Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Robert Adams e o Silêncio do Coração  
Home > Autoconhecimento
Robert Adams e o Silêncio do Coração

por Fernando Padrão


Poucos livros são para não-leitores. E um desses é Silence of the heart, de Robert Adams. O livro é uma transcrição dos satsangs que Robert realizou nos anos 90. Podemos ouvi-los no youtube e até vê-lo em um raro vídeo. Pouco conhecido e sem deixar muitos rastros, Robert Adams vai na contramão de todo caminho espiritual, com seus gurus e discípulos, ashrams, iniciações, mantras, sadhanas. Para ele, nós já somos o Ser ou o Self, o Si mesmo. Não há caminho para realizar ou compreender o que já está realizado ou compreendido. Nenhuma técnica, nenhuma prática pode ajudar efetivamente. Nós já somos o que somos. Todas as técnicas (mantra, asanas, paranayama, todo o conjunto da yoga) são apenas estratégias para o começar, mas no fim se tornam empecilhos, hipnose, apegos, entretenimento etc. O que é recomendado é atma vichara, autoinquirição. Ou seja, para todo pensamento, deve se perguntar para quem é esse pensamento (percepção, sentimento, memória). A resposta é sempre eu, para mim. Depois, pergunta-se, quem é esse eu? O que é esse eu?

Não há respostas para essa pergunta, mas ela possibilita olharmos para quem está observando e não para o conteúdo de quem olha. Não importa o que você está fazendo, mas aquele que se diz observar. Aquele que observa é um pensamento também. Assim, devemos fazer essa autoinquirição para todo pensamento. Mesmo Deus depende do observador, da ideia de um ‘eu’. Toda intenção, toda pretensão deve ser destruída aí. Não podemos saber ou reconhecer o que é a realidade, o Ser, pois esse é compreendido como a testemunha imparcial, o horizonte de todo acontecer. É o próprio não-acontecer, o que não acontece. E essa é a realidade, um paradoxo.

Mas quem foi Robert Adams?

Ele nasceu em 1928, NY. Quando criança, lembra que uma figura estranha falando coisas sem sentido aparecia na sua cama. Mais tarde reconheceu essa figura como Ramana Maharshi. Ele também desenvolveu poderes espirituais especiais (siddhis) nessa idade. Tudo o que ele queria, se dissesse a palavra 3 vezes, acontecia. Por exemplo, se queria balas, repetia 3 vezes ‘bala’, e balas apareciam na sua mão. Aos 14 anos, não tinha estudado para a prova de matemática e para ter as respostas repetiu três vezes a palavra ‘deus’ e teve seu despertar espiritual. A partir desse momento, perdeu todo interesse pelo mundo e por tudo ao seu redor. Para entender seu despertar espiritual, assistiu os sermões de Joel Goldsmith. Mais tarde, através de Autobiografia de uma iogue, pretendera ser um monge da Self-Realization Fellowship. Perguntou ao próprio Paramahamsa Yogananda se ele era seu guru. Yogananda disse que seu guru era Ramana Maharshi. Assim, foi até o Sri Ramanasramam, o ashram de Ramana na Índia, e lá teve a confirmação de se despertar, segundo David Godman.

Eis algumas passagens do livro Silence of the Heart, de Robert Adams, capítulo sobre Sadhana, a Prática espiritual.

~ Eles [os buscadores] não estão pensando no Absoluto. Eles pensam no que o ensinamento pode fazer por eles materialmente. Eles querem remover um problema, mudar seu estilo de vida, ganhar bem-estar material, livrar-se de doenças, e assim por diante. Esses desejos foram todos eles legítimos, mas não têm absolutamente nada a ver com a realização do Ser (Self-realization). Realização do ser é a sua natureza verdadeira. É o que você é. Não tem nada a ver com seu corpo. Não tem nada a ver com sua mente. Não tem nada a ver com seus negócios. Então, aquele que é realizado não é o corpo. O corpo não poder ser realizado. A mente não pode conhecer iluminação [...]. Você não é corpo. Você não tem corpo. Você não tem mente.

~ A realidade última já é parte de nós. Mas, mesmo assim, nós fazemos todos os tipos de práticas, meditações, sadhanas, tentando acordar a kundalini. Fazendo todos os tipos de exercícios tântricos, aprendendo cabala, praticando taoísmo, fazendo todas estas coisas que são completamente desnecessárias e ridículas. Elas são perda de tempo. E, novamente, elas não são uma perda de tempo. Elas não são uma perda de tempo, porque se não as realizasse, você não estaria aqui [...].

~ Enquanto você se recusar a acordar, e você recusar a se ver como não corpo (ninguém, no body, nobody), você passará através de todos esses rituais e todas estas experiências. E praticará todos estes ensinamentos e memorizará a Bíblia e os Sutras e tudo o mais. Você passará por todos os tipos de ensinamentos de novo e de novo e de novo, talvez através de muitas e muitas vidas. Até você acordar para o fato que não é o ensinamento que irá me acordar realmente. Não existe pessoa, lugar ou coisa que poderá me acordar e me libertar da escravidão de mim mesmo, da escravidão de maya, do universo, do mundo. E isso é o começo da sabedoria, quando você compreender isso. De novo, quando você compreender que todo ensinamento no mundo, toda prática espiritual no mundo, todas as práticas de yoga, todas as disciplinas que você tem realizado, não irão acordar você nem um pouco. Você tem perdido tempo. Não existe nada que poderá te acordar.

~ Portanto, qual atitude tomar? Nenhuma atitude. O que você deve fazer? Nada. O que deve estudar? O que dever aprender? Nada. Onde deve ir? A nenhum lugar. Com quem você deveria se associar? Com ninguém [...]. Nunca existiu alguém que praticou ensinamentos espirituais. Nunca existiu alguém que teve um corpo. Nunca teve alguém que existiu.

Texto Revisado



Compartilhe

Autor: Fernando Padrão   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Publicado em 22/05/2017

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 03 – CHUN – DIFICULDADE INICIAL
O início de todas as coisas é freqüentemente trabalhoso e difícil. Mas basta manter-se paciente e perseverar.


energia
Runas: Sowilo
Seja transparente. Dia excelente , força vital e sucesso.


19
Numerologia: Originalidade
Mudanças ha muito consideradas podem ser bem feitas hoje. Seja diferente e original. Este é o dia para o exercício da individualidade.
Experimente o novo e o ainda não tentado. Mantenha-se independente e decisivo e, sobretudo, tenha coragem de agir de acordo com os seus sonhos.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. O que esperar de 2018?
3. Que tipo de amor você merece x qual atrai?
4. A Oração do Perdão
5. Por que há espíritos negativos
6. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
7. Limão para tratar o Sistema Digestivo
8. 3 sinais de que ele não está a fim de você de verdade!


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
Somos Todos Um é um parceiro do iG Delas
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade