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A peste emocional  

A peste emocional


:: Elisabeth Cavalcante ::

A maior contribuição que Wilhelm Reich, - um dos gênios que a existência enviou a este planeta - deu à humanidade, foi a forma brilhante com que ele definiu as raízes da insanidade humana, a qual chamou de a peste emocional.

Para Reich, ela √© o resultado da maneira como, ao longo da hist√≥ria, o ser humano foi se afastando cada vez mais de sua verdadeira natureza, livre, inocente, espont√Ęnea. E um dos motivos que mais contribuiu para isto foi a repress√£o da sexualidade, que passou a ser condenada e vista como algo pecaminoso.

As emo√ß√Ķes e impulsos naturais do corpo se reprimidos, acabam por se manifestar como viol√™ncia, ambi√ß√£o, busca de poder sobre o outro, enfim, pela mais diversas manifesta√ß√Ķes de inconsci√™ncia.

Em seu livro O Assassinato de Cristo, Reich faz um paralelo entre a perseguição a Jesus, - um ser que era a expressão plena do divino,- e o que acontece cotidianamente com todos os seres humanos, que têm a sua consciência crística reprimida desde muito cedo.

Fazer o caminho de volta e resgatar o divino em n√≥s, libertando-nos do jugo daqueles que ainda vivem sob o dom√≠nio da peste emocional, √© a √ļnica maneira de constru√≠mos uma nova humanidade e consolidarmos ainda mais as mudan√ßas que j√° se encontram em andamento no planeta.

Muitas pessoas que est√£o em um estado mental extremamente confuso come√ßam a ajudar outras e come√ßam a propor solu√ß√Ķes. Estas pessoas t√™m criado mais problemas do que os tem resolvido. Elas ainda n√£o resolveram sua pr√≥pria consci√™ncia interna e se acham prontas para se deparar com todo mundo e para resolver os problemas das outras pessoas.

Na verdade, desta maneira estão evitando a sua própria realidade; não querem enfrentá-la. Querem permanecer engajadas em algum outro lugar, com outras pessoas - isto lhes proporciona uma boa ocupação, uma boa distração.

Sim, há problemas, eu concordo. Há grandes problemas. O mundo é um inferno. Na vida encontramos a infelicidade, a pobreza, a violência, todos os tipos de loucuras - isso é verdade - mas, ainda assim, eu insisto que o problema está na alma do indivíduo.

O problema existe porque os indiv√≠duos est√£o vivendo um caos internamente. O caos total n√£o √© nada al√©m de um fen√īmeno combinado: todos n√≥s derramamos o nosso caos nele.

O mundo n√£o √© nada al√©m de um relacionamento; estamos conectados um com o outro. Se eu sou um neur√≥tico e voc√™ √© um neur√≥tico, ent√£o o relacionamento ser√° ainda mais neur√≥tico - a neurose ser√° multiplicada, n√£o apenas duplicada. E todo mundo √© neur√≥tico; por isso o mundo √© neur√≥tico. Adolf Hitler n√£o surgiu de repente - n√≥s o criamos. O Vietn√£ n√£o surgiu de repente - n√≥s o criamos. √Č o nosso pus que supura; √© o nosso caos que custa caro.

O início tem de estar com você: você é o problema do mundo. Portanto, não evite a realidade do seu mundo interior - essa é a primeira coisa.

Você é o problema, e a menos que você seja resolvido, qualquer coisa que faça irá tornar as coisas mais complicadas. Primeiro coloque sua casa em ordem - crie um cosmos lá.

Como você está, quando está interessado nos problemas da humanidade, está interessado nos sintomas. Você pode não concordar, porque não consegue enxergar a raiz, você só enxerga o sintoma. Um Buda está interessado - mas ele sabe onde está a raiz, e se esforça muito para mudar essa raiz.

A pobreza não é a raiz, a raiz é a ambição. A pobreza é o resultado. Você continua lutando contra a pobreza e nada vai acontecer. A raiz é a ambição; a ambição tem de ser extirpada.

A guerra não é o problema; o problema é a agressividade individual - a guerra é apenas a acumulação da agressividade individual. Você continua participando de passeatas de protesto, e a guerra não vai ser detida. Isso não faz nenhuma diferença - suas passeatas de protesto, tudo isso.

O problema não é a guerra. O problema é a agressão que está dentro dos indivíduos. As pessoas não estão em paz consigo mesmas, por isso a guerra tem de existir. do contrário, essas pessoas vão enlouquecer.

A cada década, uma grande guerra é necessária para descarregar a humanidade de suas neuroses. O problema não é a guerra; o problema é a neurose individual.

Aqueles que se tornaram iluminados buscam as causas profundas das coisas. Buda, Cristo, Khrisna, eles examinaram as raízes e tentaram lhe dizer: Mude a raiz - é necessária uma transformação radical; as reformas comuns não vão funcionar.

Mas você pode não entender... você não pode ver a relação, não percebe como a meditação está relacionada com a guerra.

O meu entendimento √© o seguinte: se pelo menos um por cento da humanidade se tornar meditativo, as guerras v√£o desaparecer. E n√£o h√° outra maneira de p√īr fim √†s guerras. Esse tanto de energia meditativa tem de ser liberado.

Se um por cento da humanidade - isso significa uma entre cem pessoas - se tornar meditativa, as coisas terão de ser totalmente diferentes. A ambição será menor e, naturalmente, a pobreza será menor. A pobreza não está aí porque as coisas são escassas; a pobreza está aí porque as pessoas estão acumulando, porque as pessoas são ambiciosas.

Viver o momento, viver no presente, viver amorosamente, viver em amizade, cuidar... e o mundo ser√° totalmente diferente. O indiv√≠duo tem de mudar, porque o mundo n√£o √© nada al√©m de um fen√īmeno projetado da alma individual.

OSHO.




 
 
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
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Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com
 
 

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