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Compreendendo os S√≠mbolos Astrol√≥gicos  

Compreendendo os Símbolos Astrológicos


:: Graziella Marraccini ::

Uma internauta que enviou uma pergunta ao nosso portal me estimulou a escrever sobre os símbolos astrológicos. Talvez, compreendendo melhor como eles foram se formando ao longo dos milênios, possamos compreender também seu significado profundo na nossa mente coletiva.

Os s√≠mbolos n√£o s√£o cria√ß√Ķes arbitr√°rias de uma ou de poucas pessoas. Eles s√£o inerentes √† pr√≥pria consci√™ncia coletiva da alma humana e est√£o enraizados em nosso subconsciente naquilo que Jung considerava sendo os Arqu√©tipos. C. G. Jung afirma que o inconsciente humano se encontra, de alguma forma, estratificado em diversas zonas. As mais superficiais, mas nem tanto superficiais assim, correspondem ao inconsciente individual e as mais profundas correspondem ao inconsciente coletivo.

Em minha opini√£o, o Inconsciente Coletivo √© como um enorme banco de dados, um disco r√≠gido onde ficam todas as impress√Ķes da humanidade, desde o in√≠cio dos tempos. Assim, podemos consultar esse banco de dado √† medida que pesquisamos em profundidade um determinado assunto. Nos sonhos, vis√Ķes, √™xtases e devaneios espirituais, podemos ter acesso aos cantos mais profundos do banco de dados desse HD.

A humanidade usou partes desses arqu√©tipos para elaborar as imagens que usamos, por exemplo, nos Arcanos Maiores do Tar√ī. Os Deuses eg√≠pcios, gregos, romanos, etc. tamb√©m s√£o baseados nesses arqu√©tipos. Exemplo: todos esses povos usam s√≠mbolos como um Deus Pai, uma Deusa M√£e, um Deus Filho, uma Deusa sedutora, etc. N√£o importando o nome, seu significado pode ser facilmente compreendido por todos. Faz parte do saber comum.

Os arqu√©tipos impessoais ou mand√°licos (como os c√≠rculos ou outras formas geometricas) representam um fato ps√≠quico aut√īnomo, conhecido por manifesta√ß√Ķes que tendem a se repetir de forma id√™ntica em qualquer lugar do planeta. Essa simbologia √© uma 'patente realidade interior ' (segundo Rudolf Steiner) e constitui um processo fundamental da mente humana, pois se encontra em todas as manifesta√ß√Ķes ps√≠quicas.
Assim, os fatores celestes podem ser interpretados de um modo simb√≥lico: o micro refletindo o macro. Podemos deduzir facilmente que o uso do circulo para representar o Sol, a autoridade, o pai, o marido ou o patr√£o, tem sua simbologia no nosso astro rei, centro e patr√£o do nosso sistema solar. E aquele ponto que √© colocado no centro? O ponto √© o Princ√≠pio de Tudo, o N.¬ļ 1 da Cabala, Keter, do qual tudo se origina. √Č o Esp√≠rito do √Čter, o Shin, descendo √† mat√©ria. O s√≠mbolo da mat√©ria sendo uma cruz. √Č a crucifica√ß√£o do esp√≠rito na encarna√ß√£o evolutiva. Ent√£o vamos analisar:

Sol: Um círculo com um ponto central. Representa o íntimo do homem, seu Eu Superior, é o espírito divino sendo encarnado. Pai.

Lua: Representa a alma, reflexo do espírito divino, representando a percepção, a imaginação e a sensibilidade. Mãe.

Merc√ļrio: Aqui temos reunidos os tr√™s s√≠mbolos b√°sicos: a alma sobre o esp√≠rito dominando o corpo f√≠sico. A alma ainda domina o esp√≠rito e consequentemente a mat√©ria, indicando a imperfei√ß√£o do pensamento humano. Raz√£o.

Vênus: O círculo superior, força do espírito, procura dominar a matéria e vencê-la. Filha.

Marte: A princípio a seta deveria ser indicada como uma cruz inclinada, expressando o domínio dos impulsos físicos e materiais sobre o espírito. Filho.

J√ļpiter: O meio-c√≠rculo (da alma) procura se elevar acima da mat√©ria (cruz). Expans√£o da alma.

Saturno: A matéria (cruz) domina a alma (meio círculo). O corpo material é uma limitação aos anseios de elevação da alma. Limite, carma.

Urano: Dois semicírculos, uma cruz central sobre um círculo. São as duas almas; a divina e a humana se juntam com o corpo para conseguir a expansão espiritual. Alguns astrólogos lembram também que Herschel, o descobridor de Urano, tem em seu nome um H que lembra o símbolo de Urano: será coincidência?

Netuno: Semicírculo (virado para cima) sobre a cruz, indica que a alma está em atitude de recepção das forças espirituais para a sua evolução sobre a matéria.

Plut√£o: √© o esp√≠rito dominando a alma e a mat√©ria. O esp√≠rito (c√≠rculo) est√° acima, dominando a humanidade. Sem d√ļvida nossa meta derradeira.

Terra: √Č o c√≠rculo com a cruz dentro. O s√≠mbolo tamb√©m pode ser um c√≠rculo com um tra√ßo vertical e dois cortes horizontais, um em cima do outro. As vezes, a Terra √© representada tamb√©m com um circulo dominado por uma cruz. Aqui a mat√©ria est√° acima e limita a a√ß√£o do esp√≠rito.

Os signos do zod√≠aco tamb√©m respondem a essas mesmas interpreta√ß√Ķes arquet√≠picas que podemos explicar assim. A observa√ß√£o da din√Ęmica da energia da √°gua nos mostra que tr√™s fatores s√£o caracter√≠sticos dessa a√ß√£o e possuem propriedades particulares:
1- A pressão normal da quantidade do fluxo líquido;
2- A pressão, no caso da aceleração, face aos declives da corrente;
3- A press√£o violenta como conseq√ľ√™ncia da forma√ß√£o de rodamoinhos.

Ent√£o podemos pensar nos Signos como um fluxo de energia fluida, como um rio que corre para o mar:

√Āries: representa o curso d'√°gua que jorra, se eleva, chega ao auge e se precipita para baixo num movimento cont√≠nuo.

Touro: representa o rodamoinho, permitindo que o homem utilize o potencial da energia gerada.

Gêmeos: é a água canalizada numa direção pela intervenção da engenhosidade humana.

C√Ęncer: representa a eleva√ß√£o da √°gua, os c√≠rculos representando os cubos d'√°gua como ondas revoltas. Para retirarmos a √°gua do rio, imergimos um recipiente contra o sentido da corrente e ent√£o retiramos a √°gua contra a corrente. C√Ęncer simboliza a retirada da √°gua, seu uso e o retorno da √°gua n√£o usada para dentro da correnteza.

Leão: representa o rodamoinho que se forma no meio da correnteza, com seu ápice de potencial. Se eleva em vórtices para precipitar de novo rio abaixo.

Virgem: representa a diminui√ß√£o da velocidade da correnteza por causa dos obst√°culos encontrados sob a superf√≠cie. √Č a √°gua represada, o estancamento do l√≠quido que, sob a press√£o da corrente, tende a voltar √† superf√≠cie mediante um movimento retr√≥grado.

Libra: representa o equilíbrio hidráulico conseguido com vasos comunicantes. Canalizamos as forças energéticas buscando complementos.

Escorpi√£o: representa o potencial de volume l√≠quido, a press√£o m√°xima da correnteza que, canalizada, n√£o ag√ľenta a press√£o e explode na dire√ß√£o da flecha. √Č como a v√°lvula de uma panela de press√£o.

Sagitário: representa a velocidade com que a água se desloca e sua direção primária. Procura seu destino final, passando por cima dos obstáculos materiais.

Capricórnio: representa uma queda d'água, uma cascata, um lugar alto de onde a água se precipita. Ela gera energia pela força de seu próprio movimento.

Aqu√°rio: representa o aumento de velocidade provocado pela queda, com todo seu potencial de energia. A √°gua est√° revolta, mas j√° procura uma nova estabilidade.

Peixes: representa a mudança de velocidade, porque a direção da corrente mudou pela ação da queda d'água. Essa modificação de curso causa novas turbulências. E o rio continua na direção do mar.

√Č dessa forma que o s√°bio da antig√ľidade sintetizou no curso d' √°gua as doze modifica√ß√Ķes da energia universal. Podemos assim afirmar que a simbologia astrol√≥gica nos indica do ponto de vista hist√≥rico-evolutivo a pr√≥pria evolu√ß√£o do mundo matem√°tico-f√≠sico. Em nossa personalidade, esses cursos d'√°gua s√£o as pr√≥prias emo√ß√Ķes e energias que motivam nossas a√ß√Ķes e rea√ß√Ķes.

O astrólogo, ao interpretar os significados dos signos e dos planetas, e sua interação, não está fazendo nada mais do que 'interpretando símbolos arquetípicos', usando as leis universais ensinadas pela própria observação.

Quanta sabedoria existe nessa simbologia, não é? Cada um de nós pode tentar compreender a sua própria natureza interior na simbologia de seu signo e de seu planeta regente e descobrir assim de que forma pode contribuir para a evolução energético/espiritual de toda a humanidade. Afinal é para isso que serve a Astrologia, não é?

 
 
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology.
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