Autoconhecimento Almas Gêmeas AutoAjuda Astrologia Bem-Estar Corpo e Mente Espiritualidade Oráculos Psicologia Vidas Passadas

Qual a diferença entre ser reativo e pró-ativo?  

Qual a diferença entre ser reativo e pró-ativo?


:: Conceição Trucom ::

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar" - Rabi Salomon Ibn Gabirol - Século XI – Espanha

Pró-ativo e Reativo são duas palavras codificadas para definir a natureza da Luz e a do Receptor respectivamente. Pró-ativo revela a natureza daquele que busca viver na lucidez e Reativo revela a natureza do que busca se acomodar na ilusão.

"Pró" é um prefixo que traz a idéia de avanço. "Re" é um prefixo que lembra algo que precisa ser repetido.

Bons exemplos: a Luz e a Informação são movimentos Pró-ativos, porque proporcionam uma sintonia com a força que causa o processo de criação. Assim, para sair deste automático, precisamos ser menos densos e, por livre-arbítrio e determinação, entrarmos em sintonia com a Luz, vibrarmos a cada dia numa freqüência mais iluminada. Desta forma, poderemos, conscientemente, e não automaticamente, transformarmos nossa natureza Reativa em Pró-ativa.
Ser Pró-ativo nos torna o centro da Roda da Fortuna, único lugar onde podemos ter algum comando sobre nossas vidas. Único lugar onde temos a liberdade de estarmos alinhados com o TAO, com o Ser Criador. Com o fluir da prosperidade e abundância de Todo o Universo.

Quando Reativos, somos o efeito, os meros receptores, na periferia da Roda da Fortuna estamos ao mercê dos altos e baixos da vida (da roda), sem poder realizar comandos assertivos ou lúcidos. Ou seja, falta a força do centro, do eixo para Pró-ativar os comandos da Luz e boas semeaduras. O comportamento Reativo acredita que tudo que nos acontece tem um culpado externo. Neste campo, não faltam espaços para a ira, a frustração, a mágoa, a culpa e as doenças.
No comportamento Reativo abundam as necessidades de sedação com excesso de drogas como o açúcar, chocolate, café, álcool, comida, sexo, tarjas negras e tantas outras. Todos sintomáticos: falta verdade, clareza e Luz. Se a necessidade destas drogas são condição de prazer e felicidade, só elas conferem sensações de bem-estar, então elas são a luz(???) e você é justamente o efeito. O alívio e a sensação de bem-estar que tais hábitos provocam serão extremamente temporários, logo chegarão as emoções de tristeza, ansiedade, melancolia e depressão. Ou seja, onde está a luz?

Pois bem, crescer dá trabalho! Assumir a nossa essência de Luz é A MISSÃO! Ser Pró-ativo é o grande começo deste resgate de sintonia com a Criação. Não devemos agir ou funcionar segundo estímulos externos, pois seremos mero efeito e não a causa. As forças externas são a periferia da Roda da Fortuna e neste local perdemos o controle nossos sentimentos e corpos mentais.

Ser Pró-ativo vive o autoconhecimento e busca transformações internas. O espírito evoluído sabe que tudo o que lhe acontece é resultado das suas atitudes e pensamentos. Um futuro alinhado com a Criação é a conseqüência. Buscar todos os santos dias de Deus pela sintonia com a Luz, a clareza, o despertar e a verdade, é a semeadura do sábio!

TODOS OS DESAFIOS TESTAM A NOSSA PRÓ-ATIVIDADE
Em termos nucleares, existem três forças cósmicas que são materializadas como prótons, elétrons e nêutrons, as partículas subatômicas encontradas no átomo. Para uma melhor compreensão da essência espiritual e da dinâmica de como podemos entender os desafios (ou carmas), usaremos como analogia a lâmpada comum. Em uma lâmpada doméstica comum, essas três forças se manifestam como pólo positivo, pólo negativo e o filamento ou resistência, como neutro, que separa o positivo do negativo criando um circuito de energia que gera a luz que ilumina nossas casas. Sem essa resistência, a energia negativa conectada diretamente à positiva causaria um curto-circuito. Uma emissão momentânea de luz muito forte ocorreria, mas rapidamente se esvairia, queimando a lâmpada e deixando a escuridão em seu lugar.

Temos então:
- O pólo negativo da lâmpada - nosso Desejo de Receber (ganhar e jamais perder), o qual se refere ao condutor da ambição e motivação que nos ajuda a atingir o conhecimento, o sucesso e a prosperidade;
- A resistência da lâmpada - significa resistir ao crescimento, às mudanças, ao desejo de manter o conhecimento, a prosperidade e o sucesso para nosso único e egoístico benefício;
- O pólo positivo da lâmpada - a transformação do Desejo de Receber para si mesmo num Desejo de Receber com o objetivo de Compartilhar com os outros. Enxergar, escutar e sentir o outro = inteligência emocional.
Nenhuma diferença portanto com a lâmpada que utiliza suas três forças internas para gerar Luz.
A humanidade precisa incorporar essa visão da lâmpada para criar um circuito espiritual de energia com o propósito de gerar luz para o mundo inteiro.
Precisamos perceber que TODOS OS DESAFIOS que acontecem em nossas vidas são RESISTÊNCIAS que, se usadas como oportunidades para crescer, aprender e gerar Luz (evolução = expansão = consciência cósmica), estaremos atuando de forma Pró-ativa.
A falha nesse objetivo, ou seja, entender os desafios como problemas e fugirmos deles, causará um enorme curto-circuito deixando o mundo interno e espiritual na escuridão. Qualquer forma de negatividade, rigidez, ódio ou aversão, são meras falta de luz espiritual. Serão sempre vivenciadas como condutas Reativas. Como sair da conduta Reativa? Afinal, para mudarmos os resultados temos que trabalhar na origem (sentir e pensar) e transformar a ação. Não conheço recurso melhor que a MEDITAÇÃO.
Meditar sobre a Ação. MEDITAR É PRECISO!

Conheça os Exercícios Interativos de Meditação do Site


 
 
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email: mctrucom@docelimao.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Espiritualidade

Bacana, sacana ou banana: que tipo você é no amor?
A espiritualidade dos cães
Qual é o rumo da minha vida?
Por que eu sou assim?
 
 

Deixe sua opinião sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
 
 

Energias para Hoje
ernegia
I-Ching:
53 – CHIEN – DESENVOLVIMENTO
Os esforços empreendidos de modo gradual produzem resultados mais duradouros. Aja com prudência e não se jogue de cabeça em nenhuma situação.


ernegia
Runas: Ingwaz
Abuse da versatilidade. Recomece. Concretizações.


31
Numerologia: Concentração
O dia pede dedicação ao trabalho, exige atenção e concentração. Muita coisa pode ser conseguida hoje, se direcionar sua energia para projetos tangíveis. Empenhe-se para que seus esforços sejam produtivos.


Louise Hay fala sobre problemas com Vícios
Fugindo de si mesmo. Medo. Não sabe como se amar. Clique e veja mais!






 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda

Autoconhecimento

Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritualidade
Oráculos
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E SERVIÇOS
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos publicados
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
RSS
Tablet
Widgets
Celular 3G
Mapa do Site
Edições anteriores
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Copyright 2000-2014 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS