Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Saúde e Longevidade  
Home > Autoconhecimento
Saúde e Longevidade

por Roberto Debski


A Saúde não é algo estático, um ponto final a ser alcançado e, sim, um estado dinâmico, de equilíbrio no qual o bem-estar físico, mental, social e espiritual são experimentados em plenitude. Para que isto ocorra, devemos ter com nossa saúde um cuidado contínuo que se reflita em nossas ações, hábitos, pensamentos e sentimentos. O foco de atenção na saúde deve permear nossa vida, como um investimento cujo retorno se dá a cada momento e nos permite usufruir da vida em abundância.

É possível chegar aos 80 anos e além disto, com saúde e qualidade. Atualmente, a expectativa de vida vem aumentando, mas ainda há falta de educação para saúde e um cuidado maior para que a longevidade seja vivida com ela.
A medicina e a psicologia convencionais ainda priorizam o tratamento das doenças já instaladas ao invés de investir na prevenção e na promoção da saúde.
Um exemplo disso foi apresentado em um trabalho da Universidade de Oxford que demonstrou que três fatores de risco, o tabagismo, a dieta inadequada e o sedentarismo são responsáveis por quatro doenças crônicas: o diabetes melitus, as doenças cardiovasculares, as doenças pulmonares e alguns tipos de câncer, que em 1990 eram responsáveis por cerca de 50% das mortes e, em 2020, serão responsáveis por cerca de 70% das mortes no mundo.

O mais assustador e que suscita reflexões é que estes três fatores de risco são componentes do nosso estilo de vida, ou seja, nós escolhemos como iremos nos alimentar, se iremos ou não fumar e praticar atividade física regular e isto determinará nossa saúde no futuro.
Uma outra pesquisa da Universidade de Stanford mostra que quanto aos fatores que determinarão nossa saúde após os 65 anos, 20% dependem do meio ambiente, 17% da nossa genética, 10% da assistência médica e 53% do nosso estilo de vida, o que nos coloca numa posição de responsabilidade pela vida que queremos e iremos experimentar na nossa velhice.
Com o passar dos anos, nosso corpo vai diminuindo seu potencial de responder às agressões do mundo, perdemos massa óssea, muscular, percebemos a diminuição das respostas fisiológicas, metabólicas e imunológicas, da flexibilidade física e mental, porém, este processo será mais ou menos acentuado dependendo do estilo de vida que levarmos, não sendo igual para todas as pessoas. Parte do processo depende de nossos genes, e parte é epigenético, ou seja, vai além do genético, dependendo diretamente do estilo de vida que escolhemos ter.

A alimentação saudável, que priorize o equilíbrio entre proteínas, carboidratos e lipídios e que nos mantenha numa zona de equilíbrio antiinflamatório, a atividade física regular que fortaleça nossos músculos, tendões, ossos e mantenha a flexibilidade e agilidade, o gerenciamento do estresse através de técnicas como a Meditação, o sono restaurador, as boas e enriquecedoras relações interpessoais, a manutenção da atividade mental através da leitura e de novos aprendizados; viver sua missão pessoal, seu projeto de vida, conectado à espiritualidade, tratar-se através de especialidades que busquem a prevenção e a promoção da saúde, a homeostasia, ou equilíbrio dinâmico de nossas funções como a homeopatia, a acupuntura, a reposição de vitaminas e minerais através da ortomolecular; são, dentre outros, os principais métodos para retardar o envelhecimento e proporcionar saúde e qualidade de vida em qualquer idade.

A independência pessoal é um dos seis domínios da qualidade de vida, os outros são a saúde física, a saúde psicológica, os relacionamentos interpessoais, o meio ambiente e a espiritualidade. Manter a disposição, o dinamismo e a independência será consequência da vida que levarmos desde a juventude.
Escolhendo um estilo de vida condizente com a saúde e a qualidade de vida, temos a possibilidade de viver mais e melhor; faça sempre as melhores escolhas para você, pensando e refletindo a longo prazo quais serão as conseqüências de seus atos de hoje.

Mantenha-se sempre em movimento, físico e mental, exerça a curiosidade de criança, tenha fome e sede pelo conhecimento e pelo crescimento por toda sua vida. Tenha bom humor e vivencie boas emoções, a abertura para o novo e para as pessoas. Ajude aos que necessitam, mantenha-se conectado à Espiritualidade.
Mantenha seu espírito jovem e seu corpo irá acompanhá-lo. Sintonize com a prosperidade e abundância do Universo e agradeça sempre, pois a vida vale a pena ser bem vivida.


Texto Revisado

Publicado em 3/27/2011



Compartilhe

Autor: Roberto Debski   
O Dr. Roberto é médico (CRM SP 58806) especialista em Acupuntura, Homeopatia e tem formação em Medicina Ortomolecular. Também é psicólogo (CRP 06/84803), Coach e Trainer em Programação Neuro-Linguistica com certificação Internacional. Acompanhe nossos próximos eventos! 
E-mail: rodebski@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


energia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
3. 3 estratégias para deixar um homem completamente apaixonado por você!
4. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
5. Limão para tratar o Sistema Digestivo
6. Quem procurar quando não estou bem?
7. Não existe coincidência no universo
8. 3 hábitos que você precisa eliminar agora se deseja ser feliz no amor!


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade