O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

Meu namorado √© bipolar. E agora?  

Meu namorado é bipolar. E agora?


:: Silvia Malamud ::

Rog√©rio sempre foi um rapaz din√Ęmico, um multitarefas que faz mil e uma coisas ao mesmo tempo. Muito energ√©tico, sempre com milh√Ķes de ideias e ideais lhe vindo √† mente, prontos a serem concretizados. Na √©poca de sua crise, por√©m, n√£o estava apto a concluir nada que dava in√≠cio, pois tanto seus focos de a√ß√£o como de pensamento, a cada momento freneticamente mudavam.

Certo dia, est√°vamos passeando de carro quando, repentinamente, ele parou na frente de um garoto de rua e sensibilizado com seu estado prec√°rio de sobreviv√™ncia, ofereceu-lhe todo o dinheiro que havia em sua carteira. Apiedou-se de tal modo pela situa√ß√£o do menino que chegou a ponto de convencer o menor a lev√°-lo onde dormia para que pudesse ajudar a outros tamb√©m. Muito a contragosto e embora tivesse suplicado para que n√£o f√īssemos at√© o local, Rog√©rio colocou o garoto no carro e fomos at√© as redondezas, mais precisamente em baixo de um viaduto onde outros iguais encontravam-se largados, deitados em cobertores e jornais. Olhando a situa√ß√£o, Rog√©rio determinou que os levaria para sua casa na finalidade de aliment√°-los. Ap√≥s este epis√≥dio, situa√ß√Ķes de impulso como esta foram se agravando e ampliando at√© que Rog√©rio foi convencido por mim e pela fam√≠lia a buscar tratamento.

Saber do diagnóstico, a princípio, foi difícil, mas confortador para todos na medida em que começávamos a entender o que acontecia e como. Compreender que havia solução, posto que Rogério teria estabilização mediante a tratamento, certamente foi o melhor. Rogério havia adoecido e precisava ser cuidado.

Gostamos um do outro, logo de in√≠cio, quando nos conhecemos e, em pouco tempo, apaixonados engatamos no namoro. Rog√©rio sempre se mostrou bastante amoroso e trabalhador. √Č certo que nesse tempo de namoro o percebia em determinadas circunst√Ęncias em meio a empreendedorismos desproporcionais; no entanto, nada que atentasse contra a pessoa dele.

Rog√©rio aderiu ao tratamento tanto psiqui√°trico como psicoterap√™utico, logo ap√≥s este epis√≥dio de mania, que √© como se costuma chamar a atitude de um bipolar quando entra em estado de alegria e excita√ß√£o muito acima do vi√°vel. √Č certo que o tratamento, somado ao acolhimento familiar, foram fundamentais para sua estabiliza√ß√£o ocorrer. Como resultado, hoje, Rog√©rio pode abrir espa√ßo para dinamizar tudo o que ele tem de bom e que n√£o √© pouco.

Estamos namorando h√° quatro anos e em 6 meses iremos casar. Rog√©rio e eu, a fam√≠lia dele e a minha, somos conscientes de que, sem tratamento, seu humor pode ficar severamente comprometido e, em conseq√ľ√™ncia, a sua qualidade de vida decai drasticamente. Sabemos tamb√©m que √© possuidor de intelig√™ncia e amor fant√°sticos. Eu, particularmente, adoro como ele √© intenso em absolutamente tudo e n√£o abro m√£o desta rela√ß√£o, deste v√≠nculo, deste amor, por nada neste mundo.
Este foi o relato de Rosangela, paciente que me permitiu descrever parte de seu processo, pedindo apenas para mudar alguns detalhes de sua história a fim de que sua privacidade fosse preservada.

Neste caso especifico, o estado depressivo veio, mas durou pouco graças ao auxilio d medicação e do processo terapêutico em andamento.
Fiz quest√£o de divulgar esta vertente na inten√ß√£o de que cada vez mais pessoas possam compreender e humanizarem-se em rela√ß√£o a alguns dist√ļrbios que causam altera√ß√Ķes emocionais. Estes podem e devem ser tratados com terapia psicol√≥gica competente juntamente com auxilio medicamentoso tamb√©m de um profissional. Familiares n√£o poucas vezes tamb√©m podem necessitar de suporte terap√™utico.

Se alguém que você conheça estiver comprometido em algum espectro singular nomeado como doença mental, saiba que existe uma sensibilidade fora do comum nestas pessoas e que todas merecem carinho, respeito e atenção. Lembrando que somos compostos de um todo com uma multiplicidade de aspectos em nossas personalidades. No bipolar, por exemplo, este será apenas um dos aspectos de sua personalidade total.




 
 
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora do Livro: Projeto Secreto Universos
Visite seu Site
Email: malamud.silvia@gmail.com
 
 

Veja também mais artigos em Psicologia

O Mantra da Autoestima!
A interligação de tudo
Dor silenciada
Psicoterapia para quem ouve vozes e seus familiares
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 49 ‚Äď KO - REVOLU√á√ÉO
Uma grande agita√ß√£o traz como resultados mudan√ßas radicais. √Č preciso mudar, mas aja sem ego√≠smo e n√£o prejudique os outros.


energia
Runas: Ehwas
Discernimento, movimentar assuntos complicados.


5
Numerologia: Mudanças
A energia √© nervosa e irrequieta Dia de muita excita√ß√£o e impaci√™ncia. A mudan√ßa e a aventura estar√£o em pauta. Momento para sair de situa√ß√Ķes estagnadas e de investigar novas oportunidades. Seja flex√≠vel a adapt√°vel.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Vênus nos Signos
2. A vida que eu queria
3. A s√≠ndrome do `pavio curto¬ī
4. O Signo Ascendente
5. Sequestradores de Alma s√£o: Abusadores emocionais, Psicopatas ou Narcisistas Perversos?
6. 6 medidas pra acordar a sua Diva!
7. A Oração do Perdão
8. Voc√™ reconhece o abuso que sofreu na inf√Ęncia e o impacto na vida adulta?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade