Autoconhecimento Almas Gêmeas AutoAjuda Astrologia Bem-Estar Corpo e Mente Espiritualidade Oráculos Psicologia Vidas Passadas

O cultivo da semente de Linhaça no Brasil  

O cultivo da semente de Linhaça no Brasil


:: Conceição Trucom ::

A semente de linhaça, ainda pouco conhecida pelos brasileiros, está ganhando espaços pela sua importância na medicina preventiva.
De cultura milenar, quando o objetivo era somente a obtenção da fibra do linho, extraída do caule desta planta, nos países do hemisfério norte o aproveitamento de suas sementes para consumo alimentar vem ganhando expressão fazem algumas décadas.
Nos tempos atuais, quando o foco é a produção de sementes de elevado interesse no uso alimentar e terapêutico para seres vivos, existe uma busca por variedades de linhaça cujas plantas tenham galhos menores e mais sementes do que as demais variedades cultivadas para a obtenção prioritária das fibras de linho.
Existe também uma procura pelas variedades que sejam mais ricas em ácidos graxos essenciais (ômega-3) e lignanas (fitoestrógenos), que são os principais responsáveis por suas propriedades nutracêuticas.
No hemisfério sul, o plantio da linhaça ocorre nos meses de outono (abril a junho) e a colheita se dá nos meses de primavera e verão (novembro a dezembro).
No Brasil, a cultura convencional é a da linhaça marrom, pela adaptação ao clima, ao solo e às técnicas de manuseio. Quando não orgânica, ela consome baixa carga de insumos agrícolas (máximo 150 kg/hectare) em relação às culturas do trigo (cerca de 800 kg/hectare) e da soja (cerca de 300 kg/hectare).
Em países com grande produção de linhaça, as variedades para consumo humano são diferentes das variedades para uso na produção da fibra do linho.
No Brasil, em função da produção reduzida, tal separação não é possível. De qualquer forma, todas as variedades que se destinam ao consumo humano, e à produção de rações animais, foram desenvolvidas com métodos tradicionais de cultivo, não fazendo uso de sementes ou variedades geneticamente modificadas.
Até 2005, existia no Brasil somente o plantio da variedade de cor marrom-avermelhada. Contudo, no final de 2006 ocorreu a primeira colheita, de 100 toneladas, da variedade dourada (de cor marrom-claro dourado), que até então era importada do Canadá.

Linhaça marrom ou dourada?
Em abundância no Brasil, as sementes de cor marrom já foram acusadas de maior toxicidade e menor funcionalidade nutricional. Isso ocorre talvez por serem menos estudadas que as douradas, variedade que é consumida e pesquisada há mais tempo pelos maiores produtores mundiais do hemisfério norte.
Então, é importante acabar com essa lenda: as variedades de linhaça marrom e dourada são praticamente idênticas nas suas propriedades nutricionais e terapêuticas, com discreta vantagem para a variedade marrom quanto ao teor de ômega-3.
As diferenças entre ambas são mínimas e geralmente são resultantes de diferentes condições de cultivo. A cor da casca da semente é determinada somente pela quantidade de pigmentação que ela contém, e que pode ser modificada através de práticas normais de cultivo.
Para o consumidor, a decisão de escolha entre as variedades marrom ou dourada deve se pautar somente pelo preço, validade e aparência visual, uma vez que suas propriedades são equivalentes.
E importante: melhor que consumir as cápsulas de óleo isolado de linhaça, é consumir a semente deixada de molho e triturada na hora, a semente germinada ou seu broto, pois os seus nutrientes juntos são mais poderosos que suas frações isoladas.
Para adultos: 1 colher de sopa máximo/dia.
Para crianças: 1 colher de sobremesa máximo/dia.

Conceição Trucom - texto extraído do seu mais recente livro A importância da Linhaça na saúde - editora Alaúde.
Não perca o seu lançamento: dia 12 de maio de 2007 – sábado - às 16 horas no Parque Villa Lobos - no CEA (Centro de Ensino Ambiental). Entrada gratuita - com degustação de docinhos, barra de cereais e sucos desintoxicantes.



 
 
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email: mctrucom@docelimao.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Corpo e Mente

Desperte a Diva em Você!
Na Presença da Luz
Os planetas em trânsito
Mulheres que amam o marido mas desejam outra pessoa
 
 

Deixe sua opinião sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
 
 
Energias para Hoje
energia
I-Ching: 02 – KUN - O RECEPTIVO
Aceite, aprecie e desfrute do que lhe for oferecido hoje. Seja flexível e saiba ouvir e tolerar as pessoas e situações.

energia
Runas: Mannaz
Compartilhe, mantenha-se receptivo

2
Numerologia: Diplomacia
É um dia para assimilar as experiências do passado dando tempo para que cresçam lentamente, Use a diplomacia, seja paciente, discreto e receptivo às idéias alheias.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 
 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda

Autoconhecimento

Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Oráculos
Psicologia
Previsões
Vidas Passadas
LOJA E SERVIÇOS
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos publicados
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
RSS
Tablet
Widgets
Celular 3G
Mapa do Site
Edições anteriores
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade