Autoconhecimento Almas Gêmeas AutoAjuda Astrologia Bem-Estar Corpo e Mente Espiritualidade Oráculos Psicologia Vidas Passadas

Distúrbios que levam à SEPARAÇÃO: 1 Egocentrismo e separatividade.


:: Luís Vasconcellos ::

O egocentrismo se caracteriza pelo amor narcisista e pelo culto às características individuais - é uma religião do EU. Neste estágio do desenvolvimento psicológico as tensões são grandes e há um conflito impedindo a aceitação do OUTRO (do MUNDO, do INCONSCIENTE), pois este recusa adequar-se aos desejos e carências da Personalidade. Muita gente acha que o egocêntrico conhece muito a si mesmo. Grande engano, pois este explora uma parte relativamente pequena das possibilidades e alternativas humanas. Sendo tão seletivo ele filtra tudo e todos de acordo com suas necessidades e interesses (... aos olhos da Personalidade, é claro !). Esse processo seletivo é normal, contudo pode chegar a um tal grau de exigência, que boa parte da energia psíquica disponível acaba dirigida a algumas poucas tarefas: o controle do inesperado, a fuga da eventual possibilidade de sofrer alguma dor, a defesa ferrenha da imagem favorável de si mesmo e a manutenção da vaidade pessoal. Uma outra significativa parcela de energia é gasta na auto complacência (encontra-se sempre desculpas para tudo ) e na repressão dos fatores humanos negados no âmbito da Personalidade. Não sobra quase nada de energia para outras funções.

Estes "programas" (se me permitem a analogia) consomem literalmente toda a "memória RAM" e também a "memória ROM" ocupando a quase totalidade das funções do "processador". Qualquer outra função psíquica terá que se contentar com pequenos lapsos e folgas na atividade consciente para poder se insinuar. Como realizar então "elaboradas e custosas" tarefas psicológicas como, por exemplo, a integração entre opostos, a desidentificação dos valores pessoais ou o desapego do EU para que a tão desejada transformação se faça possível.
É difícil realizar este tipo de tarefa psicológica sem energia disponível. O EGOCENTRISMO é um transe e várias experiências podem ajudar o Ser a acordar, porém nada é mais eficiente do que a aterradora constatação de que a vida não é eterna. Em assim sendo, ninguém tem tempo para gastar com bobagens que não levaram a nada de bom antes, não levam a nada de positivo agora e nunca levarão a nada de valioso no futuro! Insistir em algo que não está funcionando bem, apenas porque já é conhecido e porque foi assim que aprendemos não altera, em absoluto, o resultado final: o fracasso na relação. É fatal, ainda mais se considerarmos que o egocentrismo é um distúrbio pessoal e auto centrado. No egocentrismo não se precisa do OUTRO, ele nem é percebido como tal, ele existe como algo estranho e incompreensível, pois sempre se usam os mais diletos e estimados pontos-de-vista pessoais para medir e avaliar este OUTRO. Este não tem de fato uma importância para o mundo do egocêntrico. Ele não fará assim tanta falta, pois comumente o egocêntrico jamais se arrisca a precisar efetivamente dele, a depender sadiamente dele ou a comungar uma existência baseada em autêntica e espontânea reciprocidade:

O estado de separatividade e de isolamento é pré existente.
Ninguém consegue ajudar alguém a sair do casulo em que se fechou, ainda mais se "aquele que deveria ser o maior interessado" não quiser. O fato é que, se não há real entrega, não se correu REALMENTE risco algum e pode-se virar as costas para o OUTRO sem nenhum temor. Isto só é possível se não houve entrega nem amor.
Vive-se a ilusão de ter medo do outro, porém o medo vem da possibilidade (sempre real) de que uma experiência dolorosa do passado se repita ! Isto é de cada um e só na experiência da Individualidade pode ser resolvido. Não há real confiança quando dependemos do OUTRO para confiar. Como fenômeno energético que é, a confiança ou emana para fora do EU (no amor) ou não existe de modo algum.
Só o egocêntrico exige sempre uma garantia: a de levar alguma vantagem ou lucro com o que dá ou faz para o OUTRO.




 
 
Luís Vasconcellos é Psicólogo e atende
em seu consultório em São Paulo.

Visite seu Site
Email: luisvasconcellos@hotmail.com
 
 

Veja também mais artigos em Psicologia

O Desapego
O Direito de Pertencer
Mude seu olhar e o mundo mudará ao seu redor!
Por que é tão difícil mudar?
 
 

Deixe sua opinião sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
 
 

Energias para Hoje
energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.

energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!

22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.






 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda

Autoconhecimento

Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritualidade
Oráculos
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E SERVIÇOS
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos publicados
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
RSS
Tablet
Widgets
Celular 3G
Mapa do Site
Edições anteriores
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Copyright 2000-2014 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS