O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

Os 4 Temperamentos B√°sicos  

Os 4 Temperamentos B√°sicos


:: Graziella Marraccini ::

O que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está em cima. O CAIBALION

Os signos astrol√≥gicos e as doen√ßas que s√£o relacionadas com os planetas e conseq√ľentemente com os signos. Descrever os sintomas das doen√ßas de forma psicossom√°tica, induzindo as analogias necess√°rias para buscar em sua pr√≥pria mente e em seu pr√≥prio temperamento a natureza de suas doen√ßas.

- A astrologia divide os signos zodiacais segundo suas qualidades, em Cardeais, Fixos e Mut√°veis.
Dos signos Cardeais dependem a atividade, o movimento e a energia e atividade corporais e físicas.
Dos signos Fixos dependem a estabilidade, a firmeza, a vontade e a paixão, assim como a energia psíquica.
Dos signos Mutáveis dependem a adaptação, a reflexão, a maleabilidade, o movimento alternativo e vibratório e a atividade mental.
Os signos Cardeais, √Āries, C√Ęncer, Libra e Capric√≥rnio, predisp√Ķem as pessoas a problemas de cabe√ßa, de est√īmago, de rins e da pele.
Os signos Fixos, Touro, Le√£o, Escorpi√£o e Aqu√°rio, predisp√Ķem as pessoas √†s dores de garganta, problemas do cora√ß√£o, das costas, da circula√ß√£o sang√ľ√≠nea, dos √≥rg√£os genitais.

- Os quatro temperamentos b√°sicos s√£o:
Bilioso: que depende dos signos de Fogo, (√Āries, Le√£o e Sagit√°rio) e dos planetas Marte e Sol. Predisp√Ķe √†s doen√ßas da biles e inflamat√≥rias, torna a natureza excit√°vel, temer√°ria e febril. Confere predisposi√ß√Ķes ativas, pol√≠ticas e militares. √Č um temperamento de a√ß√£o.

Nervoso: que depende dos signos de Terra, (Touro, Virgem e Capric√≥rnio), e dos planetas Merc√ļrio, Urano e Saturno. Confere uma forma de agir agitada e apressada e predisp√Ķes √†s doen√ßas de ordem nervosa. Confere aptid√£o para profiss√Ķes cient√≠ficas, comerciais e intuitivas. √Č um temperamento de pensamento.

Sang√ľ√≠neo: que depende dos dignos de Ar (G√™meos, Libra e Aqu√°rio) e do planeta J√ļpiter em particular. Confere uma natureza ativa e um corpo rechonchudo, e predisp√Ķe √†s doen√ßas do f√≠gado e √† apoplexia. A natureza √© jovial e otimista. Confere aptid√£o para as atividades industriais e intelectuais. √Č um temperamento de a√ß√£o.

Linf√°tico: que depende dos signos de √Āgua, (C√Ęncer, Escorpi√£o e Peixes), e dos planetas Lua, V√™nus e Netuno. A sua natureza √© an√™mica, l√Ęnguida e let√°rgica. Tem tend√™ncia √† hidropisia e √† falta de gl√≥bulos vermelhos no sangue. Possui disposi√ß√Ķes art√≠sticas, pl√°sticas, contemplativas e emocionais. √Č um temperamento de sensa√ß√£o e sentimento.

- Além dos quatro temperamentos, podemos descrever as partes do corpo que são regidos pelos signos:
√Āries: A cabe√ßa, a face, a testa, os olhos e o c√©rebro.
Touro: O pescoço, a garganta, a laringe.
G√™meos: Os pulm√Ķes, os bra√ßos e m√£os, os ombros, os nervos.
C√Ęncer: O est√īmago, o peito, a caixa tor√°cica, os seios.
Leão: O coração, as costas, a coluna vertebral.
Virgem: O ventre, os intestinos e os órgãos de assimilação.
Libra: Os rins
Escorpi√£o: Os √≥rg√£os sexuais, o intestino grosso, a bexiga, o √Ęnus e o nariz.
Sagit√°rio: As coxas, as n√°degas, os quadris.
Capricórnio: Os joelhos, a pele, os ossos e as cartilagens.
Aqu√°rio: As pernas, tornozelos, o sangue, as costas e os nervos.
Peixes: Os pés, as mucosas, a linfa.

Ainda existem as analogias com os signos Cardeais, Fixos ou Mut√°veis, e dos elementos, Terra, Ar, Fogo e √Āgua, que podem ser deduzidos pelos 12 signos descritos acima.

Desta forma, quando falamos da influ√™ncia dos astros sobre nossa sa√ļde, nos referimos sempre √† Lei Herm√©tica descrita no cabe√ßalho: O que est√° embaixo √© como o que est√° em cima e o que est√° em cima √© como o que est√° embaixo. Ao descrever os sintomas das doen√ßas de forma psicossom√°tica, queremos induzir nossos leitores a fazerem as analogias necess√°rias para buscar em sua pr√≥pria mente e em seu pr√≥prio temperamento a natureza de suas doen√ßas. N√£o tenho a inten√ß√£o de curar o doente, j√° que este √© o papel da medicina, seja ela alop√°tica, homeop√°tica, ou hol√≠stica, mas de induzi-lo √† reflex√£o. Mens sana in corpore sano, diziam os romanos.

Se considerarmos rapidamente os sintomas do resfriado, ou da gripe, veremos que eles s√£o processos de inflama√ß√£o agudos dos nossos √≥rg√£os de respira√ß√£o. Um resfriado ou uma gripe se manifesta normalmente quando estamos em situa√ß√£o de crise, quando a gente j√° n√£o ag√ľenta mais alguma coisa. Podem n√£o ser crises violentas, que se manifestariam tamb√©m de modo violento, mas crises de situa√ß√£o, dif√≠ceis de serem assimilados. Para a nossa psique uma situa√ß√£o dif√≠cil de suportar pode desencadear uma situa√ß√£o de crise, que ir√° se manifestar em fadiga, sensa√ß√£o de peso, vontade de largar o corpo. Desta forma, atrav√©s do resfriado, fazemos com que todos nos aconselhem a cama e o repouso, nos ajudando assim a superar o momento de crise.

Nosso resfriado nos ajuda a manter dist√Ęncia, das pessoas e dos problemas, com nosso nariz entupido, os olhos lacrimejantes, a dor de cabe√ßa, ningu√©m ousaria vir discutir algum problema conosco! Se al√©m disso tivermos acessos de tosse, isto significa que estaremos de forma clara limitando o contato com os outros, como num instintivo movimento de defesa.

Podemos tamb√©m ter inflama√ß√£o nas am√≠gdalas, que nos impedem de engolir os sapos do nosso dia √† dia. Quando n√£o aceitamos mais as coisas como elas s√£o e n√£o as engolimos mais, ficamos resfriados. Por√©m, para sararmos deste resfriado, precisamos expelir o catarro que bloqueia nossos pulm√Ķes, fazendo desta forma um esfor√ßos para recome√ßar o fluxo da vida e limparmos o nosso organismo num verdadeiro processo de purifica√ß√£o. Na medicina homeop√°tica este processo √© tido como ben√©fico e exonerativo, pois o corpo e a alma saem fortificados da crise.

Faremos ent√£o estas perguntas: Quais s√£os os problemas que est√£o sobre minhas costas? O que √© que quero manter √† dist√Ęncia? O que quero jogar na cara dos outros? O que n√£o consigo engolir?

Desta forma estaremos facilitando nosso processo de cura.


 
 
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology.
Clique aqui e faça seu mapa astral on-line. Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial.
Participe do WORKSHOP DE ASTRO MEDICINA
Para atendimentos e consultas, visite o site pessoal da autora.
Email: info@astrosirius.com.br
 
 

Veja também mais artigos em Astrologia

Você exige sempre a perfeição? Relaxe!
Sentimentos à flor da pele
Como se comportar diante uma rejeição?
Saudade que fica de quem j√° se foi...
 
 

Deixe sua opini√£o sobre este artigo

Gostou?
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos.
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opini√Ķes expressas neste artigo s√£o da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 53 ‚Äď CHIEN ‚Äď DESENVOLVIMENTO
Os esforços empreendidos de modo gradual produzem resultados mais duradouros. Aja com prudência e não se jogue de cabeça em nenhuma situação.


energia
Runas: Ingwaz
Abuse da versatilidade. Recomece. Concretiza√ß√Ķes.


31
Numerologia: Concentração
O dia pede dedicação ao trabalho, exige atenção e concentração. Muita coisa pode ser conseguida hoje, se direcionar sua energia para projetos tangíveis. Empenhe-se para que seus esforços sejam produtivos.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 
 

+ Lidos na Semana anterior
1. Reprogramar a mente
2. A Oração do Perdão
3. Dezoito apontamentos de esclarecimento consciencial
4. As medidas da sua gostosura!
5. Quando o que liberta prende...
6. O que fazer quando as nossas Verdades Secretas nos incomodam?
7. Carta para um Pai
8. Pais e filhos: como solucionar os conflitos no relacionamento?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Miss√£o
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Or√°culos
Previs√Ķes
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Di√°rio
Interativos e Or√°culos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular 3G
RSS
Tablet
Mapa do Site
M√ļsicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2015 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade