Autoconhecimento Almas Gêmeas AutoAjuda Astrologia Corpo e Mente Espiritualidade Oráculos Psicologia Vidas Passadas


Intolerância  

Intolerância


por Flávio Bastos

No decorrer dos milênios, a heterogeneidade humana tem sido o principal motivo para o surgimento do preconceito e da discriminação. A condição social, a cor da pele, a idade, a nacionalidade, a deficiência física ou mental e a opção política, religiosa e sexual, entre outros, são "razões" para que a rejeição ou a intolerância marquem a sua presença entre semelhantes.

Não foi por acaso que a natureza nos criou diferentes uns dos outros. A começar pela impressão digital que distingue-nos como individualidades únicas no mundo. A nossa essência, ou seja, o espírito, também é uma identidade única e intransferível. E assim somos nós, semelhantes mas não iguais.

Quando nos tornamos seres preconceituosos, intolerantes com o outrem, revelamos a nossa ignorância a respeito da natureza humana. Portanto, um desconhecimento a respeito de si mesmo inserido em um contexto heterogêneo e desigual que representa a situação de cada indivíduo e seu histórico de muitas vivências na dimensão física.

A intolerância reúne o que o ser humano tem de mais desumano na sua visão de vida e sociedade, pois reproduz através de pensamentos e atos o que os nossos ancestrais já praticavam em forma de atrocidades contra aqueles que consideravam diferentes de si mesmos.

Neste sentido, aprendemos pouco com o passar dos séculos. Não aprendemos, por exemplo, que a diferença é inerente à condição humana, e que magoar, ferir ou matar não vai resolver o problema de uma minoria ou de uma maioria de pessoas, porque -como ocorreu na época da Inquisição medieval- sempre haverá alguem que pense, fale ou haja diferentemente desta minoria ou maioria que cultiva a mesma ideologia e que tenta se portar como se a humanidade fosse homogênea.

As ilusões em forma de ideologias encontram-se espalhadas pelo mundo à fora, a gerar obsessões individuais e coletivas que produzem atos de violência implícita ou explícita.

Como dizia Mahatma Gandhi: Se você quer ver a mudança no mundo, comece essa mudança em si mesmo! Isto é, a transformação a partir de um coração em processo de pacificação interior e uma mente com um melhor nível de percepção de si próprio, do outrem e do significado da vida no contexto das reencarnações.

Ilude-se aquele que debocha, humilha, fere ou mata em nome de uma pseudo-superioridade ideológica, pois a sua atitude revela a distância que o mantém afastado das coisas belas e saudáveis que a vida oferece a quem "tem olhos de ver e ouvidos de ouvir" além do mundo de aparências.

Ilude-se aquele que, ostentando o poder, "lava as suas mãos" diante das injustiças e intolerâncias sociais, porque enganar o outrem é antes de mais nada enganar a si próprio.

O exercício da tolerância deve iniciar no ambiente mais adequado aos aprendizados da criança: a família. É através do exemplo parental que o indivíduo consegue alterar para melhor os traços de caráter que traz de outras vidas. Portanto, aprender a respeitar as diferenças é um dos maiores legados que os pais -ou substitutos- podem deixar aos seus filhos. Pois, agindo desta forma, estarão contribuindo para que as próximas gerações da família vislumbrem um mundo melhor para todos.

Quando o homem despertar para os verdadeiros valores da vida, ele compreenderá o significado das diferenças que começam na família e se multiplicam pelo mundo e pelo universo. Somente, então, dará um tempo ao imediatismo de sua existência para refletir sobre a mensagem de Gandhi e de outros espíritos iluminados que deixaram as suas marcas em nossas consciências. Pistas que revelam um fantástico potencial ainda inexplorado.



Texto revisado

 

por Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva, Psicoterapia Reencarnacionista, Terapia Floral, Psicoterapia Holística, Parapsicologia, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
Lido 1179 vezes, 15 votos positivos e 0 votos negativos.   
E-mail:flaviolgb@terra.com.br
Visite o Site do autor


 

Veja também mais artigos em Vidas Passadas

Sonhar com pessoas que já morreram
O sabor do saber
Porque nos apaixonamos?
A insignificante linha que separa o tudo do nada
Meu inimigo sou eu!
 
 

Deixe sua opinião sobre este artigo

Gostou deste Artigo?
Sim Não    
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
 
 


Energias para Hoje
ernegia
I-Ching:
53 – CHIEN – DESENVOLVIMENTO
Os esforços empreendidos de modo gradual produzem resultados mais duradouros. Aja com prudência e não se jogue de cabeça em nenhuma situação.


ernegia
Runas: Ingwaz
Abuse da versatilidade. Recomece. Concretizações.


31
Numerologia: Concentração
O dia pede dedicação ao trabalho, exige atenção e concentração. Muita coisa pode ser conseguida hoje, se direcionar sua energia para projetos tangíveis. Empenhe-se para que seus esforços sejam produtivos.


Louise Hay fala sobre problemas com Vícios
Fugindo de si mesmo. Medo. Não sabe como se amar. Clique e veja mais!






 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda

Autoconhecimento

Corpo e Mente
Espiritualidade
Oráculos
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E SERVIÇOS
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos publicados
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
RSS
Tablet
Widgets
Celular 3G
Mapa do Site
Edições anteriores
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Copyright 2000-2014 SOMOS TODOS UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS