O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

O poder de cura do Lim√£o - Parte 4  

O poder de cura do Lim√£o - Parte 4


:: Conceição Trucom ::

Lim√£o x Vinagre ‚Äď Qual a diferen√ßa?
Por ser química, é muito comum que as pessoas me perguntem se o hábito de usar vinagre no preparo de temperos ou cozimento dos alimentos substitui o uso do limão.

O que posso garantir √© que s√£o subst√Ęncias muito diferentes, apesar de ambas conferirem o sabor √°cido ao nosso palato.

O limão é um alimento 100% natural e fresco, com todos aqueles poderes terapêuticos já relatados neste livro.

Associado ao seu sabor √°cido, que √© proveniente do √°cido c√≠trico e do √°cido asc√≥rbico (vitamina C), subst√Ęncias muito valorizadas pelo metabolismo humano, o lim√£o apresenta ainda uma grande gama de nutrientes e micronutrientes.

No caso específico do seu uso no preparo de carnes e proteínas em geral, o suco do limão acrescenta uma qualidade muito positiva, que é a de, com seu pH ácido associado a um trabalho enzimático, quebrar parcialmente as cadeias protéicas (os polipeptídeos). Desta forma, ele auxilia o trabalho dos órgãos digestores, tornando tais alimentos mais leves e fáceis de digerir.

O limão, principalmente o tahiti, por sua robustez, dificilmente está contaminado com agrotóxicos, tem custo baixo e oferta durante todo o ano.

Embalagem natural, aroma extremamente agrad√°vel, de f√°cil conserva√ß√£o e estocagem, n√£o deve faltar nas despensas de todas as casas que valorizam a sa√ļde.

Composição ácida - teor médio

Em contrapartida, o vinagre n√£o √© um produto natural, por ser resultante de uma fermenta√ß√£o do a√ß√ļcar de frutas (uva, ma√ß√£, etc.) ou √°lcool et√≠lico, no qual predomina a presen√ßa do √°cido ac√©tico.

Tal fermenta√ß√£o, realizada em escala caseira ou industrial, sempre ter√° riscos de contamina√ß√Ķes, fermenta√ß√Ķes inadequadas, erros de processamento, ‚Äúbatismos‚ÄĚ, embalagens inadequadas, estocagem inadequada, validade, etc.

Ademais, na minha concepção, o ácido acético tem pobre utilidade metabólica para o organismo humano, causando, ao contrário do ácido cítrico do limão, acidez no meio humoral, devendo necessariamente ser excretado, mas, deixando na sua trilha, sítios mais ácidos do que o ideal.

Na tabela a seguir, fa√ßo uma compara√ß√£o das propriedades terap√™uticas do lim√£o versus as do vinagre, nas suas v√°rias op√ß√Ķes de uso e preparo.

Observar na primeira linha da tabela que, quando comparamos o poder de cura do limão em uso interno, ele é inegavelmente superior, dadas as propriedades alcalinizantes e depurativas do ácido cítrico, antioxidantes da vitamina C e demais propriedades de todos os seus componentes ativos, descritos no Poder de cura do limão 2.

O vinagre de ma√ß√£, por conter a pectina e sais da ma√ß√£, ainda cont√©m algumas propriedades de cura. Os demais vinagres n√£o apresentam poder de cura, ao contr√°rio, eu diria, que podem at√© ser prejudiciais √† sa√ļde se consumidos regularmente.

Quando comparamos o poder de cura do lim√£o em uso externo ele continua sendo superior, apesar dos vinagres tamb√©m terem o seu efeito, principalmente nas formula√ß√Ķes onde o que mais importa √© somente o pH √°cido.

Quando comparamos o poder nutricional do limão, a composição do seu suco é de uma riqueza incomparável. Some-se o fato de que trata-se de um alimento vivo, fresco e natural, portanto um alimento que ativa a vida.

Enfim, por que comprar vinagres se sempre temos o limão, em embalagem natural, barato e à nossa disposição durante todo o ano?

Desempenho Terapêutico e Culinário: Limão x Vinagres
Marinando carnes
Marinar significa deixar o alimento, que pode ser carne ou legume, absorvendo o tempero por um tempo, variando de 15 minutos até algumas horas, antes do seu cozimento.
√Č o processo de amaciar e acentuar o sabor do alimento por meio da sua imers√£o num l√≠quido √°cido (sumo de lim√£o, vinagre, vinho, etc.) acrescido de temperos e ervas.
Conforme j√° colocado no item anterior, neste processo, o uso do suco fresco do lim√£o ir√° conferir maior digestabilidade e suavidade aos alimentos do que o vinagre.
Somado a este fen√īmeno, o uso do lim√£o, com suas propriedades de alcalinizar e desintoxicar, ir√° minimizar o efeito negativo que as prote√≠nas de origem animal causam no organismo humano, quando na sua digest√£o, acidificam natural e fortemente o sangue.
Assim, para as pessoas que ainda consomem carnes, recomendo a escolha de cortes mais magros e o h√°bito de os marinar antes do seu cozimento.
Para que a marinada faça efeito é necessário que ela esteja em contato direto com a carne, mas quanto menor o corte, menor o tempo de marinagem, evitando assim que o sabor fique muito acentuado.
Carnes muito delicadas devem ficar no máximo meia hora, porque a exposição muito longa pode cozinhar a carne e até mesmo dissolvê-la.
Usar recipientes de vidro ou cer√Ęmica. Marinagens por mais de 30 minutos devem ser feitas na geladeira, num recipiente com tampa.
Marinada de lim√£o e ervas ‚Äď especial para aves, peixes, su√≠nos e vegetais.
Ingredientes: 8 colheres de sopa de suco fresco de lim√£o, 1 lim√£o cortado em rodelas, 2 dentes de alho amassados, 4 colheres de sopa de azeite, ¬Ĺ colher de ch√° de pimenta do reino, 1 colher de sopa de cada uma destas ervas frescas picadas: salsa, manjeric√£o, alecrim e s√°lvia.

Preparo: Misturar tudo e envolver os alimentos. Deixar marinando por 1 a 2 horas (depende do tamanho e tipo de carne) na geladeira, virando a cada 20 minutos. Assar em forno baixo.

Temperando saladas e legumes
A grande maioria das pessoas, principalmente aquelas com problemas de sa√ļde e, que mais precisam ingerir alimentos naturais, t√™m dificuldades para consumir saladas verdes, ra√≠zes e legumes crus ou cozidos no vapor. Acredito que o principal motivo √© por n√£o saberem temper√°-los. Alimentar-se √© nutrir-se, mas sem abrir m√£o do prazer; portanto, temperos saborosos devem ser usados no preparo dos alimentos saud√°veis.
Aliás, segundo a medicina Ayurvédica, o tempero é fundamental para tornar o alimento mais digestivo, além de ajudar na absorção dos seus sais minerais. Assim, associe ao limão temperos naturais e frescos como alecrim, salsa, cebolinha, cebola, alho, alho-poró, gengibre, funcho, manjericão, tomilho, coentro, pimentas, louro, páprica, cardamomo, noz moscada, etc.
Ser criativo na escolha dos ingredientes de preparo dos temperos ir√° desencadear novos h√°bitos alimentares, sem abdicar do prazer.


Gengibre: ¬Ĺ copo de √°gua, 1 colher de ch√° de azeite de oliva, suco de 1 lim√£o, gengibre ralado e sal marinho. Misturar tudo e servir gelado.

Caipira: suco de 1 limão, 1 colher de sopa de mostarda, 1 colher de sopa de mel (pode ser substituído por estévia), 1 colher de sobremesa de azeite de oliva, pimenta e sal marinho a gosto. Bater bem até que estejam bem misturados.

Falsa maionese: 1 x√≠cara de batatas, 1 x√≠cara de cenouras cozidas e escorridas, ¬Ĺ x√≠cara de leite desnatado, 1 cebola pequena, 1 colher de sopa de azeite de oliva, suco de ¬Ĺ lim√£o e sal marinho a gosto. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Opcional: azeitonas.

No preparo dos cereais e vegetais
No preparo do arroz, ensopados, sopas, sucos ou ch√°s, sempre ser√° poss√≠vel fazer uso do suco fresco do lim√£o. Ele vai fazer com que o alimento fique mais digestivo e saboroso, al√©m de beneficiar a sa√ļde como um todo.
Seus √°cidos ir√£o fixar os sais contidos nos demais ingredientes da receita, reduzindo perdas pelo manuseio e preparo.
No preparo do arroz, adicionar o suco de 1 lim√£o durante a fase inicial de cozimento. Ele fica mais solto, saboroso e leve.
No preparo dos feij√Ķes, alimento que costuma causar gases, o suco de 1 lim√£o, durante o seu cozimento, ir√° torn√°-lo mais digestivo, reduzindo futuros problemas de flatul√™ncia.
No preparo de ensopados ou sopas, usar tamb√©m o suco de 1 lim√£o no in√≠cio ou final do cozimento. Tal procedimento ir√° ‚Äúabrir‚ÄĚ o sabor dos alimentos.

No preparo dos sucos desintoxicantes
O limão se faz muito necessário também no preparo dos sucos desintoxicantes, porque a presença do ácido cítrico e da vitamina C irá ajudar na fixação do ferro e de outros sais minerais existentes nas folhas, brotos, frutas, sementes e legumes da receita.
No livro Alimenta√ß√£o Desintoxicante ‚Äď Para ativar o sistema imunol√≥gico, leitura recomendada e que se integra ao livro O poder de cura do lim√£o ‚Äď Um guia de medicina caseira, pode ser acessada toda a filosofia, princ√≠pios, receitas e din√Ęmicas de uma desintoxica√ß√£o intensiva e di√°ria. Aqui s√£o apresentadas apenas algumas dicas de receitas onde o lim√£o, polpa e casca, √© presen√ßa constante.
Saiba que o horário perfeito para "beber mastigando" estes sucos é em jejum, justo no momento em que o organismo está pronto para mobilizar e eliminar seus excretos.
√Č recomend√°vel que, pelo menos o primeiro lim√£o da receita deve ser usado com a casca, para poder conter tra√ßos do seu OE (casca), e de pectina (polpa, casca e entrecasca).

Coquetel contra obesidade: passar pela centr√≠fuga 2 lim√Ķes (1 inteiro - polpa e casca) e 2 talos inteiros de aipo. Diluir com um pouco de √°gua e servir imediatamente. Tomar em jejum, diariamente, por 7 dias. Pular uma semana e repetir tratamento.

Hortelã e uvas: bater no liquidificador 1 limão (polpa e casca), 1 xícara de folhas e talos de hortelã, 1 xícara de uvas sem as sementes e água suficiente para processar. Coar e acrescentar 1 colher de chá de farelo de aveia. Servir imediatamente. O farelo de aveia é fantástico para dar volume e fluidez fecal, além de ajudar na eliminação de gorduras nocivas como o colesterol e o triglicérides.

Laranja e couve: bater no liquidificador 1 lim√£o (polpa e casca) com o suco de 3 laranjas, 2 folhas grandes de couve, 2-3 rodelas de gengibre e 1 colher de ch√° de sementes de linha√ßa. Servir imediatamente. A semente de linha√ßa √© um alimento fant√°stico que, junto com o lim√£o, ajuda na preven√ß√£o e cura de muitas dificuldades de sa√ļde.

Este texto faz parte do livro O poder de cura do lim√£o ‚Äď Um guia de medicina caseira - Concei√ß√£o Trucom - Editora Ala√ļde. Neste livro voc√™ vai encontrar muitas receitas (uso interno e externo) com o lim√£o para prevenir e tratar a sa√ļde e a beleza.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.

Leia Também:


  O poder de cura do Lim√£o - Parte 1

  O poder de cura do Lim√£o - Parte 2

  O poder de cura do Lim√£o - Parte 3

  O poder de cura do Lim√£o - Parte 5

  O Poder de cura do Lim√£o - Parte 6


 
 
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email: mctrucom@docelimao.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Corpo e Mente

O Mantra da Autoestima!
A interligação de tudo
Dor silenciada
Psicoterapia para quem ouve vozes e seus familiares
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 49 ‚Äď KO - REVOLU√á√ÉO
Uma grande agita√ß√£o traz como resultados mudan√ßas radicais. √Č preciso mudar, mas aja sem ego√≠smo e n√£o prejudique os outros.


energia
Runas: Ehwas
Discernimento, movimentar assuntos complicados.


5
Numerologia: Mudanças
A energia √© nervosa e irrequieta Dia de muita excita√ß√£o e impaci√™ncia. A mudan√ßa e a aventura estar√£o em pauta. Momento para sair de situa√ß√Ķes estagnadas e de investigar novas oportunidades. Seja flex√≠vel a adapt√°vel.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Vênus nos Signos
2. A vida que eu queria
3. A s√≠ndrome do `pavio curto¬ī
4. O Signo Ascendente
5. Sequestradores de Alma s√£o: Abusadores emocionais, Psicopatas ou Narcisistas Perversos?
6. 6 medidas pra acordar a sua Diva!
7. A Oração do Perdão
8. Voc√™ reconhece o abuso que sofreu na inf√Ęncia e o impacto na vida adulta?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade