O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

Netuno, o deus dos mares  

Netuno, o deus dos mares


:: Ceres Maier ::

Na Mitologia Grega, Netuno √© um dos tr√™s irm√£os que dividiu o reino de seu pai Saturno. A ele couberam os mares ‚Äď um universo insond√°vel. Como o de Plut√£o, seu mundo √© o do inconsciente.
O caminho de Netuno nunca é linear, ao contrário, é curvo e tortuoso, por isso nunca sabemos o quanto andamos e se realmente estamos indo na direção certa.

Estar sob a influencia negativa de Netuno √© ter a sensa√ß√£o de estar num barco sem leme, sem b√ļssola, num dia ou numa noite nublada. √Č a sensa√ß√£o de desorienta√ß√£o total.
Estamos em alto mar (símbolo de Netuno), sem nenhum referencial externo, talvez saibamos (nem sempre) aonde queremos chegar, mas não sabemos como. Por isso, umas das maiores qualidades de Netuno é a entrega.

Podemos nos sentir vítimas à espera desesperada de um salvador. Vítima/salvador são qualidades polares de Netuno; também o é a posição da espera (passiva ou não).
Se, por exemplo, somos salvos por algu√©m ou por algo externo a n√≥s, iremos ‚Äúgrudar‚ÄĚ neste algo ou algu√©m, buscando nos fundir, n√£o deixando claro quem √© a v√≠tima, e quem √© o salvador.
Onde temos Netuno no nosso Mapa Astral, ou por onde ele transita, tendemos a viver a fantasia e a ilusão de um mundo perfeito, onde somos todos bons e gentis (apenas), nos esquecendo que somos - todos - seres humanos, falíveis e limitados. Aliás, limite é algo de que Netuno não quer nem ouvir falar!

Estar sob a energia de Netuno √© como estar dentro d‚Äô√°gua, de olhos abertos. O que vemos? Nesta circunst√Ęncia, vemos o espa√ßo que nos circunda de forma imprecisa e indiscriminada - dependendo da ‚Äúcor‚ÄĚ desta √°gua, o espa√ßo ser√° mais ou menos impreciso e indiscriminado.
Sob o efeito da energia de Netuno somos crédulos até à ingenuidade, nos auto-enganamos e nos auto-iludimos.

A auto-ilus√£o acontece porque sentimos, ouvimos, vemos e ‚Äúcontamos‚ÄĚ para n√≥s uma vers√£o de uma determinada situa√ß√£o de forma que nos seja mais agrad√°vel e diger√≠vel. Por n√£o querer nos decepcionar com as pessoas envolvidas naquele setor, nos auto-enganamos, mas √© como aquela velha hist√≥ria: n√£o d√° enganar os outros e nem a n√≥s mesmos por muito tempo, logo a verdade vem √† tona, e a√≠, obviamente, a decep√ß√£o.

A energia netuniana promove o fato de viver qualquer situação como que envolto num véu - o véu da ilusão, do sonho e da fantasia. A famosa Síndrome de Poliana é estar sob sua influência.
Tratar das quest√Ķes onde temos Netuno em nosso Mapa Astral √© lidar com as dificuldades da realidade - concreta, objetiva e material - como ela se nos apresenta; √© entender tais situa√ß√Ķes como frias e duras. Ent√£o temos o desejo de fugir, escapar desta realidade t√£o ins√≠pida e √°rida. Por isso, quest√Ķes como escapismos, drogas, fantasias e auto-ilus√£o est√£o presentes na casa em que se encontra Netuno.

Onde temos Netuno em nosso Mapa Natal vivemos sempre querendo ‚Äúdourar a p√≠lula‚ÄĚ para n√£o ver a realidade, por senti-la dura demais e por isso quando acordamos levamos um grande susto, pois percebemos que podemos ter passado anos nos enganando a respeito daquele assunto e como num c√≠rculo vicioso voltaremos a fugir para o nosso mundinho cor de rosa e irreal.
Como podemos sair, então, deste círculo vicioso?
Como podemos deixar de nos sentir perdidos, desorientados e a mercê da vida naquele setor onde se encontra Netuno?

Ter a sensa√ß√£o de estar na vida, por exemplo, mesmo que por alguns momentos, como se estiv√©ssemos dentro de um barco sem leme, sem b√ļssola e com tudo nublado em volta √© estar sob a influ√™ncia das energias negativas de Netuno.
As energias negativas de qualquer planeta nos envenenam, contaminam as situa√ß√Ķes e as rela√ß√Ķes que tocam. Mas, todo veneno tem seu ant√≠doto.
Netuno contamina com suas energias negativas o setor (casa) em que se encontra ou por onde transita quanto menor for o grau de consciência sobre a nossa pessoa. Portanto, o antídoto é este: autoconsciência.

√Č a autoconsci√™ncia que nos propicia a capacidade de transcender as energias negativas deste planeta e nos elevar e utilizar, cada vez mais, suas qualidades positivas.
Para desenvolver a autoconsci√™ncia precisamos aquietar nosso interior e toda ansiedade e ang√ļstia geradas pela contamina√ß√£o das qualidades negativas de Netuno.
Onde temos Netuno em nosso Mapa Astral e por onde transita, ele nos sugere a fus√£o como fun√ß√£o de transcender as frustra√ß√Ķes e sacrif√≠cios exigidos daquele setor.

Estar sob a luz de Netuno √© saber que as situa√ß√Ķes da vida aqui na Terra ‚Äď cheias de limita√ß√Ķes ‚Äď s√£o pequenas e insignificantes, e que somos maiores que tais situa√ß√Ķes. N√£o √© a sensa√ß√£o da grandiosidade narc√≠sica, mas a sensa√ß√£o de grandiosidade divina ‚Äď termos consci√™ncia do ser divino que somos, pois carregamos conosco o ‚Äúgene‚ÄĚ de Deus.

Vimos isto na Era de Peixes - Peixes é regido por Netuno -, tão bem representado por Jesus e que se sacrificou por seus irmãos que são como ele filhos do Pai, todos gotas deste Oceano que é Deus.
Por isso mesmo n√£o √© narc√≠sico, pelo contr√°rio, √© humilde - humildade tamb√©m √© uma caracter√≠stica de Netuno ‚Äď e apesar da consci√™ncia da divindade, que est√° em si, sabe que √© tamb√©m um ser humano, cheio de limita√ß√Ķes e falibilidade.
Na era de Peixes o que proliferou foram religi√Ķes que pregavam o amor pelo pr√≥ximo, o sacrif√≠cio, a mortifica√ß√£o da carne (abrir m√£o das quest√Ķes terrenas) e a compaix√£o.

Quando mergulhamos no ambiente de Netuno vivemos imersos no amor que ele representa. Seu amor está num nível mais elevado que o nosso ser racional muitas vezes pode perceber, pois se trata de amor incondicional.
A energia de Netuno nos faz justamente perceber-se como filhos de Deus e sentir a pequenez que √© a vida aqui na Terra, descuidando ent√£o das quest√Ķes terrenas e obviamente sofrendo as conseq√ľ√™ncias disso. Estar sob esta energia √© viver como que em outro mundo, esquecendo-se que nos relacionamos com pessoas deste mundo terreno. Iludindo-se e acreditando apenas no lado bom das pessoas - seres humanos - portanto fal√≠veis e nem sempre imbu√≠dos de sentimentos nobres.

Na casa onde temos Netuno ou por onde passa em tr√Ęnsito, ele nos exige abnega√ß√£o, amor incondicional e proporciona que as fronteiras sejam dilu√≠das, nos misturando ao cen√°rio junto das pessoas que fazem parte das varias situa√ß√Ķes. Relevamos as falhas e limita√ß√Ķes das pessoas porque vemos Deus na pessoa: ‚ÄúSomos todos filhos de Deus‚ÄĚ.

Sob a reg√™ncia de Netuno precisamos desenvolver a nossa espiritualidade. A viv√™ncia da espiritualidade √© estar em conex√£o com o todo maior. √Č ter a sensa√ß√£o de ser uma gota do oceano, que tamb√©m √© o Oceano, mas sua for√ßa est√° em fazer parte do Oceano. Sua for√ßa est√° em se diluir no Todo e entregar-se a este Todo. No seu mundo n√£o h√° delimita√ß√Ķes.

Sob a luz de Netuno somos um ser moral ‚Äď n√£o a moralidade mundana ‚Äď mas a √©tica moral espiritual, pois somos todos feitos da mesma massa reconhecendo que tudo que possa fazer mal ao seu semelhante, tamb√©m nos far√° mal. Por isso, a preocupa√ß√£o com a n√£o-viol√™ncia e a compreens√£o absoluta das limita√ß√Ķes do outro; por isso o perd√£o sempre deve ser presente ou, melhor ainda, a total compreens√£o pela dor e a falibilidade do outro: a empatia.

Podemos acessar as qualidades positivas que o pr√≥prio Netuno nos oferece ‚Äď que s√£o absolutamente preciosas para o nosso desenvolvimento e evolu√ß√£o enquanto ser humano ‚Äď e uma das mais importantes √© a intui√ß√£o.
A intui√ß√£o √© a capacidade de transcender (qualidade de Netuno) todas as adversidades e intemp√©ries onde, em vez de ‚Äúlutar contra‚ÄĚ ‚Äď como faria Plut√£o ‚Äď entrega-se √† voz de seu cora√ß√£o ou do seu Eu interior ou de Deus dentro de si... como queira.

As maiores e melhores li√ß√Ķes que Netuno nos proporciona para que apliquemos em nossas vidas s√£o o Amor Incondicional e a capacidade de perceber que, na realidade, tudo √© ilus√£o e ef√™mero. Portanto, para ultrapassar todas as ondas de vitimismo, ilus√Ķes, auto-enganos, sacrif√≠cios e abnega√ß√Ķes desnecess√°rias ‚Äď entre outras qualidades negativas de Netuno ‚Äď precisamos utilizar as qualidades positivas que ele pr√≥prio nos oferece, que s√£o a inspira√ß√£o, a intui√ß√£o sobre a ‚Äúverdade‚ÄĚ, a capacidade de sonhar o sonho poss√≠vel e transcender a mediocridade, que n√≥s mesmos colocamos na vida (pela inconsci√™ncia de quem somos), e tamb√©m procurando nos tornar um ser humano cada vez melhor, pois como eu sempre digo: n√≥s viemos aqui na Terra fazer ‚Äúcurso de ser humano‚ÄĚ; portanto dentro desta vis√£o netuniana, precisamos nos aprimorar como ser humano utilizando o maior de seus dons: o Amor Incondicional, porque o resto √© conseq√ľ√™ncia...

 
 
Ceres Maier é astróloga, dá cursos de Astrologia e Mitologia Grega. Atende fazendo Mapa Astral e Revolução Solar, em seu consultório em São Paulo.
Clique aqui e faça seu Mapa Astral on-line.
Email:
 
 

Veja também mais artigos em Astrologia

6 medidas pra acordar a sua Diva!
A culpa é dos outros
Dentro da chama - Na matriz de todas as luzes
Suicídio, surpresas!
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 31 ‚Äď HSIEN ‚Äď A INFLU√äNCIA
Momento de harmonia em que todas as for√ßas do Universo participam do mesmo impulso de atra√ß√£o. √Č bom manter-se aberto e dispon√≠vel para dar e receber.


energia
Runas: Odim
Dia para meditar. Autotransformação e evolução.


29
Numerologia: Receptividade
O dia hoje é para acordos. Desculpe-se se for necessário, mantenha a mente voltada para a solução de pequenos desentendimentos. Pratique a conciliação.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Reprogramar a mente
2. A Oração do Perdão
3. Dezoito apontamentos de esclarecimento consciencial
4. As medidas da sua gostosura!
5. Quando o que liberta prende...
6. O que fazer quando as nossas Verdades Secretas nos incomodam?
7. Carta para um Pai
8. Pais e filhos: como solucionar os conflitos no relacionamento?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade