O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

EMDR: Uma Terapia para Tratamento de Traumas  

EMDR: Uma Terapia para Tratamento de Traumas


:: Sirley Bitt√ļ ::

Quando um trauma ocorre ele passa a interferir em nossas vidas de forma direta ou indireta atrav√©s de nossos comportamentos e atitudes. O trauma, na maioria das vezes, limita e empobrece nossa qualidade de relacionamentos interferindo diretamente em nosso bem-estar e em nossa sa√ļde emocional.

Existe uma gama de acontecimentos que podem causar um trauma, mas sua instalação está diretamente relacionada à capacidade emocional, que inclui preparo e maturidade do indivíduo para lidar com aquela situação assustadora; desta forma, uma ocorrência pode ser extremamente traumatizante para uma pessoa e ser mais facilmente elaborada por outra.

Podemos entender o trauma como uma experi√™ncia de natureza excepcionalmente amea√ßadora ou catastr√≥fica, que p√Ķe em risco a seguran√ßa ou integridade f√≠sica do paciente ou da(s) pessoa(s) amada(s), p.ex.: cat√°strofe natural, acidente, assalto, seq√ľestro, estupro (ou outro crime), testemunhar a morte violenta de outros, ser v√≠tima de tortura f√≠sica ou emocional, sofrer mudan√ßa s√ļbita e amea√ßadora na posi√ß√£o social e/ou nas rela√ß√Ķes do indiv√≠duo, tais como perdas m√ļltiplas, etc.

S√£o sintomas t√≠picos de estresse p√≥s-traum√°tico, epis√≥dios de repetidas revivesc√™ncias do trauma sob a forma de mem√≥rias intrusas (flashbacks) ou sonhos, algumas vezes ocorrendo embotamento emocional, afastamento de outras pessoas, evita√ß√£o de atividades e situa√ß√Ķes que possam de alguma forma recordar o trauma.

O QUE √Č EMDR?

EMDR
- Eye Movement Desensitization and Reprocessing
Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares

O EMDR √© um m√©todo revolucion√°rio criado pela Dra. Francine Shapiro, psic√≥loga americana - PhD, especialmente empregado no tratamento de transtorno de estresse traum√°tico e p√≥s-traum√°tico, quadros de ansiedade, depress√£o, fobias, s√≠ndrome do p√Ęnico, instala√ß√£o de recursos positivos e outros.

EMDR √© a nova terapia especialmente √ļtil para a transforma√ß√£o das lembran√ßas traum√°ticas. De uma forma revolucion√°ria ajuda a libertar a mente, o corpo e abrir o cora√ß√£o. √Č uma forma de ver a conduta disfuncional, quando se acredita que a sua origem est√° em incidentes traum√°ticos do passado. Quando estes s√£o identificados de uma forma s√°bia e h√°bil, podem ser processados e integrados, o que resulta em condutas funcionais e apropriadas.
Parnell, L. (1997) Transforming Trauma: EMDR. New York: WW Norton & Co. p.39

A ASSOCIA√á√ÉO PSIQUI√ĀTRICA AMERICANA recomenda o EMDR como um dos principais m√©todos da atualidade para o tratamento de situa√ß√Ķes traum√°ticas. Novas aplica√ß√Ķes do m√©todo t√™m se voltado para o tratamento de doen√ßas psicossom√°ticas.

O referencial teórico da psicoterapia de processamento encontra respaldo em descobertas recentes no campo neuropsicológico, e os resultados clínicos são obtidos com rapidez. Estudos recentes indicam o sucesso e a manutenção das conquistas terapêuticas.

Como Funciona o EMDR?

O EMDR é um trabalho que exige profissional clínico devidamente capacitado e certificado pelo EMDR Institute, dos Estados Unidos, para sua implementação. Atualmente utilizamos, além dos movimentos oculares, outras formas de estimulação bilateral, como a auditiva e a tátil. Para algumas pessoas estas formas dão melhores resultados. O EMDR é um trabalho complexo que exige o conhecimento da história clínica do paciente, diagnóstico apropriado, desenvolvimento de uma relação empática terapeuta/cliente e a preparação do paciente para o EMDR em si. Os movimentos são realizados em conjunto com a psicoterapia para ajudar o cliente a integrar os traumas processados.

A teoria dos Movimentos Oculares R√°pidos durante o sono REM √© a mais relevante para explicar o √™xito do EMDR. Parece que todos n√≥s estamos processando as experi√™ncias do dia durante as etapas do sono REM. Em situa√ß√Ķes normais, parece que o c√©rebro revisa as experi√™ncias do dia, processa e arquiva as lembran√ßas no seu enorme banco de dados cerebral. No entanto, quando temos alguma experi√™ncia traum√°tica, parece que o c√©rebro n√£o consegue processar o evento e o incidente permanece armazenado como uma esp√©cie de n√≥ neurol√≥gico. √Č poss√≠vel que os pesadelos sejam tentativas fracassadas do c√©rebro de processar as lembran√ßas traum√°ticas.

Com o EMDR o cérebro recebe a ajuda necessária para processar o fato e arquivá-lo. Perde-se, assim, a carga negativa associada à situação, e muitas vezes se recuperam as lembranças positivas vinculadas a isso e que antes não se podiam perceber.
Muitas pessoas têm a sensação de que a lembrança agora está realmente no passado e que já não incomoda quando se recordam dela. Uma cliente disse, depois do processamento de uma experiência de abuso sexual: dói, mas já não fere.

Como ocorre uma sess√£o de EMDR?

A aplicação do EMDR é feita a partir da escolha de um problema específico a ser trabalhado. O cliente traz um tema perturbador, que pode ser a lembrança de um evento traumático ou um pensamento negativo, por exemplo. Procura manter em mente uma cena, um sentimento, um som, um pensamento e ainda as crenças negativas relacionados ao problema, enquanto o terapeuta conduz os movimentos bilaterais.

Nosso c√©rebro possui recursos para realizar a cura de suas feridas emocionais, da mesma forma que nosso corpo cura nossas feridas f√≠sicas. O processo de EMDR direciona nosso c√©rebro para a cura. O processamento acelerado de informa√ß√Ķes propiciado pelo EMDR √© feito de forma particular, ou seja, cada um ir√° processar suas associa√ß√Ķes, baseada em sua experi√™ncia pessoal e seus valores.

Os estímulos bilaterais são repetidos até que a lembrança seja menos perturbadora e possa ser associada a pensamentos e crenças pessoais mais positivas.

√Č importante informar que o EMDR n√£o √© um tipo de hipnose e que a pessoa pode interromper os movimentos a qualquer momento. A Dra. Shapiro diz que quando a informa√ß√£o √© integrada de forma positiva e resolvida de forma adaptativa, sempre estar√° dispon√≠vel para ser usada no futuro. O EMDR n√£o tira nada que o cliente precise e nem lhe d√° amn√©sia. (Parnell, 1997:72).

Um princ√≠pio fundamental da terapia com EMDR √© que a sa√ļde b√°sica existe dentro de n√≥s e o que o EMDR faz √© tirar o bloqueio causado pelas imagens, cren√ßas e sensa√ß√Ķes corporais negativas e permitir que o estado normal (de sa√ļde) da pessoa surja (Parnell, 1997:72)

Numa comunica√ß√£o p√ļblica a Dra. Shapiro disse: se o corpo humano tem a capacidade de se curar das feridas f√≠sicas com relativa rapidez, por que n√£o a mente?.

O caráter de psicoterapia breve é mais uma das vantagens do método.




 
 
Sirley Bitt√ļ √© Psic√≥loga Especialista Cl√≠nica pelo Conselho Federal de Psicologia
Psicodramatista Didata Supervisora
Terapeuta em EMDR pelo EMDR Institute/EUA
Consultório (11) 5083-9533 - Visite seu Site
Email: sirley.regina@terra.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Psicologia

A vida que eu queria
Dançando a roda da vida...
Nadando no rio de estrelas
Como vai a sua sensibilidade no amor?
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 48 ‚Äď CHING ‚Äď O PO√áO
O caminho do sucesso est√° em aumentar as reservas de humanidade e de esperan√ßa, para si mesmo e para os outros. √Č preciso ser ativo e ajudar o pr√≥ximo.


energia
Runas: Talism√£ da Prosperidade
Conquistas financeiras, remoção de obstáculos.


28
Numerologia: Ação
Dia propicio para tomar iniciativas e por seus planos em ação. As coisas iniciadas com a energia desse dia terão continuidade, e certamente irão frutificar a seu tempo.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Reprogramar a mente
2. A Oração do Perdão
3. Dezoito apontamentos de esclarecimento consciencial
4. As medidas da sua gostosura!
5. Quando o que liberta prende...
6. O que fazer quando as nossas Verdades Secretas nos incomodam?
7. Carta para um Pai
8. Pais e filhos: como solucionar os conflitos no relacionamento?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade