O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

O corpo fala e n√£o mente - Parte II  

O corpo fala e n√£o mente - Parte II


:: Ronaldo Cardim ::

Da cabe√ßa aos p√©s, tudo foi estudado, comprovando que cada parte do nosso corpo tem uma linguagem a ser entendida. A cabe√ßa, o tronco, os membros e cada √≥rg√£o interno recebem um impulso nervoso do c√©rebro que √© comandado pelas emo√ß√Ķes. H√° uma infinidade de rea√ß√Ķes nervosas que causam doen√ßas, sendo que uma grande parte delas a medicina n√£o reconhece como inconscientes. Vamos mostrar alguns exemplos de como um pensamento cr√īnico pode transformar-se em seu corpo, atrav√©s das rea√ß√Ķes qu√≠micas comandadas pelo corpo.

SINUSITE RINITE: Sinusite √© um sinal de que seu ego est√° profundamente irritado com alguma pessoa que convive com voc√™. √č prov√°vel que esta pessoa tente constantemente invadir seu espa√ßo vital.

Sinusite é uma inflamação mental relacionada com alguém próximo; é a atitude mental rebelde ou a rebeldia nutrida contra os pais. Na verdade, o nariz representa a nossa sensibilidade quanto à aceitação ou recusa de algo ou alguém.

O sentimento de gratid√£o destas pessoas √© quase que superficial e para se obter a cura total dessa dificuldade de respirar, √© necess√°rio que se comece reconhecendo que no passado ficaram suas melhores experi√™ncias e foi l√° que voc√™ aprendeu tudo o que sabe hoje. Seus pais, amigos, patr√Ķes, funcion√°rios, etc., todos, direta ou indiretamente o ajudaram a crescer. O dem√©rito est√° naqueles que n√£o aceitam, com humildade, as diferen√ßas de opini√Ķes, pois consideram-se os mais inteligentes e infal√≠veis.

Coloque em pr√°tica o que voc√™ sabe, em beneficio das outras pessoas e de si pr√≥prio. Admita humildemente os seu erros e sua ignor√Ęncia em determinados assuntos, porque somente assim voc√™ descobrir√° suas limita√ß√Ķes e procurar√° se aperfei√ßoar.

CORIZA: √Č a inflama√ß√£o catarral da membrana mucosa das fossas nasais. Ocorre em pessoas extremamente sens√≠veis, que acham que s√≥ se pode conseguir o que se quer se algu√©m permitir. Voc√™ que tem coriza, cres√ßa e pare de sentir-se como crian√ßa chorosa e v√° √† luta. Com l√°grimas voc√™ n√£o vai a lugar algum. Tenha vontade de criar suas pr√≥prias coisas e sentir prazer por elas e com elas. Participe ativamente e aceite a si mesmo com amor e sabedoria. Saiba amadurecer com alegria e dinamismo, sem perder a juventude. Perca o h√°bito de sentir-se v√≠tima e enxergue que voc√™ tem capacidade e argumentos para agir diferente quando sentir-se acuado.

JOELHOS: Simbolizam atitudes para com você mesmo, no presente. Eles deveriam equilibrar o seu passado (coxas) e seu futuro (pernas).
Pessoas que n√£o conseguem aceitar opini√Ķes alheias, e agem como crian√ßas para defender seu espa√ßo, mostram que precisam amadurecer mais para poder compreender novas formas de se defender contra aqueles que lhe op√Ķem. Faltar com o respeito para consigo mesmo deixando de realizar seus objetivos ou suportando todas as contrariedades, dom√©sticas ou profissionais, tamb√©m n√£o √© uma maneira correta de comunicar-se. A anula√ß√£o pessoal s√≥ acontece quando a pessoa n√£o conhece outros meios de se expressar e acredita que j√° tentou tudo para mudar uma situa√ß√£o desagrad√°vel, que a aflige. Se voc√™ se sente ferido em seus sentimentos e em seu orgulho porque est√° fazendo coisas que contrariam seu verdadeiro modo de ser, se est√° se desrespeitando ao for√ßar uma situa√ß√£o por n√£o saber como corrigi-la e vive com o cora√ß√£o repleto de cr√≠ticas e desapontamentos, saiba que seus meniscos, ligamentos e ossos do joelho ser√£o afetados. Eles ir√£o inflamar e poder√° at√© ocorrer estiramento ou rompimento dos ligamentos, mesmo que seja provocado por algum acidente. N√≥s somos conduzidos, cegamente, pelo nosso inconsciente, para o bem ou para o mal, conforme o que acreditamos, ou pensamos constantemente.

As pessoas que n√£o se dobram aos outros e teimam em sustentar as suas opini√Ķes acabam somatizando um joelho que n√£o dobra, que n√£o flexiona e √© extremamente dolorido.
A an√°lise de nossa conduta mais secreta √©, realmente, um trabalho dif√≠cil que requer sinceridade e lealdade com rela√ß√£o a n√≥s mesmos. Para revertermos o quadro de doen√ßas, dores, etc. para a sa√ļde e a felicidade, devemos reconhecer nossas emo√ß√Ķes di√°rias e n√£o somente nossos pensamentos, para que possamos trabalhar na mudan√ßa do nosso interior.

PROBLEMAS NO MÚSCULO DO PESCOÇO: Dor no pescoço simboliza a inflexibilidade de seus pensamentos e a dificuldade de relaxar em relação às cobranças alheias e mesmo à auto-cobrança.
A pessoa que n√£o quer deixar de ter opini√Ķes r√≠gidas e recusa-se duramente a mudar seus h√°bitos, vai ganhar um pesco√ßo duro, igual √† sua cabe√ßa. Pessoas perfeccionistas normalmente t√™m muitos torcicolos.
Muitas vezes, as pessoas acordam com o pescoço doendo e nem conseguem girar a cabeça para o outro lado, reclamam: Dormi de mau jeito por isso estou assim. Tomei um golpe de vento ontem, e hoje acordei mal. E assim por diante.

Acontece que estas s√£o apenas justificativas e n√£o explica√ß√Ķes reais para as dores.
Com estes exemplos, você pode ver como o consciente reage por não saber ou não ter se preocupado em aprender a linguagem do corpo. Enquanto não tomarmos consciência daquilo que acontece com nosso corpo, estaremos tentando eternamente achar resposta para nossos problemas, percorrendo o caminho oposto ao da verdade.

Se voc√™ estiver com dor no pesco√ßo ou torcicolo, pare e pense um pouco. Analise seus √ļltimos atos ou pensamentos contra algo ou algu√©m. Lembre-se de algum epis√≥dio durante o seu dia de ontem ou anteontem. Ser√° que voc√™ n√£o esta sendo teimoso com algu√©m ou com alguma id√©ia fixa? Ser√° que voc√™ n√£o est√° sendo insistente demais em querer que determinada pessoa pare de agir daquele jeito que tanto desagrada voc√™?

Sempre haverá uma resposta, mas se você não souber saudavelmente voltar atrás e desistir de alguns aspectos negativos da sua conduta, seu pescoço continuará doendo e mostrando que você ainda não consegue olhar para o outro lado da questão. E literalmente, você não conseguirá olhar para o lado, a não ser que gire o corpo todo.

GORDURA: A gordura é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger e se esconder dos problemas externos.

Pessoas muito sens√≠veis, que se deixam magoar com facilidade, buscam se proteger atr√°s da gordura, que representa a maciez de um abra√ßo. Muitas vezes, a gordura √© uma forma convenientemente usada para se conseguirem certos benef√≠cios, como atrair a compaix√£o de outras pessoas, deixar de trabalhar naquilo que n√£o gosta, escapar de certas obriga√ß√Ķes que limitam sua liberdade e at√© mesmo testar o amor e a fidelidade do c√īnjuge ou dos pais. Mais uma vez vemos que o perigo est√° em nossa mente, n√£o no mundo em que vivemos, e nem nos alimentos que comemos.

Fa√ßa um "regime" nos seus pensamentos e limpe toda essa amargura. Viva tranq√ľilamente e sem se sentir amea√ßado. Ame profundamente a todos e voc√™ perceber√° que, como resposta, receber√° mais amor dos outros. Saia j√° desse casulo e participe ativamente do mundo, de peito aberto e acreditando que voc√™ est√° sendo protegido pelas m√£os do Grande Pai.

Pare de guardar m√°goas e ressentimentos. Apenas aja com docilidade e poder e n√£o deixe que as diferen√ßas de vida e opini√Ķes o aflijam.

Atenção: quanto mais você "engolir" e guardar mágoas, mais seu corpo engordará.
Para você superar definitivamente essa dificuldade de emagrecer terá que compreender que toda expectativa gera frustração. Por isto, não fique esperando acontecer o que você deseja, nem queira que as pessoas sejam como você ou lhe dêem aquilo que tanto você almeja. Saia já dessa postura de vítima e perceba o tamanho do seu próprio poder. Ninguém é responsável pelas suas fraquezas ou fracassos. Tudo depende exclusivamente da sua postura diante da vida e dos acontecimentos. Tenha coragem de mudar seu comportamento e ser você mesmo.


Pratique esportes ou fa√ßa exerc√≠cios. Torne seus pensamentos mais ativos e coloque em pr√°tica suas decis√Ķes. O mundo espera voc√™ para agir com ele. Transforme essa gordura em energia, sacudindo a poeira do passado e olhando para frente. R√°pido.
Vamos acorde! Organize-se! Tudo só depende de você!

Chega de arrumar pretextos, pois isso s√≥ vem provar que voc√™ est√° realmente tendo alguma conveni√™ncia em ser gordo. Busque o que voc√™ deseja, sem prejudicar sua sa√ļde e sua beleza. E, definitivamente, tente compreender que quando nos magoamos com algo √© porque estamos sendo ego√≠stas em querer que tudo seja do nosso jeito. Liberte-se dessa tend√™ncia e aceite as pessoas como elas s√£o. Seja voc√™ mesmo e n√£o se permita pensamentos negativos. Eleve-se a cada dia com bons sentimentos em rela√ß√£o √† vida e cres√ßa cada vez mais dentro da evolu√ß√£o espiritual, sem m√°goas, sem medos, nem desconfian√ßas. Quanto mais voc√™ se aproximar de Deus, mais se sentir√° confiante e feliz. De outra forma, voc√™ estar√° cada vez mais longe d'Ele.


Leia Também:


  O corpo fala, e n√£o mente - Parte I


 
 
Ronaldo Cardim é Terapeuta Corporal e Psicoterapeuta Holístico, formado em psicologia, trabalha com as técnicas: Shiatsu, Zen-Shiatsu, Massoterapia Corporal, Massagem Bioenergética, Massagem de Alongamento, Sei-Tai (manipulação da coluna), Psicoterapia Holística, Relaxamento induzido, Hipnoterapia Condicionativa, Regressão (TVP).
Atende em seus consultórios em Tupã/SP (14) 3496.6310 e em Marilia/SP (14) 3413.9979
Email: ronaldocardim@uol.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Corpo e Mente

Você exige sempre a perfeição? Relaxe!
Sentimentos à flor da pele
Como se comportar diante uma rejeição?
Saudade que fica de quem j√° se foi...
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 07 ‚Äď SHIH ‚Äď O EX√ČRCITO
√Č necess√°rio disciplinar e planejar cuidadosamente o uso das pr√≥prias for√ßas. Resultados dur√°veis exigem perseveran√ßa.


energia
Runas: Fehu
Autoconfiança, capacidade de trabalho e realização.


4
Numerologia: Praticidade
Dia produtivo onde o impulso criativo pode ser controlado e dirigido. O quatro é a janela quadrada através da qual enxergamos o mundo, portanto são necessárias hoje a análise e a lógica.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Vênus nos Signos
2. A vida que eu queria
3. A s√≠ndrome do `pavio curto¬ī
4. O Signo Ascendente
5. Sequestradores de Alma s√£o: Abusadores emocionais, Psicopatas ou Narcisistas Perversos?
6. 6 medidas pra acordar a sua Diva!
7. A Oração do Perdão
8. Voc√™ reconhece o abuso que sofreu na inf√Ęncia e o impacto na vida adulta?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade