Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Você não está no controle  
Home > Autoconhecimento
Você não está no controle

por Paulo Tavarez


Acredite...
Você não controla nada, não seja presunçoso; na verdade, você nunca esteve no controle, por mais que possa parecer estranho, tudo o que você fez, até hoje, foi reagir, negar, fugir e criar dificuldades para si mesmo.

Na verdade, você só atrapalha, pois a vida é incontrolável, a própria ideia de controle é uma ilusão; não há o que controlar, estamos aqui apenas para testemunhar um processo, deixar a Natureza agir e nos rendermos ao Absoluto. Infelizmente, insistimos em combater a realidade, negar o aprendizado e lutar contra os fatos. Com isso, acontece uma separação forçada e um falso eu é criado (ego). Esse opositor torna-se uma estrutura de conflito dentro do próprio ser e sem perceber, passamos a viver uma vida dual, lutando contra si mesmo.

O mito do anjo caído é isso, nos rebelamos e passamos a disputar com Deus, que nesse contexto, está representado pela realidade. Satan, em hebraico, significa adversário. Nos tornamos esse adversário de nós mesmos, pois passamos a nos opor aos acontecimentos e lutar contra os imperativos da existência que, na verdade, representam a Vontade de Deus. Essa Vontade se revela através de provas que precisam ser vividas e dos desafios que precisam ser superados. Qual é objetivo de tudo isso? Apenas promover o despertar da Consciência, pois enquanto estivermos identificados com esse ‘eu’ rebelde, estaremos adormecidos.

A vida, no entanto, alheia a tudo isso, segue com a sua lógica evolutiva, obedecendo programações que desconhecemos. É justamente no processo de enfrentamento destas forças que nos desenvolvemos. Não há melhor analogia para a condição humana do que a de um aluno diante de lições.

Ainda acreditamos infantilmente que nossas reações representam aquilo que chamamos de livre-arbítrio. Não há livre-arbítrio, só existe uma vontade em curso e essa vontade será atendida, com ou sem a anuência do nosso ego opositor, portanto, a melhor forma de evitarmos o sofrimento é aceitando, confiando e nos rendendo humildemente a essa Vontade. Quando o próprio Cristo pediu para que fosse afastado dele um cálice de sofrimento, não deixou de dizer, que, no entanto, deveria ser realizada a vontade do Pai em detrimento da dele.

Essa força é o seu Eu Superior, a Fonte, seu Self, Deus, dê o nome que quiser, mas pare de pensar que é o seu ego medíocre, pois esse personagem criado jamais estará no controle de nada. Essa Força pensa em uma outra esfera. Caetano chamava de "Força Estranha" e ele tinha razão, é totalmente estranha a nós.

É claro que eu respeito o seu direito de acreditar que está no controle. A vida permite que você brinque de senhor do próprio destino, faz parte do jogo. Na verdade, haverá sempre um momento certo para a mudança, a consciência se expande paulatinamente, pois a Natureza não dá saltos. É razoável que você pense assim e me julgue insano.

Diante de todo esse enunciado, podemos concluir que a Vida se resume em enfrentar e destruir um falso eu, ou seja, tudo aquilo que iremos enfrentar em nossas vidas será o próprio ego. Cada ser humano, nessa terra de feras, terá como missão, justamente, enfrentar o seu próprio ser.
Acredite, para o seu próprio bem, você nunca esteve no controle!
Texto Revisado
 

Publicado em 05/10/2017



Compartilhe

Autor: Paulo Tavarez   
Criador de uma terapêutica chamada PSICAPOMETRIA que funde técnicas apométricas com uma abordagem multidimensional que explora, principalmente, os campos psíquicos. Pedagogo, Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador da Dinâmica da Consciência e Escritor. 
E-mail: paulo.tavarez@cellena.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. A Oração do Perdão
3. Viva em sintonia com a sua verdade
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Acabou... e agora? Será que vale a pena voltar?
6. Como lidar com a síndrome do impostor ou falso self?
7. Quem você pensa que é?
8. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2

Faça parte do PDA

 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade