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Dicas para criar um nome para a sua empresa  

Dicas para criar um nome para a sua empresa


:: Sonia Weil ::

Quando realizamos a Consulta para criação do nome para uma empresa, muitas vezes nos defrontamos com o mesmo problema: o profissional de Numerologia pede uma lista com pelo menos 8 a 10 nomes para serem analisados, e o cliente geralmente consegue apenas pensar em um ou dois - e olhe lá! Explico melhor como funciona este estudo e porque isto cria dificuldades:

A ESCOLHA DO NOME FANTASIA

Na primeira etapa, fazemos o estudo desses nomes, selecionando os positivos, e excluindo os que não são favoráveis. Alguns nomes que, a princípio, não são bons, se modificados numerologicamente (dobrando-se uma letra, substituindo-se um I por Y, mudando-se a grafia), podem se tornar viáveis.

Na segunda etapa, os nomes selecionados v√£o ser analisados novamente em combina√ß√£o com uma lista de palavras que especificam o ramo de neg√≥cios. O nome de uma loja de roupas (Freeway, por exemplo) pode ser estudado junto com as palavras ‚ÄĚConfec√ß√Ķes‚ÄĚ, ‚ÄúModa‚ÄĚ ou ‚ÄúModa Feminina‚ÄĚ, da maneira como v√£o aparecer no cart√£o ou na placa da loja.

Um nome s√≥ pode ser considerado favor√°vel quando ele √© positivo tanto isoladamente (Freeway), como na combina√ß√£o com estas palavras complementares (Freeway Moda Feminina). E nem sempre isso √© f√°cil, pois se muitas vezes Freeway √© positivo isoladamente, combinado com Confec√ß√Ķes, ou Moda pode n√£o ser favor√°vel e apenas trazer uma possibilidade interessante quando combinado com Moda Feminina...

O ESTUDO DA RAZÃO SOCIAL

Quando se cria tamb√©m a Raz√£o Social, h√° ainda uma terceira etapa: este Nome Fantasia deve ser cruzado tamb√©m com uma rela√ß√£o de palavras que definem o campo de atividade (semelhantes √† anterior) + Ltda, ou S/C Ltda, ou Me (de acordo com as especifica√ß√Ķes da Junta Comercial, o que deve ser visto a partir da consulta ao contador da empresa); no caso de uma confec√ß√£o, por exemplo, a listagem pode incluir: Confec√ß√Ķes Ltda, Ind√ļstria e Com√©rcio de Roupas Ltda, etc.

No final de todo este processo, encontramos geralmente apenas 2 ou 3 alternativas positivas, e aí efetuamos a seleção final, de acordo com o perfil do empresário, do ramo de negócios ou escolha pessoal.

Fica claro, ent√£o, que esse estudo exige o cruzamento de v√°rios nomes e uma listagem grande de palavras complementares para que se encontrem algumas solu√ß√Ķes positivas.

Portanto, quando o cliente traz apenas um ou dois nomes, h√° grande risco de n√£o se conseguir a solu√ß√£o desejada. E aqui voltamos ao nosso tema principal: a maior parte das pessoas se defronta com uma grande dificuldade: o famoso ‚Äúbranco‚ÄĚ, ou a fixa√ß√£o em apenas um nome, sem conseguir pensar em outras alternativas.

Para facilitar esse processo, elaborei algumas dicas pr√°ticas que podem auxiliar:

DICAS PARA ENCONTRAR UM NOME

1¬™ DICA. Re√ļna alguns parentes e amigos, sentem-se em torno de uma mesa, e fa√ßam um ‚Äúbrainstorming‚ÄĚ (tempestade de id√©ias). Num primeiro momento, digam todas os nomes que vierem √† cabe√ßa, sem censurar ou racionalizar. N√£o permitam que haja cr√≠ticas ou coment√°rios sobre os nomes, o importante √© ‚Äújogar as id√©ias na roda‚ÄĚ da maneira mais espont√Ęnea poss√≠vel. Todas as bobagens s√£o permitidas, pois muitas vezes de um palpite aparentemente maluco, surgem novas conex√Ķes que trazem o nome ideal. Um participante deve ser encarregado de anotar rapidamente todas as palavras, permitindo que esse processo seja realizado por todas as pessoas, de maneira din√Ęmica e despreocupada. Somente numa segunda fase √© que o grupo vai retomar os nomes, pensar neles mais cuidadosamente, fazer todas as associa√ß√Ķes poss√≠veis e selecionar os melhores.

2¬™ DICA. Pense nas qualidades que voc√™ associa ao seu produto ou empresa, e que deseja agregar √† sua imagem. Se √© uma empresa de engenharia, pode-se trazer as id√©ias de estabilidade, eixo firme, por exemplo. Agora busque palavras que tragam essa no√ß√£o, como ESTRUTURA, ou V√ČRTICE. Um supermercado traz a id√©ia de estoque sempre dispon√≠vel ao cliente, e poder√° se chamar STOCK. Um bar com muito movimento trar√° a id√©ia de RODA VIVA. Uma loja de artesanato, COISAS DA TERRA. Se quiser passar a id√©ia de modernidade, pode chamar a sua confec√ß√£o de S√ČCULO XXI. Um Spa na cidade de Cajamar se remete √† no√ß√£o de sa√ļde e ecologia quando se chama SPA M√ÉE NATUREZA.

3ª DICA. Veja ainda se esta palavra pode ser transformada: que tal utilizar STRUCTURA em vez de ESTRUTURA, ITTEM em vez de Item ou a palavra CHAMMA? Não se preocupe tanto com a grafia original, a criação de um nome pode contar com uma certa liberdade poética - mas, é claro, dentro dos limites do bom senso e do bom gosto.

4¬™ DICA. Observe o local onde a loja ou empresa est√° situada: ele pode trazer sugest√Ķes para o nome. Que tal chamar uma farm√°cia que se situa no entroncamento de ruas de FARM√ĀCIA DA ESQUINA? Ou uma fazenda dentro de um terreno arborizado de FAZENDA DAS PALMEIRAS? Uma solu√ß√£o muito comum √© incluir o nome da rua no pr√≥prio nome, e vemos em todos os lugares um BAR SERGIPE ou uma FLORICULTURA RIO DE JANEIRO. A cor do im√≥vel ou um detalhe da logomarca na placa pode ser usada tamb√©m, ent√£o uma escola pode se chamar de CASA AMARELA ou ARCO √ćRIS.

5ª DICA. Um certo humor e irreverência é desejável, e uma confecção pode se chamar RABO DE SAIA (como uma loja brasiliense), JAQUIE USAVA (loja paulista) ou DO AVESSO (loja de artesanato indiano e balinês em Curitiba).

6¬™ DICA. Veja como estas palavras s√£o escritas em outras l√≠nguas - muitas vezes o resultado √© bonito e elegante. Um perfume fino poder√° se chamar DESIR√ČE (e n√£o Desejo), ou BEAUT√Č , em vez de Beleza.

7¬™ DICA. N√£o se esque√ßa de buscar no dicion√°rio os sin√īnimos ou varia√ß√Ķes das palavras que identificam o seu neg√≥cio. Se quer utilizar a palavra FONTE, pense tamb√©m em CHAFARIZ e BICA D‚Äô√ĀGUA. Veja tamb√©m os diminutivos, como FONTAINHA. Voc√™ pode agregar tamb√©m cores ou caracter√≠sticas ao nome, como FONTE DO AMOR ou CHAFARIZ AZUL.

8ª DICA. Verifique também no dicionário a raiz grega e latina destas palavras. Você pode descobrir que o nome latino CONSULTARE é adequado a uma consultoria, a palavra grega MYTHOS combina bem com uma loja esotérica e o nome ETHOS é perfeito para um instituto paulista que promove palestras e cursos de aperfeiçoamento profissional

9¬™ DICA. Busque associa√ß√£o com pa√≠ses ou regi√Ķes que trabalham tradicionalmente com essa atividade; por exemplo, restaurantes de massas podem utilizar palavras como TRATTORIA ou conter nomes de cidades italianas, como VENEZA OU FIRENZE; nomes italianos tamb√©m s√£o adequados para lojas de cal√ßados finos (como VIA VENETO) e sorveterias (FRUTELLI). Nomes franceses s√£o adequados √† moda fina ou a perfumes. Uma escola de Ingl√™s pode se chamar LITTLE ENGLAND ou OXFORD, e uma loja de produtos m√≠sticos importados, INDIAN HOUSE.

10ª DICA. Podemos ainda utilizar o nome dos proprietários para personalizar a empresa, então uma empresa pode se chamar LOURENÇO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ou ENGENHARIA ARAÚJO. ALEXANDRE HERCHCOVITCH e FAUZE HATEN deram seus nomes aos seus ateliês de moda, e são famosos os produtos de beleza ANA PEGOVA.

11ª DICA. Mas atenção: tenha MUITO CUIDADO ao criar um nome a partir da combinação dos nomes de filhos, esposa ou parentes: geralmente a solução encontrada é desconjuntada, feia, e não passa um conceito claro sobre a empresa. Então, evite os JORABEA (JO de João; RA de Raquel e BEA de Beatriz) ou MADAVE (MA de Maria, DA de Davi e VE de Vera). Por mais que queria homenagear os parentes queridos, não o faça no nome da empresa: tenho certeza de que ficarão mais felizes com um belo presente do que participando de um nome que mais parece um Frankenstein mal remendado.

12¬™ DICA. Se n√£o conseguir pensar mesmo em nomes, apesar de todas as sugest√Ķes, pegue um mapa mundi, e d√™ uma olhada em nomes de cidades europ√©ias, americanas e brasileiras, e com certeza encontrar√° muitas sugest√Ķes. Afinal, quantas vezes voc√™ n√£o se defrontou com lojas e empresas que se chamam LONDON, CANNES OU VERMONT?

13¬™ DICA. Finalmente, voc√™ pode tamb√©m dar-se a liberdade de criar um nome que n√£o tenha nenhuma rela√ß√£o direta com a l√≥gica da sua loja ou produto ou qualquer outra coisa, como s√£o os nomes CLIO, GRADIENTE, BLUE MAN, TULIPA AZUL ou RAYA DE GOEYE (estas duas √ļltimas, lojas paulistas). Quem disse que tudo precisa ter sentido? Crie o seu! Portanto, v√° √† luta e mostre o seu g√™nio criador!

Observa√ß√£o: O objetivo deste artigo √© mostrar a import√Ęncia do nome na cria√ß√£o das tend√™ncias da empresa e como √© realizada essa an√°lise. Mas a autora n√£o envia sugest√Ķes de nomes personalizados nem realiza consultoria gratuita, uma vez que a cria√ß√£o de nome empresarial implica num estudo complexo, trabalhoso e demorado e s√≥ pode ser realizado atrav√©s de uma Consulta. Se quiser mais informa√ß√Ķes sobre a Consulta de Planejamento do Nome de Empresa, entre em contato.

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Sonia Weil é é professora de Comunicação Social e pesquisadora na área de Numerologia, onde atua com consultas, cursos e palestras desde 1986. Realiza também palestras e workshops sobre a Lei da Atração (do filme O Segredo) em empresas e institutos esotéricos.
Para ler outros artigos e saber mais sobre os atendimentos e cursos, visite seu site
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Email: soniaweil@uol.com.br
 
 

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