Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Vítima versus criador  
Home > Autoconhecimento
Vítima versus criador

por Isha


Há muitas situações onde é fácil ver a diferença entre a resposta de uma vítima e a de um criador. Os seguintes exemplos podem lhe ajudar a ser mais consciente de sua própria atitude de vítima e começar a tomar novas decisões:

Relações
Respostas de uma vítima: Você não está me fazendo feliz. Necessito que você me ame para sentir que eu valho.
Respostas de um criador: Alegro-me dando a você. Quero lhe servir para que você seja o melhor que possa ser, assim como eu estou comprometido em ser o melhor de mim. Eu me abro a receber seu amor e o mereço.

Perdas
Respostas de uma vítima: Por que todas as coisas ruins me acontecem? Não posso ser feliz porque as circunstâncias externas não me permitem. Se tivesse melhores oportunidades, poderia sentir-me pleno ou realizaria meu potencial.
Respostas de um criador: Abraço as coisas que me acontecem em minha vida como oportunidades para crescer. Confio que, inclusive as coisas que não quero que aconteçam me estão trazendo o melhor. Entrego-me ao que é e fluo com o que vem. Minha alegria está em abraçar e desfrutar e não em resistir e queixar-me.

Falta
Respostas de uma vítima: Não tenho suficiente tempo/dinheiro/apoio.
Respostas de um criador: Se estou totalmente presente, percebo que tenho tudo o que necessito em cada momento. Estou aberto a apreciar a abundância que flui sempre até mim.

Dar
Respostas de uma vítima: Tenho que tomar porque não tenho suficiente. As pessoas querem tirar o que tenho, por isso tenho que protegê-lo.
Respostas de um criador: Estou aqui para servir, é minha alegria dar desde a abundância que tenho dentro de mim. Ao dar, recebo, porque dou a mim mesmo. Quanto mais dou, mais recebo.

Confiança
Respostas de uma vítima: No passado, quando confiei me decepcionaram. Sempre espero que as coisas saiam mal.
Respostas de um criador: A confiança vem de confiar. Escolher confiar é reflexo de minha integridade: não depende do resultado externo. Se eu confio, eu ganho, qualquer que seja o resultado porque estou confiando em mim mesmo.

Cometendo “um erro”
Respostas de uma vítima: Não foi minha culpa. Tenho que lhe explicar porque não foi minha culpa. Tenho que lhe convencer de minha desculpa. Não assumo a responsabilidade de meus atos.
Respostas de um criador: Eu sou responsável por tudo: se cometo um erro, o utilizo como uma oportunidade para aprender e escolher diferente na próxima vez. Eu não defendo, estou disposto a escutar para poder evoluir.

Amizade
Respostas de uma vítima: Como sou seu amigo e estou para lhe apoiar, você me deve. Dou tanto a você que agora é você quem tem que me dar.
Respostas de um criador: Dou sem condições e estou aberto a receber. Sou vulnerável com você e escuto sem resistência ao que tem que me dizer, porque o amor não necessita de defesa.

Reconhecimento
Respostas de uma vítima: Necessito ser reconhecido, necessito sua aprovação. Se você não me aprova, me invalida. Não posso me valorizar se não me apreciam.
Respostas de um criador: Valorizo-me, a integridade de minhas ações me preenche de satisfação. Se experimento uma desavença no externo, vou para dentro para ver como isso me faz sentir e tomo consciência disso em mim. Meu sentido de autoestima se baseia em minha experiência interna da consciência, que não depende das opiniões mutantes daqueles que me rodeiam.

Contemplação

• Pergunte-se: Como posso preencher um vazio interno com o reconhecimento externo? De que maneira dependo da apreciação dos demais para compensar minha própria autocrítica?
• Ocorreu algo recentemente, pelo que tenha culpado outra pessoa? Existem áreas de sua vida em que você se sente impotente ou uma vítima? Pode mudar sua perspectiva e tomar medidas que lhe convertam em um criador nessas áreas?

Texto Revisado

Publicado em 3/4/2015

Compartilhe

Autor: Isha   
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.isha.com. 
E-mail: brasil@isha.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 61 – CHUNG FU – VERDADE INTERIOR
Compreender e fazer-se compreender é o caminho a ser seguido. A honestidade e a integridade são a base das relações duradouras.


energia
Runas: Talismã do Amor
Faça uma surpresa agradável para quem você ama.


30
Numerologia: Comunicação
A energia favorece a expressão sob todas as formas. Apresente seus novos projetos e dê vazão a seus talentos. Não disperse interesses.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Aproveitando as energias do Ano Novo solar
2. Os ciclos de Saturno em nossa vida
3. Você não aguenta mais estar solteira?
4. A polêmica sobre o regente do ano de 2017!
5. A doença emocional
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. 4 Fatores pouco conhecidos que podem afetar desastrosamente a sua autoestima
8. Como fazer um homem ficar obcecado por você...

Faça parte do PDA

 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade