O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

Lim√£o - um aliado do f√≠gado e da vis√£o  

Limão - um aliado do fígado e da visão


:: Conceição Trucom ::

O limão é considerado pela milenar medicina hindu Ayurvédica (a mais antiga do planeta), como o alimento mais fantástico da humanidade!

Curiosamente, o lim√£o √© a fruta que mais depende da fotoss√≠ntese para sua perfeita matura√ß√£o e fartura em suco. Portanto, o lim√£o √©, de todas as frutas e alimentos de origem vegetal, o maior reservat√≥rio de energia solar. Luz e Prana (energia c√≥smica) concentrados nesta fruta t√£o popular, acess√≠vel a todos, principalmente n√≥s brasileiros, que vivemos num pa√≠s tropical, ensolarado. E, para quem vive em pa√≠ses mais frios (carentes de sol), o lim√£o √© ‚Äúo reservat√≥rio‚ÄĚ de luz mais f√°cil de acessar.
No simples ato de ingerir o suco fresco de um lim√£o acontece algo como colocar um ‚Äúquantum‚ÄĚ de sol dentro de n√≥s, iluminando o nosso interno: cada c√©lula, cada sombra, cada impureza.

Assim sendo, o lim√£o tem motivos de sobra para ser o primeiro na lista dos alimentos que favorecem a vida: o bom-humor, o bom astral, a lucidez, a clareza, a verdade (ilumina tudo), a vitalidade, a fecundidade (de id√©ias, de vis√Ķes, de gesta√ß√£o ...) e a mem√≥ria.

Seu suco fresco, suas flores (que geram o óleo essencial da aromaterapia conhecido como néroli e o floral de limão), suas cores (o verde-limão é especialmente valorizado nos tratamentos via cromoterapia), suas fibras (pectina e celulose), suas vitaminas (C e as citrinas) e o óleo essencial contido na sua casca (d-limoneno) favorecem a:

- Vitalidade - quando ativa o sistema imunológico, age como um fixador de vitaminas e sais minerais e como um antibiótico natural;
- Juventude - quando atua como antioxidante e alcalinizante de todos os líquidos corporais;
- Desintoxica√ß√£o e limpeza de todos os √≥rg√£os e sistemas excretores - f√≠gado, rins, pulm√Ķes, intestinos e pele;
- Todos os sentidos (visão, olfato, tato, audição, paladar e demais sentidos) - quando harmoniza todos os órgãos, vísceras, sistemas e meridianos de energia.

Mas, quando falamos especificamente de visão, e procurando entender o corpo humano de uma forma holística, como é o caso da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), precisamos falar de fígado e vesícula.

E, quando falamos no f√≠gado, do ponto de vista energ√©tico, estamos falando do f√≠gado propriamente, mas tamb√©m da ves√≠cula biliar, dos olhos, dos ombros, dos joelhos, dos tend√Ķes, das unhas, dos seios, e todo o aparelho reprodutor feminino, desde ov√°rios, trompas, √ļtero at√© a vagina. Por esse motivo, na MTC se diz que o f√≠gado √© o √≥rg√£o mais importante para a mulher, assim como o rim √© o √≥rg√£o mais importante para o homem.

Quando o f√≠gado funciona mal, pode ter certeza que alguns dos aspectos da sa√ļde citados acima (1 ou mais) poder√° estar dando avisos, sinais de alerta. Mas, com certeza, a sua capacidade de enxergar a vida, a VIS√ÉO, estar√° dando sinais gritantes: vamos buscar ‚Äúenxergar‚ÄĚ atentamente o que est√° apontando dificuldade.

Procure sim um oftalmologista, para avaliar a melhor forma de tratar os sintomas. Porém a causa, muito provavelmente está no sistema hepático. Ou seja, usar (ou mudar) os óculos, fazer uma cirurgia, poderá solucionar (temporariamente) os sintomas, mas não a CAUSA.

Importante diferenciar o significado de VER do ENXERGAR. O ver √© superficial e raramente possibilita registro (arquivos, mem√≥rias) do que foi visualizado. O ENXERGAR √© uma percep√ß√£o em estado de alerta, de presen√ßa e possibilita o estado meditativo, o registro do aqui e agora. O ENXERGAR costuma ir al√©m do f√≠sico, capacitando percep√ß√Ķes do que est√° oculto, o que se conhece como ‚Äúintui√ß√£o, inspira√ß√£o ou sexto sentido‚ÄĚ.
E, sem ENXERGAR, sem estar percebendo a vida no mundo da realidade (estado de alerta ou meditativo), vai para o espa√ßo a intui√ß√£o (criatividade e inspira√ß√£o), a f√© (oposto da ansiedade, medo e p√Ęnico), o bom-humor e a alegria (qualidade e signific√Ęncia da vida), o equil√≠brio e a intelig√™ncia (capacidades de enxergar o outro e as solu√ß√Ķes).
E trata-se de um círculo fechado: enxergar ajuda na tonicidade do fígado e um fígado saudável nos ajuda a enxergar melhor.

Logicamente, para quem não tem a visão física, estamos falando da visão transcendental.
Encarar serenamente um desafio - enxerg√°-lo de frente -, sem ilus√Ķes (falsas expectativas, auto-enganos ou mentiras), sem esconder as prioridades e provid√™ncias debaixo do tapete; torna tudo mais f√°cil e diger√≠vel. Solucion√°vel.

Esse comportamento facilita a decomposição dos alimentos, inclusive os mais pesados como as gorduras e vitaminas oleosas. A digestão dos desafios da vida. A leveza e gostosura da superação. Os olhos que brilham (sem necessitar de palavras) e transbordam a felicidade. Felicidade não se conta ou explica, irradia-se através dos olhos, dos poros.
Atitudes negativas, de n√£o querer enxergar os desafios, de n√£o se preparar para enfrent√°-los, torna os desafios ainda maiores, dificultando todas as fun√ß√Ķes do f√≠gado, ves√≠cula e vis√£o. Tudo fica indigesto, mais dif√≠cil de enxergar.

Felizmente, o f√≠gado possui uma grande capacidade de regenera√ß√£o, qualidade intensificada em pessoas mais flex√≠veis √†s mudan√ßas e com facilidade de se refazerem a partir de situa√ß√Ķes dif√≠ceis.
E, nesta situa√ß√£o, o consumo di√°rio do lim√£o √© uma decis√£o s√°bia, pois ele ser√° um c√ļmplice, uma ferramenta para a pronta recupera√ß√£o deste sistema, reativando a harmonia metab√≥lica do organismo. O lim√£o, com seu sabor √°cido e poder laxante ir√° atuar como um desintoxicante espec√≠fico. Sua qualidade ‚Äúsolar‚ÄĚ ir√° tornar ‚Äúhil√°ria‚ÄĚ as atitudes de acumular iras, ilus√£o de culpar os outros, v√≠tima e apego ao n√£o ‚Äúenxergar‚ÄĚ.

Metafisicamente, os dist√ļrbios do f√≠gado s√£o provenientes do h√°bito de se queixar com amargura e rabugice apenas para se iludir (resistir √†s mudan√ßas, ao pr√≥prio poder) de pensamentos agoniados, plenos de raiva, medo e √≥dio de situa√ß√Ķes do passado. Revela um n√£o querer ENXERGAR ou enxergar-se. Simples, n√£o?
Já ouviu alguém falar: A raiva me cegou! Diante do medo me deu um branco! Era tanto ódio que não conseguia enxergar!
Vamos trocar? Vamos sair destas defesas?
As afirma√ß√Ķes adequadas para iniciar o processo de cura segundo a Louise L. Hay em seu livro Cure seu Corpo, s√£o:

Liberto o passado e avanço para o futuro. Ou seja, só tenho olhos para o futuro. Enxergo meu futuro de forma iluminada.

Adapto-me com doçura ao fluxo da vida. Faço as pazes com o meu passado.
Perceberam por que chamo o meu site de: Doce Lim√£o?
Os agentes f√≠sicos que causam dano ao f√≠gado e a vis√£o s√£o: √Ālcool, fumo, caf√©, ch√° (exceto o verde e os de ervas), cacau, excitantes, a√ß√ļcar branco, ado√ßantes artificiais, alimentos refinados, produtos qu√≠micos sint√©ticos, gordura animal, frituras e alimentos muito industrializados.


 
 
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email: mctrucom@docelimao.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Autoconhecimento

Organização e arrumação são qualidades virginianas: aproveite!
Sequestradores de Alma
Voc√™ reconhece o abuso que sofreu na inf√Ęncia?
Como vai a sua sensibilidade no amor?
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 48 ‚Äď CHING ‚Äď O PO√áO
O caminho do sucesso est√° em aumentar as reservas de humanidade e de esperan√ßa, para si mesmo e para os outros. √Č preciso ser ativo e ajudar o pr√≥ximo.


energia
Runas: Talism√£ da Prosperidade
Conquistas financeiras, remoção de obstáculos.


28
Numerologia: Ação
Dia propicio para tomar iniciativas e por seus planos em ação. As coisas iniciadas com a energia desse dia terão continuidade, e certamente irão frutificar a seu tempo.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Reprogramar a mente
2. A Oração do Perdão
3. Dezoito apontamentos de esclarecimento consciencial
4. As medidas da sua gostosura!
5. Quando o que liberta prende...
6. O que fazer quando as nossas Verdades Secretas nos incomodam?
7. Carta para um Pai
8. Pais e filhos: como solucionar os conflitos no relacionamento?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade