O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

N√£o se deixe despeda√ßar por causa de uma rela√ß√£o!  

Não se deixe despedaçar por causa de uma relação!


:: Rosana Braga ::

Estranho pensar num processo de despeda√ßamento da gente mesma, n√£o √©? Ainda mais quando esse processo se inicia em fun√ß√£o de um sentimento que tem o intuito divino de juntar... Mas √© justamente ao ato de se deixar desintegrar e se misturar ao outro que estou me referindo, porque essa decis√£o ‚Äď geralmente tomada inconscientemente ‚Äď √© muito mais comum do que supomos.

Muitas vezes, quando entramos num relacionamento e passamos a enxerg√°-lo como ‚Äúa raz√£o‚ÄĚ de toda a nossa felicidade; quando nos sentimos perdidamente apaixonados (no sentido literal da palavra) e apostamos todas as nossas fichas na possibilidade de estendermos ao m√°ximo essa sensa√ß√£o que preenche os nossos dias, corremos o s√©rio risco de n√£o sabermos mais onde termina o outro e onde come√ßamos n√≥s.

Ou seja, na inten√ß√£o de nos tornarmos parte da vida do outro, perdemos a no√ß√£o do que √© parte essencial nossa ‚Äď seja qualidade ou defeito ‚Äď e passamos a considerar o outro como o ‚Äúcentro‚ÄĚ e a ‚Äúcausa‚ÄĚ de tudo de bom (e tamb√©m de ruim) que sentimos.

Assim, perdemos a preciosa oportunidade que o amor deveria nos proporcionar. Perdemos a chance de olhar para n√≥s mesmos atrav√©s do outro, mas tendo plena consci√™ncia de que a pessoa amada √©, em √ļltima an√°lise, a proje√ß√£o de um amor que existe primeiro dentro de n√≥s mesmos.

Porque amar outra pessoa e se permitir experimentar a intimidade √©, acima de tudo, um convite √† descoberta do que h√° de mais valioso em nossa pr√≥pria ess√™ncia. No entanto, quando acreditamos ‚Äď equivocadamente ‚Äď que o que vivemos √© m√©rito ou ‚Äúculpa‚ÄĚ do outro, permitimos que essa rela√ß√£o comece a nos despeda√ßar. Come√ßamos a nos tornar emocionalmente peda√ßos, partes desintegradas de n√≥s mesmos; e, assim, j√° n√£o nos reconhecemos mais. N√£o conseguimos mais ter a exata dimens√£o de at√© onde podemos ou queremos ir.

E nessa simbiose destrutiva, passamos a atuar em fun√ß√£o do outro. Inevitavelmente sofremos, porque perdemos a √ļnica refer√™ncia realmente v√°lida: nosso pr√≥prio cora√ß√£o.

Se você se sente confusa e dolorosamente misturada à pessoa amada, eu sugiro que você comece a retomar o seu próprio centro. Isto é, concentrar-se em si mesma, em seus mais genuínos e pessoais sentimentos, a despeito do que o outro possa fazer diante deste resgate. Além disso, em princípio o objetivo nem é expressar tais sentimentos, mas apenas e tão somente reconhecê-los, aceitá-los e acolhê-los.

Depois, mais consciente de si mesma, creio que seja o momento de come√ßar a se fazer presente, de fato, nesta rela√ß√£o. Somente assim, voc√™ poder√° compreender a exata dimens√£o dos fatos, dos sentimentos e das raz√Ķes que fazem com que voc√™ esteja ao lado dessa pessoa.

Reconhecer-se é ponto primordial e absolutamente fundamental para tornar construtiva e produtiva uma relação de amor. Caso contrário, você estará despedaçando-se dia após dia, literalmente se desfazendo em pedaços que perdem o sentido, que não complementam, que não justificam uma união. E, assim, deixa de ser plena, pessoa... e, sobretudo, amante.

Porque amante √© aquele que exercita o amor... e peda√ßos n√£o s√£o suficientes. Amantes s√£o inteiros que, humildes e sabiamente, emprestam-se como ‚Äúmetades‚ÄĚ para dar vida ao amor do outro, mas sem nunca se misturar e se perder... Porque o amor √© sempre um encontro, sem nunca ter sa√≠do √† procura... um encontro singular de voc√™ consigo mesma, atrav√©s da troca rec√≠proca de dois cora√ß√Ķes transbordados de amor...


 
 
fotoRosana Braga é Palestrante, Jornalista, Consultora em Relacionamentos
e Autora dos livros "O PODER DA GENTILEZA" e "FAÇA O AMOR VALER A PENA", entre outros.
www.rosanabraga.com.br, Twitter e Parperfeito
Clique aqui e receba GRATUITAMENTE o teste "QUE TIPO DE AMOR VOCÊ ATRAI?"

Email: rosanabraga@rosanabraga.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Almas G√™meas

Você exige sempre a perfeição? Relaxe!
Sentimentos à flor da pele
Como se comportar diante uma rejeição?
Saudade que fica de quem j√° se foi...
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 01- CH¬īIEN - O CRIATIVO
O sucesso estará garantido se você souber agir criativamente e com senso de justiça.


energia
Runas: Talism√£ contra a negatividade
Desenhe na agenda para proteção durante o mês.


1
Numerologia: Novos in√≠cios e grandes decis√Ķes
Dia para tomar as rédeas da vida e determinar seu curso futuro, fixe metas e comece hoje mesmo a realizá-las. Promova suas idéias acredite em si e não aceite um não como resposta. São necessários força e autocontrole.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Vênus nos Signos
2. A vida que eu queria
3. A s√≠ndrome do `pavio curto¬ī
4. O Signo Ascendente
5. Sequestradores de Alma s√£o: Abusadores emocionais, Psicopatas ou Narcisistas Perversos?
6. 6 medidas pra acordar a sua Diva!
7. A Oração do Perdão
8. Voc√™ reconhece o abuso que sofreu na inf√Ęncia e o impacto na vida adulta?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade