Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Home > Autoconhecimento
Rios de Vidas

por Maria Ivone


Tenho refletido bastante em como somos semelhantes ao rio. Penso nas águas pequenas, como um fio da nascente, frágil e que vai evoluindo pelo caminho. E nessa caminhada há muitos cenários a percorrer. Encontraremos abismos, pedras e outras águas que irão nos acrescentar conhecimentos, emoções, experiências e as muitas lições até chegarmos ao oceano.

E são muitas as águas que formam o rio da vida. E elas se misturam compondo uma unidade que vai desaguando em variados formatos. Nas margens nutritivas sementes de fertilidade alimentam-se dos nutrientes trazidos por marés. E em quantas margens espalhamos nossos reflexos tão vivos nas colheitas que se multiplicam por estações e gerações.

Observar o rio é enxergar a grandeza da vida e do laço que reúne todos os elementos que a compõem. Na água, um exemplar essencial para perpetuação de todas as espécies presentes nas mais distintas paisagens. Sua ausência é sinal de seca, de sede, de perda. E que essa sensação de escassez nos alerte para sua preciosidade.

Quanta diversidade de histórias de vidas advém das águas. Lembro-me, neste instante, do Lago Titicaca de onde contam que emergiram deuses incas. Do som das cachoeiras da Serra do Mar que formam doces rios à beira-mar nas praias de Ubatuba. Das gotas de água no orvalho da manhã. Da neblina úmida de Paranapiacaba.

E que saudade feliz das águas refrescantes dos açudes do sertão. Lembranças da infância e dos profundos mergulhos contemplando os raios do sol inundarem as águas. Como adoro sentar na areia em frente ao mar ou rio e ficar viajando no vai e vem das águas. São momentos que revigoram minha alma, que banham meu espírito de luz e que me ensinam cada vez mais o quanto somos seres conectados ao Todo.

O rio é um ciclo que se movimenta. É a sabedoria da natureza em ação. O broto que nasce, a vereda que segue, o riacho que canta, o lago que expande, o rio que amplia os horizontes e vai preenchendo os campos. Essa integração é infinita já que as águas chegarão ao mar e jamais irão cessar.

Águas que circulam e hidratam nosso corpo e estão por toda parte. Águas que espelham estrelas, luas e os raios dourados do Sol. Que as águas sejam amadas, reverenciadas e cuidadas com amor para continuarem a semear rios de vida.


  Águas da Vida clicadas em viagens especiais por meu irmão, Paulo Eugênio:
Oceanos Atlântico, Índico, Pacífico, Rio Urubamba, Lago Titicaca e Rio no Deserto da Namíbia
Planeta das Águas, Universo de Vidas

Texto revisado por Cris




Compartilhe

Autor: Maria Ivone   
Diversidade é o que marca minha atuação em distintas áreas: Comunicação, Viagens, Vendas, Educação e Consultoria. www.ipetur.com.br E-mail:ivone@ipetur.com.br 
E-mail: mivoneneto@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 5/19/2009

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 18 – KU – A REAÇÃO
Agora é o momento certo para deixar de hesitar e agir. Energia e boa vontade são indispensáveis.


energia
Runas: Raidho
Analise novas oportunidades, mudanças para melhor.


17
Numerologia: Finanças
Dia de disciplinar, organizar, estabelecer planos, ser prudente e enxergar longe. Procure progresso e o atrairá, esteja alerta para possibilidades de ganhos, pois as oportunidades surgirão.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Mães narcisistas e suas filhas
2. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
3. A Oração do Perdão
4. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
5. Quem manda em você? Descubra os 3 motivos que limitam suas escolhas!
6. Dicas para criar um nome para a sua empresa
7. Sou comprometido, mas estou a fim de outra pessoa... E agora?
8. Limão para tratar o Sistema Digestivo


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade