Autoconhecimento Almas Gêmeas AutoAjuda Astrologia Bem-Estar Corpo e Mente Espiritualidade Oráculos Psicologia Vidas Passadas

Netuno, o deus dos mares  

Netuno, o deus dos mares


:: Ceres Maier ::

Na Mitologia Grega, Netuno é um dos três irmãos que dividiu o reino de seu pai Saturno. A ele couberam os mares – um universo insondável. Como o de Plutão, seu mundo é o do inconsciente.
O caminho de Netuno nunca é linear, ao contrário, é curvo e tortuoso, por isso nunca sabemos o quanto andamos e se realmente estamos indo na direção certa.

Estar sob a influencia negativa de Netuno é ter a sensação de estar num barco sem leme, sem bússola, num dia ou numa noite nublada. É a sensação de desorientação total.
Estamos em alto mar (símbolo de Netuno), sem nenhum referencial externo, talvez saibamos (nem sempre) aonde queremos chegar, mas não sabemos como. Por isso, umas das maiores qualidades de Netuno é a entrega.

Podemos nos sentir vítimas à espera desesperada de um salvador. Vítima/salvador são qualidades polares de Netuno; também o é a posição da espera (passiva ou não).
Se, por exemplo, somos salvos por alguém ou por algo externo a nós, iremos grudar neste algo ou alguém, buscando nos fundir, não deixando claro quem é a vítima, e quem é o salvador.
Onde temos Netuno no nosso Mapa Astral, ou por onde ele transita, tendemos a viver a fantasia e a ilusão de um mundo perfeito, onde somos todos bons e gentis (apenas), nos esquecendo que somos - todos - seres humanos, falíveis e limitados. Aliás, limite é algo de que Netuno não quer nem ouvir falar!

Estar sob a energia de Netuno é como estar dentro d’água, de olhos abertos. O que vemos? Nesta circunstância, vemos o espaço que nos circunda de forma imprecisa e indiscriminada - dependendo da cor desta água, o espaço será mais ou menos impreciso e indiscriminado.
Sob o efeito da energia de Netuno somos crédulos até à ingenuidade, nos auto-enganamos e nos auto-iludimos.

A auto-ilusão acontece porque sentimos, ouvimos, vemos e contamos para nós uma versão de uma determinada situação de forma que nos seja mais agradável e digerível. Por não querer nos decepcionar com as pessoas envolvidas naquele setor, nos auto-enganamos, mas é como aquela velha história: não dá enganar os outros e nem a nós mesmos por muito tempo, logo a verdade vem à tona, e aí, obviamente, a decepção.

A energia netuniana promove o fato de viver qualquer situação como que envolto num véu - o véu da ilusão, do sonho e da fantasia. A famosa Síndrome de Poliana é estar sob sua influência.
Tratar das questões onde temos Netuno em nosso Mapa Astral é lidar com as dificuldades da realidade - concreta, objetiva e material - como ela se nos apresenta; é entender tais situações como frias e duras. Então temos o desejo de fugir, escapar desta realidade tão insípida e árida. Por isso, questões como escapismos, drogas, fantasias e auto-ilusão estão presentes na casa em que se encontra Netuno.

Onde temos Netuno em nosso Mapa Natal vivemos sempre querendo dourar a pílula para não ver a realidade, por senti-la dura demais e por isso quando acordamos levamos um grande susto, pois percebemos que podemos ter passado anos nos enganando a respeito daquele assunto e como num círculo vicioso voltaremos a fugir para o nosso mundinho cor de rosa e irreal.
Como podemos sair, então, deste círculo vicioso?
Como podemos deixar de nos sentir perdidos, desorientados e a mercê da vida naquele setor onde se encontra Netuno?

Ter a sensação de estar na vida, por exemplo, mesmo que por alguns momentos, como se estivéssemos dentro de um barco sem leme, sem bússola e com tudo nublado em volta é estar sob a influência das energias negativas de Netuno.
As energias negativas de qualquer planeta nos envenenam, contaminam as situações e as relações que tocam. Mas, todo veneno tem seu antídoto.
Netuno contamina com suas energias negativas o setor (casa) em que se encontra ou por onde transita quanto menor for o grau de consciência sobre a nossa pessoa. Portanto, o antídoto é este: autoconsciência.

É a autoconsciência que nos propicia a capacidade de transcender as energias negativas deste planeta e nos elevar e utilizar, cada vez mais, suas qualidades positivas.
Para desenvolver a autoconsciência precisamos aquietar nosso interior e toda ansiedade e angústia geradas pela contaminação das qualidades negativas de Netuno.
Onde temos Netuno em nosso Mapa Astral e por onde transita, ele nos sugere a fusão como função de transcender as frustrações e sacrifícios exigidos daquele setor.

Estar sob a luz de Netuno é saber que as situações da vida aqui na Terra – cheias de limitações – são pequenas e insignificantes, e que somos maiores que tais situações. Não é a sensação da grandiosidade narcísica, mas a sensação de grandiosidade divina – termos consciência do ser divino que somos, pois carregamos conosco o “gene” de Deus.

Vimos isto na Era de Peixes - Peixes é regido por Netuno -, tão bem representado por Jesus e que se sacrificou por seus irmãos que são como ele filhos do Pai, todos gotas deste Oceano que é Deus.
Por isso mesmo não é narcísico, pelo contrário, é humilde - humildade também é uma característica de Netuno – e apesar da consciência da divindade, que está em si, sabe que é também um ser humano, cheio de limitações e falibilidade.
Na era de Peixes o que proliferou foram religiões que pregavam o amor pelo próximo, o sacrifício, a mortificação da carne (abrir mão das questões terrenas) e a compaixão.

Quando mergulhamos no ambiente de Netuno vivemos imersos no amor que ele representa. Seu amor está num nível mais elevado que o nosso ser racional muitas vezes pode perceber, pois se trata de amor incondicional.
A energia de Netuno nos faz justamente perceber-se como filhos de Deus e sentir a pequenez que é a vida aqui na Terra, descuidando então das questões terrenas e obviamente sofrendo as conseqüências disso. Estar sob esta energia é viver como que em outro mundo, esquecendo-se que nos relacionamos com pessoas deste mundo terreno. Iludindo-se e acreditando apenas no lado bom das pessoas - seres humanos - portanto falíveis e nem sempre imbuídos de sentimentos nobres.

Na casa onde temos Netuno ou por onde passa em trânsito, ele nos exige abnegação, amor incondicional e proporciona que as fronteiras sejam diluídas, nos misturando ao cenário junto das pessoas que fazem parte das varias situações. Relevamos as falhas e limitações das pessoas porque vemos Deus na pessoa: “Somos todos filhos de Deus”.

Sob a regência de Netuno precisamos desenvolver a nossa espiritualidade. A vivência da espiritualidade é estar em conexão com o todo maior. É ter a sensação de ser uma gota do oceano, que também é o Oceano, mas sua força está em fazer parte do Oceano. Sua força está em se diluir no Todo e entregar-se a este Todo. No seu mundo não há delimitações.

Sob a luz de Netuno somos um ser moral – não a moralidade mundana – mas a ética moral espiritual, pois somos todos feitos da mesma massa reconhecendo que tudo que possa fazer mal ao seu semelhante, também nos fará mal. Por isso, a preocupação com a não-violência e a compreensão absoluta das limitações do outro; por isso o perdão sempre deve ser presente ou, melhor ainda, a total compreensão pela dor e a falibilidade do outro: a empatia.

Podemos acessar as qualidades positivas que o próprio Netuno nos oferece – que são absolutamente preciosas para o nosso desenvolvimento e evolução enquanto ser humano – e uma das mais importantes é a intuição.
A intuição é a capacidade de transcender (qualidade de Netuno) todas as adversidades e intempéries onde, em vez de “lutar contra” – como faria Plutão – entrega-se à voz de seu coração ou do seu Eu interior ou de Deus dentro de si... como queira.

As maiores e melhores lições que Netuno nos proporciona para que apliquemos em nossas vidas são o Amor Incondicional e a capacidade de perceber que, na realidade, tudo é ilusão e efêmero. Portanto, para ultrapassar todas as ondas de vitimismo, ilusões, auto-enganos, sacrifícios e abnegações desnecessárias – entre outras qualidades negativas de Netuno – precisamos utilizar as qualidades positivas que ele próprio nos oferece, que são a inspiração, a intuição sobre a “verdade”, a capacidade de sonhar o sonho possível e transcender a mediocridade, que nós mesmos colocamos na vida (pela inconsciência de quem somos), e também procurando nos tornar um ser humano cada vez melhor, pois como eu sempre digo: nós viemos aqui na Terra fazer “curso de ser humano”; portanto dentro desta visão netuniana, precisamos nos aprimorar como ser humano utilizando o maior de seus dons: o Amor Incondicional, porque o resto é conseqüência...

 
 
Ceres Maier é astróloga, dá cursos de Astrologia e Mitologia Grega. Atende fazendo Mapa Astral e Revolução Solar, em seu consultório em São Paulo.
Clique aqui e faça seu Mapa Astral on-line.
Email:
 
 

Veja também mais artigos em Astrologia

Enraizando a consciência
O toque da flauta de Krishna
Qual é a cor do seu sonho?
Reflexões sobre a vida
Queremos paz, porém, somos violentos e críticos internamente
 
 

Deixe sua opinião sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
 
 


Energias para Hoje
ernegia
I-Ching:
19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


ernegia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.


Louise Hay fala sobre problemas com Pulmões
Depressão. Sofrimento. Medo de viver. Não se sente digno de viver plenamente a vida. Clique e veja mais!






 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda

Autoconhecimento

Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritualidade
Oráculos
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E SERVIÇOS
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos publicados
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
RSS
Tablet
Widgets
Celular 3G
Mapa do Site
Edições anteriores
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Copyright 2000-2014 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS