O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

A Cromoterapia como tratamento  

A Cromoterapia como tratamento


:: Teresa Kam Teng ::

Ao trabalhar com as cores para fins terapêuticos, o cromoterapeuta deve, antes de tudo, estar em equilíbrio físico, mental e espiritual.
O cromoterapeuta deve analisar detalhes, buscando associar os sintomas às causas emocionais.
Na cromoterapia a cura se dá quando conseguimos ao mesmo tempo: restabelecer o equilíbrio bioenergético do corpo e eliminar a forma pensamento negativa causadora da doença.
Muitas das doenças que afetam o homem tem sua origem na aura, ou seja, as doenças se estabelecem primeiramente à nível emocional/mental que mais tarde podem somatizam-se causando a doença no corpo físico.
A cromoterapia não trata apenas os sintomas, ela dirige-se à causa do desequilíbrio energético, ou seja, ela atinge o campo energético dos órgão e sistemas.
Atenção: O uso das cores não dispensa o tratamento médico.

APLICAÇÃO DAS CORES

Vermelho
Corresponde à nota musical dó e ao Chacra Básico.
O vermelho estimula a circula√ß√£o do sangue e os nervos, permite a libera√ß√£o de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. √Č altamente revigorante, energ√©tico e excitante.
O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço.
Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão.
O vermelho √© contra-indicado para temperamentos sang√ľ√≠neos e col√©ricos, febre alta e hipertens√£o.
Alimentos vermelhos: frutas e legumes de casca vermelha e alimentos que contenham ferro.: beterraba, rabanete, carne, cerejas, ameixa vermelha, groselhas, morango, agri√£o, etc..

Laranja
Corresponde à nota musical ré e ao Chacra Esplênico.
O laranja estimula o sistema respirat√≥rio e a fixa√ß√£o de c√°lcio. Aumenta o t√īnus sexual e proporciona o otimismo. Possui a√ß√£o antiespam√≥dica, alivia c√£ibras e dores devidas √† tens√£o e ao stress.
Do ponto de vista psicol√≥gico, o laranja ajuda a remover repress√Ķes e inibi√ß√Ķes. Amplia a mente e a torna receptiva para novas id√©ias.
Indicado nos casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé , joelhos, punhos) e problemas respiratórios.
O laranja √© contra-indicado para pessoas com ins√īnia.
Alimento laranjas: vegetais e frutas de casca alaranjadas como: laranja, mexerica, melão, manga, abóbora, cenoura, pêssegos, etc..

Amarelo
Corresponde à nota musical mi e ao Chacra Plexo Solar .
O amarelo atua nos sistemas nervoso central e aut√īnomo simp√°tico, vitaliza os neur√īnios cerebrais, favorecendo o racioc√≠nio e a mem√≥ria. Combate a pregui√ßa funcional dos √≥rg√£os internos, estimula o f√≠gado e os intestinos. Vitaliza o cora√ß√£o e todo sistema circulat√≥rio. Favorece a defesa imunol√≥gica do organismo.
Do ponto de vista psicológico o amarelo estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo.
Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes.
O amarelo √© contra-indicado para ins√īnia, excita√ß√£o mental, nervosismo, diarr√©ia, gastrite e alcoolismo.
Alimentos amarelos: vegetais e frutas de casca amarela como: lim√£o, banana, abacaxi, milho, batata doce, mel√£o, etc..

Verde
Corresponde à nota musical fá e ao Chacra Cardíaco.
O verde √© a cor da natureza, do equil√≠brio, da paz e da harmonia. Age no cora√ß√£o e na press√£o sang√ľ√≠nea. O verde acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo.
Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova.
Indicado para baixar a press√£o alta, baixar a febre, ins√īnia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crian√ßas, vitalizar os √≥rg√£os do sistema digestivo, vitalizar √≥rg√£os do sistema urin√°rio, estimular o p√Ęncreas e nos tratamentos de c√Ęncer.
O verde não possui contra-indicação, mas devemos usar o verde com prudência e não exagerar.
Alimentos verdes, todas as verduras verdes e frutas e legumes de casca verde.

Azul
Corresponde à nota musical sol e ao Chacra Laríngeo.
O azul √© uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades anti-s√©pticas, √© refrescante e adstringente. Vitaliza as gl√Ęndulas tire√≥ide e paratire√≥ides, al√©m dos √≥rg√£os da garganta e do sistema respirat√≥rio.
Do ponto de vista psicológico, o azul pode trazer relaxamento, paz e quietude.
Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflama√ß√Ķes, dores de cabe√ßa, insola√ß√£o, disfun√ß√Ķes da hip√≥fise e da tire√≥ide, ins√īnia, queimaduras e nervosismo.
O azul é contra-indicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.
Alimentos azuis: frutas e vegetais azuis como: uvas, ameixas preta, uva passa, amora, aspargo, batata.

√ćndigo/Anil
Corresponde à nota musical lá e ao Chacra Frontal.
O √≠ndigo assim como o azul possui propriedade calmante e relaxante. √Č uma cor anest√©sica, antiinflamat√≥ria, anti-hemorr√°gica e cicatrizante. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente. Diminui a press√£o sangu√≠nea e os batimentos card√≠acos.
Do ponto de vista psicológico, clareia, limpa as correntes psíquicas do corpo e estimula a intuição.
Indicado para o tratamento de todas as dores, afec√ß√Ķes dos olhos, ouvidos e nariz, ins√īnia, dor de dente, eczema e acne.
O √≠ndigo n√£o apresenta contra-indica√ß√Ķes.
Alimentos índigos: os mesmos utilizados nos alimentos azuis e violetas.

Violeta
Corresponde à nota musical si e ao Chacra Coronário.
A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal. Atua de modo mais tranq√ľilizante no sistema nervoso simp√°tico, exerce efeito calmante no cora√ß√£o e purifica o sangue, estimula o metabolismo do c√°lcio e atua na forma√ß√£o hormonal. √Č antiinflamat√≥rio, desinfeccionante, antiestressante .√Č a cor da transmuta√ß√£o de energias.
Do ponto de vista psicológico , o violeta possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.
Indicado para exerc√≠cios de concentra√ß√£o e medita√ß√£o, no tratamento de todas as mol√©stias mentais e nervosas, tumores, c√Ęncer, raquitismo, perturba√ß√Ķes no ba√ßo, raquitismo, problemas na bexiga.
O violeta n√£o apresenta contra-indica√ß√Ķes.
Alimentos de cor violeta: berinjela, uva roxa, amora preta, beterraba, repolho roxo, brócolis, etc..

Rosa
Cor que vibra o amor, e o desejo de prazer. Enaltece a beleza feminina. Energiza o sistema nervoso, √© tonificante e purificador sang√ľ√≠neo.
Indicado para desintoxicar o centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores.
O rosa n√£o apresenta contra-indica√ß√Ķes.

Branco
√Č a uni√£o de todas as cores, combina√ß√£o perfeita das freq√ľ√™ncias coloridas.
Indicado para energizar todo o corpo. N√£o apresenta contra-indica√ß√Ķes.

Formas de tratamento

√Āgua Solarizada
Para fazer a água solarizada você pode usar garrafas ou copos coloridos, pintados com tinta vitral ou revestidos com papel celofane . Use sempre água filtrada ou da fonte, não encher até a borda. Coloque a garrafa ou o copo no sol (entre 8:00h e 11:00h) para que a água possa ser energizada. O tempo necessário para energizar a água dependerá da intensidade do sol. (quando o dia está nublado eu deixo a manhã inteira, quando o dia está bom eu deixo por 2 horas). Você pode usar esta técnica com óleo de amêndoas; apenas em tratamentos de uso externo. Ideal é fazer a água solarizada todos os dias, pois algumas cores deterioram-se em pouco tempo. Por exemplo as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) deterioram-se em 2 dias; as cores frias, podem durar até uma semana se guardadas na geladeira.

L√Ęmpadas coloridas
Para usar a luz de l√Ęmpada coloridas voc√™ pode adaptar spots (fixo) ou bast√£o com bocal com l√Ęmpadas de 25 Watts com a cor necess√°ria para o tratamento.
No caso do spot fixo, as l√Ęmpadas devem ser direcionadas para a regi√£o afetada no paciente, que pode estar deitado ou sentado.
No caso do bast√£o, voc√™ pode aplicar em movimentos circulares, no sentido hor√°rio, numa dist√Ęncia de 5 a 10cm da pele.
O tempo de exposição de cada cor varia de 3 a 10 minutos.

Janelas coloridas
Nas janelas, onde os raios de sol penetram (de preferência no período da manhã), você pode colocar papel celofane, na cor necessitada . Sente-se sob a projeção da luz. Tempo de exposição aproximadamente 5 a 10 minutos.

Cromoterapia como complemento no tratamento de algumas doenças

Podemos destacar os Egípcios, os Gregos, os Chineses e Indianos. Veja abaixo alguns dos casos onde a Cromoterapia pode ajudar:

Anemia: respiração, ingestão de água e alimentos da cor vermelha. Aplicação de luz vermelha na sola de cada pé por 5 minutos, prosseguindo pelo mesmo período pela barriga da perna, joelhos, coxas e base da coluna. Encerrar a aplicação, com a irradiação da cor verde ou azul, por alguns minutos.

Ansiedade: Banhos de luz, azul e verde no corpo todo e ingest√£o de √°gua solarizada.

Asma: Respirar e ingerir √°gua na cor laranja e ter uma atitude mental positiva e otimista. Aplicar a cor laranja no peito e na garganta, por 10 minutos. Quando apresentar melhoras, usar a luz azul na garganta por 15 minutos.

Azia: banhos de luz amarelo e verde, localizados.

Bronquite: Respirar a cor laranja e tomar suco de lim√£o e laranja. Aplicar a luz laranja no est√īmago e abdome, por 10 a 15 minutos ou mais de acordo com as necessidades do paciente.

Cansaço: banhos de luz azul e verde no corpo todo.

Catarata: Respirar o raio índigo. Banhar os olhos com água solarizada índigo. Coloca panos embebidos na água solarizada índigo na fronte. Num segundo estágio, aplicar a cor índigo nos olhos e na fronte por 30 minutos.

Coceira: banhos de luz azul e verde ou compressas com √°gua solarizada

Conjuntivite: banhos de luz azul e violeta ou compressas com √°gua solarizada.

Constipa√ß√£o: Respirar e tomar pequenas quantidades de √°gua solarizada amarela. Aplicar luz amarela no est√īmago e abdome, durante 20 minutos, √† noite e pela manh√£.

Cortes: Aplicar água solarizada ou banhos de luz índigo para estancar a hemorragia.

Dispepsia: Respiração e ingestão de água com raios amarelos. Aplicar no plexo solar, durante 30 minutos a cor amarela, 2 vezes ao dia.

Dor de cabeça: banho de luz azul, localizado e ingestão de água solarizada, quantas vezes for necessário.

Dor de Garganta: aplicar luz azul na garganta durante 15 minutos, Fazer gargarejos com √°gua solarizada azul a cada 2 horas.

Espinhas no rosto: banhos de luz localizados azul e verde e banhos com √°gua solarizada azul.

Falta de apetite: banhos de luz laranja, visualizar a cor laranja.

Febres: Aplicar a luz azul no centro da inflamação e ingestão de água solarizada azul.

Flatul√™ncia: Tomar, pequenas quantidades de √°gua solarizada amarela entre as refei√ß√Ķes.

Friagem: banhos de luz vermelha no corpo todo.

Inflamação nos ouvidos: Aplicar luz índigo e ingerir água solarizada índigo, 2 vezes por dia.

Ins√īnia: Aplique a luz azul e √≠ndigo.

Irritabilidade: Banhos de luz, verde e azul, no corpo todo e √°gua solarizada (3 copos por dia).

Queimaduras: Aplicar luz azul para aliviar a dor.

Rouquid√£o: Tomar √°gua solarizada azul em pequenos goles. Aplicar luz azul na garganta a cada meia hora. Respirar o raio azul no amanhecer.


Obs: a Cromoterapia não dispensa o tratamento médico


 
 
Teresa Kam Teng é arquiteta,
consultora de Feng Shui e Radiestesia.
Também aplica Reiki, Florais e Cromoterapia.

Email: kamteng@ig.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Espiritualidade

Ame sua vida
Por que continuo doente se rezo com fé?
O Tempo do fogo...
Suicídio, surpresas!
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 16- YU ‚Äď ENTUSIASMO
Momento de entusiasmo que deve ser bem utilizado. √ďtimas perspectivas para quem se comportar de modo adequado.


energia
Runas: Wunjo
Seja alegre, exteriorize seu bom astral e sensibilidade.


3
Numerologia: Entusiasmo
Dia em que dificuldades serão superadas. A sorte poderá estar ao seu lado, mas lembre-se, ela é apenas a manifestação exterior da sua atitude positiva.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Vênus nos Signos
2. A vida que eu queria
3. A s√≠ndrome do `pavio curto¬ī
4. O Signo Ascendente
5. Sequestradores de Alma s√£o: Abusadores emocionais, Psicopatas ou Narcisistas Perversos?
6. 6 medidas pra acordar a sua Diva!
7. A Oração do Perdão
8. Voc√™ reconhece o abuso que sofreu na inf√Ęncia e o impacto na vida adulta?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade