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Cuide bem de seu Intestino  

Cuide bem de seu Intestino


:: Conceição Trucom ::

A obstipa√ß√£o intestinal cr√īnica ou intestino preso √© um problema muito freq√ľente nos dias atuais. Cerca de 20% das pessoas reclamam que n√£o evacuam todos os dias, como seria o normal. Isso traz desconforto abdominal, gases em excesso (flatul√™ncia), e ressecamento das fezes, o que por sua vez pode gerar problemas no reto, como fissuras, sangramentos e dores para evacuar.
A alimenta√ß√£o e o ritmo de vida modernos est√£o contribuindo para o aumento desse problema. Aquilo que √© mais ‚Äúf√°cil‚ÄĚ e r√°pido de ingerir n√£o √©, definitivamente, o mais saud√°vel. P√£o com hamb√ļrguer, frituras, refrigerantes, bata frita, leite e a√ß√ļcar dominam cada vez mais o card√°pio brasileiro.
O aumento de consumidores nas redes de alimentação rápida é diretamente proporcional ao dos pacientes nos consultórios de doenças gastrintestinais.
O tipo mais freq√ľente de obstipa√ß√£o intestinal √© a chamada funcional. Outras causas de obstipa√ß√£o, por√©m menos freq√ľentes, s√£o hipotireoidismo, diabetes, doen√ßa de chagas, uso de alguns medicamentos como analg√©sicos, anti√°cidos √† base de c√°lcio e alum√≠nio, antidepressivos e sais de ferro.
Algumas pessoas cr√™em que seu problema intestinal seja heredit√°rio. Quando toda uma fam√≠lia tem dificuldade de funcionamento intestinal, o que mais freq√ľentemente ocorre √© todos terem os mesmos h√°bitos de vida que levam √† obstipa√ß√£o.
As principais causas de obstipação funcional são as seguintes:

DIMINUI√á√ÉO DOS REFLEXOS EVACUAT√ďRIOS
√Č importante evacuar de manh√£. A milenar Tradicional Medicina Chinesa j√° considerava isso, antes mesmo de a civiliza√ß√£o ocidental se desenvolver. E por uma simples raz√£o: evacuando de manh√£, aliviamos nosso metabolismo. Sem desconforto abdominal, conseguimos pensar melhor, atuar melhor, viver melhor.
Normalmente, existem três reflexos evacuatórios cuja função é promover o funcionamento intestinal diário e matinal:
1. O reflexo ortocólico (quando acordamos e ficamos em pé);
2. O reflexo gastroc√≥lico (causado pela chegada do desjejum ao est√īmago, que se distende e lan√ßa o aviso para a medula espinhal, que avisa ao intestino ser hora de funcionar); e
3. O reflexo colocólico ( provocado pela entrada do bolo fecal no ceco).
Os reflexos fisiológicos não passam pelo cérebro. Isto é, o impulso nervoso parte de um órgão, vai até a medula espinhal e volta para outro órgão ou para o mesmo. Porém, conscientemente, o reflexo pode ser inibido. Muitas pessoas estão apressadas, correndo para ir trabalhar ou estudar e suprimem essa vontade.
Quando, dia após dia, ano após ano, esses reflexos deixam de ser atendidos por restrição de tempo, eles se tornam quase imperceptíveis. Quase. Como reflexos fisiológicos, podem ser desenvolvidos novamente. Qualquer um pode, mediante a disciplina, reeducar seu organismo e criar o hábito de evacuar todas as manhãs.

FALTA DE √ĀGUA
Os que sofrem de obstipa√ß√£o intestinal, freq√ľentemente se esquecem de tomar √°gua. Sem √°gua, nada funciona bem, especialmente o intestino e os rins.

SEDENTARISMO
Caminhar também ajuda. O sedentarismo leva à obesidade que leva ao enfraquecimento da musculatura abdominal, diminuindo a força para evacuar.

