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Os benef√≠cios da Psicoterapia  

Os benefícios da Psicoterapia


:: Maria Aparecida Diniz Bressani ::

Para falar sobre psicoterapia gostaria de, como uma boa psicóloga junguiana que sou, usar de um mito grego para deixar o mais claro possível os seus benefícios.
Um mito consegue, com sua narrativa simbólica, esclarecer uma idéia de forma muito mais abrangente que muitos conceitos o conseguiriam.
Trata-se do mito do Labirinto do Minotauro.

Em Creta, uma ilha da Grécia, havia um Labirinto, que era um palácio. Lá estava preso, em seu centro, um ser monstruoso, que era metade homem, metade touro, e que só comia carne humana, chamado Minotauro.
Então, de nove em nove anos seu rei lançava sete moças e sete rapazes no Labirinto para serem devorados. Eram moças e rapazes de Atenas, que ao perderem uma guerra para Creta ficaram com esse tributo.
O rei e o povo de Atenas teriam que, ent√£o, pela terceira vez, mandar seus jovens para serem devorados pelo Minotauro e j√° estavam indignados com essa ‚Äúd√≠vida‚ÄĚ que lhes parecia eterna e injusta.
Desta vez, foram Teseu, príncipe e herói de Atenas, e mais outros treze jovens como pagamento deste tributo cruel para Creta. Teseu ofereceu-se para ir, pois tinha uma missão: matar o monstro.
Chegando l√°, Teseu conheceu Ariadne, filha do rei de Creta, que se apaixona por ele. √Č Ariadne que o instrui como entrar e sai ileso do Labirinto.
Ele iria até o centro do Labirinto segurando a ponta de um fio, mataria o monstro devorador e retornaria pelo mesmo caminho, seguindo o fio desenrolado, até onde estaria ela, Ariadne, na outra ponta, do lado de fora.
E foi exatamente assim que aconteceu: Teseu entrou no Labirinto com seus companheiros, matou o monstro e retornou para Ariadne, com quem fugiu de Creta.

Através desta narrativa podemos perceber alguns elementos que nos ajudam a entender a psique humana e como a psicoterapia pode ser benéfica e libertadora.
O próprio Labirinto pode ser usado como representando a psique humana. Nosso cérebro até fisicamente parece um labirinto; mas, muito mais o é nossa psique.
Levando-se em conta que há uma parte da nossa mente que nos é inconsciente, onde há tantas curvas e cantos escuros e inalcançáveis, dos quais nem temos idéia que existam dentro de nós, podemos imaginar, então, nosso inconsciente como um labirinto.
√Č parte da natureza humana temer aquilo que n√£o conhece. Portanto, tememos o nosso pr√≥prio inconsciente. Acreditamos que l√° habitam monstros.
Mas √© claro que nem sequer admitimos isto para n√≥s mesmos, por isso, vemo-los do lado de fora atrav√©s das nossas simpatias e antipatias (para dizer o m√≠nimo) com rela√ß√£o aos outros, que a psicologia chamou de ‚Äúproje√ß√£o‚ÄĚ.

Na psicoterapia observamos nossas proje√ß√Ķes como conte√ļdos pr√≥prios.
Teseu √© o Ego, nosso her√≥i. √Č ele quem vai, juntamente com outras partes suas, combater o ‚Äúmonstro devorador‚ÄĚ.
Ele vai, porque seu reino j√° n√£o ag√ľenta mais perder tanta gente jovem - energia consumida para nada - mesmo que seja para pagar um tributo.
Seu reino perdeu a guerra e deve pagar uma indenização ao vencedor, que tem um monstro voraz de carne fresca humana.
O mito não conta se Teseu tinha alguma estratégia ou se simplesmente foi com a cara e a coragem. Mas, de qualquer forma, Teseu resolveu ir.
√Č assim que acontece: a pessoa (ego) tem que ‚Äúquerer‚ÄĚ fazer psicoterapia. √Č o seu querer que o move. Sente-se frustrado com as realiza√ß√Ķes que n√£o acontecem, sente-se fraco e sem energia para a vida e ent√£o precisa resolver isso. Vai assim deliberadamente resolver o ‚Äúproblema‚ÄĚ.
Então, o primeiro passo em direção à psicoterapia é o querer resolver seus problemas. O segundo, é acreditar, a priori, que vai conseguir. Precisa confiar e pedir ajuda.

Teseu e seus compatriotas seguem, munidos de um fio que lhes serve de salvo-conduto para dentro do Labirinto e na outra ponta, do lado de fora, est√° Ariadne.
√Č Ariadne que fornece condi√ß√Ķes para que ele seja bem sucedido. Ela oferece ajuda.
Ariadne, aqui, representa o psicoterapeuta que fica do lado de fora ‚Äď n√£o est√° envolvido emocionalmente com seu paciente nem com suas quest√Ķes e pode ajud√°-lo a entrar em seu inconsciente e enfrentar seus monstros, pois tem instrumentos espec√≠ficos para tanto.
Para que um trabalho de psicoterapia dê bons resultados e atinja seu objetivo, precisa de algo fundamental: a empatia e confiança entre paciente e psicoterapeuta. Teseu acreditou que Ariadne estava sendo sincera, que realmente o ajudaria e estaria lá, do lado de fora, a esperá-lo.

Como confiar numa pessoa que não conhecemos para abrir o que há de mais intimo dentro de nós e até de coisas que nem nós sabemos?
Objetivamente, para começar uma boa indicação é, ao estar diante do profissional, procurar sentir dentro de si se dá para confiar naquela pessoa. Confiança na ética do psicoterapeuta é a base para a relação terapêutica fluir.
Ariadne tamb√©m simboliza o feminino ‚Äď tanto do paciente como do psicoterapeuta (seja homem ou mulher).
O ego - uma inst√Ęncia masculina da psique humana - precisa do feminino para que, juntos, unidos, possam resolver as quest√Ķes pendentes do paciente.
√Č a objetividade do Ego em querer resolver-se mais a for√ßa da sensibilidade do feminino que faz o processo acontecer.
Ent√£o, o Ego ‚Äúentra‚ÄĚ em seu inconsciente e vai corajosamente enfrentar seu monstro que est√° no centro, mata-o e sai livre, auxiliado pelo psicoterapeuta.

Mas, o próprio Jung nos disse que o Self é o Centro da psique.
E que o Self seria a nossa essência, fonte de luz e vida...
Como pode ser entendido como ‚Äúum monstro devorador‚ÄĚ?
Quando o Ego, irrealisticamente, acha-se o dono e o senhor do seu castelo (de sua vida), pensar que possa haver uma outra entidade mais poderosa que ele pode ser sim muito assustador.

O Self, para Jung, é o Todo e também o Centro Ordenador da psique humana; já nascemos com ele. E, logo que nascemos, o Ego começa a formar-se através da nossa interação com o meio ambiente, enquanto ainda somos um bebezinho.
Na vis√£o da psicologia junguiana, o Ego nasceu do Self e √©, portanto, apenas sua express√£o. Deve, por isso, seguir suas orienta√ß√Ķes para melhor express√°-lo. E quando n√£o atendemos o Self somos penalizados com a perda de energia para a vida.
Num trabalho psicoterápico junguiano, a meta é a pessoa abrir-se para sua essência. Quando realmente consegue chegar até o centro, conectar-se mais conscientemente com seu Self, aí acontece o processo de Individuação.
Individuação, para Jung, é a pessoa viver sua individualidade de uma forma mais pura e fiel à sua essência. Portanto, Ego e Self conectados numa sintonia fina. Aí reside o poder pessoal.
Quando Teseu mata o monstro e sai do Labirinto, para nossa leitura entendemos que houve uma transformação; porque morte é símbolo de transformação. Isto significa que a pessoa (Ego) conseguiu abrir-se para sua essência, e não tem mais do que defender-se e, aí, acontece a transformação (morte) do antigo Ego (cheio de medos e inseguranças) e nasce um novo Ego (mais cheio de autoconfiança e luz). Afinal, toda morte gera uma nova vida. A saída de Teseu do Labirinto representa seu renascimento como o herói vencedor.

O que o mito n√£o conta que, na verdade, n√£o h√° apenas um √ļnico monstro habitando nosso inconsciente (aquele era o maior e o mais poderoso e assustador); mas, na psicologia junguiana aprendemos que h√° outros monstros, que Jung chamou de Complexos, que tamb√©m sugam nossa energia para a vida.
Os complexos geram v√°rios sentimentos e comportamentos autom√°ticos e inconscientes, como por exemplo, o de superioridade e o de inferioridade. Eles escondem-se naqueles cantos escuros da psique (labirinto) e antes de concluir o trabalho maior que √© ‚Äúmatar‚ÄĚ o grande monstro l√° no centro, h√° o trabalho de tamb√©m matar esses outros monstros. Por isso o Ego √© o nosso ‚Äúher√≥i‚ÄĚ; mas, para se tornar o nosso ‚Äúher√≥i‚ÄĚ precisa, antes, matar muitos monstros.
Faz parte do processo de Individua√ß√£o ‚Äúmatar‚ÄĚ todos os pequenos monstros escondidos em nossa psique e que, muitas vezes, s√£o tamb√©m extremamente poderosos e vorazes, tanto quanto um Minotauro.

As sess√Ķes de psicoterapia servem exatamente para isso: matar monstros projetados por todo canto da vida. Desta forma, resgatamos a energia para a vida. Liberamos a energia que usamos inconscientemente para tentar deixar presos sentimentos indesej√°veis e desejos inconfess√°veis, at√© para n√≥s mesmos.
Conforme vamos encarando cada um dos nossos monstros percebemos que eles n√£o s√£o t√£o feios e nem t√£o monstruosos assim. Vamos nos fortalecendo. Percebemos que somos mais fortes do que pens√°vamos; que somos capazes de suportar algumas frustra√ß√Ķes que a vida se nos apresenta. Descobrimos que a nossa vida depende de n√≥s. N√≥s somos os her√≥is de nossas vidas!
Resgatamos, assim, o bem mais precioso que está guardado dentro de nós: a auto-estima. E deste modo tomamos posse de nossa vida. Aprendemos a usar nosso poder pessoal.

Quem j√° fez psicoterapia com um bom psicoterapeuta sabe de seus benef√≠cios, pois o fato de conseguir, de forma segura e amorosa, livrar-se dos ‚Äúmonstros‚ÄĚ que habitavam o seu inconsciente e que o atormentavam e ao mesmo tempo abrir-se para a sua ‚Äúfonte de vida e de luz‚ÄĚ, o Self dentro de si, √© absolutamente libertador.


 
 
Maria Aparecida Diniz Bressani é psicóloga e psicoterapeuta Junguiana,
especializada em atendimento individual de jovens e adultos,
em seu consultório em São Paulo.

Email: mariahbressani@yahoo.com.br
 
 

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