O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

Temperamento Bilioso ou Col√©rico  

Temperamento Bilioso ou Colérico


:: Ana Cecília Amado Sette ::

C√≥lera √© a palavra grega para b√≠lis, e col√©rica √© a pessoa ativa, cheia de energia, empreendedora. Quando a grafia √© negativa, o col√©rico √© pass√≠vel de acessos de raiva e irrita√ß√£o, a√≠ teremos o Bilios√£o. Falando em col√©rico, logo pensamos em c√≥lera, que significa raiva. Realmente o humor (g√™nio, temperamento, √≠ndole, car√°ter, disposi√ß√£o de esp√≠rito) deste temperamento √© o mais ‚Äúesquentado‚ÄĚ, mas isto n√£o quer dizer que a pessoa seja m√° ou raivosa, mas que ela tem muita energia para gastar.

Tipo físico do bilioso:
O bilioso possui um perfil com linhas verticais e robustas, rosto retangular com tra√ßos duros e bem marcados, parece rude, nariz quadrado e pontiagudo, olhos severos, geralmente castanhos, olhar expressivo e penetrante, com tra√ßos angulosos. O nariz desenha uma convexidade acentuada em sua metade inferior, onde o l√≥bulo forma uma prega dupla mais ou menos sobre sua base. Denota um controle e um dom√≠nio reflexivo, uma conduta regida pela vontade, um modo de atuar en√©rgico e tenaz. O t√≥rax e o abd√īmen s√£o bem delineados, bra√ßos e pernas largos e compridos (quando compra camisa, fica curta!). Geralmente magro, cabelos escuros e abundantes. Sistema piloso bem desenvolvido. A linha da boca √© horizontal, os l√°bios esmagados. Pulso r√°pido, cora√ß√£o pequeno e vasos estreitos, o que lhe acelera a circula√ß√£o.

Características da personalidade:
Como diria Vels: √© um ser irradiante como o sang√ľ√≠neo, mas no plano intelectual com pondera√ß√£o e medida. Sua energia manifesta-se por resolu√ß√Ķes inquebrant√°veis (decidiu, est√° decidido e pronto!). R√°pido nas decis√Ķes (principalmente pela sua impulsividade), perseverante, se tomar uma decis√£o mental, n√£o discute mais, est√° resolvido. √Č um met√≥dico que planeja n√£o s√≥ sua interven√ß√£o como a forma e o momento. De sua vontade tenaz resultam dois sentimentos: a dignidade e o desprezo pelos que fracassam. √Č exigente com os demais porque o √© consigo mesmo. √Č de car√°ter s√©rio, s√≥brio, concentrado, reflexivo e raciocinador. O tipo mais puro √© lac√īnico, simplifica seus gestos, palavras exercendo um dom√≠nio constante sobre seus nervos e emo√ß√Ķes. Sua vitalidade √© forte. A sociabilidade √© um meio para alcan√ßar um fim.
Se praticar esportes, acaba querendo competir, nem que seja consigo mesmo: ‚Äúhoje eu fiz isso em tanto tempo, amanh√£ vou fazer mais r√°pido‚ÄĚ. Em tempos antigos, o col√©rico seria um guerreiro, um cavaleiro, mas hoje em dia tudo o que n√£o for relativamente in√≥cuo ou controlado pelo governo √© socialmente inaceit√°vel. A quest√£o principal, de qualquer modo, √© que o col√©rico precisa de atividades que envolvam o disp√™ndio de energia.
A imagem de Russel Crowe em Gladiador revela um exemplo do temperamento bilioso.
Sente-se facilmente estimulado quando necessita trabalhar como as m√£os ou com as pernas. Tem tend√™ncia a descarregar as suas emo√ß√Ķes em atos, palavras e manifesta√ß√Ķes grandiosas e expressivas.
Sua facilidade de contato lhe proporciona amigos em todas as partes. Sua afabilidade e agradável trato o fazem uma pessoa simpática e atrativa. Necessidade de ser aclamado e sentir-se importante em todos os lugares que transita. Tendência a ver as pessoas, os fatos e as coisas segundo lhe inspirem simpatia ou repulsão.
Devido √† sua vaidade sente-se estimulada sempre que possa rivalizar com os demais em seu trabalho, nos esportes e nas quest√Ķes sociais de qualquer esfera. Sua finalidade √© alcan√ßar o topo, brilhar dentro do grupo social ou profissional, mais que qualquer outro.
Busca cargos, honrarias e projeção social. Gosta de mostrar ostentação.
Sua mem√≥ria √© mais visual do que auditiva. Ret√©m pouco as conversa√ß√Ķes; os discursos o comovem, mas n√£o ficam fortemente gravados em sua mem√≥ria, todavia recorda com grande facilidade imagens e impress√Ķes visuais.

Características profissionais:
Possui intelig√™ncia objetiva, prefere o concreto ao abstrato. Sabe decidir e tem boa capacidade de comando. √Č um lutador que n√£o desiste da luta nem perante os fracassos. Atua sem necessidade dos demais. Sua atividade √© intensa, organizada, dirigida pela raz√£o. Distribui suas tarefas e as realiza com regularidade, mas conforme sua vontade. Disciplinado e organizado em suas tarefas, met√≥dico, rege sua conduta por r√≠gidos princ√≠pios morais. No trabalho apresenta ordem, perseveran√ßa, concentra√ß√£o e efic√°cia. N√£o perde tempo com min√ļcias. Tem capacidade de mando. √Č voltado ao futuro, perseverante, enfrenta os problemas.
Disciplinado, organizado, metódico e sistemático nas suas tarefas, rege sua conduta por sérios princípios morais de respeito aos demais e seus bens.
Possui memória mediana e uma inteligência brilhante, objetiva e positivista, que prefere o concreto ao abstrato. Senso prático. Detesta a análise dos pormenores superficiais, vai à essência, buscando a síntese e a razão das coisas. Atua sem a necessidade dos demais. Capacidade para mandar e dirigir.

Para motivar o bilioso:
Convém mostrar-lhe a hierarquia do cargo, a finalidade e o alto valor da tarefa que ele irá realizar realçando a sua posição em relação às pessoas com as quais irá trabalhar. O bilioso gosta de fatos concretos, precisos, exatos e atua com seriedade. Venha sempre com uma alternativa.

A criança de Temperamento do bilioso:
A crian√ßa Biliosa: o seu ponto forte √© a c√≥lera e seu car√°ter teimoso e irredut√≠vel, embora muitas vezes n√£o os exteriorize. Quando as coisas n√£o saem conforme os seus desejos e como estes s√£o apoiados numa vontade forte, a sua contrariedade √© t√£o forte quanto o desejo. Tem um arraigado sentido de justi√ßa. √Č respons√°vel. Sabe se impor com facilidade, pois dentre os temperamentos √© o mais firme. Tem muita energia e at√© sem ningu√©m pedir, torna-se l√≠der do grupo. Gosta da lideran√ßa, mas se n√£o o seguirem estoura, pois tem os nervos √† flor da pele.
Suas manifesta√ß√Ķes de raiva s√£o guardadas por algum tempo e √© por isso que √© considerado um rancoroso. √Č muito trabalhadora e √© por ai que √© canalizada a sa√≠da de suas tens√Ķes. Gosta que a admirem.
N√£o √© influenci√°vel, √© pouco imaginativa. Sabe chegar melhor ao fundo das quest√Ķes. Tem a tend√™ncia a problemas hep√°ticos.
As manifesta√ß√Ķes gr√°ficas s√£o: muitos √Ęngulos, as letra "g", "p", "q", "f", "z", tem as la√ßadas largas principalmente se for esportista. As barras dos "t" s√£o bem centradas, curtas e firmes como conseq√ľ√™ncia de uma vontade equilibrada.

A mulher biliosa:
Apresenta forte esp√≠rito de lideran√ßa, √© l√≠der de grupos femininos, boa anfitri√£, secret√°ria executiva, participa de competi√ß√Ķes esportivas, presidente de associa√ß√Ķes de Pais e Mestres, administradora, pode ser insens√≠vel aos problemas dos outros, l√≠der de movimentos pioneiros, alta funcion√°ria de banco.

A grafia do bilioso:
Firme, rápida, ordenada, sóbria (sem enfeites), concentrada, apoiada, acerada, traços em cruz, cortante, profunda, em relevo, massiva, precisa, constante, apoiada, angulosa, ligada ou desligada retilínea ou ascendente.
Ritmo homog√™neo, ordem regular. Constante. O tamanho da letra √© de m√©dia para pequena, sem preocupa√ß√£o com a est√©tica. A inclina√ß√£o √© reta ou vertical. Velocidade r√°pida e geralmente n√£o agrada a primeira vista, apesar de produzir uma impress√£o de energia, resist√™ncia e for√ßa. As barras dos ‚Äút‚ÄĚ s√£o curtas, regulares, colocadas acima das hastes. Os finais das palavras s√£o curtos, assinatura √© freq√ľentemente ascendente.

Exemplos de grafias do bilioso:

 
 
Ana Cecília Amado Sette é especialista em Grafologia, com mais de trinta anos de experiência em aplicação da Análise Grafológica, com ênfase em Seleção de Pessoal.
Atende pessoas e empresas em S√£o Paulo.
Conheça os auto-testes de Grafologia
Email: anacecilia@amadosette.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Psicologia

Ame sua vida
Por que continuo doente se rezo com fé?
O Tempo do fogo...
Saudade que fica de quem j√° se foi...
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 31 ‚Äď HSIEN ‚Äď A INFLU√äNCIA
Momento de harmonia em que todas as for√ßas do Universo participam do mesmo impulso de atra√ß√£o. √Č bom manter-se aberto e dispon√≠vel para dar e receber.


energia
Runas: Odim
Dia para meditar. Autotransformação e evolução.


29
Numerologia: Receptividade
O dia hoje é para acordos. Desculpe-se se for necessário, mantenha a mente voltada para a solução de pequenos desentendimentos. Pratique a conciliação.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Reprogramar a mente
2. A Oração do Perdão
3. Dezoito apontamentos de esclarecimento consciencial
4. As medidas da sua gostosura!
5. Quando o que liberta prende...
6. O que fazer quando as nossas Verdades Secretas nos incomodam?
7. Carta para um Pai
8. Pais e filhos: como solucionar os conflitos no relacionamento?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade