O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

Coloque paz em seu cora√ß√£o!  

Coloque paz em seu coração!


:: Rosemeire Zago ::

Final de Ano. Todo fim √© um convite √† reflex√£o. Pensamos sobre as conquistas, as decep√ß√Ķes, as alegrias, tristezas, realiza√ß√Ķes, enfim, fazemos uma an√°lise do que fizemos e, principalmente, do que n√£o fizemos. Somado ao Natal que por si s√≥ simboliza renascimento, ou seja, mudar e renascer para uma nova vida.

O convite √† reflex√£o √© positivo porque faz pensar, mas esse pensar muitas vezes traz recorda√ß√Ķes, lembran√ßas e saudades, principalmente, para aqueles que est√£o longe de quem amam ou por terem perdido algu√©m significativo. A vontade de rever, de abra√ßar, de conversar, de estar junto se faz presente e a saudade chega a doer. Nesse momento, devemos lembrar que o amor verdadeiro n√£o separa, n√£o morre, mas sobrep√Ķe-se a qualquer outro sentimento e para sempre permanece vivo.

Nesta √©poca, em geral, cada ser busca ocupar seu tempo com tudo e todos, menos consigo mesmo. Por ser uma √©poca que sugere a introspec√ß√£o, muitos se sobrecarregam com as compras, como forma de fugir, inconscientemente, do que sentem. S√£o os presentes, os enfeites, a decora√ß√£o, as comidas, bebidas, roupas, mas... e os sentimentos? Ficam de lado como se n√£o existissem? Por que olhar s√≥ para fora? Ser√° que olhar para fora e se ocupar com o externo protege e impede a tristeza? E quem disse que temos que estar feliz nessas ocasi√Ķes?
Por exemplo, a tradição da troca de presentes perdeu o sentido real. Esse é um ato que demonstra, ou deveria demonstrar, generosidade, amor, perdão e união. Hoje, muitas pessoas o fazem por obrigação e hipocrisia. Qual o valor que há nisso? Qual o valor que há em estar com pessoas só porque é Natal, mas que no decorrer do ano nem lembram de você?

As conven√ß√Ķes estabelecidas de como se deve passar o Natal tendem a diminuir, permitindo que cada um busque passar essa data de acordo com seus verdadeiros valores e aquilo que pede seu cora√ß√£o. Devemos e merecemos estar felizes, mas como reflexo do que estamos sentindo e n√£o por mera conven√ß√£o. N√£o h√° nada contra presentes, encontros ou ambientes alegres, mas √© preciso questionar o verdadeiro sentido, mergulhar mais na profundidade do interior dos pr√≥prios sentimentos, proporcionando assim verdadeiros encontros.

Por que nessa √©poca do ano todos ficam mais fragilizados e sens√≠veis e para a maioria √© uma √©poca de muita nostalgia? O Natal por si s√≥ nos remete √† inf√Ęncia, mesmo aqueles que n√£o tiveram uma inf√Ęncia feliz, esperavam ansiosos pelo velhinho de barbas brancas e roupa vermelha. Era uma √©poca em que se ganhava (ou n√£o) presente, havia (ou n√£o) festas, alegria, pessoas. Havia a magia do sonho. Todos se encontravam para festejar. Com o tempo, as pessoas v√£o se afastando, indo para outro plano, os caminhos v√£o se distanciando, os sonhos v√£o sendo esquecidos, assim, n√£o h√° mais com quem comemorar, nem o que festejar e aquela alegria sentida vai ficando distante da que um dia existiu.

N√£o devemos seguir padr√Ķes ou fazer festa porque √© Natal, devemos sim √© estar pr√≥ximos de quem amamos e, principalmente, de n√≥s mesmos. Devemos √© resgatar nossos sonhos, n√£o esperando mais pelo bom velhinho, mas acreditando que cada um de n√≥s √© capaz de vencer, de viver, de ser feliz pelo que se √© e n√£o pelo que se tem.
Neste Natal e final de ano, substitua a tristeza pela alegria, a saudade pelas boas lembranças, o comodismo pela mudança, os maus tratos pelo cuidado, a agressividade pelo carinho, as lágrimas pelo sorriso, a descrença pela fé e esperança, as brigas pela união, a culpa pelo perdão, o ódio pelo amor. E permita que esses sentimentos positivos perdurem em todos os dias do próximo ano, tornando 2014 um ano totalmente diferente e maravilhoso para você. Assim, não só coloque, mas sinta paz em seu coração!

Depois de ler este artigo, voc√™ pode fazer o seguinte exerc√≠cio para come√ßar a projetar coisas positivas para o pr√≥ximo ano. Feche os olhos e imagine-se no √ļltimo dia do ano. Fa√ßa uma retrospectiva do ano que termina como se ele j√° tivesse passado e agrade√ßa tudo de bom que voc√™ conquistou. Fa√ßa uma carta para registrar tudo que aconteceu em sua vida. Guarde com muito carinho e quando chegar esta data efetivamente leia e veja o que realmente conseguiu realizar e lembre-se sempre de agradecer.
Como diz um trecho da m√ļsica Can√ß√£o do Terceiro Mil√™nio interpretada por Leonardo:

Vamos todos fazer nosso sonho se realizar
Ninguém deve passar pela vida sem acontecer
O sol nasce pra todos, ninguém vai ficar sem brilhar
E é por essas e outras que a gente tem que
Agradecer...

Celebre o Natal e, acima de tudo, irradie a luz que existe dentro de você em cada dia do novo ano que vai chegar! E se eu pudesse lhe deixar um presente, deixaria uma semente que começasse a germinar dentro de você e aos poucos fosse contagiando a todos que estão à sua volta. Deixaria uma semente dos mais nobres dos sentimentos... Assim, deixo-lhe uma semente de amor!





 
 
Rosemeire Zago √© psic√≥loga cl√≠nica CRP 06/36.933-0, com abordagem junguiana e especializa√ß√£o em Psicossom√°tica. Estudiosa de Alice Miller e Jung, aprofundou-se no ensaio: `A Psicologia do Arqu√©tipo da Crian√ßa Interior¬ī - 1940.
A base de seu trabalho no atendimento individual de adultos é o resgate da autoestima e amor-próprio, com experiência no processo de reencontrar e cuidar da criança que foi vítima de abuso físico, psicológico e/ou sexual, e ainda hoje contamina a vida do adulto com suas dores.
Visite seu Site e minha Fan page no Facebook.
Email: r.zago@uol.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Corpo e Mente

Ame sua vida
Por que continuo doente se rezo com fé?
O Tempo do fogo...
Suicídio, surpresas!
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 01- CH¬īIEN - O CRIATIVO
O sucesso estará garantido se você souber agir criativamente e com senso de justiça.


energia
Runas: Talism√£ contra a negatividade
Desenhe na agenda para proteção durante o mês.


1
Numerologia: Novos in√≠cios e grandes decis√Ķes
Dia para tomar as rédeas da vida e determinar seu curso futuro, fixe metas e comece hoje mesmo a realizá-las. Promova suas idéias acredite em si e não aceite um não como resposta. São necessários força e autocontrole.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Vênus nos Signos
2. A vida que eu queria
3. A s√≠ndrome do `pavio curto¬ī
4. O Signo Ascendente
5. Sequestradores de Alma s√£o: Abusadores emocionais, Psicopatas ou Narcisistas Perversos?
6. 6 medidas pra acordar a sua Diva!
7. A Oração do Perdão
8. Voc√™ reconhece o abuso que sofreu na inf√Ęncia e o impacto na vida adulta?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade