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A import√Ęncia do c√°lcio na alimenta√ß√£o - Parte 1  

A import√Ęncia do c√°lcio na alimenta√ß√£o - Parte 1


:: Conceição Trucom ::

O cálcio desempenha um papel fundamental para o funcionamento do organismo. Ele é o mineral responsável pela construção e manutenção dos ossos.

Cerca de 99% do c√°lcio presente em nosso corpo faz parte integrante dos ossos e dentes. O 1% remanescente, embora num percentual de menor express√£o, √© essencial para a vida e a sa√ļde do organismo como um todo. Sem esta pequena porcentagem, nossos m√ļsculos n√£o conseguiriam contrair corretamente, o sangue n√£o coagularia e os nervos n√£o transmitiriam mensagens entre si.
Uma alimentação rica em cálcio até os 35 anos irá construir um tecido ósseo mais denso, reduzindo o risco da osteoporose.

A partir dos 40 anos, √© natural o in√≠cio da decad√™ncia dos tecidos √≥sseos, com uma perda de cerca de 0,5% de massa √≥ssea/ano. Tal processo natural costuma ser acelerado com maus h√°bitos alimentares e uma vida sedent√°ria, pois a pr√°tica de exerc√≠cios f√≠sicos √© fundamental para a sa√ļde dos ossos. Assim, a cada ano os ossos v√£o se tornando cada vez mais fr√°geis e porosos e mais suscet√≠veis a quebras.

A osteoporose, hoje uma doença moderna, é silenciosa. Ela não apresenta sintomas, e acaba sendo diagnosticada tardiamente; normalmente quando a pessoa sofre uma fratura.

As maiores v√≠timas s√£o as mulheres, pois na menopausa h√° uma queda significativa na produ√ß√£o de estr√≥genos - uma fam√≠lia de horm√īnios femininos, a qual uma das fun√ß√Ķes √© ativar as c√©lulas que fabricam o tecido √≥sseo. Neste momento, torna-se fundamental o foco numa alimenta√ß√£o rica em c√°lcio, para ajudar na redu√ß√£o da perda √≥ssea e at√© repor parcialmente o √≠ndice de perda.

Estudo realizado no MRC, Instituto de Pesquisas em Nutrição em Cambridge, Inglaterra, comprovou que o esqueleto só se torna rígido à prova de desgastes quando:
1. Recebe doses di√°rias adequadas de c√°lcio.
2. O cardápio diário é rico de alimentos de origem vegetal, e mais que isso, integrais.

O fato é que o consumo habitual de frutas, verduras, raízes e legumes tornam o pH de todos os líquidos corporais mais alcalinos (7,36 a 7,42), condição ideal para reduzir perdas ósseas.

Para chegar a essa conclusão, a equipe inglesa, liderada pela nutricionista Célia Prynne, acompanhou de perto 436 voluntários que seguiram diferentes dietas. O surpreendente foi que no curto período de uma semana foi observado que:
‚ÄĘ Para aqueles que passaram a se alimentar com 4 por√ß√Ķes/dia de vegetais integrais, houve um ganho de at√© 5% de massa √≥ssea.
‚ÄĘ Para aqueles que passaram a se alimentar com apenas 2 por√ß√Ķes/dia de vegetais integrais n√£o foi detectada altera√ß√£o na massa √≥ssea.

Em paralelo, uma alimentação rica em cálcio poderá ajudar no tratamento da obesidade. Um estudo realizado durante 2 anos na Universidade de Purdue, Indiana/EUA, acompanhou 54 mulheres, onde aquelas que consumiram 1900 calorias/dia (Alimentação Consciente e Balanceada) e 1 grama de cálcio/dia, emagreceram cerca de 7 quilos no final do estudo.

Outro fato é que os alimentos mais ricos em cálcio costumam ser os derivados do leite, como o iogurte, coalhadas e queijos, que ao mesmo tempo são ricos em proteínas. Assim, em paralelo ao maior consumo de cálcio, ocorre um maior consumo de proteínas, sobrando menos espaço para os carboidratos, que são reconhecidamente engordativos, quando consumidos em excesso ou sem consciência. Com uma alimentação mais balanceada, é esperado uma redução na compulsão alimentar e uma natural perda de excessos de gordura corporal.

Outra vantagem: a ingest√£o da quantidade adequada de c√°lcio poder√° reduzir as chances de se desenvolver um c√Ęncer de c√≥lon. Pesquisa realizada pelo Hospital Roosevelt, em Nova York/EUA, observou que, parte das pessoas que adotaram uma dieta rica em c√°lcio, tiveram menor prolifera√ß√£o celular nesta parte do intestino, diminuindo assim o aparecimento de c√©lulas defeituosas que poderiam preceder o c√Ęncer.

Incluir doses satisfatórias de cálcio no cardápio também ajuda a evitar a temida síndrome metabólica. Um problema crescente no mundo, que resulta de taxas elevadas de glicose, colesterol e triglicérides + hipertensão. Uma mistura explosiva para todo o sistema cardiovascular . A boa notícia é que o cálcio desponta em estudos como um aliado contra este mal.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas, o c√°lcio pode reduzir a hipertens√£o: um grupo de pacientes que ingeriu 0,8 gramas de c√°lcio/dia teve a press√£o arterial reduzida.

O c√°lcio tem participa√ß√£o ativa nas trocas eletroqu√≠micas entre os neur√īnios, contribuindo para que o sistema nervoso funcione com equil√≠brio e efici√™ncia. Entretanto, √© bom frisar que seu excesso tem sido apontado como uma amea√ßa para o c√©rebro. Um trabalho da Universidade Duke/EUA, mostrou que idosos que exageram na dose s√£o mais propensos a les√Ķes por tr√°s de doen√ßas como o Parkinson.

Bem, o c√©rebro √© como um m√ļsculo: quanto mais usamos, mais inteligente ficamos. E, quem pratica atividade f√≠sica tem que caprichar nas fontes de c√°lcio, pois ele √© essencial para toda a din√Ęmica das contra√ß√Ķes musculares. O desequil√≠brio nos n√≠veis de c√°lcio e pot√°ssio poder√° resultar em problemas de desempenho e desconfort√°veis c√£ibras.

Por √ļltimo, a ci√™ncia revela que aquela velha hist√≥ria de que o c√°lcio pode provocar pedras nos rins n√£o √© verdadeira. Ao contr√°rio, ele tem efeito preventivo, quando ajuda a equilibrar os n√≠veis de oxalato, evitando assim a forma√ß√£o de c√°lculos renais.
Não é fantástico?
Ah! Essa tal de alimentação natural e consciente...
Continua ...


 
 
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

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Email: mctrucom@docelimao.com.br
 
 

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