Autoconhecimento Almas Gêmeas AutoAjuda Astrologia Corpo e Mente Espiritualidade Oráculos Psicologia Vidas Passadas

Como funcionam as Previsões Astrológicas  

Como funcionam as Previsões Astrológicas


:: Graziella Marraccini ::

Conhecer o futuro

Esta é uma grande questão que desde a antigüidade persegue os seres humanos. Para fazer isto, os homens utilizaram e utilizam vários métodos: leitura de cartas, tarôt, bola de cristal, fundo de café, quiromancia, etc, e também utilizam a astrologia. Ao olhar o céu, estudando os movimentos dos corpos celestes, o astrólogo prevê os acontecimentos terrestres. A astrologia como método divinatório era, em seus primórdios, usada principalmente pelos reis, imperadores e governantes, que pediam o conselhos dos astrólogos (na época antiga astronomia e astrologia eram uma única ciência), para que pudessem se direcionar quanto ao futuro de seu reino. Somente à partir do século 19 é que a Astrologia, separada da ciência que passa a se denominar Astronomia, passou a se interessar pelo ser individual. Da mesma forma o Astrólogo também começou a pesquisar o futuro do homem como indivíduo e não somente da coletividade como um todo.

O Mapa Natal, fornece ao Astrólogo os dados necessários para traçar a personalidade do nato, ou seja, sua forma de ser, de agir, de sentir, de amar, de se reproduzir, de conquistar, etc. etc. Aplicando a Lei de Causa e Efeito (uma ds Leis Herméticas), concluímos que nossas ações provocam reações de igual intensidade à ação inicial. Os destinos dos indivíduos serão então diferentes se diferentes forem as ações. Este seria o ‘pano de fundo’ que o astrólogo utiliza em sua análise.

À partir do Mapa Natal o Astrólogo pode analisar numa direção simbólica dos planetas, MC e ASC, alguns dos fatos mais importantes da vida do nato. Mas para fazer uma previsão exata dos acontecimentos futuros são necessários muitos cálculos astronômicos, que felizmente são feitos atualmente por maravilhosos softwares de computador. Outro princípio hermético no qual se baseia a interpretação astrológica, nos ensina que os movimentos dos astros no céu correspondem a acontecimentos na Terra, é a chamada Lei da Correspondência.

Os vários métodos de projeção devem ser interpretados no conjunto e não de forma separada.

As Direções Simbólicas, de um grau por ano, não se baseiam sobre o movimento real dos corpos celestes. Elas são feitas fazendo progredir todos os planetas do mapa natal de um grau por ano, seja na direção direta que na direção pré-natal, ou inversa. Quando um planeta chega a fazer um aspecto com outro planeta, um certo acontecimento se produz e o número de anos correspondentes será calculado pelos graus percorridos pelos planetas. Esta prática nos fornece as datas dos acontecimentos principais com uma grande margem de aproximação real. Elas são chamadas também de Direções Primárias.

As Direções Primárias são baseadas sobre o movimento de rotação diurno da Terra e não cuidam da progressão dos planetas em sua órbita. Pelo efeito desta rotação, os planetas são arrastados dos lugares ocupados no momento do nascimento e entram em conjunção ou em outro aspecto com certos pontos sensíveis do mapa ou com outros planetas 'supostos fixos'. Segundo a tradição, os 'significadores' (Sol, Lua, ASC e MC) encontram os 'promissores' (os outros planetas do mapa). A medida do tempo ou o cálculo do momento em que a influência acontecerá é o tempo que leva um grau para passar sobre o meridiano, isto é, quatro minutos do tempo sideral, e este lapso de tempo de quatro minutos eqüivale a um ano da vida do sujeito. Então, o momento dos acontecimentos é marcado pelo número de graus que separam um significador de um promissor.

Este sistema é muito científico e dá excelentes resultados quando os dados do nascimento são exatos. Ele permite, entre outras coisas, a um astrólogo competente, de corrigir a hora do nascimento quando esta não é conhecida com exatidão. No entanto, ele requer cálculos matemáticos complicados que são feitos de forma mais exata por um bom programa de computador. De fato, um erro de quatro minutos pode provocar uma diferença de um ano no cálculo das direções.

No sistema de Direções Secundárias, o astrólogo se baseia na progressão real ou astronômica dos planetas sobre o Tema Natal, onde um dia no movimento de um planeta responde a um ano da vida da pessoa. Para poder fazer uso desta progressão, o astrólogo busca nas Efemérides a posição diária dos planetas e faz os cálculos exatos de suas posições.

O Sol, o ASC e o MC do Mapa Natal, se movem um grau por dia, e eles são usados como ponteiros de um relógio, (um verdadeiro relógio cósmico) que, ao se deslocar, entram em contato com os outros planetas ou pontos do mapa, anunciando assim os acontecimentos prováveis. O astrólogo aprende que nas direções secundárias são anunciados os acontecimentos que tem uma duração de três anos, funcionando assim como o ponteiro das horas de um relógio que, sem o ponteiro dos minutos não consegue fornecer a hora exata, mas a indica de forma aproximada.

Esta "hora exata" será fornecida pela coincidência (ou sincronicidade) dos ponteiros dos minutos, ou seja, pela Direção Lunar Secundária e pelos Trânsitos Planetários. A Lua, tem um movimento mais rápido do que os outros planetas (aproximadamente de 13º graus por dia), e portanto, durante um mesmo ano, ela pode formar múltiplos aspectos com os outros planetas e pontos do Mapa. Ela indica então, mês a mês, a natureza dos acontecimentos, que se sobrepõem aos acontecimentos anunciados pelas Direções Secundárias das quais falamos anteriormente. Assim seu movimento funciona como o ponteiro dos segundos, dando mais precisão às previsões. A Lua é usada na sua direção Direta e Pré-natal e é muito poderosa como método de previsão.Os Trânsitos planetários, se acrescentam aos anteriores como métodos de interpretação dos acontecimentos vindouros e não devem ser analisados sozinhos. Eles são importantes para mostrar os ciclos de amadurecimento da pessoa, especialmente os planetas lentos, Urano, Netuno e Plutão, que agem de forma muito lenta, pois ficam muitos anos num signo ou numa casa, provocando assim mudanças subjetivas, que influenciam a personalidade como um todo. Os efeitos duram muito tempo e portanto é mais difícil notá-los. Eles são, no entanto muito poderosos, e provocam mudanças irreversíveis na vida de uma pessoa. Saturno e Júpiter, têm um movimento mais rápido, ficando então menos tempo numa casa zodiacal ou num signo e formando, num mesmo ano, mais de um aspecto com os planetas do Mapa Natal.

Os Trânsitos são especialmente importantes e ajudam a conferir e a reforçar a veracidade das previsões feitas com as direções secundárias e lunares.

Por exemplo: Saturno em trânsito na Segunda Casa de um Mapa, terá como conseqüëncia colocar a pessoa em contato doloroso com um aperto financeiro e com uma preocupações com os meios de subsistência. Dependendo dos planetas que ali se encontram, poderá indicar a ocorrência de dívidas, compra de imóveis, pagamento de obrigações, restrições financeiras, investimentos, etc. etc.

Os trânsitos do planetas rápidos (Marte Vênus e Mercúrio) são analisados como o efeito de "gatilho". São particularmente importantes os aspectos formados pelo planeta Marte que pode precisar o acontecimento de acidentes, operações, ferimentos, etc., sempre que as Secundárias e as Lunares o indicarem. Estes trânsitos são analisados pelo astrólogo somente em caso de urgêocia ou necessidade.

As Lunações (Lua Nova) e as Eclipses também devem ser analisadas para este fim, sempre em relação ao aspecto que formam com as Casas e os planetas do mapa natal.

Os temas da Revolução Solar ou, Temas de Aniversásio, são também muito usados para fazer uma previsão dos acontecimentos do ano em curso. Elas fazem um cálculo do retorno do Sol no grau exato onde ele se encontrava no momento do nascimento da pessoa e levantam o Mapa Natal do ano, no local exato onde o nato se encontra no momento do aniversário. Este mapa nada mais é que um retrato do céu naquele exato momento, ou seja com os trânsitos planetários do dia. As direções secundárias e primárias, terão muito mais importância para as previsões anuais e as Revoluções Solares, somente mostrarão fatos importantes se estes forem realmente indicados de forma clara naquelas direções. No entanto, pela facilidade que o astrólogo tem de levantar o Mapa através de um programa computadorizado, e pela facilidade de interpretação (o Mapa da Revolução é interpretado como um Mapa Natal), este méuodo é muitas vezes preferido pelos astrólogos. Em alguns casos, o astrólogo, ao analisar a Revolução Solar, chega a aconselhar o seu cliente de mudar de cidade para 'melhorar' o seu Aniversário Solar!

Mas será que isto funciona realmente? Em minha experiência, penso que muita coisa pode ser melhorada ou evitada, mas dificilmente um acontecimento importante (como uma morte ou um acidente grave) poderá ser evitado. No máximo seus efeitos poderão ser minimizados, pois ao deslocar o cliente para outro lugar (são necessários no mínimo 3 fusos horários para deslocar um planeta de uma para outra Casa zodiacal) o acontecimento prometido acontece "em outro cenário", onde seus efeitos poderão ser minimizados. Como o que importa é o nosso aprendizado, muitas vezes o conhecimento do fato e sua assimilação como ensinamento, evitam males piores.

Será que é desta forma que funciona o Livre Arbítrio? Fazer bem feito o que somos obrigados a fazer (como dizia Jung) ou evitar o pior de qualquer forma? Se conhecermos os acontecimentos com antecedência podemos sim minimizar seus efeitos nocivos ou, ao contrário, aproveitar melhor os efeitos favoráveis.

Vejamos. Se você souber que ao plantar uma muda de rosas no mês de março, você terá as flores no mês de setembro, você estará simplesmente fazendo uma previsão do futuro, não é? Estas mudas podem ser plantadas simplesmente, e em seguida abandonadas, e elas darão as rosas de qualquer maneira. Roas feias, talvez, mirradas, mas sempre rosas. Mas se vocês adubar, cuidar, podar e proteger suas roseiras, certamente as rosas que florescerão em setembro serão mais viçosas e perfumadas. Esta é previsão do futuro? Não, é simplesmente o resultado do conhecimento da Lei de Causa e Efeito.

Na nossa vida as coisas acontecem da mesma forma. O conhecimento do futuro nada mais é do que o conhecimento das Leis Herméticas que regem nossas vidas, assim como regem a vida de todas as coisas criadas. Com nosso Livre Arbítrio podemos escolher de que forma vivermos os acontecimentos. Se como meros joguetes do destino ou como seres pensantes e atuantes, que direcionam suas vidas exercendo o poder da vontade.

O bom astrólogo pode aconselhar seu cliente sobre a melhor forma de enfrentar os acontecimentos futuros, sejam eles felizes ou infelizes. É desta forma que acontece a verdadeira Magia da Vida. Fazendo uma boa previsão astrológica e você poderá começar a atuar de forma consciente sobre o seu próprio destino.

Saiba mais sobre Revolução Solar

 
 
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology.
Clique aqui e faça seu mapa astral on-line.
Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial.
Para atendimentos e consultas, visite o site pessoal da autora.
Email: info@astrosirius.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Astrologia

O abandono que não se esquece
A Paciência da Natureza
Estesia
Almas Perdidas
E por falar em Sol Interior...
 
 

Deixe sua opinião sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
 
 


Energias para Hoje
ernegia
I-Ching:
34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


ernegia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.


Louise Hay fala sobre problemas com Rins
Crítica. Desapontamento. Fracasso. Vergonha. Reage como uma criancinha. Clique e veja mais!






 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda

Autoconhecimento

Corpo e Mente
Espiritualidade
Oráculos
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E SERVIÇOS
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos publicados
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
RSS
Tablet
Widgets
Celular 3G
Mapa do Site
Edições anteriores
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Copyright 2000-2014 SOMOS TODOS UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS