Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Runas e Runologia  
Home > Autoconhecimento
Runas e Runologia

por Ana Freyja


 É verdade que o estudo sobre runas ainda precisa evoluir muito. Perguntas importantíssimas como “quando exatamente surgiu?”, “onde?”, ou “por quê?”, ainda não foram respondidas e muito se discute a respeito das formas e propósitos nas quais elas eram usadas, em diferentes épocas ou regiões. Por exemplo: embora a própria mítica da origem das runas esteja relacionada à magia e “religião*”, em muitos locais não há qualquer vestígio deste uso, apenas empregando-se tais caracteres com o propósito de comunicação. Além disto, em algumas regiões de grande influência nórdica, inexplicavelmente não ocorrem registros rúnicos.

(*Inseri aspas porque os Vikings não possuíam uma palavra correspondente à palavra religião no sentido a qual empregamos hoje, visto que realizavam diversas práticas religiosas e não possuíam sacerdotes formais.)

Ao longo dos anos, muito eruditos vem realizando estudos em diferentes frentes, cada um em sua área, produzindo trabalhos específicos que se complementam para descobertas cada vez mais abrangentes.

Sendo assim, temos historiadores, que tentam distinguir dentre os exemplares encontrados em diferentes materiais, quais teriam maior precisão histórica; temos arqueólogos, mais preocupados com os relatos que tais inscrições fornecem (contextos, períodos); linguistas, que se concentram na fonética, formação de palavras e estrutura de sentenças; sociólogos e antropólogos; todos tentando chegar a um consenso sobre questões diversas, até então tão cheias de lacunas.Runestone

E há ainda, assim como eu, pesquisares independentes, principalmente na área holística e esotérica, que tentam cruzar todos estes dados e adaptar o pouco conhecimento preciso existente, com o intuito de criar uma releitura para uso dentro das esferas mágica e espiritual.

O interesse por este tipo de estudo surgiu em meados dos séc. XVI – XVII tendo como uma das primeiras publicações exclusivamente voltada à runas a obra runakänslanäs läräspan (“pretensões educacionais sobre as runas”, em tradução livre), de Johannes Bureus (Suécia) em 1599.

O termo “runologia” que você já deve ter visto em algum lugar, não se refere a uma ciência reconhecida, mas representa um termo genérico para cobrir diferentes campos de estudo das runas e da escrita rúnica, fazendo de todos nós adeptos, mesmo que sem uma formação acadêmica específica como as citadas anteriormente, pesquisadores popularmente denominados de runólogos

Outra questão a ser enfatizada é que, embora a utilização das runas por parte dos Vikings em práticas mágicas e na arte divinatória tenha sido devidamente atestada pelo meio acadêmico, não se sabe ao certo quais runas eram utilizadas com propósito oracular e em que contexto, assim como se desconhece os métodos originais para sua leitura. Por conta disto, pode sim haver sincronismo com outras correntes ocultistas ou neopagãs (como a bruxaria ou a maçonaria) no uso esotérico das runas conforme conhecemos hoje, o que não significa que tais práticas percam em efetividade. 

E acredito ainda que você deve saber, que mesmo que algo tenha sido drasticamente alterado com o passar do tempo, se muitas pessoas depositam fé aquilo simplesmente funciona, é apenas uma questão de egrégora¹. 

Enfim, a abordagem que uso aqui se dá muito mais a nível esotérico e subjetivo, porém, contendo pequenas pinceladas de importantes considerações históricas. Lembrando que é um estudo de nível básico ok? Acompanhe minhas outras publicações e cursos como forma de aprofundar o conhecimento e promova este conteúdo, certamente você ajudará outras pessoas que assim como você, não sabem por onde começar, ou acham o material disponível divergente e escasso.

Gratidão! Ana Freya

¹ O conceito de egrégora defende que a energia concentrada da coletividade (gerada através do mental e/ou emocional) é capaz de criar uma força poderosa muito mais rica do que a energia de um único indivíduo. Sendo assim, conglomerados de pessoas concentradas em um mesmo pensamento ou objetivos, são capazes de gerar uma entidade autônoma através desta concentração de energia. Egrégoras se estabelecem em diversos locais ou situações (empresas, famílias, templos) e, se você conhece um pouco das modernas práticas mágicas ou religiosas, com certeza não se surpreende com a quantidade de pensamentos que tomam forma através da fé compartilhada.


 
OBS-> Trecho retirado do eBook sobre leitura de runas produzido pela autora e disponível para compra no Hotmart através deste link: 

Como Aprender Leitura de Runas de Maneira Simples e Prática




Compartilhe

Autor: Ana Freyja   
Runemal, Consultora Holística, Oraculista e Dançarina. Mestre de runas e iniciada na Arte da Deusa, minhas pesquisas em diversas áreas do oculto me possibilitam fundir ao trabalho desenvolvido outros conhecimentos como a manipulação de ervas, cristais, símbolos e energia em geral. Atuo ainda como facilitadoras do Sagrado Feminino e ministrando pal 
E-mail: despertardedriade@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 28/03/2017

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Aniversário do Brasil 2017: o que vem por aí?
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. Guia dos Cristais e seus Poderes Curativos
5. Você está confuso? Não sabe que caminho seguir? Siga o fio de Ariadne!
6. As Profecias de Chico Xavier
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. Até quando vale a pena lutar por um amor?


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade