O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

O corpo fala, e n√£o mente - Parte I  

O corpo fala, e n√£o mente - Parte I


:: Ronaldo Cardim ::

Quando sentimos uma dor seja ela qual for, a √ļltima coisa que pensamos √© que ela √© um aviso de nosso corpo nos alertando que em algum setor de nossa vida existe alguma coisa errada. Mas √© isso, toda e qualquer dor ou altera√ß√£o no nosso organismo, tenha ela surgido naturalmente ou em decorr√™ncia de acidentes, t√™m como origem um desajuste no campo emocional.

Existem situa√ß√Ķes na vida com as quais dizemos, ‚Äúaprendemos a conviver‚ÄĚ, por√©m s√£o situa√ß√Ķes que nos incomodam, que n√£o resolvemos nem aceitamos. A conviv√™ncia inadequada com tais situa√ß√Ķes, mais dias menos dias, vai alterando o estado emocional da pessoa e essas altera√ß√Ķes v√£o pouco a pouco refletindo no seu estado psicol√≥gico, apresentando sintomas de depress√£o, s√≠ndrome do p√Ęnico, etc.. Outra forma de manifesta√ß√£o desses desequil√≠brios √© a somatiza√ß√£o no corpo f√≠sico em forms de dores e outros desajustes org√Ęnicos.
Por isso √© muito importante aprendermos a conhecer bem nosso corpo, estando atentos √†s altera√ß√Ķes que ele apresenta, pois ele nos diz exatamente onde estamos falhando e em que precisamos mudar. Como diz o t√≠tulo da mat√©ria ‚Äúo corpo fala, e n√£o mente‚ÄĚ. Vamos ent√£o conhecer com maiores detalhes um pouco da linguagem do corpo.

H√©rnia de disco: significa que a pessoa est√° profundamente indecisa quanto √† sua vida. Sente-se totalmente desamparada e seus pensamentos a deprimem, pois n√£o possibilitam que ele encontre sa√≠da param essa situa√ß√£o. A h√©rnia de disco √© a forma de impedir a articula√ß√£o da coluna. Ela mostra , simbolicamente o quanto a pessoa se sente ‚Äúamarrada‚ÄĚ, o quanto os movimentos est√£o presos e essa dificuldade √© gerada porque o apoio necess√°rio para a movimenta√ß√£o n√£o √© encontrado. Ent√£o, simbolicamente, isso ocorre quando a pessoa n√£o recebe apoio de algu√©m, no momento em que mais precisa.

Enxaqueca e dor de cabe√ßa: As pessoas que sofrem de enxaqueca t√™m um orgulho muito forte e n√£o permitem que pessoas autorit√°rias mandem em sua vida ou controlem seus passos. Resistem a tudo e a todos que, conforme elas acreditam, queiram invadir seu espa√ßo vital. S√£o pessoas que n√£o se entregam aos prazeres, pois receiam serem dominados de alguma forma. Normalmente t√™m medo do sexo ou de suas conseq√ľ√™ncias, devido √† limita√ß√Ķes morais, religiosas, familiares, etc.
Se voc√™ se identifica nesta situa√ß√£o, solte-se e deixe seu cora√ß√£o ‚Äúfalar‚ÄĚ. N√£o use a raz√£o somente, pois devemos equilibrar os dois hemisf√©rios (raz√£o e emo√ß√£o), para evitarmos esses conflitos internos e suas somatiza√ß√Ķes. Suavize seus pensamentos, amenize seus sentimentos, permita-se sentir alegria.

Alergia na pele: significa que a pessoa est√° vivendo momentos de irrita√ß√£o com as pessoas pr√≥ximas e que atrasam seu desenvolvimento pessoal e profissional. Quando ela se v√™ obrigada a fazer o que n√£o gosta, persuadida por pessoas de quem depende de alguma forma, surgir√°, com certeza, coceira incessante significando o desejo inconsciente de ‚Äúarrancar‚ÄĚ aquilo que incomoda profundamente.
Pare de se sentir contrariado. Se voc√™ est√° passando por isso √© porque, de alguma forma, procurou. Saia dessa sem ressentimentos, pois ningu√©m sabe quando est√° ‚Äúcausando‚ÄĚ alergia em algu√©m. Passe a se expressar melhor. Seja objetivo e tire a culpa do seu cora√ß√£o. Eduque-se a n√£o deixar que seu espa√ßo seja amea√ßado. Diga abertamente tudo que o incomoda pois tudo pode ser falado desde que seja com respeito e determina√ß√£o. Analise-se e perceba se voc√™ consegue, humildemente, mudar um pouco mais o seu jeito de falar com as pessoas e o trato consigo mesmo. O mundo √† sua volta s√≥ ira mudar se voc√™ mudar primeiro.

Labirintite: Significa pensamentos atrapalhados, nervosismo reprimido, o efeito de um golpe emocional, a necessidade de liberdade para pensar e agir, a sensa√ß√£o de falta de amor, sentimentos de solid√£o, dificuldade para expressar-se, e estar tonto com tantos problemas emocionais, e sentir-se desamparado e teimar em continuar tentando pelos velhos caminhos que nunca deram certo. Pare de tentar achar uma sa√≠da. Pare de fazer de conta liberte-se das amarras que o sufocam colocando seus sentimentos em primeiro lugar. Pare de se anular, aja com humildade mas seja firme em suas decis√Ķes.

Artrite: Representa um coração cheio de críticas e ressentimentos por pessoas que não valorizam seus esforços. Pessoas com esse tipo de inflamação são as que, às vezes, perdem tempo questionando em pensamentos os porquês das atitudes das pessoas. Não conseguem sentir que são amadas e geram conflitos de carência. Costumam culpar os outros pelo mal que as aflige. Essas pessoas precisam desligar-se do passado através do perdão.
As altera√ß√Ķes do corpo podem ainda causar desequil√≠brio da condi√ß√£o interna do organismo. Vejamos alguns exemplos:

Pele amarelada: indica poss√≠veis disfun√ß√Ķes do f√≠gado e ves√≠cula biliar, como no caso da icter√≠cia.

Pele cinza-azulada: indica fragilidade ou dificuldade do f√≠gado e p√Ęncreas para executarem suas fun√ß√Ķes.

Pele muito vermelha: poss√≠veis disfun√ß√Ķes card√≠acas e respirat√≥rias como na expans√£o capilar nas faces, ou press√£o sang√ľ√≠nea anormal.

M√£os e p√©s frios: excesso de a√ß√ļcar, frutas e bebidas geladas. Desordens digestivas e excret√≥rias, bem como do sistema nervoso.

Inchaço generalizado de pés e mãos: ingestão excessiva de líquido, gordura, especialmente causado por frutas, sucos, laticínios. Desordens no aparelho circulatório e reprodutor.
Assim como esses muitos outros sinais podem ser dados por nosso corpo. Em alguns casos s√£o simples sinais de alerta para pequenas altera√ß√Ķes, em outros por√©m podem ser verdadeiros pedidos de socorro para desequil√≠brios que n√£o sabemos ou n√£o admitimos ter. Por isso a necessidade de mantermos sempre a alimenta√ß√£o, repouso e atividades em n√≠veis equilibrados, procurando conhecer o melhor poss√≠vel nosso corpo, estando sempre atentos para o que ele possa estar querendo nos dizer.



Leia Também:


  O corpo fala e n√£o mente - Parte II


 
 
Ronaldo Cardim é Terapeuta Corporal e Psicoterapeuta Holístico, formado em psicologia, trabalha com as técnicas: Shiatsu, Zen-Shiatsu, Massoterapia Corporal, Massagem Bioenergética, Massagem de Alongamento, Sei-Tai (manipulação da coluna), Psicoterapia Holística, Relaxamento induzido, Hipnoterapia Condicionativa, Regressão (TVP).
Atende em seus consultórios em Tupã/SP (14) 3496.6310 e em Marilia/SP (14) 3413.9979
Email: ronaldocardim@uol.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Corpo e Mente

Ame sua vida
Por que continuo doente se rezo com fé?
Dentro da chama - Na matriz de todas as luzes
Suicídio, surpresas!
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 01- CH¬īIEN - O CRIATIVO
O sucesso estará garantido se você souber agir criativamente e com senso de justiça.


energia
Runas: Talism√£ contra a negatividade
Desenhe na agenda para proteção durante o mês.


1
Numerologia: Novos in√≠cios e grandes decis√Ķes
Dia para tomar as rédeas da vida e determinar seu curso futuro, fixe metas e comece hoje mesmo a realizá-las. Promova suas idéias acredite em si e não aceite um não como resposta. São necessários força e autocontrole.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Vênus nos Signos
2. A vida que eu queria
3. A s√≠ndrome do `pavio curto¬ī
4. O Signo Ascendente
5. Sequestradores de Alma s√£o: Abusadores emocionais, Psicopatas ou Narcisistas Perversos?
6. 6 medidas pra acordar a sua Diva!
7. A Oração do Perdão
8. Voc√™ reconhece o abuso que sofreu na inf√Ęncia e o impacto na vida adulta?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade