O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

Comportamento √Čtico e Moral  

Comportamento √Čtico e Moral


:: Graziella Marraccini ::

Voc√™ sabe o que isso significa? Recebi recentemente uma peti√ß√£o em favor de uma lei que visa suspender os maus-tratos contra os animais (eu assino todas as peti√ß√Ķes contra a destrui√ß√£o da natureza tamb√©m!). Esse e-mail continha essa frase: Ser √©tico n√£o √© apenas se abster de fazer o mal. √Č tamb√©m agir para promover o bem. Ou seja, se comportar de maneira √©tica e moral n√£o √© somente uma quest√£o filos√≥fica. Certamente, a no√ß√£o de √©tica √© algo que foi mudando ao longo dos mil√™nios e nossa sociedade atual tem uma no√ß√£o bem diferente sobre como devemos nos comportar numa sociedade civilizada. A palavra '√©tica' deriva do Grego ethos que significa modo de ser, car√°ter, comportamento. Na Gr√©cia, a mesma palavra indicava tamb√©m a filosofia que procurava estudar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Por essa raz√£o, a √©tica n√£o se resumia ao estudo da moral, mas a todo o campo do conhecimento que influenciava a sociedade. Atualmente, consideramos a √©tica como o estudo que busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, mas dificilmente observamos as pessoas agirem com √©tica no nosso dia-a-dia. Qual √© a √©tica que rege nossa sociedade atual onde o ser humano n√£o est√° mais comprometido com o bem-estar comum? Qual √© a √©tica que rege esse mundo materialista onde vale a lei do mais forte e onde o dinheiro promete impunidade para qualquer crime? Que ser humano √© esse que mata e tortura com crueldade outro ser vivo, animal ou humano que seja, e n√£o sente um pingo de remorso?

Sinceramente, eu acredito que nossa sociedade precisa mudar, e mudar depressa, antes que seja tarde. Se continuarmos a viver sob o dom√≠nio da gan√Ęncia e da ambi√ß√£o, n√£o conseguiremos a necess√°ria evolu√ß√£o espiritual para liberar o nosso planeta de um carma de destrui√ß√£o total. A Era de Aqu√°rio, como j√° expliquei em artigos anteriores, nos pede um 'compromisso social' urgente! N√≥s podemos mudar a sociedade em que vivemos se nos comprometermos a fazer o bem. Estamos atualmente no 'ponto de muta√ß√£o' (como dizia Fritjof Capra), no ponto em que n√£o √© mais poss√≠vel recuar e n√£o √© mais poss√≠vel se esconder debaixo da hipocrisia social! N√£o d√° mais! Precisamos nos comprometer com o meio social onde vivemos e agir em favor do bem. Cada a√ß√£o nossa precisa desse comprometimento √©tico. A Grande Cruz que est√° delineada no c√©u e que culminar√° com o eclipse solar total do pr√≥ximo dia 11 de julho (vejam o artigo sobre os Eclipses no meu site), certamente marcar√° com uma baliza esse 'ponto de muta√ß√£o'.
O c√©u nos envia um recado atrav√©s do atual alinhamento planet√°rio: de um lado J√ļpiter (justi√ßa) alinhado com Urano (grupos sociais), do outro Saturno (responsabilidade) em oposi√ß√£o e entre os dois o planeta Plut√£o (sexo, poder e morte) indicando o 'ponto de muta√ß√£o'. Cada um desses planetas est√° demonstrando sua for√ßa segundo sua pr√≥pria natureza. J√° comentei seus efeitos exaustivamente nas semanas anteriores. No entanto, preciso insistir para que n√£o esque√ßamos nosso comprometimento com o renascimento para que surja uma nova sociedade, melhor, mais justa e mais √©tica. Essa configura√ß√£o astrol√≥gica se relaciona tamb√©m com os recentes esc√Ęndalos sexuais, (ex: pais que se relacionavam sexualmente com as filhas e com elas tinham filhos, ou os casos de pedofilia na Igreja Cat√≥lica, ou ainda os assassinatos recentes de jovens 'amantes inc√īmodas'). O reconhecimento p√ļblico dos fatos, a descoberta da verdade encoberta, pode ser relacionada com a a√ß√£o de J√ļpiter (justi√ßa e moral) e de Urano (descobrimento). O povo clama por justi√ßa, se enfurece contra os presuntos culpados, mas ser√° que esse mesmo povo j√° fez um exame de consci√™ncia? Al√©m da indigna√ß√£o, que √© louv√°vel, n√£o seria necess√°ria uma a√ß√£o social? Eu me pergunto se temos o direito de julgar algu√©m que at√© ontem idolatr√°vamos somente por ser uma pessoa de sucesso? Vejam que o caso do jogador de futebol Bruno √© t√≠pico desse comportamento amoral de nossa sociedade: algo incomoda e, portanto, precisa ser eliminado para que n√£o atrapalhe a ambi√ß√£o pessoal! N√£o importa se esse 'algo' for uma pessoa, um bicho ou outra coisa: o fim justifica os meios. Qualquer ato √© v√°lido, contanto que sirva para alcan√ßar a fama, o dinheiro, o sucesso! E nossa sociedade aceita com coniv√™ncia esse comportamento porque n√£o existe mais aquilo que √© considerado √©tico. A √ļnica preocupa√ß√£o de Bruno parece ser com a pr√≥xima Copa do Mundo e n√£o com o ser humano barbaramente assassinado ou com a criatura que acabou de nascer! Como n√£o se indignar? Esse 'monstro' √© fruto de nossa sociedade doente, dominada pelo dinheiro, pela vaidade, pelo culto pessoal. N√£o existe √©tica, nem moral nesse tipo de comportamento.

Por essa razão, peço que essa semana cada um de nós faça um exame de consciência e se pergunte:
O que eu estou fazendo para melhorar a sociedade onde vivo?.
Eu só reclamo e me lamento, mas não faço nada para me sentir solidário com meu semelhante?...
Eu continuo a achar que o bem p√ļblico n√£o √© de minha responsabilidade?.
Já me envolvi em alguma ação social?...

Convido a todos para que pensem sobre esses assuntos e aproveitem essa configura√ß√£o astral, essa energia c√≥smica que est√° nos estimulando no sentido de assumir um compromisso social e, principalmente, um comportamento √©tico e moral. Fa√ßamos isso por nossas crian√ßas, essas crian√ßas que herdar√£o de n√≥s esse planeta. Para subir na escada da √Ārvore da Vida precisamos sair da parte inferior que se relaciona com o bem-estar pessoal para nos envolver com o bem-estar da sociedade. O tri√Ęngulo central da Cabala envolve tr√™s esferas de conhecimento: o Sol, nosso Eu Interior, Marte, o poder da a√ß√£o, e J√ļpiter, a justi√ßa e generosidade. Com o desenvolvimento dessas tr√™s qualidades, poderemos nos comprometer com a justi√ßa, agir com generosidade e discernimento e ascender na escada da evolu√ß√£o espiritual. Leiam mais artigos sobre a Cabala no meu site pessoal.

Nos dias 30, 31 de julho de 1¬ļ de agosto estarei participando do encontro anual de astrologia da Escola Gaia de S√£o Paulo com uma palestra sobre Astromedicina. Os interessados poder√£o inscrever-se no site: www.gaia-astrologica.com.br

Despeço-me desejando a todos uma semana cheia de Amor e Paz! Sejam solidários!

S√£o Paulo, 08 de julho de 2010




 
 
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology.
Clique aqui e faça seu mapa astral on-line. Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial.
Participe do WORKSHOP DE ASTRO MEDICINA
Para atendimentos e consultas, visite o site pessoal da autora.
Email: info@astrosirius.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Astrologia

Ame sua vida
Sentimentos à flor da pele
O Tempo do fogo...
Saudade que fica de quem j√° se foi...
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 31 ‚Äď HSIEN ‚Äď A INFLU√äNCIA
Momento de harmonia em que todas as for√ßas do Universo participam do mesmo impulso de atra√ß√£o. √Č bom manter-se aberto e dispon√≠vel para dar e receber.


energia
Runas: Odim
Dia para meditar. Autotransformação e evolução.


29
Numerologia: Receptividade
O dia hoje é para acordos. Desculpe-se se for necessário, mantenha a mente voltada para a solução de pequenos desentendimentos. Pratique a conciliação.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Reprogramar a mente
2. A Oração do Perdão
3. Dezoito apontamentos de esclarecimento consciencial
4. As medidas da sua gostosura!
5. Quando o que liberta prende...
6. O que fazer quando as nossas Verdades Secretas nos incomodam?
7. Carta para um Pai
8. Pais e filhos: como solucionar os conflitos no relacionamento?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade