O seu Portal de Bem-estar e Autoconhecimento

A intuição abre caminhos!  
A intuição abre caminhos!

Autor: Flávio Bastos


"Cada um de nós tem a sabedoria e o conhecimento que necessita em seu próprio interior". (Carl Jung)

Segundo estudos do Dr. Roger Sperry, prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1981, ficou esclarecido que a linguagem, o raciocínio lógico, determinados tipos de memória, o cálculo, a análise são próprios do hemisfério esquerdo do cérebro. Enquanto que o direito não usa palavras, é intuitivo, usa a imaginação, o sentimento e a síntese.

O hemisfério esquerdo do cérebro interpreta literalmente as frases ditas, já o hemisfério direito percebe a intenção oculta de quem fala. O esquerdo entende pelo aspecto lógico, racional e sequencial, e o direito compreende aos saltos, tem insight e visão holística.

O lado esquerdo do cérebro não se aventura a criar, inventar, sonhar. Prefere a segurança do conhecido, do lógico, do aceito pela sociedade em que vive. Já o lado direito solta a imaginação, viaja pelas asas do sonho, cria, inventa, recria e assume ser livre. O esquerdo é linear, objetivo, usa o conhecimento de forma dirigida, sequencial, analítica, convergente; o direito é não-linear, subjetivo, utiliza o conhecimento de maneira livre, múltipla, holística e divergente.

Nesta direção, o físico Albert Einstein, através de sua genialidade, já havia percebido a importância do lado direito do cérebro, ao registrar: "A mente intuitiva é um presente sagrado e a mente racional é um servo fiel. Nós temos criado uma sociedade que honra o servo e tem esquecido do presente sagrado".

Digamos que o "presente sagrado" ao qual Einstein se referiu -ou mente intuitiva-, é o conhecimento independente do raciocínio linear. É algo inexplicável que vem a nós sem querermos. É algo que foge do raciocínio lógico. É perceber as coisas claramente sem necessidade de intervenção do raciocínio. É uma sensação, um pensamento que não tem uma explicação lógica.

Podemos afirmar que o pensamento intuitivo é uma característica bem mais humana do que o pensamento lógico. Podemos até dizer que todas as pessoas podem praticar o pensamento lógico, mas nem todas estão preparadas para o pensamento intuitivo, que requer uma integração de todas as facetas da mente humana, ou seja, o pensamento intuitivo leva em consideração a natureza emocional do homem, bem como as ilações dedutivas do pensamento lógico. E não só combina tais elementos como acrescenta uma nova visão baseada na estrutura dos valores essenciais do indivíduo.

Portanto, quando usamos efetivamente o pensamento intuitivo, torna-se natural agirmos de forma harmônica com todas as pessoas envolvidas. Isto não é ser bom e nem altruísta, é apenas estar de acordo com a verdadeira lógica de ser e de viver. E isto requer autoconhecimento e autoanálise, com momentos de introspecção frequentes, de forma a possibilitar a eclosão em nós desta mais ampla forma de pensamento, o pensamento que ativa o lado direito do cérebro.

É como se o homem observasse agora as suas questões sob um distanciamento maior, não mais centrado em si mesmo, como se fosse o ponto central da criação. Ele se sente como uma parte de uma Força de Vida mais ampla. Suas preocupações baseadas na ansiedade e medo de risco pessoal desaparecem. A compreensão do futuro e das relações de causa e efeito é mais abrangente; de linear é agora sistêmica.

Esta visão sistêmica passa a ser uma exigência da Era da Sensibilidade, a qual vivenciamos o seu despertar nos dias atuais. Despertar que estimula o homem a exercitar uma ferramenta indispensável ao seu autoconhecimento, a intuição. Ferramenta que abre caminhos bloqueados por condicionamentos baseados numa cultura de visão linear da existência, que limita a expansão da consciência e reduz o conhecimento às dimensões ligadas à matéria.

Muitas patologias humanas são o resultado da visão reducionista que molda uma mentalidade e formas de comportamento compatíveis com o medo da autodescoberta, tornando o indivíduo reduzido ao eu e o mundo que gira ao redor de si mesmo.

Talvez, o primeiro passo na direção de nosso despertar intuitivo, esteja simbolicamente inserido no "alerta" emitido pela cientista Jill Taylor, em seu livro "A cientista que curou o seu próprio cérebro". Best seller baseado em suas próprias experiências com o acidente vascular cerebral (AVC), que mudou a sua visão de mundo e percepção de realidade: "Se você tem dificuldade para acessar a consciência do circuito do lado direito de sua mente, deve ser porque fez um trabalho estupendo aprendendo exatamente o que lhe ensinaram enquanto você crescia". Ou ainda: "O meu lado direito percebe que a essência do meu ser tem vida eterna".

Podemos concluir que um comportamento em que o eu é racionalmente rígido ou excessivamente emocional, apresenta significativo desequilíbrio que inibe a livre ação do hemisfério direito do cérebro. Na grande maioria dos casos, essa característica acompanha o indivíduo em suas sucessivas vivências. Situação que aponta o processo de autodescoberta como meio de encontrar a integração necessária entre a razão, a emoção e o presente sagrado, a intuição.

Texto revisado

Compartilhe
 

Autor: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva, Psicoterapia Reencarnacionista, Terapia Floral, Psicoterapia Holística, Parapsicologia, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. 
E-mail: flaviolgb@terra.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 9/9/2014
 

Veja também mais artigos em Autoconhecimento

Os 3 vícios que destroem o seu relacionamento!
Reflexões sobre o Viver e a Vida
 
 

Deixe sua opinião sobre este artigo

Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
 
 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 61 – CHUNG FU – VERDADE INTERIOR
Compreender e fazer-se compreender é o caminho a ser seguido. A honestidade e a integridade são a base das relações duradouras.


energia
Runas: Talismã do Amor
Faça uma surpresa agradável para quem você ama.


30
Numerologia: Comunicação
A energia favorece a expressão sob todas as formas. Apresente seus novos projetos e dê vazão a seus talentos. Não disperse interesses.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 


+ Lidos na Semana anterior
1. Os ciclos de 7 anos são realmente importantes?
2. O formato do seu corpo revela sua personalidade
3. Os 3 vícios que destroem o seu relacionamento!
4. Virgem e&
5. Transgêneros em outras culturas
6. A Oração do Perdão
7. A importância do signo lunar
8. Como fazer aquele caso se tornar um relacionamento sério?

 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Animais
Astrologia
Autoajuda
Autoconhecimento
Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritismo
Espiritualidade
Grafologia
Oráculos
Previsões
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E Serviços
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos da Semana
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
Vídeos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
Widgets
Celular
RSS
Tablet
Mapa do Site
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Voltar ao Topo
© Copyright 2000 - 2016 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2016 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade
 
© Copyright 2000 - 2016 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade