Autoconhecimento Almas Gêmeas AutoAjuda Astrologia Corpo e Mente Espiritualidade Oráculos Psicologia Vidas Passadas

Temperamento Bilioso ou Colérico  

Temperamento Bilioso ou Colérico


:: Ana Cecília Amado Sette ::

Cólera é a palavra grega para bílis, e colérica é a pessoa ativa, cheia de energia, empreendedora. Quando a grafia é negativa, o colérico é passível de acessos de raiva e irritação, aí teremos o Biliosão. Falando em colérico, logo pensamos em cólera, que significa raiva. Realmente o humor (gênio, temperamento, índole, caráter, disposição de espírito) deste temperamento é o mais esquentado, mas isto não quer dizer que a pessoa seja má ou raivosa, mas que ela tem muita energia para gastar.

Tipo físico do bilioso:
O bilioso possui um perfil com linhas verticais e robustas, rosto retangular com traços duros e bem marcados, parece rude, nariz quadrado e pontiagudo, olhos severos, geralmente castanhos, olhar expressivo e penetrante, com traços angulosos. O nariz desenha uma convexidade acentuada em sua metade inferior, onde o lóbulo forma uma prega dupla mais ou menos sobre sua base. Denota um controle e um domínio reflexivo, uma conduta regida pela vontade, um modo de atuar enérgico e tenaz. O tórax e o abdômen são bem delineados, braços e pernas largos e compridos (quando compra camisa, fica curta!). Geralmente magro, cabelos escuros e abundantes. Sistema piloso bem desenvolvido. A linha da boca é horizontal, os lábios esmagados. Pulso rápido, coração pequeno e vasos estreitos, o que lhe acelera a circulação.

Características da personalidade:
Como diria Vels: é um ser irradiante como o sangüíneo, mas no plano intelectual com ponderação e medida. Sua energia manifesta-se por resoluções inquebrantáveis (decidiu, está decidido e pronto!). Rápido nas decisões (principalmente pela sua impulsividade), perseverante, se tomar uma decisão mental, não discute mais, está resolvido. É um metódico que planeja não só sua intervenção como a forma e o momento. De sua vontade tenaz resultam dois sentimentos: a dignidade e o desprezo pelos que fracassam. É exigente com os demais porque o é consigo mesmo. É de caráter sério, sóbrio, concentrado, reflexivo e raciocinador. O tipo mais puro é lacônico, simplifica seus gestos, palavras exercendo um domínio constante sobre seus nervos e emoções. Sua vitalidade é forte. A sociabilidade é um meio para alcançar um fim.
Se praticar esportes, acaba querendo competir, nem que seja consigo mesmo: hoje eu fiz isso em tanto tempo, amanhã vou fazer mais rápido. Em tempos antigos, o colérico seria um guerreiro, um cavaleiro, mas hoje em dia tudo o que não for relativamente inócuo ou controlado pelo governo é socialmente inaceitável. A questão principal, de qualquer modo, é que o colérico precisa de atividades que envolvam o dispêndio de energia.
A imagem de Russel Crowe em Gladiador revela um exemplo do temperamento bilioso.
Sente-se facilmente estimulado quando necessita trabalhar como as mãos ou com as pernas. Tem tendência a descarregar as suas emoções em atos, palavras e manifestações grandiosas e expressivas.
Sua facilidade de contato lhe proporciona amigos em todas as partes. Sua afabilidade e agradável trato o fazem uma pessoa simpática e atrativa. Necessidade de ser aclamado e sentir-se importante em todos os lugares que transita. Tendência a ver as pessoas, os fatos e as coisas segundo lhe inspirem simpatia ou repulsão.
Devido à sua vaidade sente-se estimulada sempre que possa rivalizar com os demais em seu trabalho, nos esportes e nas questões sociais de qualquer esfera. Sua finalidade é alcançar o topo, brilhar dentro do grupo social ou profissional, mais que qualquer outro.
Busca cargos, honrarias e projeção social. Gosta de mostrar ostentação.
Sua memória é mais visual do que auditiva. Retém pouco as conversações; os discursos o comovem, mas não ficam fortemente gravados em sua memória, todavia recorda com grande facilidade imagens e impressões visuais.

Características profissionais:
Possui inteligência objetiva, prefere o concreto ao abstrato. Sabe decidir e tem boa capacidade de comando. É um lutador que não desiste da luta nem perante os fracassos. Atua sem necessidade dos demais. Sua atividade é intensa, organizada, dirigida pela razão. Distribui suas tarefas e as realiza com regularidade, mas conforme sua vontade. Disciplinado e organizado em suas tarefas, metódico, rege sua conduta por rígidos princípios morais. No trabalho apresenta ordem, perseverança, concentração e eficácia. Não perde tempo com minúcias. Tem capacidade de mando. É voltado ao futuro, perseverante, enfrenta os problemas.
Disciplinado, organizado, metódico e sistemático nas suas tarefas, rege sua conduta por sérios princípios morais de respeito aos demais e seus bens.
Possui memória mediana e uma inteligência brilhante, objetiva e positivista, que prefere o concreto ao abstrato. Senso prático. Detesta a análise dos pormenores superficiais, vai à essência, buscando a síntese e a razão das coisas. Atua sem a necessidade dos demais. Capacidade para mandar e dirigir.

Para motivar o bilioso:
Convém mostrar-lhe a hierarquia do cargo, a finalidade e o alto valor da tarefa que ele irá realizar realçando a sua posição em relação às pessoas com as quais irá trabalhar. O bilioso gosta de fatos concretos, precisos, exatos e atua com seriedade. Venha sempre com uma alternativa.A criança de Temperamento do bilioso:
A criança Biliosa: o seu ponto forte é a cólera e seu caráter teimoso e irredutível, embora muitas vezes não os exteriorize. Quando as coisas não saem conforme os seus desejos e como estes são apoiados numa vontade forte, a sua contrariedade é tão forte quanto o desejo. Tem um arraigado sentido de justiça. É responsável. Sabe se impor com facilidade, pois dentre os temperamentos é o mais firme. Tem muita energia e até sem ninguém pedir, torna-se líder do grupo. Gosta da liderança, mas se não o seguirem estoura, pois tem os nervos à flor da pele.
Suas manifestações de raiva são guardadas por algum tempo e é por isso que é considerado um rancoroso. É muito trabalhadora e é por ai que é canalizada a saída de suas tensões. Gosta que a admirem.
Não é influenciável, é pouco imaginativa. Sabe chegar melhor ao fundo das questões. Tem a tendência a problemas hepáticos.
As manifestações gráficas são: muitos ângulos, as letra "g", "p", "q", "f", "z", tem as laçadas largas principalmente se for esportista. As barras dos "t" são bem centradas, curtas e firmes como conseqüência de uma vontade equilibrada.

A mulher biliosa:
Apresenta forte espírito de liderança, é líder de grupos femininos, boa anfitriã, secretária executiva, participa de competições esportivas, presidente de associações de Pais e Mestres, administradora, pode ser insensível aos problemas dos outros, líder de movimentos pioneiros, alta funcionária de banco.

A grafia do bilioso:
Firme, rápida, ordenada, sóbria (sem enfeites), concentrada, apoiada, acerada, traços em cruz, cortante, profunda, em relevo, massiva, precisa, constante, apoiada, angulosa, ligada ou desligada retilínea ou ascendente.
Ritmo homogêneo, ordem regular. Constante. O tamanho da letra é de média para pequena, sem preocupação com a estética. A inclinação é reta ou vertical. Velocidade rápida e geralmente não agrada a primeira vista, apesar de produzir uma impressão de energia, resistência e força. As barras dos “t” são curtas, regulares, colocadas acima das hastes. Os finais das palavras são curtos, assinatura é freqüentemente ascendente.

Exemplos de grafias do bilioso:

 
 
Ana Cecília Amado Sette é especialista em Grafologia, com mais de trinta anos de experiência em aplicação da Análise Grafológica, com ênfase em Seleção de Pessoal.
Atende pessoas e empresas em São Paulo.
Conheça os auto-testes de Grafologia
Email: anacecilia@amadosette.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Psicologia

Como saber se esse relacionamento vai dar certo?
O Complexo de Vira-Lata - Como se manifesta na sua vida
Mais de Sequestradores de almas e de suas empreitadas
Desapego
Falando com os Mortos
 
 

Deixe sua opinião sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
 
 


Energias para Hoje
ernegia
I-Ching:
42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


ernegia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.


Louise Hay fala sobre problemas com Reumatismo
Sensação de ser a vítima. Carência de amor. Amargura crônica. Ressentimento. Clique e veja mais!






 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda

Autoconhecimento

Corpo e Mente
Espiritualidade
Oráculos
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E SERVIÇOS
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos publicados
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
RSS
Tablet
Widgets
Celular 3G
Mapa do Site
Edições anteriores
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Copyright 2000-2014 SOMOS TODOS UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS