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O que √© o ci√ļme e porque isso magoa tanto?  

O que √© o ci√ļme e porque isso magoa tanto?


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Ci√ļme √© compara√ß√£o. E fomos ensinados a comparar, fomos condicionados a comparar, comparar sempre. Algu√©m possui uma casa melhor, algu√©m tem um corpo mais bonito, algu√©m tem mais dinheiro, algu√©m possui uma personalidade mais carism√°tica.
Compare, continue comparando a si mesmo com todo mundo que voc√™ encontrar, e o resultado ser√° um grande ci√ļme; esse √© o subproduto do condicionamento da compara√ß√£o.

De outra maneira, se voc√™ deixa de comparar, o ci√ļme desaparece. Assim voc√™ simplesmente sabe que voc√™ √© voc√™ e ningu√©m mais, e que n√£o h√° nenhuma necessidade de ser outro algu√©m. √Č bom que voc√™ n√£o se compare com as √°rvores, sen√£o voc√™ come√ßaria a se sentir muito ciumento: por que voc√™ n√£o √© verde? E por que Deus tem sido t√£o duro com voc√™ - e com nenhuma flor? √Č melhor voc√™ n√£o se comparar com os p√°ssaros, com os rios, com as montanhas; do contr√°rio voc√™ ir√° sofrer. Voc√™ s√≥ se compara com os seres humanos, porque voc√™ foi condicionado a s√≥ se comparar com os seres humanos; voc√™ n√£o se compara com os pav√Ķes e com os papagaios. Sen√£o seu ci√ļme seria bem maior; voc√™ estaria t√£o sobrecarregado de ci√ļmes que voc√™ n√£o seria capaz de viver de maneira nenhuma.

A compara√ß√£o √© uma atitude muito tola, porque cada pessoa √© √ļnica e incompar√°vel. Uma vez que esse entendimento se estabelece em voc√™, o ci√ļme desaparece. Cada um √© √ļnico e incompar√°vel. Voc√™ √© apenas voc√™ mesmo: ningu√©m nunca foi como voc√™ e ningu√©m nunca ser√° como voc√™. E voc√™ tamb√©m n√£o precisa ser nenhum outro. Deus cria somente originais; ele n√£o acredita em c√≥pias carbono.
***
Um grupo de galinhas estava no quintal quando uma bola de futebol passou por sobre a cerca e caiu no meio delas. Um galo chegou gingando, estudou bem a bola, e ent√£o disse, "N√£o estou reclamando garotas, mas vejam o trabalho que eles est√£o fazendo no vizinho ao lado".

Na porta do vizinho grandes coisas est√£o acontecendo: a grama √© mais verde, as rosas s√£o mais rosadas. Todo mundo parece estar t√£o feliz - exceto voc√™. Voc√™ est√° continuamente comparando. E a mesma coisa est√° acontecendo com os outros, eles tamb√©m est√£o comparando. Talvez eles tamb√©m achem que seu gramado √© mais verde - sempre parece mais verde √† dist√Ęncia - que voc√™ tem uma esposa mais bonita... Voc√™ est√° cansado, voc√™ n√£o pode acreditar como voc√™ permitiu se envolver com essa mulher, voc√™ n√£o sabe como se livrar dela - e o vizinho pode estar com ci√ļmes de voc√™, que voc√™ tem uma mulher t√£o bonita! E voc√™ pode estar com ci√ļmes dele...

Todo mundo tem ci√ļmes de todo mundo. E com ci√ļmes criamos um tal inferno, e com ci√ļmes nos tornamos muito med√≠ocres.

Um velho fazendeiro estava mal-humoradamente avaliando os estragos da inundação. "Hiram"! Gritou o vizinho, "seus porcos foram todos levados pela correnteza".
“E quanto aos porcos do Thompson"? Perguntou o fazendeiro.
“Eles também foram levados".
“E os de Larsen"?
“Também".
“Hum!" Exclamou o fazendeiro, comemorando. “Não foi tão ruim como eu pensava".

Se todos estão na miséria, isso parece bom; se todos estão perdendo, isso parece bom. Se todos estão felizes e bem sucedidos, isso tem um sabor muito amargo.

Mas por que antes de tudo a idéia do outro entra na sua cabeça? Deixe-me lembrá-lo novamente: porque você não permitiu sua própria seiva fluir; você não permitiu sua própria felicidade brotar, você não permitiu seu próprio ser florescer. Daí você se sentir vazio no íntimo, então você olha para o exterior de cada um e de todo mundo porque isso é só o que você pode ver.

Voc√™ conhece seu √≠ntimo e voc√™ conhece o exterior dos outros: isso gera ci√ļmes. Eles conhecem seu exterior e eles conhecem o interior deles: isso gera ci√ļmes. Ningu√©m mais conhece seu √≠ntimo. L√° voc√™ sabe que voc√™ n√£o √© nada, n√£o vale nada. E os outros parecem t√£o sorridentes exteriormente. O sorriso deles pode ser falso, mas como voc√™ pode saber que s√£o falsos?
Talvez seus cora√ß√Ķes sejam tamb√©m sorridentes. Voc√™ sabe que seu sorriso √© falso porque seu cora√ß√£o n√£o est√° sorrindo de maneira alguma, ele pode estar lamentando e chorando.

Você conhece sua interioridade, e só você a conhece, ninguém mais. E você conhece o exterior de todos, e as pessoas fizeram o exterior delas parecer bonito. Exteriores são vitrines e são muito enganadoras.

Há uma antiga história Sufi:
Um homem estava muito oprimido pelo seu sofrimento. Ele costumava orar diariamente a Deus, "Porque eu? Todos parecem ser tão felizes, porque só eu estou sofrendo tanto"? Um dia, em grande desespero, ele orou a Deus, "Você pode me dar o sofrimento de qualquer um outro e estou pronto para aceitar isso. Mas leve o meu, não posso mais suportá-lo".

Aquela noite ele teve um belo sonho, belo e muito revelador. Ele sonhou naquela noite que Deus aparecia no céu e dizia para todos, "Tragam todos os seus sofrimentos para o templo".
Todos estavam cansados de sofrer - na verdade todos tinham orado alguma vez ou outra, "Estou pronto para aceitar o sofrimento de qualquer um outro, porém leve o meu sofrimento, é demais, é insuportável".

Assim todo mundo colocou seu próprio sofrimento em sacolas e levaram para o templo e todos pareciam muito felizes; o dia havia chegado, suas preces foram ouvidas. E esse homem também correu para o templo.

E ent√£o Deus falou, "Coloquem suas sacolas na parede". Todos as sacolas foram colocadas na parede e ent√£o Deus declarou: ‚ÄúAgora voc√™s podem escolher. Podem pegar qualquer sacola‚ÄĚ.

E a coisa mais surpreendente foi: que esse homem que tinha estado sempre orando, correu em direção a sua sacola antes que alguém mais pudesse escolhê-la! Ele contudo, ficou surpreso porque todo mundo correu para sua própria sacola e todos estavam contentes com a escolha. O que aconteceu? Pela primeira vez, todos viram a miséria dos outros, o sofrimento dos outros - as sacolas deles eram tão grandes, ou até mesmo maiores!

E o segundo problema era que as pessoas tinham se acostumado com os seus próprios sofrimentos. E agora escolher o sofrimento de outra pessoa - quem sabe que tipo de sofrimento estará dentro da sacola? Pra que se incomodar? Pelo menos você está familiarizado com o seu próprio sofrimento e você já está acostumado com ele, e ele é suportável. Por tantos anos você o tolerou - porque escolher o desconhecido?

E todos foram para casa felizes. Nada havia mudado, eles estavam trazendo o mesmo sofrimento de volta, mas todos estavam felizes e sorridentes e alegres porque conseguiram suas próprias sacolas de volta.

Pela manhã ele orou para Deus e disse, "Grato pelo sonho; nunca mais pedirei novamente. Tudo que você me tem dado é bom para mim, tem que ser bom para mim; eis porque você me deu isso".

Devido ao ci√ļme voc√™ est√° em constante sofrimento; voc√™ torna-se med√≠ocre para os outros. E por causa do ci√ļme voc√™ come√ßa a ficar falso, porque voc√™ come√ßa a fingir. Voc√™ come√ßa a fingir coisas que voc√™ n√£o possui, voc√™ come√ßa a fingir coisas as quais voc√™ n√£o pode ter, que n√£o s√£o naturais a voc√™. Voc√™ se torna cada vez mais artificial.
Imitando os outros, competindo com os outros, que mais você pode fazer?
Se algu√©m tem alguma coisa e voc√™ n√£o tem, e voc√™ n√£o tem a possibilidade natural de ter isso, o √ļnico jeito √© arranjar algum substituto barato para isso.

Eu soube que Jim e Nancy Smith divertiram-se muito na Europa nesse ver√£o. √Č t√£o legal quando um casal finalmente tem a oportunidade de realmente viver bem. Eles estiveram por toda parte e fizeram de tudo. Paris, Roma... Voc√™ diz o nome, eles estiveram l√° e viram tudo.
Por√©m foi t√£o embara√ßante voltar para casa e passar pela alf√Ęndega. Voc√™s sabem como a os oficiais da alf√Ęndega espionam todos os seus pertences. Eles abriram uma sacola e
tiraram três perucas, cuecas de seda, perfume, tintura para os cabelos... Realmente embaraçante. E era apenas a sacola de Jim!

Basta olhar para dentro de sua mala e voc√™ ir√° encontrar tantas coisas artificiais, falsas, coisas fict√≠cias - pra que? Por que voc√™ n√£o pode ser natural e espont√Ęneo? Devido aos ci√ļmes.

O homem ciumento vive no inferno. Pare de comparar e os ci√ļmes desaparecem, a mediocridade desaparece, a falsidade desaparece. Mas voc√™ s√≥ pode deix√°-los se seus tesouros √≠ntimos come√ßarem a crescer; n√£o existe outra maneira.

Cresça, torne-se um individuo mais e mais autêntico. Ame e respeite a si mesmo do jeito que Deus lhe fez e então, imediatamente, as portas do paraíso se abrem para você. Elas sempre estiveram abertas, você simplesmente nunca deu atenção a elas.

Osho
Fonte: The Book of Wisdom, Capítulo 27

 
 
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