FALTA DE FIBRAS NA DIETA
A lista a seguir apresenta os principais inimigos do bom funcionamento intestinal:
· leite;
¬∑ a√ß√ļcar e doces (principalmente chocolate);
· farináceos refinados em excesso (pães, bolachas, biscoitos);
· carne vermelha;
· gorduras e frituras;
· batata; e
· arroz branco.
O leite merece destaque (negativo). Embora seja um alimento important√≠ssimo para o desenvolvimento da crian√ßa, freq√ľentemente os adultos n√£o conseguem digeri-lo adequadamente, ocasionando gases (flatul√™ncia) e ressecamento intestinal.
Boa parte das pessoas, durante o desenvolvimento org√Ęnico, deixa de produzir em quantidade suficiente a enzima lactase, que digere o a√ß√ļcar do leite (lactose). A√ß√ļcar n√£o digerido no tubo digestivo fermenta e produz gases.
Quando estudamos zoologia, vemos que nenhum mam√≠fero adulto mama ‚Äď somente os seres humanos o fazem e tamb√©m os animais que domesticamos, porque os acostumamos assim.
Beb√™s alimentados com leite materno dificilmente t√™m intestino preso. J√° aqueles que recebem leite de vaca, especialmente quando n√£o bem dilu√≠do em √°gua ou quando acrescidos de farin√°ceos, freq√ľentemente apresentam fezes ressecadas e c√≥licas abdominais. As m√£es devem ouvir o m√©dico pediatra a fim de receber as orienta√ß√Ķes alimentares mais adequadas. Massagens abdominais, no sentido hor√°rio, com √≥leo de camomila podem ser √ļteis para aliviar tais c√≥licas.
Algumas frutas, embora saudáveis de maneira geral, são obstipantes, isto é, prendem o intestino. As principais são a maçã, banana maçã, caju e goiaba.
Os alimentos que favorecem o bom funcionamento intestinal são aqueles ricos em fibras que não são absorvidas, como as verduras (folhas verdes), algumas frutas (laranja, mexerica, manga, mamão, uva, ameixa, figo, abacate), alguns legumes como o brócolis, sementes (linhaça), milho, mel e coalhada natural.
Alguns ch√°s s√£o excelentes est√≠mulos para que o intestino se regule, como o senne (c√°ssia angustif√≥lia), por√©m com o uso continuado passa a n√£o ter o efeito que tinha inicialmente. √Č como se o intestino se acostumasse ao ch√°. Isso tamb√©m ocorre com a maioria dos medicamentos laxantes e,por isso, estes s√≥ devem ser usados transitoriamente e com acompanhamento m√©dico.
O que de fato corrige a obstipa√ß√£o intestinal funcional √© a mudan√ßa do ritmo de vida, alimenta√ß√£o adequada, √°gua e caminhada di√°ria. Se existirem d√ļvidas quanto ao tipo da sua obstipa√ß√£o ou se ela n√£o melhorar totalmente com essas medidas voc√™ dever√° consultar um m√©dico.
Num pa√≠s, onde se podem produzir tantos alimentos saud√°veis, a globaliza√ß√£o da alimenta√ß√£o - desrespeitando as caracter√≠sticas regionais - nos reduz a ‚Äúpapa hamburguers‚ÄĚ de intestino preso e barriga estufada.
A sa√ļde passa ao longe das cadeias de alimenta√ß√£o r√°pida, desvia da esquina depressa com o sedentarismo e, calmamente, se senta para comer um bom prato de salada de agri√£o com azeite de oliva, or√©gano e manga. Est√° servido?

Not√≠cia: Comida ‚Äútrash‚ÄĚ aumenta a FOME ‚Äď Revista VIVER Nutrilite ‚Äď Dez/05
Um farto hamb√ļrguer e um grande copo de refrigerante t√™m tudo para garantir a saciedade por algumas horas. Afinal de contas, essa √© uma refei√ß√£o que oferece prote√≠nas, gorduras e carboidratos.Por√©m, ocorre o contr√°rio quando ingerimos esse tipo de comida, tamb√©m conhecida como trash.
Apesar de hipercal√≥ricos, os carboidratos presentes nesses alimentos t√™m alto √≠ndice glic√™mico, ou seja, logo depois de digeridos elevam rapidamente as taxas de a√ß√ļcar no sangue.
A ausência de fibras nessa refeição contribui ainda mais para acelerar a liberação de insulina no sangue. Para equilibrar essa situação, o organismo responde com uma queda brusca de glicose (hipoglicemia) e é justamente nessa variação que se dá fraqueza e sensação de fome, com o cérebro comandando que a pessoa volte a comer em menos de uma hora.
Portanto, evite incorporar √† sua dieta comida do tipo trash. Afinal, para manter a boa forma e a sa√ļde tamb√©m s√£o necess√°rios alguns sacrif√≠cios.

Nota Concei√ß√£o Trucom: Importante lembrar que o excesso de glicose que havia minutos antes da alta libera√ß√£o de insulina no sangue, ser√° armazenado como gordura e causar√° in√ļmeros transtornos, conforme descrito na s√©rie A√á√öCAR X SA√öDE.
Texto extra√≠do do Informativo Periodicum WELEDA ‚Äď Setembro 2005 / 35

 
 
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

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Email: mctrucom@docelimao.com.br
 
 

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