Autoconhecimento Almas Gêmeas AutoAjuda Astrologia Bem-Estar Corpo e Mente Espiritualidade Oráculos Psicologia Vidas Passadas


Arrependimento e Perdão  

Arrependimento e Perdão


por Márian - Marta Magalhães

Fala-se muito em perdão, mas precisamos falar em arrependimento também, pois uma coisa está diretamente ligada à outra. É impossível acontecer o perdão sem que haja o arrependimento sincero. Não digo apenas o perdão de uma pessoa para com outra, mas o perdão de sua Consciência Superior para com o seu próprio Ser. A pessoa que não se arrepende sinceramente, fica angustiada pela culpa, enquanto não reconhece o próprio erro. Isso é um verdadeiro martírio, uma condenação às trevas da ignorância de Si Mesmo.

Temos ouvido muito por aí a seguinte frase: "Eu não me arrependo de nada nesta vida". Isso de fato sugere arrogância e falta de comprometimento com a Harmonia Universal.

Precisamos meditar muito sobre o verdadeiro significado do arrependimento e do perdão. Por trás destas palavras tão nobres existe uma outra tão nobre quanto elas: a HUMILDADE.

Precisamos reconhecer que estamos aqui para aprender e nos tornarmos seres melhores, portanto, é preciso reconhecer que não sabemos tudo e que somos passíveis de cometermos erros. Não existe aquele ditado "errar é humano"? Nós seres humanos escolhemos aprender assim - passo após passo, escolha após escolha, conseqüência após conseqüência. A experiência gera consciência e o erro deve ser visto como uma lição a ser aprendida para que possa gerar acertos.

Meditando sobre isso, pode ser que por trás das pessoas que têm dificuldade para reconhecer seus erros, exista na verdade, um complexo de inferioridade ou baixa auto-estima que as faz pensar que reconhecendo seus erros estarão demonstrando fraqueza. Na verdade, reconhecer o erro não faz com que a pessoa seja considerada inferior, pelo contrário, o arrependimento tem um valor enorme para a espiritualidade, tanto quanto o perdão. Quando a pessoa reconhece que estava envolvida pelas trevas e se arrepende é muito valioso para a Luz.

Nós, como seres divinos que somos, precisamos investigar os nossos atos e se houver erro, devemos reconhecê-lo humildemente, pedindo perdão e demostrando arrependimento sincero, assumindo a responsabilidade pelas conseqüências dos nossos atos. Assim, estaremos contribuindo para que a Harmonia Universal seja restabelecida, pois sabemos que quando desestruturamos algo ou ferimos alguém estamos causando desequilíbrio ao Todo.

É claro que devemos perdoar sempre, compreendendo que os erros cometidos advêm da falta de consciência de Unidade e do não conhecimento de como o erro afeta outra pessoa e ao Todo, mas isso não quer dizer que aprovamos o comportamento de quem erra. Precisamos advertir essa pessoa do seu erro mostrando a ela como isso causou dor e desarmonia. É preciso que ela assuma que errou e se arrependa sinceramente, e não cometa mais os mesmos erros. Se não formos firmes com essas pessoas, só estaremos colaborando para que elas permaneçam no erro.

Existem pessoas que estão sempre se repetindo e caindo no mesmo buraco. Elas precisam entender que não adianta pedir perdão da boca pra fora só para escapar das conseqüências, é preciso assumir o erro e repará-lo. Conheço alguém que vive pedindo para que se passe uma borracha em cima do que ela fez apenas para não assumir a responsabilidade sobre os seus atos. Logo depois, lá está ela repetindo os mesmos erros.

É preciso que haja desprendimento e humildade de ambas as partes, do culpado e da vítima. E pelo o que eu tenho visto, talvez para algumas pessoas seja mais fácil perdoar do que se redimir, pois elas não querem admitir o erro, estão cheias de orgulho e se acham donas da verdade. Elas relutam em enxergar as suas próprias sombras, sentimentos baixos que carregam dentro de si justificando os seus erros e responsabilizando outras pessoas por suas escolhas insensatas.

Aqui cabe um parêntese (muitos dizem que a VERDADE depende do ponto de vista e da cabeça de cada um, mas a VERDADE É ÚNICA. É ou NÃO É. Não existe meia verdade, a VERDADE não é dúbia, ela é sempre clara e absoluta). A VERDADE (luz) é a base para que a Harmonia Universal prevaleça. Existem diferentes níveis de entendimento da VERDADE de acordo com a evolução de cada um, mas a VERDADE é única.

Mas voltando à questão do arrependimento, não há nada melhor do que livrar-se do peso da culpa, liberando o sentimento do perdão a si mesmo, descobrindo que o erro faz parte do aprendizado e que ao reconhecermos o erro e nos redimirmos estaremos dando um grande passo não só em direção à paz interna, mas à externa também.

Redimir significa adotar um novo comportamento e pagar pelo erro. O pedir perdão não exime o culpado do erro, mas, sim, a sua nova postura diante da vida e o seu firme propósito de não errar mais.

Namastê




Texto revisado

 

por Márian - Marta Magalhães   
Márian - Marta Magalhães é Terapeuta Holística e Artista Plástica. Recebe orientações de Seres de Luz que visam o aperfeiçoamento do Ser Humano através do exercício do Silêncio, do resgate dos Princípios da LUZ e da vivificação do AMOR. Encontros de Meditação e Vivências. Mandalas Pessoais. (31) 8738-2064
Lido 6061 vezes, 115 votos positivos e 4 votos negativos.   
E-mail:marian.luar@ig.com.br
Visite o Site do autor


 

Veja também mais artigos em Autoconhecimento

De sete em sete, uma pausa para agradecer!
Sempre quero ter razão e brigo com todos, como mudo isso?
Energias para 2015
A Função Organizadora dos Sonhos
 
 

Deixe sua opinião sobre este artigo

Gostou deste Artigo?
Sim Não    
Imprima este Artigo Envie para um Amigo Outros Artigos desse Autor Adicionar aos Favoritos
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
 
 

Energias para Hoje
energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.

energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.

18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.






 
NOSSO TRABALHO
Quem Somos
Nossa Missão
Cadastro Gratuito
Anuncie no Site
Arquivo
Depoimentos
Colunistas
CATEGORIAS
Almas Gêmeas
Astrologia
Autoajuda

Autoconhecimento

Bem-Estar
Corpo e Mente
Espiritualidade
Oráculos
Psicologia
Vidas Passadas
LOJA E SERVIÇOS
Clube Profissional
Clube Semestral
Holos
Atendimentos Online
Cursos Online
Eventos
Serviços
Escolas Parceiras
SOBRE O CONTEUDO
Artigos publicados
Horóscopo Semanal
Blog Diário
Interativos e Oráculos
 
MUNDO
STUM World
Somos Todos Uno
Siamo Tutti Uno
MAIS
RSS
Tablet
Widgets
Celular 3G
Mapa do Site
Edições anteriores
Músicas
Ajuda
Descadastrar-se
Copyright 2000-2014 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS