O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

Nem tudo que √© l√≥gico √© verdadeiro  

Nem tudo que é lógico é verdadeiro


:: Fl√°vio Gikovate ::

- Se em nosso cérebro não houver espaço para acolher os fatos novos que desarrumem a nossa lógica, nós deixaremos de pensar de modo original ou perceber o novo.

√Äs vezes eu acredito que uma das raz√Ķes pelas quais as coisas n√£o acontecem de acordo com as nossas reflex√Ķes √© porque pensamos de modo errado. Ali√°s, j√° √© errado acreditar que as coisas acontecer√£o de acordo com o que pensamos! Pensar √© um processo mais desvinculado da realidade do que costumamos acreditar. Pensar talvez seja a nossa tentativa de adivinhar a realidade. E isso est√° sujeito a erros muito graves e perigosos. Especialmente quando nos tornamos muito auto-suficientes nos nossos processos interiores e paramos de confront√°-los com a realidade efetiva.

Quando correlacionamos fatos, eles podem ter uma sequência lógica absoluta. Quando se diz que um rapaz se tornou homossexual porque passou a rejeitar as mulheres, em virtude de ter uma mãe extremamente autoritária e dominadora e um pai passivo e submisso, que ele não admirava, trata-se de uma bela explicação e que está bem de acordo com a lógica do nosso pensamento psicológico. Mas é preciso ver se isso é verdade! O fato de ser uma bela e lógica explicação não garante que seja verdadeira. Há muitos homossexuais que não tiveram esse tipo de mãe - ou pai. Em contrapartida, muitos heterossexuais tiveram uma mãe castradora. Portanto, é perigoso concluir apenas pela coerência interna dos pensamentos, sem levar em conta os fatos reais.

Pessoas inteligentes têm a tendência, desde pequenas, a desenvolver e sofisticar o pensamento lógico e a buscar a coerência entre os seus pensamentos. Elas tornam-se fascinadas por esse quebra-cabeça, esse jogo de armazenar, organizar e correlacionar idéias e fatos. A atitude é louvável e aguça terrivelmente a inteligência e o senso crítico. O que é terrível é que passam a se posicionar diante dos fatos novos da seguinte maneira: isso é verdadeiro ou correto porque está de acordo com o meu sistema de pensar; aquilo é falso ou mentiroso porque não combina com os dados lógicos acumulados em meu cérebro. Isso é mais grave do que se possa pensar, pois as pessoas são obrigadas a recusar todos os fatos novos que não se encaixam com os já catalogados. Qual o resultado disso? O sistema de pensar se torna fechado. A partir daí não há possibilidade de novos avanços de grande peso. A pessoa, às vezes muito moça, já se tornou velha porque é refratária às novidades.

Ser jovem de cabe√ßa √© ter o esp√≠rito aberto. E isso significa estar disposto a prestar aten√ß√£o em coisas que n√£o s√£o l√≥gicas. Isto √©, em coisas que n√£o est√£o de acordo com o que j√° sabemos. Aqui vai outro exemplo, de um fato pessoal que marcou definitivamente minha vida e meu modo de pensar. Eu tinha uns 18 anos de idade e, durante minhas f√©rias em uma esta√ß√£o de √°guas, havia presenciado uns experimentos com telepatia que me deixaram perplexo e confuso. Por√©m eu n√£o tive d√ļvidas de que o fen√īmeno existia. Voltando para S√£o Paulo, fui conversar com meu pai. Ele era um grande m√©dico, muito culto e respeitado por todos que o conheceram. Eu lhe disse: Telepatia existe mesmo. Ele me olhou de modo severo e falou: Besteira, isso n√£o existe. Eu retruquei: Existe sim. Eu presenciei e tomei toda cautela para me certificar de que aquilo n√£o era um truque. Ele respondeu de modo categ√≥rico e definitivo: Isso √© um absurdo! √Č l√≥gico que telepatia n√£o existe. Ou seja: aquilo que n√£o cabia no seu sistema l√≥gico n√£o podia existir! A l√≥gica, para ele, valia mais que a realidade. Se a realidade n√£o combinasse com suas reflex√Ķes sobre a vida, que se danasse a realidade.

Meu pai era um homem de intelig√™ncia extraordin√°ria. Voc√™ n√£o imagina como me entristece constatar que esse modo de utiliza√ß√£o do c√©rebro torna todo o esfor√ßo mental repetitivo e pouco produtivo. A nega√ß√£o da realidade e a falta de espa√ßo para fatos novos que contradigam nossas convic√ß√Ķes nos tornam pessoas incapazes para criar e tamb√©m para captar as novidades que os outros est√£o criando. Sim, porque toda nova id√©ia ou novo projeto deriva de um absurdo l√≥gico. Chegamos perto do novo quando ousamos pensar, em oposi√ß√£o ao pensamento oficial ou √† l√≥gica oficial. Galileu percebeu que a Terra n√£o era o centro do universo porque ousou pensar de modo original. √Č verdade, tamb√©m, que nem todo pensamento original e fora da l√≥gica √© criativo e √ļtil. Mas a realidade est√° a√≠ para fazermos o teste final. O verdadeiro √© o que se confirma nos fatos e n√£o nos nossos pensamentos.




 
 
Flávio Gikovate é médico psicoterapeuta, pioneiro da terapia sexual no Brasil.
Conheça o Instituto de Psicoterapia de São Paulo.
Confira o programa "No Div√£ do Gikovate" que vai ao ar todos os domingos das 21h √†s 22h na R√°dio CBN (Brasil), respondendo quest√Ķes formuladas pelo telefone e por e-mail gikovate@cbn.com.br
Email: instituto@flaviogikovate.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Psicologia

A tríade da beleza feminina!
Sequestradores de Alma
A s√≠ndrome do `pavio curto¬ī
Os cinco segredos para a vida plena
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 55 ‚Äď FENG ‚Äď ABUND√āNCIA
Dia favor√°vel para realizar coisas importantes e √ļteis para si mesmo e para os outros. Aproveite o momento.


energia
Runas: Berkano
Fertilidade, crescimento de situa√ß√Ķes estagnadas.


27
Numerologia: Plenitude
Dia para concluir tudo que for possível e planejar metas futuras. Combata qualquer sensação de derrota e cultive o otimismo e a autoconfiança. Aja de boa vontade e não deixe que o dia termine antes de resolver conflitos.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Reprogramar a mente
2. A Oração do Perdão
3. Dezoito apontamentos de esclarecimento consciencial
4. As medidas da sua gostosura!
5. Quando o que liberta prende...
6. O que fazer quando as nossas Verdades Secretas nos incomodam?
7. Carta para um Pai
8. Pais e filhos: como solucionar os conflitos no relacionamento?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade