O profissional
Autor: Bernardino Nilton Nascimento - bn.nascimento@uol.com.br

A velocidade da mudança no mundo chega a ser muitas vezes assustadora. Temos que ter constantemente uma mente inovadora, atualizada e criativa. Esses elementos são fundamentais para a sobrevivência nos tempos atuais, principalmente na vida profissional.

O que se vê no geral é a falta de criatividade e o medo de mudar. Muitas vezes ignora-se o projeto e a criatividade para copiar o que já foi realizado anos atrás. O que deu certo no passado não garante mais o sucesso no presente. O importante é ficarmos atentos e termos a percepção de que a toda hora surgem novas ideias às quais não damos o devido valor.

A nossa vida muda a cada instante, o mundo muda. As dificuldades aparecem todos os dias, e com elas vêm as ideias, dezenas delas, às quais não damos a mínima atenção por causa da acomodação do que já foi criado. Quem vem realizando sempre as mesmas coisas esta ficando para trás, tão rápido quanto as mudanças diárias no mundo. Mudar sua visão para o novo, para o presente e visualizar o amanhã passa a ser o ponto mais importante de um bom profissional.

Não haverá mais campo para os que perdem tempo com palavras e reuniões onde as conversas ficam no ar. Não haverá mais campo para os superiores que aceitam bate-papos com a finalidade de trazer para o seu lado os fofoqueiros, com o intuito de arrancar deles verdades que são mentiras e mentiras que não são verdades. Total perda de tempo em suas mentes pouco criativas. Esses superiores deveriam estimular a criatividade para mexer com as mentes dos seus subordinados a criar alternativas para a produtividade, a qualidade, a segurança e o meio ambiente. Esses são pontos importantes para a sustentabilidade da empresa e durabilidade do emprego. Só os criativos vão ter essa segurança. Fazer um bom ambiente de trabalho e buscar a produtividade são pontos que motivam um bom profissional. Paixão pelo que escolheu realizar na sua vida vai lhe trazer benefícios e boas ideias.

Desenvolver a capacidade de aprender para aprender mais. Esta no ar o novo perfil do profissional. Esse novo perfil é flexível, ou seja, se torna a cada dia mais mutável e mais disciplinado, sem perder sua personalidade, adquirindo seu estilo próprio, mas aberto às ideias dos companheiros. O resultado final esta na melhoria de todos.

Nesta nova visão, os cuidados com a saúde, com a sua vida, com a sua fé, com os relacionamentos profissionais, deverão estar em total equilíbrio. O trabalho é o melhor lugar para crescermos como seres humanos. Pessoas diferentes, ideias diferentes, vidas diferentes, alegrias e tristezas, estresses, pressão, tudo para nos ensinar a conviver com as diferenças. O bom profissional é flexível e trabalha para construir um lugar de aprendizado. É no trabalho onde encontramos os fanáticos, os traidores, os bons amigos, os que nos apoiam, os que nos odeiam, crenças diferentes, culturas diferentes, classes diferentes, enfim, todos os ingredientes para aprimorarmos nosso espírito.

A flexibilidade no trabalho é a melhor arma para o aprendizado, pois levamos para casa uma lição de vida todos os dias. A única e verdadeira religião criada por Deus para o nosso crescimento é o trabalho.

Faz-se necessário trabalharmos com paixão pelo que nos propomos a fazer, a realizar. É dessa paixão que irá surgir as ideias, os atalhos para a produtividade, para o reconhecimento. Fazer do ambiente de trabalho um ambiente de carinho e de amizade é colocar a disposição do próximo uma vida melhor, sustentável, onde um aprende com o outro. Assim, provocamos, com satisfação, um ambiente de harmonia, e como passamos mais tempo no trabalho, esse costume de estar sempre em equilíbrio vai ser levado para a nossa família, para os nossos vizinhos e amigos, numa busca constante da troca de experiência profissional e aprimoramento pessoal.

Por mais difícil ou sem saída que possa parecer uma determinada situação, nada é para sempre ou insuportável. A vida esta além da dor material e do desespero. Esta na paz do espirito, esta na consciência livre dos medos e o coração livre para ceder, para doar-se a ensinar o que já aprendeu e aprender coisas novas com companheiros novos. Ninguém vai aparecer em nossa vida se não for para nos aprimorar, e todos nós vamos conhecer pessoas que também vão precisar dos nossos conhecimentos e da nossa educação. Sejamos o espelho da boa convivência, da alegria, da produtividade, da qualidade de fazer o melhor com segurança e exemplos.

Deus nos deu um dia após o outro como uma grande oportunidade para recomeçarmos, para recarregarmos nossas energias. Ele nos mostra que é possível mudar o que aparentemente era imutável. O ser humano que esconde o feito dos outros, trazendo para si as ideias alheias é tão ladrão quanto qualquer outro ou pior, pois esconde a sua incapacidade de criar.

Prosperidade e sucesso é o equilíbrio da vida pessoal e profissional, e o nosso desafio é mostrar que somos uma só pessoa em todos os lugares e situações, e só vamos conseguir vencer com constante equilíbrio e força de vontade. Precisamos aprender e ensinar.

Sabemos que não somos perfeitos, como também sabemos que a perfeição não existe. Todos nós estamos apenas buscando o tesouro do bom viver, uma vida digna, alegre e próspera, sempre com a intensão de ver o nosso próximo feliz.

BNN

Valor: Consulte
-Não seja um investigador de defeitos e, sim, um descobridor de virtudes.
E-mail: bn.nascimento@uol.com.br
Visite o Site do autor

Visitas: 685
Envie esta página para um amigo


Acessar seu Clube STUM


© Copyright 2000-2017 SOMOS TODOS UM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso STUM.