ocimum Basilicum, √© uma planta herb√°cea de ciclo perene que alcan√ßa at√© 60 cm de altura. Seu caule √© quadrangular, ereto e pubescente, finamente estriado. Suas flores s√£o hermafroditas, agrupadas em infloresc√™ncias do tipo espiga, que se re√ļnem num fasc√≠culo circular em n√ļmero de seis, pequenas, arom√°ticas e esbranqui√ßadas. Seu fruto √© do tipo aqu√™nio (como uma pequena noz), com sementes de colora√ß√£o preto-azulada. Seu aroma √© doce e pungente e seu sabor √© bals√Ęmico e levemente amargo. Suas folhas s√£o ricas em vitamina A e C, al√©m de terem vitaminas B (1, 2 e 3) e serem uma fonte de minerais (c√°lcio, f√≥sforo e ferro); s√£o sudor√≠feras e diur√©ticas.

Os componentes qu√≠micos do Manjeric√£o s√£o: fenilpropano, metilcavicol e linalol. Por isso suas propriedades medicinais s√£o: antidepressiva, anti-s√©ptica, anti-espam√≥dica, expectorante, digestiva e t√īnica, pois atua no sistema nervoso central.

Na medicina popular, o ch√° das folhas do manjeric√£o √© utilizado para aliviar as dores de garganta (gargarejo); em bochechos, ajuda a cicatrizar aftas. Este ch√° atua ainda contra tosses, gripes, resfriados e crises de bronquite e √© excelente para combater a ins√īnia. Do √≥leo canforado obt√©m-se uma tintura que pode ser aplicada numa compressa sobre ferimentos de dif√≠cil cicatriza√ß√£o, ou em massagens sobre as t√™mporas, para aliviar as dores de cabe√ßa, pois √© sedativo suave.

O manjeric√£o ajuda a combater gastrites e tem a√ß√£o sobre o aparelho urin√°rio, reduzindo o ardor ao urinar e estimulando os rins. √Č √≥timo para cistite. Auxilia na boa circula√ß√£o, pele e dores reum√°ticas. Afasta a fadiga. Para os convalescentes, um suco de manjeric√£o √© o m√°ximo: simplesmente bata algumas folhas de manjeric√£o no liq√ľidificador com √°gua. √Č muito saboroso. Na culin√°ria, coloque-o sempre por √ļltimo nos alimentos cozidos para que ele n√£o perca os seus princ√≠pios ativos.

O escalda-pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e prestes a explodir. Tira a raiva na hora. Em nossa atividade grupal, fizemos o escalda-pés com o chá de manjericão: todos se sentiram mais leves e aliviados da sobrecarga que traziam consigo.

√Č interessante, pois como Ess√™ncia Floral do sistema de Florais de Minas, o Basilicum, cuja ess√™ncia eq√ľivale ao Elm do sistema dos Florais de Bach, √© indicado para aqueles que, sobrecarregados pelas responsabilidades ou pelo estresse, sentem-se temporariamente sem for√ßas e esgotados. Atua sobre as dores de origem nervosa, dificuldades sexuais e psicopatologias, sempre que estejam relacionadas √† sensa√ß√£o moment√Ęnea de incapacidade ou inadequa√ß√£o.

Em todas as situa√ß√Ķes em que a personalidade tem dificuldade de expressar as pr√≥prias id√©ias, em que h√° confus√£o mental, Basilicum ser√° um clareador e um ordenador dos pensamentos. A ess√™ncia desperta na mente pensamentos positivos de adequa√ß√£o e de harmonia. √Č √≥tima para os desorganizados e indisciplinados. Ajuda-nos a ver o brilho e o perfume da vida.

Quem precisa de Manjeric√£o pode estar necessitando de sua energia determinante para ajud√°-lo a recuperar o desejo de mostrar o pr√≥prio valor. Por isso, √© indicado para as pessoas que sentem falta de autoconfian√ßa e sofrem de um sentimento permanente de n√£o serem boas o suficiente, pois t√™m inexplic√°veis sentimentos de culpa. Em geral, essas pessoas buscam o reconhecimento, mas, ao mesmo tempo, s√£o incapazes de ‚Äúsuportar o peso‚ÄĚ do sucesso e do aplauso e por isso, acabam sempre pondo √† prova o pr√≥prio medo de fracassar.

Em nosso grupo, constatamos que o manjeric√£o resgata, de fato, o movimento com a vida, pois todos n√≥s nos sentimos entusiasmados no final do dia. Um forte sentimento de solidariedade estava presente em nossas conversas. As seguintes frases s√£o exemplo dos depoimentos dos participantes do grupo: ‚Äútive a sensa√ß√£o de equil√≠brio e ao mesmo tempo de uma alegria libertadora‚ÄĚ; ‚Äúo manjeric√£o me acalmou ao mesmo tempo que me deixou para cima‚ÄĚ; ‚Äúsentir que o manjeric√£o pode me ajudar a superar o medo do abandono‚ÄĚ; ‚Äúajudou a me sentir disposto para seguir em frente novamente‚ÄĚ; ‚Äúsenti a alegria que precisava para curar a minha tristeza‚ÄĚ.

Ao final, agradecemos à natureza por sua generosidade incondicional e tornamos a nos comprometer a continuar zelando por seu equilíbrio.

 
 
Bel Cesar √© psic√≥loga, pratica a psicoterapia sob a perspectiva do Budismo Tibetano desde 1990. Dedica-se ao tratamento do estresse traum√°tico com os m√©todos de S.E.¬ģ - Somatic Experiencing (Experi√™ncia Som√°tica) e de EMDR (Dessensibiliza√ß√£o e Reprocessamento atrav√©s de Movimentos Oculares). Desde 1991, dedica-se ao acompanhamento daqueles que enfrentam a morte. Autora dos livros Viagem Interior ao Tibete, Morrer n√£o se improvisa, O livro das Emo√ß√Ķes, Mania de sofrer e recentemente O sutil desequil√≠brio do estresse, todos pela editora Gaia.
Visite o Site
Email: contato@vidadeclaraluz.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Espiritualidade

6 medidas pra acordar a sua Diva!
A culpa é dos outros
Como se comportar diante uma rejeição?
Saudade que fica de quem j√° se foi...
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 31 ‚Äď HSIEN ‚Äď A INFLU√äNCIA
Momento de harmonia em que todas as for√ßas do Universo participam do mesmo impulso de atra√ß√£o. √Č bom manter-se aberto e dispon√≠vel para dar e receber.


energia
Runas: Odim
Dia para meditar. Autotransformação e evolução.


29
Numerologia: Receptividade
O dia hoje é para acordos. Desculpe-se se for necessário, mantenha a mente voltada para a solução de pequenos desentendimentos. Pratique a conciliação.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Reprogramar a mente
2. A Oração do Perdão
3. Dezoito apontamentos de esclarecimento consciencial
4. As medidas da sua gostosura!
5. Quando o que liberta prende...
6. O que fazer quando as nossas Verdades Secretas nos incomodam?
7. Carta para um Pai
8. Pais e filhos: como solucionar os conflitos no relacionamento?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade