Autoconhecimento Almas Gêmeas AutoAjuda Astrologia Bem-Estar Corpo e Mente Espiritualidade Oráculos Psicologia Vidas Passadas

Comportamento Ético e Moral  

Comportamento Ético e Moral


:: Graziella Marraccini ::

Você sabe o que isso significa? Recebi recentemente uma petição em favor de uma lei que visa suspender os maus-tratos contra os animais (eu assino todas as petições contra a destruição da natureza também!). Esse e-mail continha essa frase: "Ser ético não é apenas se abster de fazer o mal. É também agir para promover o bem". Ou seja, se comportar de maneira ética e moral não é somente uma questão filosófica. Certamente, a noção de ética é algo que foi mudando ao longo dos milênios e nossa sociedade atual tem uma noção bem diferente sobre como devemos nos comportar numa sociedade civilizada. A palavra 'ética' deriva do Grego ethos que significa modo de ser, caráter, comportamento. Na Grécia, a mesma palavra indicava também a filosofia que procurava estudar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Por essa razão, a ética não se resumia ao estudo da moral, mas a todo o campo do conhecimento que influenciava a sociedade. Atualmente, consideramos a ética como o estudo que busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, mas dificilmente observamos as pessoas agirem com ética no nosso dia-a-dia. Qual é a ética que rege nossa sociedade atual onde o ser humano não está mais comprometido com o bem-estar comum? Qual é a ética que rege esse mundo materialista onde vale a lei do mais forte e onde o dinheiro promete impunidade para qualquer crime? Que ser humano é esse que mata e tortura com crueldade outro ser vivo, animal ou humano que seja, e não sente um pingo de remorso?

Sinceramente, eu acredito que nossa sociedade precisa mudar, e mudar depressa, antes que seja tarde. Se continuarmos a viver sob o domínio da ganância e da ambição, não conseguiremos a necessária evolução espiritual para liberar o nosso planeta de um carma de destruição total. A Era de Aquário, como já expliquei em artigos anteriores, nos pede um 'compromisso social' urgente! Nós podemos mudar a sociedade em que vivemos se nos comprometermos a fazer o bem. Estamos atualmente no 'ponto de mutação' (como dizia Fritjof Capra), no ponto em que não é mais possível recuar e não é mais possível se esconder debaixo da hipocrisia social! Não dá mais! Precisamos nos comprometer com o meio social onde vivemos e agir em favor do bem. Cada ação nossa precisa desse comprometimento ético. A Grande Cruz que está delineada no céu e que culminará com o eclipse solar total do próximo dia 11 de julho (vejam o artigo sobre os Eclipses no meu site), certamente marcará com uma baliza esse 'ponto de mutação'.
O céu nos envia um recado através do atual alinhamento planetário: de um lado Júpiter (justiça) alinhado com Urano (grupos sociais), do outro Saturno (responsabilidade) em oposição e entre os dois o planeta Plutão (sexo, poder e morte) indicando o 'ponto de mutação'. Cada um desses planetas está demonstrando sua força segundo sua própria natureza. Já comentei seus efeitos exaustivamente nas semanas anteriores. No entanto, preciso insistir para que não esqueçamos nosso comprometimento com o renascimento para que surja uma nova sociedade, melhor, mais justa e mais ética. Essa configuração astrológica se relaciona também com os recentes escândalos sexuais, (ex: pais que se relacionavam sexualmente com as filhas e com elas tinham filhos, ou os casos de pedofilia na Igreja Católica, ou ainda os assassinatos recentes de jovens 'amantes incômodas'). O reconhecimento público dos fatos, a descoberta da verdade encoberta, pode ser relacionada com a ação de Júpiter (justiça e moral) e de Urano (descobrimento). O povo clama por justiça, se enfurece contra os presuntos culpados, mas será que esse mesmo povo já fez um exame de consciência? Além da indignação, que é louvável, não seria necessária uma ação social? Eu me pergunto se temos o direito de julgar alguém que até ontem idolatrávamos somente por ser uma pessoa de sucesso? Vejam que o caso do jogador de futebol Bruno é típico desse comportamento amoral de nossa sociedade: algo incomoda e, portanto, precisa ser eliminado para que não atrapalhe a ambição pessoal! Não importa se esse 'algo' for uma pessoa, um bicho ou outra coisa: o fim justifica os meios. Qualquer ato é válido, contanto que sirva para alcançar a fama, o dinheiro, o sucesso! E nossa sociedade aceita com conivência esse comportamento porque não existe mais aquilo que é considerado ético. A única preocupação de Bruno parece ser com a próxima Copa do Mundo e não com o ser humano barbaramente assassinado ou com a criatura que acabou de nascer! Como não se indignar? Esse 'monstro' é fruto de nossa sociedade doente, dominada pelo dinheiro, pela vaidade, pelo culto pessoal. Não existe ética, nem moral nesse tipo de comportamento.

Por essa razão, peço que essa semana cada um de nós faça um exame de consciência e se pergunte:
"O que eu estou fazendo para melhorar a sociedade onde vivo?".
"Eu só reclamo e me lamento, mas não faço nada para me sentir solidário com meu semelhante?"...
"Eu continuo a achar que o bem público não é de minha responsabilidade?".
"Já me envolvi em alguma ação social?"...

Convido a todos para que pensem sobre esses assuntos e aproveitem essa configuração astral, essa energia cósmica que está nos estimulando no sentido de assumir um compromisso social e, principalmente, um comportamento ético e moral. Façamos isso por nossas crianças, essas crianças que herdarão de nós esse planeta. Para subir na escada da Árvore da Vida precisamos sair da parte inferior que se relaciona com o bem-estar pessoal para nos envolver com o bem-estar da sociedade. O triângulo central da Cabala envolve três esferas de conhecimento: o Sol, nosso Eu Interior, Marte, o poder da ação, e Júpiter, a justiça e generosidade. Com o desenvolvimento dessas três qualidades, poderemos nos comprometer com a justiça, agir com generosidade e discernimento e ascender na escada da evolução espiritual. Leiam mais artigos sobre a Cabala no meu site pessoal.

Nos dias 30, 31 de julho de 1º de agosto estarei participando do encontro anual de astrologia da Escola Gaia de São Paulo com uma palestra sobre Astromedicina. Os interessados poderão inscrever-se no site: www.gaia-astrologica.com.br

Despeço-me desejando a todos uma semana cheia de Amor e Paz! Sejam solidários!

São Paulo, 08 de julho de 2010




 
 
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology.
Clique aqui e faça seu mapa astral on-line.
Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial.
Para atendimentos e consultas, visite o site pessoal da autora.
Email: info@astrosirius.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Astrologia

Bacana, sacana ou banana: que tipo você é no amor?
A espiritualidade dos cães
Qual é o rumo da minha vida?
Por que eu sou assim?
 
 

Deixe sua opinião sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
 
 

Energias para Hoje
ernegia
I-Ching:
54 - KUEI MEI – A JOVEM QUE SE CASA
Evite qualquer decisão ditada pela paixão.


ernegia
Runas: Tiwaz
Remoção de obstáculos, vitória através de lutas.


24
Numerologia: Equilíbrio
Procure estabelecer um ritmo harmônico em sua vida, evite precipitações e correrias e arrume tempo para dedicar-se aos que ama dialogue, faça trocas pratique a compreensão.


Louise Hay fala sobre problemas com Sangue
Representa alegria fluindo livremente pelo corpo. Clique e veja mais!






 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda

Autoconhecimento

Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritualidade
Oráculos
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E SERVIÇOS
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos publicados
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
RSS
Tablet
Widgets
Celular 3G
Mapa do Site
Edições anteriores
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Copyright 2000-2014 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS