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Os símbolos e arquétipos de Jung


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Para que possamos falar de símbolos e arquétipos, é necessário explicar o conceito de inconsciente coletivo. De maneira simples, inconsciente coletivo é a parte do inconsciente individual que resulta da experiência ancestral da espécie, ou seja, ele contêm material psíquico que não provêm da experiência pessoal.
Jung compara o inconsciente coletivo ao ar, que é o mesmo em todo o lugar, é respirado por todos e não pertence a ninguém.

O conte√ļdo ps√≠quico do inconsciente coletivo s√£o os arqu√©tipos. Que s√£o uma forma de pensamento universal com carga afetiva, que √© herdada. Os arqu√©tipos s√£o como diferentes “formas de bolo”, que d√£o caracter√≠sticas ao bolo. Eles d√£o origem as fantasias individuais e tamb√©m √†s mitologias de todas as √©pocas. Por exemplo, todo mundo quer encontrar seu “par perfeito” ou alma g√™mea, pode-se dizer que isto se resulta de um arqu√©tipo, da figura de Ad√£o e Eva, ou de outra, pois em todas as religi√Ķes existe uma hist√≥ria que ilustra a uni√£o entre “as polaridades”.

Este conceito se propaga e por mais que qualquer pessoa negue, sempre existe um desejo ainda que inconsciente de se encontrar algu√©m muito especial que corresponda ao que esperamos. Esta √© uma fantasia individual resultante de um mito. Jung nos diz que o conceito de arqu√©tipo √© muito mal compreendido, pois este n√£o expressa uma imagem ou conte√ļdo definido, mas sim uma varia√ß√£o de detalhes e um motivo, mas nunca perdendo a configura√ß√£o original.

Seguindo o mesmo exemplo anterior das almas gêmeas, existe o desejo de encontrar alguém que seja o mais próximo possível da perfeição (talvez você esteja negando isto bem agora, mas lembre-se que isto é inconsciente!), mas o que é ser perfeito? Para cada pessoa existe um conceito. Entendeu agora?!

Todo arquétipo traz características positivas e negativas, por exemplo, você pode querer ser o príncipe da Branca de Neve, com o cavalo branco e tudo, mas também existe uma imagem e um medo de que este vire um sapo, ou que o romance acabe como o de Romeu e Julieta.

Estes arquétipos e muitos outros presentes em nós, como a figura materna, a figura do irmão ou da irmã, entre outros, não podem ser destruídos e permaneceram em nós por toda a nossa existência, mas necessitam ser constantemente trabalhados. As principais estruturas formadoras de nossa personalidade são arquétipos.

Bom, agora vamos falar um pouco sobre os s√≠mbolos, estes n√£o podem ser comparados aos arqu√©tipos, j√° que os arqu√©tipos n√£o tem um conte√ļdo definido. Nosso inconsciente se expressa basicamente pelos s√≠mbolos.

Os símbolos podem ser individuais ou coletivos. Jung se interessou mais pelos coletivos ou universais como: a estrela de Davi, a Cruz entre outros, em sua grande maioria religiosos. Um dos mais famosos símbolos é o Martelo de Thor, adotado por Hitler como Suástica. O Martelo de Thor (Deus do Trovão), é do tempo dos Víkings e simboliza a proteção divina contra o perigo. Mas como foi mal usado por Hitler, hoje vemos esse símbolo com medo e desaprovação. Para conseguir desprogramar esse estado, não basta saber a verdade, mas sim repeti-la várias e várias vezes até se reprogramar a mente.

Os s√≠mbolos podem ser nomes, imagens familiares entre outros, eles possuem um significado obvio, mas tamb√©m trazem conota√ß√Ķes espec√≠ficas. A imagem, o nome ou outra coisa, s√≥ pode ser considerada s√≠mbolo quando evoca algo mais que seu simples significado.
Por exemplo, o nome de Jesus, não é apenas um nome, tornou-se símbolo, porque traz consigo muitas outras coisas, mesmo para quem não é um cristão. O nome Jesus traz um aspecto inconsciente, que não pode ser definido ou explicado plenamente. Assim são os símbolos.

O s√≠mbolo √© algo din√Ęmico e vivo, que vai al√©m do consciente. Eles podem ser encontrados nos sonhos com uma representa√ß√£o individual ou coletiva. Por isso, quando aparecerem s√≠mbolos em seus sonhos, procure saber o que eles representam para voc√™, fazendo uma ponte para com a sua situa√ß√£o de vida. Jung dizia que como uma planta produz flores, assim tamb√©m a psique cria os s√≠mbolos.

Toda essa hist√≥ria de s√≠mbolos, arqu√©tipos e inconsciente coletivo, nos deixa v√°rias portas abertas √† diferentes interpreta√ß√Ķes. Um m√©dico poderia dizer que tudo isto √© transmitido geneticamente, um soci√≥logo, poderia dizer que √© pelo meio-ambiente e a cultura que imp√Ķe esses conceitos desde cedo, ou ainda um espiritualista pode compreender isto como uma refer√™ncia √† imortalidade do espirito e √† bagagem da alma em suas muitas viagens pelo planeta.
Escolha sua!

Rodrigo De Souza


 
 
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