O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

Os Sentimentos e as Emo√ß√Ķes  

Os Sentimentos e as Emo√ß√Ķes


:: Conceição Trucom ::

O bem maior do homem é a realização completa de sua razão, quando ela consegue dominar os seus sentimentos e desejos e a partir daí, todos eles perdem seu sentido de ser.
√Č comum a id√©ia de que, quando a mente humana entra em a√ß√£o, em primeiro lugar se formou o pensamento. Mas, numa camada mais profunda do que aquela em que se forma o pensamento, surge o sentimento, que gera o pensamento.

As pessoas pensam porque sentem
A for√ßa criativa n√£o √© acionada diretamente pelo pensamento. Toda a√ß√£o criativa √© decorrente de um sentimento. Portanto, os sentimentos desempenham um papel muito importante, porque s√£o eles que acionam todos os pensamentos e a materializa√ß√£o das a√ß√Ķes.
A Mente Subconsciente √© a sede de todas as emo√ß√Ķes, de todos os sentimentos. A Mente Consciente √© apenas uma √°rea mental onde s√£o registrados as emo√ß√Ķes e os sentimentos j√° experimentados. Esta √© a raz√£o porque as emo√ß√Ķes e os sentimentos gravados na Mente Subconsciente se manifestam com tanta for√ßa.
E, chega o momento onde √© fundamental diferenciar emo√ß√Ķes de sentimentos, pois existe muita confus√£o. Na verdade emo√ß√Ķes e sentimentos caminham muito perto um do outro. At√© porque, afloram do mesmo ponto da mente, o subconsciente, embora as emo√ß√Ķes sejam mais reptilianas (primitivas, instintivas, carentes de uma censura), enquanto os sentimentos s√£o emo√ß√Ķes que j√° passaram por filtros conscienciais e espirituais.
A grande diferença está no processo evolutivo do indivíduo, ou seja, se ele aceita ser movido:
pelos instintos e a irracionalidade - emoção
OU
pela espiritualidade, assumindo seu livre-arb√≠trio e todas as suas conseq√ľ√™ncias - sentimento
A emo√ß√£o √© um estado afetivo intenso, muito complexo, proveniente da REA√á√ÉO, ao mesmo tempo mental e org√Ęnica, sob a influ√™ncia de certas excita√ß√Ķes internas ou externas. Na emo√ß√£o existe forte influ√™ncia dos instintos, das inferioridades e da n√£o-racionalidade.
O sentimento se distingue basicamente da emo√ß√£o por estar revestido de um n√ļmero maior de elementos intelectuais e racionais. No sentimento j√° existe alguma elabora√ß√£o no sentido do entendimento e compreens√£o. No sentimento j√° acontece uma aproxima√ß√£o da reflex√£o e do livre-arb√≠trio, da espiritualidade e da racionalidade ou evolu√ß√£o humana.

Alegria é um sentimento. Euforia é emoção.
A alegria √© espont√Ęnea, na maioria das vezes n√£o depende de um motivo ou causa, ela simplesmente acontece e transborda. Ela √© calma e contagiante. A euforia atropela, √© inadequada, incomoda e √© pouco diplom√°tica. Normalmente, ap√≥s a euforia seguem quadros de frustra√ß√£o, depress√£o e apatia.

Tristeza é um sentimento. Depressão é emoção.
A tristeza √© inevit√°vel em algumas situa√ß√Ķes da vida, mas ela pode ser vivenciada juntamente com a paz, porque acontece a compreens√£o de que tudo √© passageiro e transit√≥rio, como tamb√©m aprendizado.

Medo √© um sentimento. P√Ęnico √© emo√ß√£o.
Os medos são muitos e até servem como autoproteção, autopreservação ou alerta. Mas o medo constante, sem motivo aparente ou real, que paralisa, revela falta de lucidez e confiança. Coragem (coração + ação) é fazer com medo.

Raiva √© um sentimento. √ďdio √© emo√ß√£o.
√Č humano expressamos o sentimento de raiva, at√© como um posicionamento, um discernimento. Mas este sentimento deve ser r√°pido, passageiro, o tempo de aprender como transform√°-lo em atitudes realizadoras, oportunidades do exerc√≠cio da paci√™ncia, toler√Ęncia e compreens√£o. Jamais deixe que a raiva se transforme em m√°goa, rancor ou √≥dio, pois este √© o caminho da autodestrui√ß√£o.

Amor é um sentimento. Paixão é emoção.
O Amor anima e liberta. Junto com a paix√£o v√™m de brinde o ci√ļme, a dor, inseguran√ßa e a possessividade.
Existem três tipos de sentimentos:
Agrad√°veis
Desagrad√°veis
Neutros
Quando temos um sentimento desagradável, desejamos evitá-lo. Porém, o ideal é voltar à respiração consciente, que vai oxigenar, trazer clareza e apenas observá-lo, identificando-o em silêncio.
Note: Inspirando, tomo consciência de que há um sentimento desagradável em mim. Expirando, percebo claramente que há um sentimento desagradável em mim. Raiva, tristeza ou medo, nomeado e identificado com clareza, fica mais sincera e profunda e forma de lidar com ele.

Respirando e tornando-se consciente
A respira√ß√£o √© a forma mais poderosa √† nossa disposi√ß√£o para nutrir e fortalecer de poder construtivo as quest√Ķes emocionais e afetivas. As filosofias orientais j√° dominavam este conhecimento e faziam uso desta ferramenta h√° mil√™nios. Bons exemplos s√£o a yoga e os mantras. Atrav√©s da respira√ß√£o √© poss√≠vel entrarmos rapidamente em contato com nossos sentimentos, observ√°-los por uma √≥tica mais clara, oxigenada e administr√°-los.

Se a respira√ß√£o for leve e tranq√ľila ‚ÄĒ resultado natural da respira√ß√£o consciente ‚ÄĒ a mente e o corpo ir√£o lentamente se tornando leves, tranq√ľilos e claros. E da mesma forma os sentimentos.
Na cura dos sentimentos desagrad√°veis √© fundamental cuidado, amor e n√£o-viol√™ncia. N√£o acredite em transforma√ß√Ķes sem amor. Mesmo porque, atrav√©s da observa√ß√£o consciente, os sentimentos desagrad√°veis podem ser muito esclarecedores, proporcionando revela√ß√Ķes e compreens√£o a respeito de n√≥s mesmos e da nossa sociedade.

O sentimento verdadeiro √© a compreens√£o, √© o perd√£o. √Č uma sensa√ß√£o de paz.
Em vez da ação que busca se desfazer de partes de nós mesmos, devemos aprender a arte da transformação. Podemos transformar nossa raiva, por exemplo, em algo mais salutar, como a compreensão. E, desta mesma forma, é possível tratar a ansiedade (medo) ou a depressão (desesperança).
As emo√ß√Ķes nos levam √†s ilus√Ķes, √†s falsas expectativas, √† distor√ß√£o da realidade. Desta forma, ficam comprometidos o discernimento e a capacidade de julgamento. Fica faltando a luz da evolu√ß√£o espiritual. Por outro lado, os sentimentos nos fazem crescer, expandir para a conquista da paz.


 
 
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email: mctrucom@docelimao.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Corpo e Mente

Você exige sempre a perfeição? Relaxe!
Sentimentos à flor da pele
Como se comportar diante uma rejeição?
Saudade que fica de quem j√° se foi...
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 31 ‚Äď HSIEN ‚Äď A INFLU√äNCIA
Momento de harmonia em que todas as for√ßas do Universo participam do mesmo impulso de atra√ß√£o. √Č bom manter-se aberto e dispon√≠vel para dar e receber.


energia
Runas: Odim
Dia para meditar. Autotransformação e evolução.


29
Numerologia: Receptividade
O dia hoje é para acordos. Desculpe-se se for necessário, mantenha a mente voltada para a solução de pequenos desentendimentos. Pratique a conciliação.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Reprogramar a mente
2. A Oração do Perdão
3. Dezoito apontamentos de esclarecimento consciencial
4. As medidas da sua gostosura!
5. Quando o que liberta prende...
6. O que fazer quando as nossas Verdades Secretas nos incomodam?
7. Carta para um Pai
8. Pais e filhos: como solucionar os conflitos no relacionamento?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade