Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade



Os Toques do Tambor Xamânico  
Home > Autoconhecimento
Os Toques do Tambor Xamânico

por Tatiana Menkaiká


Tocar tambor tem sido uma parte importante de nosso desenvolvimento como indivíduos e como sociedade há milênios. O tambor foi, e é, parte integrante da comunicação e da expressão humana, sendo usado até mesmo antes de que a Humanidade compreendesse a expressão dos lábios e dos símbolos.

Nossos ancestrais o utilizaram em várias situações, fosse em guerras, paz, cura ou elevação espiritual, a vibração dos toques de um tambor eram, e são, capazes de tirar os indivíduos de um estado ordinário de consciência para outras vibrações, conforme seu propósito. No decorrer de nossa caminhada nesse planeta, a expressão através do uso do tambor sempre teve espaço, mesmo que, muitos de nós, tenhamos esquecido essa ferramenta poderosa e ancestral.

Muitas pessoas, atualmente, vem buscando estudar, aprimorar e utilizar novamente essa forma de cura e expressões no mundo contemporâneo. Os meios eletrônicos alteram nossa frequência para padrões vibratórios onde ficamos suscetíveis à ondas e energias tóxicas produzidas por nós, pelos outros e pelo ambiente. O tambor devolve a você seu estado natural de vibração, suaviza a alma, aterra o indivíduo na frequência e no tempo certo.

Você sabia que:

Os toques do tambor auxiliam o reequilíbrio energético e mudança de padrão da sua frequência de beta para alfa e theta, frequências vibratórias mais harmoniosas, onde ficamos mais sensíveis ao ato de criar e curar?

Tocar o tambor é uma das muitas ferramentas que podemos utilizar para conectar com a nossa voz interna, nossa intuição, nossa essência, nos tornando mais centrados, conectados com a Terra, com o Aqui e Agora.
Os toques acalmam nosso coração, colocando-o na frequência adequada. Após um minuto de toques, nosso corpo reage, aliviando o estresse, produzindo mais serotonina e trazendo bem estar. Tocar em grupo conscientiza as pessoas de que todos estamos conectados como um só. Faz-nos pensar e sentir com a alma e o coração e não com o ego.

Mais benefícios comprovados pela comunidade científica acerca dos toques de tambor:

  • Diminui a pressão arterial
  • Diminui o estresse e a ansiedade através da diminuição do cortisol e aumento da serotonina
  • Alivia dores
  • Aumenta a imunidade
  • Aumenta as funções cognitivas do cérebro
  • Proporciona experiências recreacionais e transcendentes
  • Auxilia em estados emocionais e desordens sócio-afetivas
  • Conecta pacientes com Alzheimer, que não reconhecem mais os seus, a memórias anteriores as quais possam compartilhar através de sons e canções.
Não sabe como tocar um tambor? Deixe que os primeiros toques venham da sua alma e do seu coração. Por falar em coração, ele será o seu primeiro mestre. Ouça-o e vai reconhecer o primeiro som que todos nós escutamos ao sermos gerados e chamados para caminhar na Terra. Esse será o seu primeiro toque. Sinta, experimente, mais lento, mais rápido, até perceber o ritmo que lhe é mais confortável. O tambor cura a mente, a alma e o espírito.

Os nativos dizem:

"Para nós, o tambor representa as batidas do coração universal, a Grande Mãe de todos nós".

"Quando vivíamos em tribos, não precisávamos de psiquiatras, pois cada família tinha um tambor".

Gratidão!

Tatiana Menkaiká

Texto revisado

Publicado em 14/01/2017



Compartilhe

Autor: Tatiana Menkaiká   
Terapeuta xamã, facilita cursos e vivências xamânicas. 
E-mail: menkaika@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


 
Energias para Hoje

energia
I-Ching: 31 – HSIEN – A INFLUÊNCIA
Momento de harmonia em que todas as forças do Universo participam do mesmo impulso de atração. É bom manter-se aberto e disponível para dar e receber.


energia
Runas: Odim
Dia para meditar. Autotransformação e evolução.


29
Numerologia: Receptividade
O dia hoje é para acordos. Desculpe-se se for necessário, mantenha a mente voltada para a solução de pequenos desentendimentos. Pratique a conciliação.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Dicas para melhorar a Energia
3. Como saber quando alguém não está tão a fim de você!
4. 3 venenos extremamente perigosos para o amor!
5. A Oração do Perdão
6. Limão para tratar o Sistema Digestivo
7. As 70 palavras mágicas que começam com P - Parte 2
8. Sobre abuso emocional perverso


 
© Copyright 2000 - 2017 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade