O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

Perguntas sobre a Linhaça I


:: Conceição Trucom ::

Qual a diferença entre a linhaça marrom e a dourada?

Como todo vegetal, existem muitas variedades de uma mesma fam√≠lia. Entre a linha√ßa marrom e a dourada podem existir muitos tons, mas a diferen√ßa entre elas √© muito pequena quando falamos de teor de √īmega-3, que √© o quesito onde elas foram mais analisadas e comparadas. As condi√ß√Ķes de cultivo e a variedade podem alterar a quantidade de pigmento da casca, por√©m internamente a semente costuma apresentar composi√ß√Ķes muito pr√≥ximas. Quanto √† enaltecida linha√ßa dourada (importada do Canad√° e pequena produ√ß√£o brasileira) trata-se de mais uma armadilha do capitalismo selvagem: a linha√ßa marrom (brasileira) √© mais rica em √īmega-3 e muito mais barata.

Quais as principais características da Linhaça e sua indicação?

Al√©m de sua riqueza em √īmega-3 (um agente antiinflamat√≥rio e regenerador celular) e √°cidos graxos monoinsaturados (caloria de queima r√°pida), ela tamb√©m √© rica em fibras, como as ligninas (precursoras de fito horm√īnios) e as mucilagens de a√ß√£o laxante, que nutrem a flora intestinal, tratam mucosas e auxiliam na desintoxica√ß√£o.

Seu sabor adstringente irá estimular inteligência emocional e afetiva.

Sua riqueza em proteínas e gorduras nutricionais irá favorecer a prevenção e manutenção da boa formação cerebral, atuando de forma rápida em problemas de memória, lucidez e poder pensante.

Existe limite de consumo di√°rio?

Para adultos o consumo máximo é de 2 colheres de sopa/dia.
Para crianças até 12 anos é de 1 colher de sobremesa/dia.
Sementes s√£o alimentos de energia concentrada, jamais devem ser consumidos em quantidade, pois n√£o h√° absoluta necessidade.

E mais: por que este limite?

Todo vegetal, principalmente as sementes, cont√™m subst√Ęncias de defesa para preservarem a integridade da semente at√© sua germina√ß√£o. Tais subst√Ęncias s√£o chamadas de antinutricionais e s√£o nocivas quando existir exag√™ro no consumo. Trata-se do m√°gico da natureza, onde bom-senso √© bem-vindo.

Um recurso de minimizar a presen√ßa destas subst√Ęncias √© o processo de germina√ß√£o.
Por este motivo não se deve consumir qualquer semente em excesso, principalmente se não for previamente germinada, seja castanha do Pará, gergelim, amendoim ou linhaça.

Qual a maneira mais saudável de consumir a linhaça?

Jamais compre ou consuma a linha√ßa pr√©-mo√≠da, tamb√©m chamada de farinha de linha√ßa, pois certamente estar√° em algum grau oxidada. E, quanto mais oxidada maior a chance de forte flatul√™ncia, enxaqueca e diarr√©ia. Esta farinha tamb√©m pode ser uma fraude, sendo proveniente do subproduto da extra√ß√£o do √≥leo, ou seja, uma farinha desengordurada = sem √īmega-3.

O certo é consumir a semente de linhaça crua, integral, previamente hidratada e triturada somente na hora do seu consumo.

A hidratação: meça 2 colheres (sopa) de semente e coloque em uma peneira para lavar possíveis impurezas. Passe para um recipiente de vidro e acrescente 10 colheres (sopa) de água filtrada ou de coco verde. A relação é sempre 1 parte de semenete para 5 partes de água. Deixe de molho por um mínimo de 4 horas (ideal 8 horas) antes de seu preparo em sucos, leites ou barrinha de granola. A este processo dá-se o nome de pré-germinação da semente ou 'acordar' a semente.

As mucilagens: ap√≥s a hidrata√ß√£o da linha√ßa se obter√° uma consist√™ncia de gel (tipo clara de ovo) que s√£o as fibras hidrosol√ļveis desta semente t√£o especial. Dilu√≠do neste gel haver√° tra√ßos de √°cido f√≠tico, que se for respeitado o consumo di√°rio de 2 colheres (sopa)/dia, ter√° efeito antioxidante. Caso voc√™ decida ultrapassar esta dosagemn di√°ria, ser√° recomend√°vel colocar a semente hidratada numa peneira e realizar uma r√°pida lavagem para extrair parte deste √°cido f√≠tico.
√Č valioso consumir estas mucilagens pois √© ideal para tratar/prevenir problemas de digest√£o, √ļlceras e constipa√ß√£o. Saiba mais sobre germina√ß√£o nos links abaixo.
E, não misture a linhaça crua e germinada com alimentos cozidos ou leite animal (*).

A linhaça também é indicada para quem deseja emagrecer? Por quê?
Sim, pois ela possui um forte efeito laxante e desintoxicante, que ajuda o organismo a se aliviar de seus venenos, toxinas e excessos como é o caso da gordura (em excesso é claro).


Al√©m disso, sementes como a da linha√ßa, ap√≥s seu consumo liberam uma ordem para o c√©rebro para produzir um horm√īnio chamado colecistocinina que provoca sensa√ß√Ķes de saciedade.

Todo este processo se viabiliza se a linha√ßa estiver crua, idealmente pr√©-germinada e bem triturada (no ato do seu consumo - JAMAIS compre farinha de linha√ßa) e; leva cerca de 30 minutos para acontecer. Ou seja, ap√≥s a tomado suco desintoxicante ou leite de linha√ßa, aguarde 30 minutos para realizar qualquer outra refei√ß√£o, pois √© o tempo para ocorrer o fen√īmeno da libera√ß√£o das toxinas e excretos.

E, não misture a linhaça crua e germinada com alimentos cozidos ou leite animal (*).

Qual a forma correta de consumir a linhaça?
No preparo de sucos desintoxicantes tomados em jejum e 30 minutos antes das refei√ß√Ķes principais. Tamb√©m no preparo do leite de linha√ßa e suas vitaminas, al√©m dos docinhos de granola e sem a√ß√ļcar.
O óleo oferece o mesmo benefício que a semente? Por quê?
Não. Quando separamos o óleo dos demais componentes da semente perdemos a sinergia da sua composição integral.
O √≥leo isolado, geralmente comercializado na forma de c√°psulas, √© um forte antiinflamat√≥rio, que s√≥ √© indicado sob orienta√ß√£o m√©dica, para casos quando a necessidade de √īmega-3 √© bem acima da quantidade m√°xima de consumo/dia desta semente.
O √≥leo isolado tamb√©m √© bastante indicado para tratamentos externos como de pele, articula√ß√Ķes e couro cabeludo. No meu livro A import√Ęncia da Linha√ßa na sa√ļde ensino a preparar domesticamente este √≥leo, receitas culin√°rias e v√°rias receitas para massagem corporal.

Quais receitas caseiras são simples de preparar com a linhaça?

A primeira delas é deixar as sementes inteiras de molho por toda a noite: 1 colher (sopa) de semente em 1/2 copo de água filtrada. Pela manhã bater (juntamente com a água do molho), no preparo dos sucos desintoxicantes, com frutas, folhas, raízes e limão. Veja mais aqui

(*) Atenção: Consuma a linhaça crua e germinada somente com alimentos crus. Se misturada com alimentos cozidos ou industrializados certamente desencadeará gases. Um bom exemplo são receitas divulgadas na net e revistas que misturam a linhaça com leite animal. Sabe o que vai acontecer? Você irá explodir de gases!
Saiba mais com a leitura na √≠ntegra do meu livro A import√Ęncia da linha√ßa na sa√ļde.
O fato da linhaça ser um alimento natural não elimina a necessidade de seu consumo com consciência e responsabilidade.


Leia Também:


  Perguntas sobre a Linha√ßa II


 
 
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email: mctrucom@docelimao.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Corpo e Mente

Você exige sempre a perfeição? Relaxe!
Sentimentos à flor da pele
Como se comportar diante uma rejeição?
Saudade que fica de quem j√° se foi...
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 01- CH¬īIEN - O CRIATIVO
O sucesso estará garantido se você souber agir criativamente e com senso de justiça.


energia
Runas: Talism√£ contra a negatividade
Desenhe na agenda para proteção durante o mês.


1
Numerologia: Novos in√≠cios e grandes decis√Ķes
Dia para tomar as rédeas da vida e determinar seu curso futuro, fixe metas e comece hoje mesmo a realizá-las. Promova suas idéias acredite em si e não aceite um não como resposta. São necessários força e autocontrole.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Vênus nos Signos
2. A vida que eu queria
3. A s√≠ndrome do `pavio curto¬ī
4. O Signo Ascendente
5. Sequestradores de Alma s√£o: Abusadores emocionais, Psicopatas ou Narcisistas Perversos?
6. 6 medidas pra acordar a sua Diva!
7. A Oração do Perdão
8. Voc√™ reconhece o abuso que sofreu na inf√Ęncia e o impacto na vida adulta?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade