Curso de Extensão Universitária - Formação em Constelação Familiar Sistêmica
Autor: Vera Bassoi - verabassoi@gmail.com

Esta é a sua grande oportunidade de iniciar um curso de formação que, além de abrir as portas para uma nova profissão, não tem pré-requisito em relação ao nível de instrução, mesmo sendo uma extensão universitária.  Este curso é certificado por uma faculdade com a qual o Instituto Vera Bassoi fez um contrato de parceria. É reconhecido pelo MEC.  Está dentro da área da Psicologia, como também pertence às Terapias Integrativas e é considerado, por alguns, como Terapia Holística. A meu ver, a Constelação Familiar Sistêmica, da maneira como os profissionais do Instituto Vera Bassoi trabalham, é ciência e espiritualidade caminhando juntas. Vejam bem, eu disse ESPIRITUALIDADE, o que é bem diferente de RELIGIOSIDADE ou CRENÇA. A Constelação Familiar não se vincula à nenhuma religião ou dogma. É uma terapia rápida e profunda que diferencia-se de uma psicoterapia tradicional por acessar o inconsciente familiar, além do inconsciente individual. De uma só vez é possível proporcionar um efeito sanador, curativo, não só em uma pessoa, mas também no seu grupo familiar.

No trabalho com as constelações familiares, quando o cliente posiciona os representantes para o seu sistema familiar, forma-se ali no ambiente um campo de força que é dotado de saber e o transmite, sem mediação externa, por meio da simples participação. Não é necessário que os representantes recebam informações sobre a realidade dessa família para que possam acessar esse conhecimento oculto. O mesmo se aplica, naturalmente e de modo especial, ao terapeuta que está preparado para exercer a função de facilitador. A condição para isso é que ele esteja disposto a defrontar-se com a realidade que quer se mostrar qualquer que seja, sem que isso lhe provoque medo, e sem a necessidade de recorrer a hipóteses ou teorias e experiências anteriores. É preciso dizer sim a tudo que se apresente. Cabe também ao terapeuta preparar o seu cliente para que possa aceitar sem medo, sem julgamento e sem preconceito o que o campo mostrará. À essa postura isenta de julgamentos, Bert Hellinger nos diz ser um comportamento fenomenológico, isto é, ver o fato tal como o fato é.

A denominação “constelação familiar” existia anteriormente ao modelo sistematizado por Hellinger, o qual percorreu uma longa jornada entre cursos sobre diversas técnicas terapêuticas que foram precursoras. Sendo filósofo, Hellinger pode perceber as interconexões existentes entre tudo que aprendeu a selecionar, organizar, desenvolver e sintetizar, cujo conjunto ele designou de “Leis Universais das Ordens do Amor”, as quais regulam as relações ou convivências humanas. Os aportes científicos para a teoria desenvolvida por Hellinger são muitos: Psicanálise de Freud, Psicologia Analítica de Jung, Psicodrama de Moreno, Terapia Familiar Sistêmica, em particular a da Escola de Milão, a abordagem multigeracional de orientação psicanalista para chegar ao que podemos dizer “precursora direta” das constelações – as Esculturas Familiares de Virginia Satir. Outros personagens-chave que deram impulso às constelações familiares foram: Milton Erickson com a Hipnoterapia, Janov com a Terapia Primal, Eric Berne com a Análise Transacional e a Terapia Provocadora de Farrelly (HELL, 2006).

Vocês poderão ler muito material sobre o assunto, acessando o site link , inclusive assistir vídeos procurando no MENU desse site. Eu muito poderia escrever a fim de explicar "o que é constelação familiar sistêmica", mas respeitando toda a experiência já adquirida em 12 anos de trabalho ininterruptos, posso garantir que vocês só irão mesmo compreender como se dá uma constelação, quando assistir e participar de uma sessão grupal que denominamos de "workshopp".  Realizamos essas sessões às quartas e quintas-feiras, na  cidade de Sorocaba, das 20 às 23 horas. As sessões ocorrem na Rua Profª Francisca de Queiróz, 706 - Bairro Independência - na Clínica e Escola Espaço Estelar - fone (15) 3202-9268.  Informações com Jackson. È preciso telefonar agendando com antecedência.

A próxima turma para o curso de formação, terá início nos dias 28, 29 e 30 de julho (2017) na cidade de São Paulo. Rua Pio XI, 1.100 - Alto da Lapa - UNISAL - universidade dos salesianos. As reservas para hospedagem no próprio local do curso, fica a cargo dos alunos, a ser feita a partir de 30 dias antes do evento. Falar com Cristina ou Inês - (11) 3649-0200 ou por E-mail: eventos@sdblapa.com.br

Obs: No local há estacionamento gratuito para alunos e professores, por todo o período que permanecerem em curso (de sexta à domingo).

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

Alexandra Palhares Alves:

E-mail: apalhares1204@gmail.com ou WhatsApp: (11) 98538-2780 Vera Bassoi

E-mail: verabassoi@gmail.com  ou WhatsApp: (15) 99774-2890





Valor: Consulte




Formada em Sociologia, Ciências Naturais, Psicologia Transpessoal, Psicanálise e especialista em Psicossomática. Desde 1971 é professora universitária e de pós-graduação. Ministra cursos de Constelações Familiares, de Autodesenvolvimento e compõe músicas de efeitos terapêuticos, tendo lançado o CD Sons da Alma no ano de 2010, à venda aqui.
E-mail: verabassoi@gmail.com
Visite o Site do autor
Visitas: 184
Envie esta página para um amigo


Acessar seu Clube STUM
Faça
seu login


© Copyright 2000-2017 SOMOS TODOS UM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso STUM.