HATHA YOGA - prática e filosofia
Autor: INSTITUTO LOTHUS -ESCOLA DE MAGIA INTERIOR - deniconstantino@gmail.com

O QUE É?
É uma prática em que se trabalha:
* alongamento
* posturas (asanas)
* respiração (pranayamas)
além de exercícios psicofísicos como :
* relaxamento
* Concentração e Meditação
(Dharana e Dhyana)

QUEM PODE PRATICAR? Qualquer pessoa, em qualquer idade, já que as práticas tem como princípio respeitar as possibilidades e condições físicas dos participantes.

YOGA ESTÁ LIGADA A RELIGIÃO?
Não. Yoga é uma filosofia que tem por base a saúde do indivíduo como um todo.
Yoga significa “união”, “integração” de corpo, mente, espírito.
Dentro do Yoga, existem caminhos para se conseguir essa integração, e o Hatha Yoga é um deles.

No Hatha Yoga a prática parte do físico.
Como conseqüência do trabalho gradualmente surge maior harmonia interna,
a integração de físico, mental e emocional, facilitando lidar com as situações externas, stress, pressões e tensões diárias.
O objetivo final do Yoga é a possibilidade de estar em Paz, o que favorece a Meditação

QUAIS OS RESULTADOS ESPERADOS?

integração saudável de corpo, emoções, mente e espírito

- as posturas trabalham o corpo, favorecendo:
- músculos flexíveis,
- movimentos mais livres
- resistência
- vitalidade
- a respiração trabalha a mente e as emoções, levando a:
- maior clareza mental
- melhora da concentração,
- controle da ansiedade e stress.
- equilíbrio
- serenidade
- o relaxamento leva ao encontro de você com você mesmo.


Profissional Responsável: Denise S. Constantino

Psicoterapeuta, Terapeuta Corporal
Graduada pelo Instituto de Psicologia - USP
Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Yoga segundo a tradição da Escola de Lonavla, Índia, ministrado pela Faculdade de Educação Física da UniFMU.
Docente do SENACSP-Tiradentes, desenvolvendo Sensibilização, Humanização, Motivação, através de práticas de Relaxamento, Respiração, Criatividade, Vivências em grupo.


ORIENTAÇÕES ÚTEIS:

1. Chegue sempre alguns minutos antes do horário da prática.
2. Retire os calçados.
3. Sente-se na postura de relaxamento ou em uma postura confortável e
permita-se ficar em silêncio.
4. Durante as práticas, não use jóias, enfeites ou maquiagem.
Use roupas confortáveis, que permitam o movimento livre, de preferência em
cores claras.
5. Evite alimentação mais pesada antes da prática.
6. Durante a semana, se possível, dedique algum tempo para a sua prática.
7. Reveja as anotações dadas em aula como uma orientação à sua prática.
8. Sugestão: trazer para as aulas:
- um caderno para anotações
- toalha



DIZ O MESTRE:

“ De manhã, devemos nos comportar como se fôssemos atravessar uma rua: parar, olhar para os lados, e ir em frente.
Antes de nos atirarmos à atividade frenética do dia, é importante parar.
Isto nos permite refletir sobre nossas
prioridades, atitudes possíveis a serem tomadas.
Em seguida, olhamos para os lados. Não adianta parar se não enxergamos
o que acontece à nossa volta. Refletir sobre nossas decisões significa, também, considerar o que está acontecendo ao nosso redor.
Finalmente, nós seguimos adiante. Não adianta parar e olhar para os lados se não temos um objetivo definido.
Meditação e compreensão devem nos conduzir à ação, e a ação deve estar
ligada à uma compreensão e meditação
anteriores”.
HORÁRIOS: manhã / tarde / noite
1, ou 2 vezes por semana



INFORMAÇÕES:

LOTUS - Instituto de Qualidade de Vida
Tel: 3871-1853
R. Dr. Cel. Melo de Oliveira, 797 - V. Pompéia - SP

link
Email: dsconstantino@uol.com.br




Valor: Consulte
Atendimentos, Oficinas e Cursos, Palestras, Vivências, Atividades na Natureza
E-mail: deniconstantino@gmail.com
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