O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

Voc√™ leu seu hor√≥scopo hoje?  

Você leu seu horóscopo hoje?


:: Graziella Marraccini ::

No s√°bado da semana passada, num encontro entre astr√≥logos e estudantes de astrologia promovido pela CNA (Central Nacional de Astrologia) reunidos na Livraria Cultura do Shopping Market Place, aqui em S√£o Paulo, foi debatido - entre outros temas todos interessantes - o assunto do relacionamento do astr√≥logo com a m√≠dia e a confec√ß√£o do hor√≥scopo. Para os astr√≥logos, o hor√≥scopo de jornal sempre foi considerado algo inferior no campo da astrologia. √Č algo muito trabalhoso e que oferece pouco retorno, se √© que me entendem! A pr√≥pria m√≠dia impressa que o usava para preencher espa√ßo, o considerava uma divers√£o, e o editor n√£o se importava de saber se aquele que o compilava era realmente um astr√≥logo competente. Bastava simplesmente que ele escrevesse um certo n√ļmero de linhas (ou toques) determinadas anteriormente e que a mensagem fosse bastante vaga e abrangente para poder se adaptar a qualquer pessoa. Em muitos casos era um jornalista 'de castigo' que acabava escrevendo a mat√©ria de √ļltima hora! Atualmente, v√°rios astr√≥logos s√©rios escrevem hor√≥scopos para jornais, alguns para os sites de Internet, outros at√© mesmo para celulares! Todos os presentes foram un√Ęnimes em afirmar que √© muito dif√≠cil escrever um hor√≥scopo realmente competente! As variantes a serem examinadas s√£o in√ļmeras e as orienta√ß√Ķes s√£o dirigidas a um enorme n√ļmero de pessoas, por essa raz√£o sua precis√£o √© quase imposs√≠vel! Em alguns casos s√£o examinados os aspectos da Lua, em outros os tr√Ęnsitos planet√°rios, mas convenhamos que nunca um hor√≥scopo ser√° t√£o preciso quanto uma Previs√£o pessoal feita sobre um Mapa Natal! Seria imposs√≠vel, e todos sabemos disso, no entanto, o hor√≥scopo √© e continua sendo a mat√©ria mais lida na maioria dos jornais, sites, e outras m√≠dias.

Horóscopo quer dizer 'escopo da hora', e é assim que era visto na antiguidade, desde que se tem noticias de sua compilação, pois o astrólogo era, antes de mais nada, alguém que determinava a hora mais adequada para esse ou aquele acontecimento. Um Rei queria invadir o país vizinho? Perguntava para o astrólogo da corte qual o melhor momento astral para fazer a invasão. O Imperador queria se casar com a princesa de outro país? Ele consultava o astrólogo para saber qual o melhor dia e hora para o casamento... etc. etc. Debruçado sobre as cartas do céu, o astrólogo determinava a HORA DO ESCOPO conforme a qualidade do evento que ele queria harmonizar com o céu. Os Reis Magos, astrólogos que eram, previram o nascimento de um Grande Rei por causa de um importante alinhamento planetário (não de um cometa!).

Ao longo dos milênios, esse trabalho do astrólogo foi sendo mudado, especialmente após a idade média quando, por causa da condenação bíblica, o astrólogo acabou sendo visto e perseguido do mesmo modo que os bruxos, os magos, os infiéis, os hereges, etc. A astrologia, no entanto, não morreu apesar da perseguição. Tornou-se, ao longo dos séculos, mais introvertida, psicológica, aconselhadora e orientadora, tendo tomado emprestado conhecimentos psicológicos que desde Jung se tornaram bastante populares.

Mas, finalmente, por que os homens t√™m tanta necessidade de conhecer o amanh√£? Eu acredito que uma das raz√Ķes dessa necessidade √© o grande vazio que sentimos por dentro quando olhamos o c√©u! Esse vazio foi provocado pela 'queda', pela a sa√≠da do Para√≠so. Ao precipitar na mat√©ria (aqui no planeta Terra) para 'ganhar o p√£o com o suor da fronte', o homem se sentiu amea√ßado pelo amanh√£ do qual ele n√£o tinha mais nenhuma informa√ß√£o e sobre o qual ele n√£o tinha mais nenhum poder de controle. Ent√£o, come√ßou a buscar no c√©u as respostas para suas indaga√ß√Ķes interiores olhando para as estrelas e os planetas. Os gregos consideravam os acontecimentos terrenos como sendo causados pelos Deuses e n√£o √© por acaso que a astrologia emprestou seus nomes para os planetas do nosso sistema solar. A astrologia dos caldeus era predominantemente c√≥smica: o foco do questionamento n√£o era o homem, mas os acontecimentos da terra. Ou seja, os antigos queriam prever cat√°strofes, colheitas abundantes ou pragas, invas√Ķes e guerras, etc. e buscavam no c√©u as previs√Ķes. Eles n√£o se importavam em examinar o Mapa Natal de uma pessoa! Foi somente no s√©culo 18 que o homem come√ßou a se tornar o centro dos estudos astrol√≥gicos. No entanto, a astrologia foi relegada a uma arte menor j√° que no universo mecanicista n√£o havia mais necessidade de um elo de liga√ß√£o entre os Astros e o Logos.

Atualmente chamamos de 'mapa de elei√ß√£o ou mapa eletivo' a previs√£o que fazemos para a abertura de uma empresa, a compra de uma casa, o lan√ßamento de um produto ou de um navio, para marcar a data de um evento social como um casamento ou at√© mesmo marcar uma cesariana para o nascimento de um filho. O astr√≥logo se dirige ent√£o ao individuo e n√£o mais ao governante de uma na√ß√£o. E, dessa forma, o hor√≥scopo tornou-se algo que todos consultam - mesmo aqueles que juram achar tudo isso uma grande bobagem - mas que poucos levam a s√©rio. Eu diria que, de maneira muito especial, o hor√≥scopo semanal ou mensal, feito por um bom astr√≥logo, √© realmente algo a ser levado em considera√ß√£o dentro de um amplo espectro de possibilidades. Normalmente o astr√≥logo examina os movimentos lunares que influenciam as massas humanas e em alguns casos os tr√Ęnsitos planet√°rios (como nos semanais e mensais) dos planetas lentos (Urano, Netuno e Plut√£o) e mais particularmente J√ļpiter e Marte. Este √ļltimo age como um gatilho de disparo, pois representa a for√ßa motora que desencadeia um determinado acontecimento e √© relacionado normalmente com o aumento da viol√™ncia.
Entretanto, em n√≠vel pessoal, nem sempre o acontecimento indicado funciona da mesma forma. A raz√£o √© simples: os indiv√≠duos s√£o √ļnicos, possuem um mapa √ļnico e os efeitos sobre eles n√£o podem ser generalizados! N√£o existem dois mapas iguais! Al√©m disso, somente uma analise personalizada pode prever o futuro de uma pessoa. O individuo tem escolhas que a coletividade n√£o tem. Um individuo que, ao ler o hor√≥scopo, sabe de antem√£o que ter√° um dia agitado, pode, no m√≠nimo, tomar um calmante logo pela manh√£ e evitar√° uma briga ou um acidente!

Com esse artigo gostaria de lançar um apelo aos internautas para que me escrevam sua opinião sobre o horóscopo.
Pretendo fazer uma pesquisa que apresentarei no próximo congresso de astrologia.

Gostaria de saber o seguinte:
- Nome (pode ser só o nome próprio) e idade da pessoa
- Sexo
- Se costuma ler o horóscopo do STUM
- Se costuma ler outros horóscopos
- Quais: di√°rios, semanais, no celular, na internet, no jornal etc.
- Quantas vezes se orientam na leitura do horóscopo para fazer suas escolhas (como uma viagem, a compra de uma casa, de um carro, por exemplo)...
- Qual o índice de acertos do horóscopo? Que ajuda isso lhe proporciona?


Bem, caros leitores, espero que voc√™s possam colaborar comigo. Enviem seus e-mails no meu endere√ßo abaixo indicado. Os desafios que enfrentamos ao fazer um trabalho de orienta√ß√£o astrol√≥gica s√£o muitos e somente o interc√Ęmbio de informa√ß√Ķes e a pesquisa podem tornar nosso trabalho cada vez melhor.
Agradeço desde já sua preciosa colaboração!

Uma boa semana a todos!

 
 
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology.
Clique aqui e faça seu mapa astral on-line. Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial.
Participe do WORKSHOP DE ASTRO MEDICINA
Para atendimentos e consultas, visite o site pessoal da autora.
Email: info@astrosirius.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Astrologia

A tríade da beleza feminina!
Cinco curas para o medo do novo
A s√≠ndrome do `pavio curto¬ī
Os cinco segredos para a vida plena
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 48 ‚Äď CHING ‚Äď O PO√áO
O caminho do sucesso est√° em aumentar as reservas de humanidade e de esperan√ßa, para si mesmo e para os outros. √Č preciso ser ativo e ajudar o pr√≥ximo.


energia
Runas: Talism√£ da Prosperidade
Conquistas financeiras, remoção de obstáculos.


28
Numerologia: Ação
Dia propicio para tomar iniciativas e por seus planos em ação. As coisas iniciadas com a energia desse dia terão continuidade, e certamente irão frutificar a seu tempo.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Reprogramar a mente
2. A Oração do Perdão
3. Dezoito apontamentos de esclarecimento consciencial
4. As medidas da sua gostosura!
5. Quando o que liberta prende...
6. O que fazer quando as nossas Verdades Secretas nos incomodam?
7. Carta para um Pai
8. Pais e filhos: como solucionar os conflitos no relacionamento?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade